16 novembro 2010

"Irmãos Sousa dominam ronda inaugural"

No KIVIkart depois da azáfama do 1.º encontro com t-shirts novas a entregar, pesos a apurar para a utilização de lastros, e, novos colegas a chegar, o sorteio ditou os seguintes grupos:
Grupo A: André R., Barandela, Cabral, Cepsa, Nuno S., P. Santos, P. Sousa e T. Sousa;
Grupo B: Duarte P., Edgar M., Francisco S., Gomes, Júnior, Maurício S., Nunes, Soares e Pérola.

Os treinos ditaram uma 1ª linha da grelha para os irmãos Sousa com o 1.º lugar entregue a Pedro seguido de Tiago. Na 2ª linha, Barandela largou à frente de Cepsa.
No arranque para a Corrida 1, os pilotos mantiveram as posições da grelha nas 1ªs voltas mas entretanto Tiago S. que largara na 5ª posição já tinha subido ao 3.º lugar e aí permaneceu até ao fim da prova. Mais atrás, Barandela foi perdendo gás e foram várias as trocas de posições com Cepsa e Nuno S. tendo todos eles passado pela 4ª posição. Na 7ª posição Cabral seguia tranquilo e era intensa a luta da fuga ao último lugar entre André R. e P. Santos. Na frente, P. Sousa liderou de início ao fim apesar da pressão constante de T. Sousa, o 2.º classificado final.
À 14ª volta, P. Sousa arrecadou os 3 pontos da VMR da tarde ao rodar em 35.37.

A entrada do 2.º grupo em treinos mostrou um grupo mais rápido (dizem os "entendidos" que é normal, karts mais rodados = melhores prestações...). De facto, os 6 primeiros rodaram abaixo do 2.º do Grupo A.
P. Soares foi o mais rápido e arrecadou o prémio Pole-Position (2 pontos) com um tempo de 35.63 na última volta do treino. Francisco S. partiu em 2.º e na 2ª fila da grelha Edgar M. e Gomes. Curiosamente, na 3ª fila Pérola e Maurício S. obtiveram o mesmo tempo (36.97) tendo o sistema de cronometragem desempatado pela melhor média pertencente a Pérola.
A Corrida 2 foi bastante atribulada. P. Soares e Francisco S. cedo fugiram ao "tráfego" e a luta pelo 3.º lugar não foi isenta de toques. Depois de logo na 1ª volta ter ultrapassado Gomes, Pérola também tocado por trás não conseguiu evitar uma "atravessadela" de Edgar M. tendo embatido de lado no seu kart e Edgar M. não conseguiu evitar um peão. Felizmente, o kart ficou numa posição que depressa pode voltar à corrida. Júnior também se chegou à frente bem como Maurício S. e os toques foram-se sucedendo. Duarte P. também seguia próximo. Infelizmente, o despique aceso entre o Campeão e o Vice-campeão em título terminou mal em que aquando mais um toque entre ambos Gomes saiu de pista travando a marcha a Pérola, suficiente para terem perdido uma volta para os primeiros. Entretanto, Edgar M. recuperou o 3.º lugar logo seguido de Maurício S. e Júnior. Pérola ainda conseguiu o 7.º lugar à frente de Nunes e Gomes que não evitou o 9.º e último posto.

A grelha para a 1ª Final foi alinhada pelos que no conjunto das 2 corridas se colocaram entre os 10.º e 18.º lugares, a saber:
- 1.º Júnior, 2.º Barandela, 3.º Duarte P., 4.º Pérola, 5.º Cabral, 6.º P. Santos, 7.º Nunes, 8.º Gomes e 9.º André R..
Esta final viu Júnior e Barandela lutar pelo 1º lugar durante a 1ª metade da corrida e Pérola seguir no encalço após a ultrapassagem a Duarte P.. Gomes foi fazendo uma prova de trás para a frente tendo chegado ao 3.º lugar beneficiando do abandono por avaria de Barandela. Os colegas de equipa Duarte P. e André R. envolveram-se num despiste que os atirou para as últimas posições para fora dos pontos. Cabral e P. Santos rodaram próximos e terminaram em 4.º e 5.º lugar respectivamente e Nunes (6.º) acabou por somar 1 ponto inesperado, dadas as adversidades. Júnior venceu e Pérola seguia já em 2.º lugar quando Barandela que era 3.º abandonou logo na volta seguinte quando o seu kart parou.

A grelha para a "Finalíssima" foi alinhada pelos 9 mais rápidos das corridas 1 e 2. Eis os kartistas:
- 1.º P. Sousa, 2.º P. Soares, 3.º T. Sousa, 4.º Francisco S., 5.º Edgar M., 6.º Tiago S., 7.º Maurício S., 8.º Cepsa e 9.º Nuno S..
Mais uma vez, P. Sousa mostrou estar muito forte e assumiu a liderança tendo ganho alguns metros que foi gerindo ao longo dos 12 minutos. P. Soares seguia em 2.º pressionado por T. Sousa. Tiago S. fez uma corrida tranquila e não teve oponentes para o 4.º lugar. Cepsa que saiu de 8.º chegou ao 5.º posto e foi quem mais lugares subiu. Disputada foi a luta pelo 6.º lugar que Francisco S. "sacou a ferros" a Edgar M. e Maurício S. seus seguidores. Nuno S. foi último mas não ficou longe. Na frente, T. Sousa viu a sua persistência consagrada ao conseguir ultrapassar P. Soares e atirar este para o último lugar do pódio.

Finalmente, gostaria de destacar os andamentos daqueles que nunca tinham corrido no KIVIkart. Esta não é uma pista de todo de fácil adaptação, por isso, uma palavra de reconhecimento a Edgar M. (35.91), Cepsa (36.10), Maurício S. e Tiago S. (36.16), Júnior (36.63)... As estreias de André R. e Duarte P. em Indoor também de bom nível... A confirmação que esta é uma pista onde Francisco S. se supera... :) Uma saudação de regresso a Maurício S. que não esconde (e mostra em pista) que os Indoors são a sua praia... ;) E por fim, uma palavra de ânimo a Barandela que teve o azar de ver o seu kart avariar tão perto do fim.

Lamas, contamos contigo no Indoor Karting da Póvoa de Varzim ;)

Abraço,
JP

1 comentário:

Anónimo disse...

Ultimo lugar!!!!
Só tenho vontade de cortar os pulsos!!!
Muito mau!!!

Abraços
Barandela