03 maio 2022

A coroa ao REI!


Pódio Final Vencedores


No penúltimo dia de Janeiro de 2022 teve início, no Kartódromo do Cabo do Mundo, a 13ª edição da Liga Pistão. Com renovada vontade de continuar a fazer mais e melhor para os amantes do karting amador do Norte do país, a nova temporada traz algumas novidades. Mais provas, visitas a kartódromos que têm andado “um pouco esquecidos” e também um novo modelo competitivo.

Distribuindo mais pontos pelos envolvidos e, ao mesmo tempo, alargando as probabilidades de um maior número de pilotos conseguirem posições de destaque, o modelo implementado baseia-se na realização de duas pré-finais (antecedidas das respetivas qualificações), com a posterior alocação da metade superior da tabela pontual para a final dos vencedores e a metade inferior para a final dos aspirantes.

Num circuito rápido, de dimensões reduzidas e novo para a totalidade dos pilotos, a manhã começou com Gustavo Gonçalves a marcar a pole (33.532) da pré-final que englobou os pilotos dos grupos A e C. Saindo da liderança segurou essa posição até ao final da corrida, sendo acompanhado no pódio por Reinaldo Fonseca e Pedro Pinto, ambos mantendo os lugares que traziam do qualify. De entre os pilotos dos grupos B e D, o estreante João Radi foi o mais rápido (33.524) à frente do bicampeão Hugo Carvalhido e de Renato Bastos. Desta feita houve inversão de posições na classificação da corrida: Carvalhido venceu à frente de Radi e Renato aguentou o lugar mais baixo do pódio.

Somados os pontos das corridas com os obtidos nas qualificações e também os das VMR das pré-finais, seguiram 21 pilotos para a final dos aspirantes. E foi nesta corrida que se verificou a recuperação mais “estonteante” da manhã. Nuno Gonçalves aos comandos do kart 75 ultrapassou a totalidade do pelotão para, na última volta, se desdobrar de Miguel Bento, líder incontestado durante praticamente toda a corrida. Diferença de 0.086 entre os primeiros classificados!! João Pedro Videira, muito consistente nesta manga, fechou em terceiro lugar a quase 3 segundos do vencedor.

Na final dos vencedores as diferenças já foram mais substanciais, sem, no entanto, deslustrar um início de prova muito animado. Numa disputa apertada entre Pedro Gil Moura e Alberto Sampaio pelo 3º lugar, foi este último que se superiorizou por 0.235. No lugar de prata ficou Renato Bastos atrás de Reinaldo Fonseca que, de forma confortável (4.446 de vantagem) ganhou a corrida principal da manhã.

A geral desta Ronda 1 foi ganha por “REI” Fonseca com 108 pontos, à frente de Renato Bastos (96) e João Radi (94), ficando assim dois estreantes pistonianos no pódio acompanhados por um dos mais veteranos da LPT. Também nas equipas Reinaldo levou a vitória para casa em conjunto com o vilarrealense Pedro Pinto (187), seguidos por Gustavo Gonçalves/Luís Cunha (144) e pela dupla dos centenários Hugo Carvalhido e Nuno Ribeiro (140).

Sem comentários: