24 novembro 2012

Boavista Kart Club vencem a Prova por Equipas 2012














Foram 7 as equipas que estiveram presentes na Prova por Equipas da presente edição.
 
Destas apenas 4 pontuaram para o campeonato já que com algumas ausências alguns pilotos tiveram que formar equipa com novos colegas a fim de poderem participar nesta Ronda característica.
 
Assim, para além das equipas oficiais Yellow Winner's, Boavista Kart Club, Descarenados e BA Team, formaram-se as equipas "Dupla Ribeiro" com E. Ribeiro e Jorge R. a juntarem-se, "Cissé" com Sílvio A. e S. Guerra e "Os Cunhas" de P. Cunha e J. Cunha, o estreante na LPT.
 
Na sessão de treinos cronometrados de 10 minutos, os Boavista Kart Club mostraram que estavam com um andamento acima da média muito por força de um kart com um chassis em nada similar aos restantes, arrecadando a Pole-Position com uma marca de 45,42, menos cerca de 2 segundos que os 2ºs, a Dupla Ribeiro a fazer 47,34. Muito próximos ficaram Os Cunhas com 47,42 na 3ª posição da grelha.

No arranque dos 50 minutos de corrida, cedo o Boavisteiro P. Sousa fugiu para a lideraça isolada e sem contestação e a confusão instalou-se na luta pela 2ª posição logo na 2ª curva, 1º gancho à esquerda com vários pilotos a levarem toques e ficarem presos junto às protecções da pista, entre eles o Ribeiro Jorge que seguia em 2.º e o Cunha Pedro em 3.º lugar.
Com isto subiram de posição o Descarenado J. Pérola que assumiu provisoriamente a 2ª posição e o Yellow Winner Tiago S. que ascendeu à 3ª posição.
Neste 1.º turno de condução, o Cunha Pedro recuperou a 2ª posição e o Cissé Sílvio subiu ao 3.º lugar, tendo J. Pérola terminado o turno em 4.º lugar à frente de Tiago S. 5.º, Jorge R. 6.º e o BA Francisco S. em 7.º lugar.
 
Na 1ª troca de pilotos o Cunha José enganou-se na entrada em pista o que lhes fez perder a 2ª posição para equipa Cissé agora comandada por S. Guerra. Na luta pela 4ª posição seguiam agora o Yellow Winner P. Soares e o Descarenado Telmo R., seguido do Ribeiro Eduardo e o regressado BA P. Lamas.
T. Sousa foi aumentando a liderança dos Boavista KC e dobrando pilotos ao longo do seu turno.
 
Na entrada para o 3.º turno, reentraram os pilotos que haviam iniciado a prova e a única luta que se avizinhava era pela 4ª posição, entre os Yellow Winner's e os Descarenados. Apesar de uma boa condução defensiva de Tiago S. fruto de um kart com menos ponta, J. Pérola foi tentando a ultrapassagem até conseguir fazê-lo na parte exterior da pista, recuperando a 4ª posição para os Descarendados que não mais a largaram.

 
No 4.º e último turno P. Soares bem tentou a colagem a Telmo R. mas este manteve o 4.º lugar. Nas restantes posições tudo estava decidido pois as distâncias eram significativas e irrecuperáveis.
 
A volta Mais Rápida foi arrecadada perto do fim pelo mais velho dos Boavisteiros, T. Sousa, com 44,619, registo muito próximo do seu irmão P. Sousa - 44,64. O facto de ser o piloto mais pesado em pista com 94,3 kls, 17,6 kls a mais que o seu companheiro de equipa P. Sousa (76,7 kls), reforça a ideia de que o peso em indoor (pelo menos no KIVIkart) não é penalizador. 
 
Com isto os Boavista Kart Club somaram a pontuação máxima possível somente possível nesta prova com um total de 115 pontos para o campeonato.
 
A classificação e as pontuações ficaram então assim ordenadas:
 
1.º Boavista Kart Club - 115 pontos
2.º Cissé - 0
3.º Os Cunhas - 0
4.º Descarenados - 75
5.º Yellow Winner's - 55
6.º Dupla Ribeiro - 0
7.º BA Team - 40


Ao nível do Campeonato por Equipas os Yellow Winner's já eram os virtuais campeões. Após esta ronda os Boavista KC conquistaram a 2ª posição no Campeonato por Equipas e para a 3ª posição final estão agora 3 equipas com reais aspirações: Pata a Fundo, Xanxos Team e Descarenados.
 
Destacando as performances por equipa no que concerne a VMR e Média (retira-se a melhor e a pior volta de cada piloto):

VMR
 
Boavista KC - 44,619 (T. Sousa)
Cissé - 45,393 (S. Guerra)
Os Cunhas - 45,950 (P. Cunha)
Dupla Ribeiro - 46,109 (Jorge R.)
Descarenados - 46,785 (Telmo R.)
Yellow Winner's - 47,14 (Tiago S.)
BA Team - 47,437 (P. Lamas)
 
Média
 
Boavista KC - 45,45 (P. Sousa)
Cissé - 46,06 (S. Guerra)
Os Cunhas - 46,78 (J. Cunha)
Dupla Ribeiro - 47,16 (Jorge R.)
Descarenados - 47,57 (J. Pérola)
Yellow Winner's - 47,71 (P. Soares)
BA Team - 48,02 (P. Lamas)


Uma palavra de destaque para 3 pilotos que primaram pela "regularidade" de andamento. Apurando a diferença entre a sua VMR e a Média, Sílvio A. destacou-se com uma diferença de 0,47 entre estas marcas. Da mesma forma o fizeram P. Soares e J. Pérola com 0,54 e 0,55 respectivamente.
 
Estamos agora a menos de 30 dias da consagração final.
A Ronda 10 será a última desta renhida 3ª edição e terá lugar em kartódromo indoor ao contrário de ano passado (Oiã), voltando a LPT às suas origens.
Contamos com todos os pilotos e acompanhantes da LPT para fazermos a festa no dia 23 de Dezembro.

Saudações Pistonianas,
JP

Sem comentários: