A equipa LPT apresentou-se em Poiares com apenas 5 pilotos para disputar a 10ª Edição da Taça Inter Troféus.
Numa competição onde estão representados os melhores pilotos de karting amador a nível nacional e onde algumas equipas possuem 10 edições de experiência, os Pistonianos partiam cientes da dificuldade em fugir ao último lugar entre as 14 equipas presentes.
Recordo que esta foi apenas a nossa 2ª participação e pilotos repetentes apenas J. Pérola, P. Barandela e P. Soares.
Os irmãos Sousa levavam a experiência da Resistência de 2 Horas juntamente com P. Soares e não iam para a pista "às escuras".
Prontamente o Pistoniano P. Soares tratou de fazer uma volta a pé de reconhecimento do traçado explicando aos desconhecedores do traçado J. Pérola e P. Barandela dos pontos críticos da pista, começando aqui um espírito de grupo que foi crescendo ao longo do dia.
O sorteio ditou que seria o 3.º piloto LPT na pessoa de J. Pérola o 1.º a correr.
Juntamente nesta 1ª manga de apuramento corria o nosso Pistoniano "emprestado" ao IKE, P. Cunha, também já conhecedor da pista.
Na sessão de treinos cronometrados e com 18 pilotos em pista, J. Pérola conseguiu fugir às últimas filas e largou de 14.º, ao passo que P. Cunha conseguiu o 8.º melhor tempo.
Sabiamos que só os 10 primeiros se apuravam directamente para as Meias-Finais e que nada estaria perdido pois teríamos sempre as Mangas de Repescagem.
No entanto, dotado de um kart equilibrado J. Pérola arrancou bem e subiu uma posição. Em mangas de 15 minutos tem que se arriscar mas as 1ªs voltas são sempre complicadas com muitos pilotos a tentar subir posições. O nosso piloto foi mantendo-se na luta e a dada altura estabilizou-se no 12.º posto. Nessa altura começou a ver metros à frente o colega P. Cunha que sabia tinha partido bem à frente e sem saber que posição ocupava começou a acreditar no apuramento. Conseguiu colar-se ao grupo onde seguiam à frente de P. Cunha o 10.º e 9.º classificados muito próximos. Na derradeira volta, na zona F "SS de Senna" que antece a entrada para a recta da meta, P. Cunha ultrapassou os 2 pilotos e logo a seguir um deles fez "calçadeira" do seu kart atirando-o para fora da pista. Nessa embrulhada J. Pérola conseguiu esgueirar-se e terminar na 9ª posição que lhe deu o apuramento directo para a Meia-Final.
P. Cunha foi prejudicado pois embora o piloto que lhe embateu tenha tido uma penalização de 10 segundos e não se tenha apurado o 13.º lugar de P. Cunha não lhe deu o apuramento.
J. Pérola conseguiu fazer a sua VMR em 57.6..., e as coisas pareciam estar a começar bem para as nossas cores.
Na Manga de Apuramento 2 entrou o nosso 4.º piloto, T. Sousa.
Com uma sessão de treinos de alto nível conseguiu um excelente 5.º lugar na grelha de partida.
Foi nessa posição que conseguiu manter-se uma série de voltas mas ao longo da corrida não conseguiu aguentar o ritmo e perdeu 3 posições terminando num excelente 8.º lugar que dava o 2.º apuramento directo para as Meias-Finais para a nossa equipa.
A sua VMR foi de 57.8... e 2.º o Prof. Domingos Machado da equipa MC Kart podia ter sido melhor não fosse o "exagero" com que saía da recta da meta para a 1ª curva.
Manga 3 de apuramento, entrava em cena o nosso 5.º piloto, P. Barandela.
Os treinos foram o 1.º contacto com a pista e não evitou um peão na difícil curva Prost. Ainda assim não foi o último na grelha.
Durante a corrida percebeu-se que o kart não era dos mais eficientes mas ainda assim chegou a rodar várias voltas em 16.º à frente do conceituado João Brites (sénior) com alguma vantagem. Apesar de ter voltado a fazer um peão desta feita na abordagem da curva F, uma série de pilotos também se envolveram em toques e consequentes saídas de pista, tendo o nosso piloto terminado na 15ª posição, registando a sua VMR em 58.4...
O Campeão LPT entrou em pista para correr na 4ª manga de apuramento.
Numa manga recheada de pilotos conceituados não teve vida fácil e conseguiu um 12.º lugar na grelha, aquém do esperado.
No entanto, todos conhecemos a competitividade de P. Soares e mesmo com um kart sem grande "ponta" nunca baixou os braços e lutou até à última volta pelo desejado apuramento directo. No entanto, esteve sempre envolvido num grupo de vários pilotos e terminou a manga na 14ª posição. A sua VMR foi rodada em 57.9...
A 5ª e última Manga de apuramento foi representada pelo nosso nº 2, P. Sousa.
Os treinos também cedo mostraram as dificuldades que o jovem piloto iria ter na corrida onde não conseguindo melhor que um 12.º lugar.
Ciente que poderia perfeitamente alcançar o 10.º lugar para a Meia-Final, o mais novo dos Sousas não conseguiu impor o ritmo a que já nos habituou e alvo de alguns toques subtis foi perdendo a hipótese do apuramento directo em que todos acreditavamos. Apesar de um VMR em 57.6... não foi além do 12.º lugar.
Na 1ª Manga de repescagem assistimos a uma fantástica prova do nosso amigo P. Cunha. Saído da 7ª posição da grelha depois de nova sessão de treinos, o Pistoniano a correr pela IKE cedo mostrou que estava na luta pelas 5 primeiras posições que davam a repescagem para as Meias-Finais.
Depois de ter subido uma posição, rodou muitas voltas em 6.º sempre colado no 5.º lugar onde seguia um piloto MC Kart. Finalmente viu o seu esforço compensado e ultrapassou-o conseguindo o lugar de acesso às Meias-Finais.
A 2ª Manga de Repescagem viu entrar os 3 Pistonianos que jogavam aí a última oportunidade de continuar na fase seguinte.
Os treinos mostraram as reais hipóteses dos nossos pilotos onde P. Sousa perdeu a Pole-Position na derradeira volta ficando na 2ª posição.
P. Soares conseguiu o 7.º posto e P. Barandela saía da 16.ª posição.
Esta fase coloca já pilotos com andamentos muito próximos, logo a tarefa não se avizinhava fácil.
A verdade é que P. Sousa não saiu bem e apertado por 2 pilotos desceu posições para fora das de apuramento. P. Soares arrancou bem como já nos habituou e chegou ao 6.º lugar, tendo inclusive ultrapassado P. Sousa. O grupo de pilotos que aspiravam o tão desejado 5.º lugar era denso e registavam-se alguns toques.
P. Sousa levou mesmo um que o colocou fora de pista, toque esse que foi alvo de penalização ao piloto António Bompastor da MC Kart. Registe-se que este piloto teve 5 penalizações nesta mesma corrida, algo só mesmo concebível num Comissariado de Pista inventado à última da hora representado por pilotos e organizadores em 5 pontos da pista. Obviamente que com um Comissariado experiente este piloto teria sido excluído a meio da prova, não estragando a corrida a 5 colegas.
Desta forma, P. Sousa foi atirado para as últimas posições onde esteve atrás de P. Barandela, que num gesto de incentivo abriu para P. Sousa retomar a luta.
Nesta fase, P. Soares ia rodando no grupo que lutava pelo 5.º lugar tendo passado pela 6ª e 7ª posição.
Incrivelmente e com a ajuda de um kart veloz, P. Sousa conseguiu retomar o grupo onde P. Soares mantinha-se com grande esforço e onde viria a perder o contacto furto também de um toque menos correcto por parte de um piloto que o nosso Campeão tratou de retribuir...!
As últimas voltas foram de grande disputa onde o piloto Paulo Sampaio que seguiu sempre em 4.º foi alcançado e mais lento fez tudo para se defender, até que na última volta foi abalroado pelo piloto que fez assim a 5ª penalização.
Com isto, P. Sousa terminou na 4ª posição, uma clara recompensa à corrida de trás para a frente que encetou.
P. Soares muito lutou mas não teve kart e levou penalização de 10 segundos pela "retribuição" e P. Barandela foi último.
Quando já festejavamos o apuramento de P. Sousa eis que parece a seu penalização de 10 segundos! Reclamamos, pois ninguém viu esse suposto toque mas não tivemos a mesma "sorte" de outras equipas que viram as suas penalizações serem retiradas.
Num clima de sentimento de injustiça, restava-nos em prova J. Pérola e T. Sousa que correriam juntos na 3ª Meia-Final.
Na 1ª Meia-Final esteve P. Cunha que saído da 20ª e última posição (fase em que já não existem treinos) conseguiu ainda assim somar pontos para a IKE pela sua 17ª posição numa corrida onde esteve como sempre muito "certinho".
Chegada a 3ª Meia-Final já de noite e com pouca iluminação, T. Sousa e J. Pérola saíam juntos das 13ª e 14ª posições, respectivamente.
Um lugar histórico na Final B estava demasiado perto para não acreditar.
O 12.º lugar dava o último lugar de acesso a essa final e foi com esse objectivo que no início do dia parecia tão remoto com que os Pistonianos se lançaram à corrida.
J. Pérola saindo de fora largou melhor e colocou-se na frente de T. Sousa. Durante as 1ªs voltas o mais velho dos Sousa ainda se manteve na luta, mas mais à frente foi perdendo "a corda"...
J. Pérola mantinha-se a uma posição do apuramento e incentivado pelos seus colegas que estavam de fora percebia que podia chegar lá. A sensivelmente a meio da corrida subiu ao 12.º posto que lhe dava acesso à dita Final. Colado ao 11.º classificado, P. Vidinha da UM Karting, nunca conseguiu a ultrapassagem dado a uma condução defensiva exímia. Na derradeira volta, o nosso Pistoniano viu-se ultrapassado por um piloto ORMEI e perdeu assim aquilo que nunca chegou a ganhar...
Ainda esperou-se as penalizações de outros pilotos mas mais uma vez no campo das penalizações nada nos favoreceu, bem pelo contrário.
T. Sousa terminou com 3 pilotos atrás de si e a VMR foi tal como a de J. Pérola de 58.3...
Contas finais, creio que este 12.º lugar final é melhor que o de ano passado.
Com um piloto a menos, alguns "azares" pelo meio, e uma Final B a uma recta de distância, considero, como Organizador da LPT e não como piloto, que tivemos uma prestação positiva.
Ficar à frente de 2 grupos com bem mais experiência que a nossa é algo que nos deve deixar ansiosos pelas próximas edições.
Tenho que destacar o espírito de grupo que criamos e que não vi extensível a outras equipas.
Depois prevejo uma 11ª Edição onde estarão de facto os 6 melhores pilotos LPT da época que agora começou.
Desta forma, despeço-me traçando desde já os objectivos para a 11ª Edição da TIT:
- Lugar final no Top 10, pelo menos 4 pilotos nas Meias-finais e 2 pilotos na Final B.
Para a história fica,
http://www.intertrofeus.com/forum/forum_posts.asp?TID=594
Saudações Pistonianas,
JP
Numa manga recheada de pilotos conceituados não teve vida fácil e conseguiu um 12.º lugar na grelha, aquém do esperado.
No entanto, todos conhecemos a competitividade de P. Soares e mesmo com um kart sem grande "ponta" nunca baixou os braços e lutou até à última volta pelo desejado apuramento directo. No entanto, esteve sempre envolvido num grupo de vários pilotos e terminou a manga na 14ª posição. A sua VMR foi rodada em 57.9...
A 5ª e última Manga de apuramento foi representada pelo nosso nº 2, P. Sousa.
Os treinos também cedo mostraram as dificuldades que o jovem piloto iria ter na corrida onde não conseguindo melhor que um 12.º lugar.
Ciente que poderia perfeitamente alcançar o 10.º lugar para a Meia-Final, o mais novo dos Sousas não conseguiu impor o ritmo a que já nos habituou e alvo de alguns toques subtis foi perdendo a hipótese do apuramento directo em que todos acreditavamos. Apesar de um VMR em 57.6... não foi além do 12.º lugar.
Na 1ª Manga de repescagem assistimos a uma fantástica prova do nosso amigo P. Cunha. Saído da 7ª posição da grelha depois de nova sessão de treinos, o Pistoniano a correr pela IKE cedo mostrou que estava na luta pelas 5 primeiras posições que davam a repescagem para as Meias-Finais.
Depois de ter subido uma posição, rodou muitas voltas em 6.º sempre colado no 5.º lugar onde seguia um piloto MC Kart. Finalmente viu o seu esforço compensado e ultrapassou-o conseguindo o lugar de acesso às Meias-Finais.
A 2ª Manga de Repescagem viu entrar os 3 Pistonianos que jogavam aí a última oportunidade de continuar na fase seguinte.
Os treinos mostraram as reais hipóteses dos nossos pilotos onde P. Sousa perdeu a Pole-Position na derradeira volta ficando na 2ª posição.
P. Soares conseguiu o 7.º posto e P. Barandela saía da 16.ª posição.
Esta fase coloca já pilotos com andamentos muito próximos, logo a tarefa não se avizinhava fácil.
A verdade é que P. Sousa não saiu bem e apertado por 2 pilotos desceu posições para fora das de apuramento. P. Soares arrancou bem como já nos habituou e chegou ao 6.º lugar, tendo inclusive ultrapassado P. Sousa. O grupo de pilotos que aspiravam o tão desejado 5.º lugar era denso e registavam-se alguns toques.
P. Sousa levou mesmo um que o colocou fora de pista, toque esse que foi alvo de penalização ao piloto António Bompastor da MC Kart. Registe-se que este piloto teve 5 penalizações nesta mesma corrida, algo só mesmo concebível num Comissariado de Pista inventado à última da hora representado por pilotos e organizadores em 5 pontos da pista. Obviamente que com um Comissariado experiente este piloto teria sido excluído a meio da prova, não estragando a corrida a 5 colegas.
Desta forma, P. Sousa foi atirado para as últimas posições onde esteve atrás de P. Barandela, que num gesto de incentivo abriu para P. Sousa retomar a luta.
Nesta fase, P. Soares ia rodando no grupo que lutava pelo 5.º lugar tendo passado pela 6ª e 7ª posição.
Incrivelmente e com a ajuda de um kart veloz, P. Sousa conseguiu retomar o grupo onde P. Soares mantinha-se com grande esforço e onde viria a perder o contacto furto também de um toque menos correcto por parte de um piloto que o nosso Campeão tratou de retribuir...!
As últimas voltas foram de grande disputa onde o piloto Paulo Sampaio que seguiu sempre em 4.º foi alcançado e mais lento fez tudo para se defender, até que na última volta foi abalroado pelo piloto que fez assim a 5ª penalização.
Com isto, P. Sousa terminou na 4ª posição, uma clara recompensa à corrida de trás para a frente que encetou.
P. Soares muito lutou mas não teve kart e levou penalização de 10 segundos pela "retribuição" e P. Barandela foi último.
Quando já festejavamos o apuramento de P. Sousa eis que parece a seu penalização de 10 segundos! Reclamamos, pois ninguém viu esse suposto toque mas não tivemos a mesma "sorte" de outras equipas que viram as suas penalizações serem retiradas.
Num clima de sentimento de injustiça, restava-nos em prova J. Pérola e T. Sousa que correriam juntos na 3ª Meia-Final.
Na 1ª Meia-Final esteve P. Cunha que saído da 20ª e última posição (fase em que já não existem treinos) conseguiu ainda assim somar pontos para a IKE pela sua 17ª posição numa corrida onde esteve como sempre muito "certinho".
Chegada a 3ª Meia-Final já de noite e com pouca iluminação, T. Sousa e J. Pérola saíam juntos das 13ª e 14ª posições, respectivamente.
Um lugar histórico na Final B estava demasiado perto para não acreditar.
O 12.º lugar dava o último lugar de acesso a essa final e foi com esse objectivo que no início do dia parecia tão remoto com que os Pistonianos se lançaram à corrida.
J. Pérola saindo de fora largou melhor e colocou-se na frente de T. Sousa. Durante as 1ªs voltas o mais velho dos Sousa ainda se manteve na luta, mas mais à frente foi perdendo "a corda"...
J. Pérola mantinha-se a uma posição do apuramento e incentivado pelos seus colegas que estavam de fora percebia que podia chegar lá. A sensivelmente a meio da corrida subiu ao 12.º posto que lhe dava acesso à dita Final. Colado ao 11.º classificado, P. Vidinha da UM Karting, nunca conseguiu a ultrapassagem dado a uma condução defensiva exímia. Na derradeira volta, o nosso Pistoniano viu-se ultrapassado por um piloto ORMEI e perdeu assim aquilo que nunca chegou a ganhar...
Ainda esperou-se as penalizações de outros pilotos mas mais uma vez no campo das penalizações nada nos favoreceu, bem pelo contrário.
T. Sousa terminou com 3 pilotos atrás de si e a VMR foi tal como a de J. Pérola de 58.3...
Contas finais, creio que este 12.º lugar final é melhor que o de ano passado.
Com um piloto a menos, alguns "azares" pelo meio, e uma Final B a uma recta de distância, considero, como Organizador da LPT e não como piloto, que tivemos uma prestação positiva.
Ficar à frente de 2 grupos com bem mais experiência que a nossa é algo que nos deve deixar ansiosos pelas próximas edições.
Tenho que destacar o espírito de grupo que criamos e que não vi extensível a outras equipas.
Depois prevejo uma 11ª Edição onde estarão de facto os 6 melhores pilotos LPT da época que agora começou.
Desta forma, despeço-me traçando desde já os objectivos para a 11ª Edição da TIT:
- Lugar final no Top 10, pelo menos 4 pilotos nas Meias-finais e 2 pilotos na Final B.
Para a história fica,
http://www.intertrofeus.com/forum/forum_posts.asp?TID=594
Saudações Pistonianas,
JP
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