15 janeiro 2012

Jorge R. estreia-se na LPT com uma vitória














O arranque da 3ª edição da LPT deu-se no IKF com a presença de apenas 12 pilotos ao contrário dos 15 esperados.
Às ausências esperadas de P. Lamas e Telmo R. juntaram-se as de Edgar M., Sílvio A. e P. Azevedo. 
Desta forma, Jorge R. foi a única cara nova nesta liga embora já conhecido de alguns pilotos de outras competições. 
Conhecedor exímio do traçado de Ribeirão precisou apenas de 10 voltas para obter a Pole-Position nos 6 minutos de treinos cronometrados ao rodar em 25.128.
P. Sousa foi o 2.º melhor nos treinos ao registar 25.761, quase o mesmo tempo que o 3.º melhor tempo de P. Soares - 25.765.

Dado o nº de pilotos abaixo do esperado foi aplicado o Modelo A de prova do regulamento de 2 mangas pontuáveis com inversão dos 8 primeiros na grelha da Manga 2.

Na Manga 1 Jorge R. não deu hipótese e foi vencedor destacado tendo sido na 28ª e última volta que obteve a VMR com 25.188. 
P. Sousa manteve o 2.º lugar do qual partiu tendo feito uma corrida tranquila e uma média final de 25.968 não tão distante quanto isso da de Jorge R. (25.626).
Duelo interessante foi o pela 3ª posição entre P. Soares e J. Pérola.
J. Pérola saído do 5.º lugar da grelha fez uma óptima partida e passou de imediato T. Sousa, colando-se à traseira de P. Soares onde esteve durante os 12 minutos da manga.
De facto, P. Soares não cometeu um único erro e dessa forma J. Pérola embora com um kart teoricamente mais forte não conseguiu em nenhum momento ultrapassar o campeão em título. As médias de ambos os pilotos são reveladoras do equilíbrio registado: 26.161 de P. Soares para 26.173 de J. Pérola.
Renhida foi também a disputa pela 5ª posição entre os Tiagos, ex-companheiros de equipa. T. Sousa levou a melhor atirando o adoentado Tiago S. para a 6ª posição. Também entre estes 2 pilotos as diferenças foram mínimas: 26.217 foi a média de T. Sousa para 26.227 de Tiago S..
P. Cunha que largou da 8ª posição foi 7.º classificado à frente do seu companheiro de equipa P. Barandela trocando dessa forma as posições obtidas na grelha de partida.
Eduardo R. estreante absoluto no IKF foi 9.º classificado à frente de Francisco S. 10.º classificado. O 11.º lugar foi para N. Ribeiro que embora também estreante neste traçado queixou-se da má condição do kart nº 3. A 12ª posição foi para R. Cabral.

A 2ª Manga prometia a competitividade habitual que a inversão da grelha para os 8 primeiros classificados gera, acrescida da dificuldade de ultrapassagem em traçado indoor principalmente quando se juntam vários pilotos.
Jorge R. saindo de 8.º, P. Sousa de 7.º e P. Soares de 6.º tinham 12 minutos para tentar chegar à frente. J. Pérola, T. Sousa e Tiago S. eram adversários com uma palavra a dizer e os Pata a Fundo que saíam da linha da frente podiam jogar em equipa.
Porém, a nova atribuição de karts alterou algumas previsões que a 1ª manga havia  ditado.
P. Barandela saído da Pole não teve kart para aguentar nas posições da frente e foi o seu companheiro P. Cunha que aguentou algumas voltas a liderança. 
P. Soares foi conseguindo subir posições tal como Jorge R., da mesma forma não o conseguiu P. Sousa. 
O campeão chegou ao 1.º lugar e aguentou essa posição nas voltas finais perante a pressão de Jorge R. que foi 2.º classificado. 
P. Cunha conseguiu o último lugar do pódio graças a uma corrida consistente dentro daquilo que tinha feito na 1º manga mas longe dos grupos que se formaram atrás.
Foram 6 os pilotos que estiveram envolvidos pela 4ª posição. T. Sousa foi quem conseguiu arrecadar esta posição depois de na tentativa de ultrapassagem de J. Pérola no gancho anterior à recta da meta ter conseguido manter-se por dentro no "S" e tendo Tiago S. aproveitado para ultrapassar J. Pérola. 
N. Ribeiro fez uma excelente recuperação saíndo da 11ª posição tendo-se adaptado rapidamente ao kart 9 envolvendo-se nessa luta juntamente com o seu companheiro de equipa E. Ribeiro e P. Sousa que estava claramente mais lento nesta manga. 
Uma nota especial para os irmãos Ribeiro (Eduardo e Nuno) que nunca tinham corrido no IKF e que conseguem ambos fazer uma volta no segundo 25.
Com a inevitabilidade dos toques, a corrida decorreu sem incidentes e com fair-play de todos os pilotos, inclusive daqueles que foram dobrados e demonstraram total atenção e facilitismo das manobras.
P. Barandela saído da Pole rodou cerca de 1,2 segundos mais lento que na Manga 1 e teve que se esforçar para não ser último conseguindo ficar à frente de Francisco S. (11.º) e R. Cabral (12.º). Nesta 2ª manga, R. Cabral apesar do último lugar foi mais rápido que Francisco S. e no auge do seu peso consegue a proeza de rodar em 26.749.
Destaque-se nesta manga que a diferença entre as médias do 3.º classificado P. Cunha e do 9.º P. Sousa foi de meros 0.213 segundos.













No somatório das mangas, a pontuação ficou distribuída da seguinte forma e é com esta classificação que os pilotos partem para a 2ª ronda: 

1.º Jorge R. 50 pontos
2.º P. Soares 41 
3.º P. Sousa 27
4.º P. Cunha 25
5.º J. Pérola 24
6.º T. Sousa 24
7.º Tiago S. 19
8.º N. Ribeiro 15
9.º E. Ribeiro 15
10.º P. Barandela 14
11.º Francisco S. 11
12.º R. Cabral 8

Relativamente ao Campeonato por Equipas, os Yellow Winner's sairam vencedores ao totalizar 60 pontos. Com apenas menos 9 segue o Boavista Kart Club com 51 e em 3.º os Pata a Fundo com 39 pontos. 
Antes da 2ª Ronda teremos os 6 melhores Pistonianos de 2010/11 a representar a LPT na prestigiada Taça Inter-Troféus (TIT) que já vai na sua 10ª edição.
Esta será apenas a 2ª participação da nossa liga que procurará em V. N. Poiares melhorar o honroso 12.º lugar de estreia conseguido ano passado em Braga.

Saudações Pistonianas,
JP

Sem comentários: