29 março 2011

"Bons resultados na pista: cuidado com o corpo"

Para quem está de fora, andar de kart não parece exigir muito esforço. Mas, pelo contrário! Para correr e ter bons resultados na pista, sem arrumar problemas para a saúde, é preciso preparação. Tem que praticar exercícios físicos e ter uma boa alimentação para se manter em forma e sempre pronto para as corridas. Pode até parecer simples demais, mas, às vezes, algumas coisas passam despercebidas e podem fazer diferença a curto e longo prazo.
O ideal, e não é novidade, é que os pilotos de kart pratiquem exercícios com frequência, não só antes das corridas para alongar, por exemplo. Claro que o alongamento é extremamente importante, mas, segundo a fisioterapeuta Marjori Schiavon, é preciso dar atenção para algumas áreas específicas do corpo. “O preparo físico de um piloto deve ter exercícios periódicos de fortalecimento de toda musculatura, mas principalmente da região abdominal, costas, pescoço e braços”, explicou a fisioterapeuta.
Essa atenção é importante porque no kart o piloto permanece sentado de uma maneira que sobrecarrega a coluna vertebral, o que pode gerar graves lesões, como a hérnia de disco. Marjori diz também que, além da postura, “durante a corrida o piloto gera muita tensão muscular por causa da força necessária para pilotar um kart.” Por isso, é importante trabalhar com exercícios de prevenção também, evitando ao máximo as lesões.
Assim como as atividades físicas, a alimentação deve ser cuidada o tempo todo. Se alimentar bem pode influenciar quase que diretamente o rendimento do atleta na pista. Umas das coisas que é mais importante buscar nos alimentos é a energia. A nutricionista Patrícia Magni explica que uma alimentação pensada e balanceada contribui para a melhor concentração, além de aumentar a resistência, dando mais força física ao piloto. “Por isso é importante comer frutas de todos os tipos, verduras, legumes, carnes magras, cereais, leite e derivados.”
Para o dia da corrida vale a mesma dica de alimentação, mas dando ênfase também ao carboidrato. E as restrições são quanto ao consumo de alimentos gordurosos e industrializados, que podem causar mal estar e dificultar a digestão. “No dia da corrida é importante que a alimentação seja a base de carboidrato, como massas, pães e cereais, por ser de rápida absorção. E tomar muito líquido, antes e depois, é essencial, principalmente os que contém sais minerais”, explicou Patrícia.
Tanto para as atividades físicas quanto para a alimentação, a fisioterapeuta e a nutricionista acreditam que um acompanhamento profissional traz melhores resultados. E, para alcançar o preparo físico, Marjori indica aulas de pilates e sessões de RPG, que evitam ou diminuem as lesões. “Garanto que a combinação dá certo e que, assim, o piloto estará preparado”, afirma a fisioterapeuta. E, por fim, nunca esquecer dos famosos alongamentos antes e depois da corrida para relaxar a musculatura. Assim, qualquer um pode praticar o esporte com segurança.

Ana Paula Machado

3 comentários:

Pearl John disse...

1 grande abraço ao Duarte e desejos de uma recuperação rápida.

Cá te esperamos ;)

Pérola

Carlos Gomes disse...

Faço minhas as palavras do João.

Rápidas melhoras para ti Duarte.

Um abraço,

Cepsa

Unknown disse...

Na parte da alimentação falho um bocadinho!!!

Abraços para todos.
Barandela