08 novembro 2010

1ª Prova Liga Pistão 2010/11 @ KIVIkart

A estreia da 2ª Edição da Liga Pistão ocorre este ano naquele que foi o último indoor visitado na edição passada - o Kartódromo Indoor de Viana.
As características particulares fazem deste traçado (largo e escorregadio), bem como o facto de se fazerem 2 corridas pontuaveis, enchem esta ronda inaugural de expectativas e imprevisibilidades.
Desta vez não iremos correr na frota de 270 cc pois o KIVI só tem disponíveis 12 karts com esta cilindrada. É certo que poderiamos optar por dividir em 2 grupos de 9 karts/pilotos mas dada a possibilidade de correr nos karts de 200 cc todos em simultâneo e visto que em termos de tempos de volta as diferenças não são significativas (cerca de 1 segundo) a organização optou por agendar a prova nos karts de menor cilindrada.
Assim, foi possível alargar a prova de 25' para 30' no total e manter um preço acessível.

Com este arranque de temporada começa também o campeonato por equipas. Parece que só no dia da prova se vão definir as últimas parcerias assim como o nome de a maior parte das equipas.
Vai ser também a 1ª vez que vão ser utilizados lastros. O KIVI vai ficar responsavel pelos mesmos e a organização da Liga Pistão tratará de enviar os pesos de cada piloto atempadamente com os valores que cada um escreveu na ficha de inscrição. No entanto, apenas e só nesta 1ª prova, a organização levará uma balança para pesagem de todos os pilotos para confirmar esses valores, peso esse que vigorará para toda a temporada.
Mais se informa que o peso total de equipamento (capacete, fato, botas, luvas, etc.) equivale a cerca de 4 kilos pelo que os kartistas acima dos 71/72 kilos não deverão ter de usar lastro.

Por fim, fica um apelo da organização não só para esta prova mas para todas as restantes.
É a 1ª vez que iremos correr 18 pilotos em simultâneo e a existência de toques será quase que inevitável, ainda que a pista seja larga.
É importante que se tenha respeito pelo colega que nos treinos cronometrados conseguiu um melhor tempo que o nosso e não tentar forçar a ultrapassagem logo na 1ª ou 2ª curva.
Cada corrida deverá ter cerca de 18 voltas de duração, é tempo mais que suficiente para estudar o adversário e o melhor local de ultrapassagem.
Erros todos cometemos mas a experiência começa a exigir mais da nossa parte neste âmbito e como esta é uma liga de cavalheiros, porque não quando percebemos que ganhamos a posição de forma não correcta levantar o braço e permitir de novo a ultrapassagem ao colega que "abalrruamos"?
Outra questão é o facto de não existirem bandeiras azuis para os pilotos que estão a ser dobrados. Desta forma, é essencial que os pilotos mais atrasados estejam alerta e percebam qual o piloto que segue na sua frente e atrás para que facilitem a ultrapassagem aos pilotos que seguem na frente da prova.
São apenas algumas dicas não ensinamentos pois a minha (in)experiência é a mesma que a vossa ;)
Seguem-se os dados da prova:

Local: Kartódromo Indoor de Viana (Darque)
Dia: 14 Nov 10
Hora de encontro: 16h30m
Hora da prova: 17h
Modalidade: 6' treinos + 12' corrida 1 + 12' corrida 2 = 30'
Frota: Karts 200 cc
Preço: 20€

Nossos records
:
- Pole-position: 38.85 (T. Sousa)
- VMR: 37.056 (P. Sousa)

2 comentários:

Anónimo disse...

Espero que este ano me corra melhor !!!!!!
Ja me tinha esquecido da desgraça da ultima prova!!!!!!

Abraços.

Barandela

Unknown disse...

Águas passadas!

Época nova, vida nova :)

É lutar por um lugar no pódio amigo ;)

Abraço