João Costa faz a festa na comemoração do “centenário” Eduardo Ribeiro
Pódio Ronda 3 |
A segunda visita da época ao Cabo do Mundo revestiu-se de especial simbolismo pois marcou a chegada de Eduardo Ribeiro ao clube dos “centenários Pistonianos”, tornando-se assim o sétimo piloto a chegar a este registo. E não chegou de uma forma qualquer: foi exatamente na sua centésima manga, na Final dos Aspirantes desta ronda, que Eduardo chegou à sua primeira vitória na Liga Pistão, sendo acompanhado no pódio pelo seu irmão (e também ele centenário) Nuno Ribeiro. Uma manhã de emoções para a família Ribeiro!
Naquela que também foi pensada para ser a última prova de preparação para a TIT (a ocorrer duas semanas depois no mesmo kartódromo), a primeira pré-final colocou em pista o líder do campeonato, Renato Bastos. Aproveitando da melhor forma o kart que tinha nas mãos, limpou tudo o que estava ao alcance: pole position, vitória e VMR na manga. Foi acompanhado no pódio por Pedro Pinto e João Costa, com ambos a terminarem a mais de 11 segundos. Tiago Monteiro, que tinha qualificado em P2, teve um incidente com Pedro Pinto ficando, à volta 12, “enfiado” nos pneus na parte alta do circuito, não terminando assim a sua corrida.
Na outra pré-final as coisas já foram bem mais equilibradas. Mário Silva, Reinaldo Fonseca e João Radi ocuparam, por esta ordem, os três primeiros lugares tanto da qualificação como da corrida, com os pontos extra da VMR a irem para o mais experiente deles. 0.719 foi a diferença entre Mário e Reinaldo, com Radi a fechar a 2.551 do nosso youtuber residente.
Na Final dos Aspirantes, acompanhando os manos Ribeiro no pódio, ficou Tiago Monteiro após uma recuperação espetacular. A VMR ficou no jovem Duarte Dias que fechou a corrida em P5.
A última corrida da manhã foi a mais renhida de todas, com alguns excessos à mistura. Completamente inerte ao que se passava atrás de si, João Costa fez a sua corrida, tranquilo e focado na sua condução, e conseguiu aquela que é, para já, a maior vitória da sua ainda curta carreira! Rapaz dedicado, com vontade de aprender, foi de toda a justiça esta sua estreia no lugar mais alto do pódio. A 0.906 terminou Reinaldo Fonseca, também ele em condução solitária durante maior parte da prova. Com um kart manifestamente mau Gustavo Coelho foi tentando fazer “das tripas coração” e fechando todos os buracos para se aguentar num dos lugares da frente, no entanto, foi perdendo lugar atrás de lugar e não conseguiu melhor que P7. À sua frente ficaram Mário Silva, Alberto Sampaio, Renato Bastos e João Radi que, terminando a corrida a praticamente 4s do vencedor, acabou no degrau mais baixo do pódio. A VMR da final ficou para o muito jovem Lourenço Leite, também ele a evoluir de corrida para corrida.
Pódio Final Vencedores |
Com isto, a terceira ronda da época foi conquistada por Renato Bastos com 104 pontos, mais 1 que Reinaldo Fonseca e mais 4 que João Costa. Por equipas, Reinaldo Fonseca / Pedro Pinto e João Radi / Gustavo Coelho terminaram com 169 pontos, ficando a vitória para os primeiros à custa de terem o piloto melhor pontuado de entre os quatro nesta ronda, Reinaldo Fonseca. Nas classificações gerais, lidera individualmente Renato Bastos (298), à frente de João Radi (281) e Reinaldo Fonseca (211); por equipas, vai na frente a dupla Reinaldo / Pinto (701) com Radi / Coelho (644) e Renato / Brandão (576) no seu encalço.
A próxima ronda, a quarta do campeonato individual e que marca a metade da temporada, terá lugar no curto mas desafiante Kartódromo de Fafe, a 15 de maio.
Pistonianos |
Sem comentários:
Enviar um comentário