03 março 2011

Soares vence em Ovar e aproxima-se do líder P. Sousa

No passado domingo no Bowlikart registou-se a menor afluência da época com a presença de apenas 11 pilotos.
Desta forma, 6 pilotos correram no Grupo A e no Grupo B os restantes 5 pilotos.

Soares e T. Sousa dominaram a 1ª corrida depois de o  também terem feito na sessão de treinos. A Pole foi para Soares ao rodar em 29.33 e como se previa chegou em 1º quem saiu dessa posição.
Edgar M. esteve em bom nível e garantiu o acesso à Final dos 1ºs com o 3º lugar nada distante do TS Speedster.
Lamas foi 4º classificado e ainda chegou a ser pressionado por Francisco S. que terminou em 5º à frente do seu companheiro de equipa Nunes.
Nesta manga A de apuramento Soares garantiu a VMR do evento registando-a em 29.165. Este prémio acumulado com a Pole-position valeram-lhe preciosos 5 pontos extra.

No Grupo B, Tiago S. cedo se destacou dos seus oponentes. Conseguiu a Pole e foi ganhando distância ao longo da manga de apuramento. 
Barandela que largou da 2ª posição da grelha foi traído logo no arranque pela inexistência de lastro e foi ultrapassado por P. Sousa na 1ª curva. Gomes que saiu de último ultrapassou Maurício S. saído de 4º e foi tentando encontrar um ritmo competitivo. Entretanto quem não conseguia encontrar esse ritmo era P. Sousa q ia perdendo posições até ter optado pela desistência da manga. Segundo o actual comandante da LPT, o kart “não virava” e o esforço físico estava a ser incomportavel. Com isto, Gomes foi à procura de Barandela e depois de várias tentativas conseguiu o 2º lugar da manga na última volta, não retirando no entanto o apuramento para a Final dos 1ºs ao seu companheiro de equipa.   

A Final dos Últimos arrancou com Maurício S. na frente e Lamas no 2º lugar na grelha. Os The Terribels partiram da 2ª linha da grelha e P. Sousa saiu de último devido à desistência.
Após as 1ªs voltas de liderança de Maurício S., este sentindo a pressão de Lamas e de que não estaria com um andamento tão rápido, facilitou a ultrapassagem ao vencedor do ano passado que nunca mais largou o 1º lugar. Quem procurou essa posição foi P. Sousa, mas depois de ter conseguido deixar 3 pilotos para trás teve que se contentar com a 2ª posição na final e consequente 8º da geral. Maurício S. foi cedendo fisicamente e terminou em último depois de se assistir ao abandono de Francisco S. devido a problemas no seu kart. Com isto, Nunes fez o seu melhor resultado até à data com um 9º lugar final.

A Final dos 1ºs reuniu como sempre os pilotos mais rápidos das 2 mangas de apuramento.
Previa-se que seria difícil tirar Soares da 1ª posição e tal foi o que se verificou. Tiago S. bem tentou tendo em toda a corrida rodado colado na sua traseira à espera de um erro. No entanto, tal não aconteceu embora os tempos de volta demonstrem que o TS Speedster tenha sido mais veloz nesta final.
T. Sousa foi 3º e fica no ar a ideia que poderia ter saído de Ovar com outra posição se não tivesse andando algumas voltas a descobrir como ultrapassar o campeão em título. Olhando à média de tempo de volta, T. Sousa (29.93) foi mesmo mais rápido que Edgar M. e T. Sousa (29.95) e Soares (29.99). 
Gomes foi mesmo obrigado a ceder a 3ª posição e não evitou um forte embate na protecção que viria a danificar uma jante do seu kart tendo que parar na boxe,     regressando à corrida para terminar em 6º e último. Edgar M. foi 4º classificado e o detentor da VMR da final com 29.422 seguido de Barandela que beneficiou da paragem do seu colega de equipa para terminar em 5º.

Por equipas, a Peter's Power voltou a vencer, mas desta vez com apenas mais 2 pontos que os seus perseguidores mais directos no campeonato, TS Speedsters. Desta vez, a 3ª classificada foi a equipa da dupla Edgar M./Lamas.

Nas contas do campeonato, Soares aproximou-se do líder e companheiro de equipa P. Sousa e dista agora de apenas 5 pontos. Tiago S. regressou ao 4.º lugar e a maior ascensão foi a de Edgar M. ao atingir o 7.º posto. Francisco S. subiu uma posição e é agora 9.º e o campeão Gomes entra pela 1ª vez este ano no Top 10. Mais abaixo Nunes subiu para 16.º classificado.
Deixaremos os indoor's após a próxima ronda no IKF com a estreia na LPT de uma competição por equipas, apenas a contar para esse campeonato.    

Até breve,
JP

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns Soares!
Já vi que fiseste história.
Mas gostava de te ver fazer 100% dos pontos com os pilotos bons em pista!