03 maio 2022

Com estratégia perfeita, Reinaldo/Pinto vencem em Baltar


Pódio final


Numa prova em que muito do resultado final residia numa comunicação eficiente entre os pilotos e na gestão apurada das voltas de troca, foi com uma exibição de gala que a dupla Reinaldo Fonseca e Pedro Pinto conquistaram a segunda vitória da temporada.

Não chegasse a obrigatoriedade de fazer 3 paragens na box com tempo mínimo por volta de 2:00.00 min, para esta época foi introduzido um “fator de animação” adicional nas mini-resistências LPT: consoante o tempo efetivamente gasto em cada troca abre-se a possibilidade de bonificar em tempo, deduzindo esse mesmo ganho ao tempo total de prova. Em concreto para esta prova, 10seg bonificação para volta da troca cumprida entre os 2:00.00 e os 2:00.99 min e 5seg bonificação para volta da troca de piloto entre os 2:01.00 e os 2:01.99 min. Não esquecendo que o desrespeito pelo tempo mínimo acarretaria 30seg de penalização, acrescido do tempo (em segundos) que faltou para os 2:00.00 min.

Foi com estes pressupostos que se apresentaram 40 bravos pilotos em Baltar, para aquele que foi um regresso bastante ansiado a uma das pistas mais belas e icónicas da zona Norte. Com as características dos karts em uso já por demais conhecidas, esperava-se que pelo menos em termos do desempenho em pista tivessem um comportamento relativamente uniforme.

Após os 10 minutos de qualificação, o melhor tempo da sessão ficou nas mãos da dupla João Radi / Gustavo Coelho com 1:04.468, acompanhados na primeira linha por Duarte Dias / Fábio Pinto. Ainda que considerando o período de ambientação a uma pista desconhecida para alguns, as diferenças de tempos eram relativamente significativas, com apenas metade do pelotão dentro do mesmo segundo face ao tempo da pole.

Com total liberdade para a definição da duração de cada turno, foi visível que as equipas encaixaram os seus turnos entre os 10 e os 20 minutos. Em pista, a disputa pelos lugares cimeiros foi sempre bastante acesa, com muitas aproximações, ultrapassagens e devoluções de posição. Com os diferentes momentos de paragem, a liderança passou pelas mãos de todas as equipas que fecharam a prova no top5. Analisando apenas o resultado em pista, os primeiros a receber a bandeira de xadrez foram os estreantes LPT João Machado / Tiago Araújo depois de conseguirem ultrapassar Reinaldo / Pinto na última volta. A pouco mais de 5 segundos passou Renato Bastos / Jorge Meireles, depois de também na última volta ganharem posição a Duarte Dias / Fábio Pinto. Os homens da pole terminaram na 5ª posição.

Com todos os pilotos conscientes da possibilidade de uma reviravolta, … foi mesmo isso que se verificou. Destas cinco primeiras equipas, apenas uma delas não cumpriu o tempo mínimo numa das paragens. Ao ir com muita sede ao pote na última troca, Renato / Meireles ficaram automaticamente arredados da disputa da vitória. Radi / Coelho apenas fizeram a bonificação mínima à segunda paragem. Machado / Araújo foram também conservadores: uma paragem sem bonificação, outra na bonificação intermédia e a última na máxima. Sobravam assim duas equipas com bonificação em todas as paragens: a dupla surpresa da manhã Duarte Dias / Fábio Pinto e os experientes Reinaldo / Pinto. Com três paragens perfeitas, Reinaldo / Pinto retiraram 30 segundos ao seu tempo total de prova, ao passo que Duarte / Fábio retiraram “apenas” 20 segundos.

Somas e subtrações feitas, todo o top 5 se “mexeu” na classificação final. A vitória foi assim cair no regaço dos homens do relógio suíço, Reinaldo / Pinto, a segunda posição, a 14s, ficou para Machado / Araújo e o lugar mais baixo do pódio, a 15s, para Duarte / Fábio que marcaram também a VMR do dia com 1:04.076. Na classificação geral por equipas, Reinaldo / Pinto reforçaram a liderança (487 pts), seguidos por Radi / Coelho (334) e Duarte / Fábio (316).

Com alguns karts em claro défice de rendimento e na impossibilidade de realizar troca de kart a cada paragem, o sorteio foi claramente inimigo para algumas duplas que, em condições normais, estariam a disputar lugares de destaque na classificação. Foi este o ponto mais negativo de uma manhã positiva, com o apoio de um staff do kartódromo que se mostrou disponível e dedicado e numa pista que tem todas as condições para se passar “um belíssimo bocado”. Que venha uma nova frota para a LPT voltar a ser visita habitual de Baltar!!

Sem comentários: