01 junho 2023

Luís I, Rei de Viana



Após 3 rondas cumpridas de edição 2023 da Liga Pistão, 3 vencedores diferentes. No Cabo do Mundo foi João Radi a vencer, seguiu-se Marco Silva na Batalha e, desta feita, foi Luís Duarte a conquistar a vitória na primeira ida do ano ao Kartódromo de Viana do Castelo.

Pistonianos



Na primeira das duas pré-finais de 16 pilotos que fizeram parte do programa, Hugo Carvalhido e Luís Duarte mostraram desde cedo que iria ser uma manhã colaborativa entre ambos: a fazer a qualificação em conjunto, Carvalhido fixou a pole em 58.461, à frente de Luís Duarte por apenas 0.039. Terceiro e quarto posicionados ficaram igualmente a menos de 0.1 do tempo mais rápido (Pedro Gil Moura a 0.080 e Rui Simões a 0.085). Num arranque algo atribulado, com Luís Duarte a obrigar Gil Moura a entrar “relva dentro” (que lhe valeu uma penalização de 5’ ao tempo final), a corrida foi uma repetição da qualificação. Carvalhido sempre na frente até ao cruzar da bandeira, com Luís Duarte a “empurrar”. Resultou tão bem que a vantagem final deste duo para o duo seguinte (Carlos Moreira e Gil Moura, por esta ordem) foi de mais de 7 segundos. Por 0.002 a VMR foi de Luís Duarte com 58.230.

A segunda qualificação da manhã foi tão disputada quanto a primeira. Mário Silva agarrou o primeiro lugar com 0.054 de vantagem sobre Pedro Nunes, ficando David Simões e Renato Bastos nos lugares seguintes e a menos de duas décimas do tempo mais rápido. A corrida, muitíssimo animada por sinal, fez virar estas posições. David Simões, dono da VMR (58.600), galgou dois lugares para ganhar a corrida a Mário Silva num “lado a lado” final com 0.031 de diferença. Pedro Nunes terminou em terceiro a 0.2, o estreante João Arada subiu de p6 a p4 a menos de 0.7 do vencedor e Renato Bastos fechou na quinta posição.

Invertendo-se face ao programa habitual, realizou-se primeiro a final principal. Mantendo o padrão do “vai à frente que eu empurro”, foi uma corrida de recuperação de Luís Duarte e Hugo Carvalhido que, à custa da inversão da grelha, saíram de trás e foram rapidamente galgando posições e tempo que os levaram a terminar com mais de 11 segundos de vantagem sobre o terceiro classificado. Desta feita a vitória ficou para Luís Duarte com Hugo Carvalhido na sua traseira (0.074), sendo Mário Silva o “primeiro dos outros” a acabar, em terceiro, e a encabeçar um grupo de 6 pilotos que terminaram todos com menos de 1 segundo de diferença. A VMR foi incrivelmente dividida pelo duo da liderança, com ambos a marcarem exatamente o mesmo tempo: 58.466.

Pódio final Vencedores

O muito jovem Dinis Almeida foi coroado como o último vencedor da manhã, na final aspirantes, depois de uma também bem rasgada e animada disputa com Marco Silva pela posição mais alta do pódio. O também jovem Afonso Pissarra conquistou uma merecida ida ao pódio depois de se superiorizar por menos de 0.1 ao experiente Toni Mota, radicado em França mas sempre disponível para visitar a Liga Pistão quando se encontra no seu país natal. Para além da vitória, Dinis também conquistou os pontos da VMR desta final com a sua melhor em 58.645.

Pódio final Aspirantes

Tudo somado foram 109.5 pontos para o grande vencedor da manhã, Luís Duarte. Superiorizou-se por 4 pontos a Hugo Carvalhido e por 12.5 a Mário Silva. Este último, em parelha com Tiago Monteiro, ganhou a Ronda por equipas (151), seguidos pela “reajustada” dupla Hugo Gil Marinho / Carlos Moreira (142) e por David Simões / Rui Simões (138). Luís Duarte sai assim de Viana com a liderança reforçada do campeonato individual. Por equipas, aproveitando a ausência de Eduardo Favilla, a família Simões assumiu o comando desta tabela.

Pódio geral individual Ronda 3

Pódio geral equipas Ronda 3

A Liga Pistão regressa em Maio para dobrar a metade do campeonato individual com a segunda visita ao kartódromo de Vila Nova de Paiva.

Sem comentários: