A quarta prova do campeonato individual LPT’23 visitou o Kartódromo de Vila Nova de Paiva e contou com a presença de 19 valentes Pistonianos, muitos deles repetentes na viagem até este destino após a abertura da temporada com a 1ª edição da Taça LPT.
Pódio geral individual Ronda 4 |
Como habitualmente, pelotão partido a metade e distribuído pelas duas pré-finais, com o início da manhã a ficar a cargo dos pilotos dos grupos A e C. O tricampeão Hugo Carvalhido marcou a primeira pole do dia com 1:02.819, cravando uma vantagem de 0.043 sobre Carlos Moreira. A segunda linha ficou para Pedro Gil Moura e Nicolau Rabaça a pouco mais de 3 décimas da liderança. A corrida foi disputada pelos pilotos que saíram das posições ímpares da grelha: Carvalhido manteve a liderança e Gil Moura recuperou para p2, fechando a menos de 1 segundo. Nicolau Rabaça também subiu um lugar, terminando em p3. A VMR ficou nas mãos do vencedor com 1:02.676, melhorando o tempo que lhe valeu a pole.
Para a pré-final BD entraram em pista 10 pilotos. Marco Silva, com vontade de repetir o brilharete que fez na Batalha, entrou a todo o gás com 1:03.074 e garantiu o melhor lugar da grelha com João Machado em p2, também a menos de 1 décima, tal como se verificou na primeira qualificação. Pela mesma ordem que foi montada a grelha foi também vista a bandeira de xadrez, mas aí com uma vantagem em pista superior a 2 segundos. David Simões terminou em p3 a praticamente 7 segundos. João Machado foi buscar 3 pts extra com a VMR desta corrida (1:03.090).
Em ambas as pré-finais a manhã foi dominada por dois karts: o 53 e o 55 … padrão que se repetiu nas corridas decisivas!! Pedro Soares com o 55 e Eduardo Ribeiro com o 53 fizeram p1 e p2, respetivamente, na Final Aspirantes com uma diferença de cerca de 2.5 segundos. Na Final Vencedores a ordem inverteu-se: ganhou o 53 conduzido por Nicolau Rabaça, “homem da casa” e estreante na LPT, ficando David Simões com o 55 em p2 (a praticamente 4 segundos). Hugo Gil Marinho e Renato Bastos terminaram em p3 das respetivas finais. A VMR foi obtida em ambas as corridas pelo kart 53: primeiro com Eduardo Ribeiro (1:03.527) e depois com Nicolau Rabaça (1:03.061).
Pódio final Aspirantes |
Pódio final Vencedores |
Fazendo valer os pontos da vitória da final principal aos quais juntou os da VMR, Nico Rabaça amealhou 103 pts durante a manhã que lhe selaram a vitória na Ronda. David Simões ficou em segundo com 96 e Marco Silva em terceiro com 94 pts. Por equipas, primeira vitória do ano para pai e filho Simões (140), seguidos por Renato Bastos/André Andrade (132).
Pódio geral equipas Ronda 4 |
Nas contas do campeonato individual, já com mais de meio campeonato cumprido e descartando as 4 piores pontuações, lidera Luís Duarte (ausente desta Ronda) com 248.5 pts que, na prática, se traduzem em apenas 3 de vantagem sobre Hugo Carvalhido (245.5). David Simões encontra-se em terceiro com 233. Por equipas, e também já considerando o descarte dos piores resultados “em comum”, as diferenças são igualmente residuais: Rui e David Simões têm uma vantagem de 3 pts sobre Renato Bastos e André Andrade (368 vs 365).
A próxima ronda da LPT será disputada no Kartódromo de Leiria em formato de Endurance 2H em dupla, na primeira de quatro provas desta tipologia que se irão realizar esta temporada.
Sem comentários:
Enviar um comentário