07 março 2011

Algumas novidades para a próxima edição da LPT...


No sentido de tornar a nossa liga cada vez mais competitiva mas também com maior sentido de companheirismo, estão na calha várias alterações para o regulamento da 3ª ediçao da LPT
As novas alíneas visam criar não só um maior equilíbrio dentro da LPT mas também uma melhor preparação dos nossos pilotos para a TIT (Taça Inter-Troféus) onde estão todos os anos presentes os melhores representantes da melhores ligas de karting amador a nível nacional.
Creio que o amadorismo inicial desta liga prestou-lhe um cunho pessoal que a torna diferente de qualquer outro campeonato, nomeadamente, com a existência no seu calendário de provas Indoor. Esta singularidade não se deve perder mas sim virá-la a nosso favor (é p.ex. um treino excelente para provas de resistência).
As alterações a indicar levam também em conta a participação de cada vez mais pilotos da LPT noutras provas, quer de resistência quer de sprint, e o custo que delas advém a somar às provas da liga.
Desta forma, seguem-se algumas das alterações (podem surgir mais até final desta edição)  a inserir na próxima época:

- O lastro passará a ser de 80 kilos, incluíndo todo o equipamento utilizado pelo piloto (capacete, fato, botas, colete, etc);

- O calendário será divulgado no início da época com as datas das provas, mas o local onde as mesmas realizar-se-ão será comunicado apenas na semana da prova (4ª ou 6ª feira anterior?);

- A época passa a decorrer por ano civil, iniciando-se em Fevereiro e terminando em Dezembro num total de 9 provas.

- A formação das equipas será feita pela ordem de classificação final da edição anterior da seguinte forma:

Equipa 1 - 1.º e 18.º; Equipa 2 - 2.º e 17.º; Equipa 3 - 3.º e 16.º; Equipa 4 - 4.º e 15.º; Equipa 5 - 5.º e 14.º; Equipa 6 - 6.º e 13.º; Equipa 7 - 7.º e 12.º; Equipa 8 - 8.º e 11.º; Equipa 9 - 9.º e 10.º; Equipa 10 - 2 novos pilotos (?)

- A prova por equipas distribuirá também pontuação para o campeonato individual somando cada elemento da equipa a mesma pontuação:

1.ºs – 50 pontos para a equipa – 25 a cada piloto; 2.ºs – 40 - 20; 3.ºs – 32 – 16; 4.ºs – 26 – 13; 5.ºs – 20 – 10; 6.ºs – 14 – 7; 7.ºs – 8 – 4; 8.ºs – 2 – 1; 9.ºs – 0; 10.ºs – 0.

- No final do campeonato será retirada a pontuação relativa à pior classificação individual de cada piloto, não estando incluídas as Não Participações. Esta medida não se aplicará para efeito do Campeonato por Equipas. 

- O piloto que desistir não terminando (NT) a prova não pontua. O piloto deverá trocar de kart e regressar à corrida para amealhar os pontos relativos à última posição ou à(s) que eventualmente recupere.  Caso o kartódromo não disponha de frota para substituição os pontos serão atribuídos ao piloto.

(...)

14 comentários:

Anónimo disse...

Boas amigos,

Ninguém comenta nada? Isto anda muito parado...!toca a opinar e a trocar ideias..os unicos comentários que aqui vi são anónimos e é só para mandar bitaites.....enfim.

Eu digo-vos já que não vou muito à bola com a nova formação das equipas, pois acho que não irá ser muito competitivo, mas presumo que a ideia irá a votação.

Vamos lá comentar people. :-)

Abraço

Carlos Cepsa

Anónimo disse...

AMIGO CEPSA

MAIS UM BITAITE:

VOTAÇÃO ???????????????????????????

ENTÃO TU ACHAS QUE O MOVIMENTO DEMOCRÁTICO DO MÉDIO ORIENTE JÁ CHEGOU À LIGA PISTÃO??????????????????

Anónimo disse...

Boa tarde a todos

De bitaites esta o mundo cheio, precisamos é de factos concretos.

Uma equipa é um conjunto de pelo menos duas pessoas ( para ja pelo menos)pelo que uma imposição previa de equipas sem qualquer elemento de identificação entre os seus elementos não faz sentido. Cada um gosta de saber quem são os seus "aliados" e os seus "adversários" em pista claro

Dou todo o mérito á organização da Liga Pistão em tentar ser inovadora, mas quanto á constituição das equipas parece-me que não é muito feliz pese embora a boa intenção que desde ja se reconheçe......

Abraço a todos
Francisco S.

T.Sousa disse...

Caríssimos,

penso que antes de discutirmos a possibilidade de votar pela modificação das regras quanto à composição das equipas

deviamos verificar se a permissa sobre a qual a mesma assenta tem razão de ser.

e no meu modesto entender, não!

De facto, a luta pela obtenção do terceiro lugar na prova por equipas está ao rubro. Entre a terceira e a última distam apenas 32 pontos de distância.

Ora, se em cada prova é possível uma equipa fazer 50 pontos (ou 95 numa prova com sistema super-pole) bastará uma das equipas fazer 1/3 dos pontos possíveis para passar de último para terceiro.

Da mesma forma, os speedsters poderão ultrapassar os power já em leça.

Kartistas, VAMOS A TER FAIRPLAY!

TIAGO S. disse...

Caros Colegas Kartistas:

Como já devem ter percebido não sou muito dado a polémicas.

Contudo, depois de analisar o teor deste post e seguindo o repto do nosso colega Cepsa, darei a minha opinião:

Fui educado a saber ganhar

e a saber perder

Desta forma, se este ano ganhar a prova por equipas, gostaria de dar a possibilidade aos meus adversários de se "vingarem"

Se não ganhar, gostaria de ter a possibilidade de para o ano ser melhor do que os vencedores

PS (post-scriptum e não PEDRO SOARES): Por mim podem indicar o local da prova apenas domingo de manhã

TIAGO S.

Anónimo disse...

Então Pessoal!Que se passa?!
Esta ideia ja nao e novidade nenhuma, ou ja nao se lembram do que o Lamas propos no jantar de fim de epoca!!....:)))

Bárbara

Anónimo disse...

A prova por equipas contar para a pontuação individual ?

Ó Perola! Essa nem parece tua! Donde foste tirar essa ideia?

Já pensaste que o teu futuro colega de equipa pode não lhe apetecer ir à prova por equipas e

e tu que até ias em Primeiro , perdes o campeonato individual, por causa disso ....

Tem juízo Homem !

Anónimo disse...

quem fez este último comentário anda distraído/a

O Pérola pensa em tudo ...

Então vocês não repararam que a aplicação desta nova "ideia" à classificação actual daria uma equipa composta pelo Pérola (5 classificado) e pelo Nuno S. (14 classificado)??

Era a única equipa que se mantinha

Está tudo planeado ...

É só aguentar esta classificação até ao fim da Segunda edição, para a vitória na 3.ª edição estar garantida

para o ano é só ter a "ideia" de inventar duas provas por equipas para assim somar cinquenta pontos extras no campeonato individual

Tudo em nome da "competitividade" obviamente

Anónimo disse...

COLEGAS

deixem-se de conversas e participem na edição da Liga Pistão mais competitiva e renhida de sempre

Vejam as diferenças pontuais

1-2 cinco pontos
3-4 dezasseis pontos
5-6 um ponto
7-8 três pontos
9-10 um ponto
11-12 um ponto
13-14 zero pontos
15-16 três pontos
17-18 um ponto

E Mais importante ainda : diferença entre o décimo quinto e o quinto classificado: apenas 25 pontos

Partcipem e deixem de conversas fiadas

Pearl John disse...

Povo, daqui fala-vos o KADHAFI DA LIGA PISTÃO,

1 - as alterações previstas que tanta polémica estão a causar foram ideias de colegas nossos pilotos desta liga;

2- a "teoria da conspiração" chegou ao ridículo mesmo vinda do "anónimo". Acho mesmo lamentável e de uma deselegância enorme a falta de consideração pela minha pessoa. Eu perdi a réstia de consideração que tinha por esse indíviduo que com certeza um dia vai ter a coragem de se assumir;

3 - Vejo muita gente a falar em fair-play mas o que constato é muita competitividade e nenhum sentido de camaradagem, senão não teriam qualquer problema em formar equipa com alguém com quem não têem tanta afinidade em prol de uma maior emotividade em pista. Quem sabe uma hipótese dos pilotos menos rápidos aprenderem com os mais rápidos e lutarem por um lugar no topo pelo menos por equipas;

4 - Esta deixou de ser, com muita pena minha, a liga de cavalheiros que está na sua génese. Isto porque há pessoas com um objectivo doentio pela vitória que ultrapassou os limites da competição saudável. É preciso saber perder e sobretudo respeitar os adversários.

Abraço,
Pérola
(O piloto, não o organizador)

ladybird disse...

"quem fez este último comentário anda distraído/a

O Pérola pensa em tudo ...

Então vocês não repararam que a aplicação desta nova "ideia" à classificação actual daria uma equipa composta pelo Pérola (5 classificado) e pelo Nuno S. (14 classificado)??

Era a única equipa que se mantinha

Está tudo planeado ...

É só aguentar esta classificação até ao fim da Segunda edição, para a vitória na 3.ª edição estar garantida

para o ano é só ter a "ideia" de inventar duas provas por equipas para assim somar cinquenta pontos extras no campeonato individual

Tudo em nome da "competitividade" obviamente"

Desprezo e repudio este comentário ridículo e injurioso. Desprezo o seu carácter anónimo até mais do que o seu conteúdo em si.

E como a malícia está sempre nos olhos de quem a vê, que este senhor nunca chegue a organizador! Pelo bem do desportivismo e companheirismo saudável.


Joana

Anónimo disse...

Parabéns Cepsa

A tua mensagem conseguiu despertar o interesse de muita gente, pilotos e não pilotos, e foi uma boa forma de todos perceberem que afinal os pilotos desta liga têm opinião e

que se não a dão mais vezes é porque não querem ser chamados de cobardes, a quem não se deve nenhuma consideração, com falta de camaradagem, com falta de cavalheirismo, doentes, que não sabem perder, nem respeitam os adversários

O mérito de ter sido um post com 11 comentários ninguém to tira

Não interessa se não conseguiste obter da organização a resposta à tua pergunta.

Nem sempre os resultados são o mais importante ….

ladybird disse...

Psycho!! :)

"(…) os pilotos desta liga têm opinião e que se não a dão mais vezes é porque (...)"

úúúú, cuidado, tenham cuidado, mantenham-se calados, esta Liga é uma ditadura..úúúú (eu só me posso rir com isto!) Deixem-me ver se percebo..assinaram um contrato sem termo para permanecerem na Liga? E têm medo de perseguição se o rescindirem? :)

No entanto, alguém que não dá mais vezes a sua opinião porque não quer ter ou ouvir resposta (ainda q nunca fosse nenhuma das apontadas) não será por definição um cobarde mesmo?...

Hummm...

Joana
(ai que parcial que eu sou e que tanta graça toda esta conversa teria se não tivesse gracinha nenhuma a sua injustiça!) :D

Anónimo disse...

lady pearl: gosto assim!
não és como a bird john.
dizes o que pensas e mais nada!