21 maio 2022

A “correr em casa” carimbamos a melhor TIT da história LPT!

O título é em tudo similar ao da crónica de 2021 mas justifica-se. Foi, pelo segundo ano consecutivo, estabelecido o melhor resultado de sempre da Liga Pistão na grande festa do karting amador nacional. A 20º edição da TIT aconteceu onde tudo começou há 20 anos atrás!! Foi no kartódromo do Cabo do Mundo, e nesta nova data primaveril, que se juntaram os “melhores” 72 pilotos a nível nacional em representação de 12 campeonatos.

Pistonianos na TIT


Foram 12 mangas classificativas de 18 pilotos cada e uma única final para a qual se apuravam os 20 pilotos que mais pontos amealhassem ao longo das mangas.

Numa pista perfeitamente conhecida de todos os nossos pilotos, uma boa parte das esperanças estavam depositadas num início fulgurante de forma a aproveitar a “fase de adaptação” que, inevitavelmente, grande parte dos pilotos dos campeonatos mais a Sul (consequentemente menos rodados no Cabo do Mundo) necessitaria. E cumpridas as primeiras quatro mangas, o resultado provisório era espetacular: 4º lugar a 1 ponto do pódio (UMK) e já com as duas equipas que partiam como claras favoritas ao título (PS&A e Redline) a quererem cavar fosso no topo da tabela.

Depois do porco no espeto da ordem, a tarde começou carregada de expectativas. No entanto, as 4 mangas seguintes já não foram tão produtivas como as da manhã. A equipa do Cabo do Mundo fez uma grande recuperação e saltou para P3, fazendo a UMK descer para 4º e a LPT para 5º. As diferenças ficaram um pouco mais alargadas mas tudo continuava em aberto e com 4 pistonianos a terem reais possibilidades de atingir a final (Renato, Mário, Meireles e Tiago) e pontuar a dobrar para a equipa.

A decisão da classificação, tal como era esperado, fez-se no terço final do dia. Miguel Bento e Tiago Monteiro foram os primeiros a entrar em ação, na manga 8. Com o 11º lugar, Tiago, o mais jovem em todo o pelotão, via esfumarem-se as possibilidades de chegar à final na sua estreia em TITs. Na manga 10 entrou em pista Mário Silva, partindo em 10º e terminando na mesma posição, ficou numa posição de incerteza quanto ao apuramento. Renato Bastos e Camilo Silva correram na penúltima manga. Com um belo resultado de equipa (5º e 4º, respetivamente, depois de Camilo ter selado a 2ª pole do dia para a LPT), as perspetivas de Renato chegar à final mantinham-se. Para a última manga saiu a “sorte grande” ao experiente Jorge Meireles… com um dos piores karts da frota, antevia-se uma tarefa dificílima. E, de facto, assim foi. 13º lugar e mais uma esperança de final a esfumar-se.

Feitas as contas às 12 mangas, Renato Bastos e Mário Silva terminaram empatados com 36 pontos, nos 20º e 21º lugares à geral, entrando Renato para a final, no último lugar de qualificação, à custa do melhor resultado nas mangas entre ambos (Renato P4 na manga 3, Mário P5 na manga 5). Tiago Monteiro ficou a 2 pontos da final (“terrivelmente” perdidos na sua segunda corrida por ter desacelerado à entrada da última volta, achando que a prova já teria terminado) e Meireles a 5 pontos, diferença essa que com um kart mediano seria facilmente superada na sua última manga. Na classificação “que interessa”, a das equipas, caímos para P7 depois de nos vermos ultrapassados pelo BCP e pela Nacional Kart.

Desempenho Pistonianos

Analisado o line-up da final, o panorama ficou ainda mais complexo em termos classificativos. Com 1 pistoniano na final, Renato Bastos, face a 2 pilotos do Cágado (imediatamente abaixo de nós na geral (P8)), 2 do BCP (P5) e 1 da Nacional Kart (P6), os dados jogavam a nosso desfavor. Uma grelha do “demónio” a disputar a final, com tempos por volta completamente estratosféricos, a tarefa de Renato Bastos limitou-se a uma animada luta com um múltiplo campeão Pistoniano, Pedro Soares, nesta TIT em representação da sua PS&A. Saindo de 19º, Renato fechou a corrida na mesma posição, deixando apenas Soares atrás de si, somando somente 4 pontos para as contas finais da equipa. Com Cágado e Nacional Kart a conseguirem 24 pontos cada, caímos mais uma posição na tabela final, fechando o dia em 8º lugar com 187 pontos.

Classificação Geral Final


A taça ficou, pela 4ª vez na história, nas mãos da PS&A (375 pts), ganhando com uns curtos 10 pontos sobre os bicampeões Redline. Em 3º lugar, e com alguma “surpresa” mas, ao mesmo tempo, com um sentimento de alegria geral pela história deste recém-extinto campeonato no karting amador nortenho, ficou a UMK, liderada pelo emblemático Luís Cunha. Para a História fica também a enorme vitória de Luís Fernandes (Redline) na grande final, seguido por Gonçalo Mira (BCP) a 0.070, e André Caiado (PS&A) a 0.957, ao final de 12 voltas. Do P1 ao P10 separam uns curtíssimos 5 segundos, terminando o último classificado a apenas 15 segundos do vencedor, tudo a demonstrar a qualidade superlativa dos intervenientes nesta final.

Globalmente, o nosso desempenho, não se podendo (nunca) considerar como negativo, terá deixado em todos os pilotos, sem exceção, um sabor amargo. Começar muito bem o dia (com pole e pódio na manga 1 por Tiago Monteiro), abrir reais possibilidades de colocar vários pilotos a “somar forte” para a equipa com a presença na final, e terminar com apenas um representante nesse momento essencial, deixou a vontade que a 21ª edição da TIT venha o mais rápido possível para se continuar a fazer mais e melhor história para o nosso campeonato!!

ATÉ PARA O ANO!!

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