12 dezembro 2012

Antevisão da Ronda Final




Aproxima-se a última corrida da 3ª edição da LPT.

Depois da 1ª edição ter sido vencida por Carlos Gomes, a 2ª edição foi ganha pelo ainda campeão em título, P. Soares.
Perfila-se então a possibilidade de pela 1ª vez um pistoniano revalidar o título. Mas tal como no ano passado a decisão ficará para a última corrida.
P. Sousa vendeu caro esse lugar na ronda final em Oiã. Este ano é o estreante Jorge R. que certamente irá fazer o mesmo.

A vantagem de P. Soares de 3 pontos sobre Jorge R. é meramente virtual. Com 10 pontos para "deitar fora" e Jorge R. sem pontos para abdicar dada a sua desistência na 2ª manga do KIV1, são na realidade 7 pontos de desvantagem que P. Soares tem sobre Jorge R..
Portanto, com 30 pontos possíveis a vitória pode não chegar ao actual campeão. Atendendo que Jorge R. termina em 2.º lugar, esses 5 pontos não serão suficientes para P. Soares renovar o título. 
Aqui os 2 pontos do prémios Pole-Position e os 3 pontos da Volta Mais Rápida poderão ser decisivos. 
Poderá inclusive registar-se um cenário de empate, caso P. Soares vença e arrecade a Pole e Jorge R. termine em 2.º lugar ficando a VMR para um outro piloto. Neste cenário ficariam ambos com 312 pontos e o campeão seria P. Soares por totalizar um maior número de vitórias.

Como se vê, a Liga PisTão não tem menos emoção que a Fórmula 1! Temos luta Vettel/Alonso à nossa escala :) 

Cenários à parte, perfilam-se outras disputas.

P. Sousa que ano passado lutou até ao fim pelo título de campeão, este ano com a entrada do experiente Jorge R. passou a ter que se preocupar com um não menos honroso 3.º lugar final. Esta posição não está ainda assegurada dado que P. Cunha poderá ainda ter uma palavra a dizer. No entanto, são 15 pontos de diferença que apenas perante um descalabro do piloto P. Sousa poderão ser anulados.
Uma nota para o facto de P. Sousa ser o único dos 6 pilotos que ocupam os primeiros lugares que este ano não subiu ao mais alto lugar do pódio. Certamente irá dar tudo o que tem na última corrida para o conseguir.

Em aberto está também o 7.º lugar final entre N. Ribeiro e T. Sousa. Com os pontos a deitar fora, N. Ribeiro vai para a última corrida com apenas 2 pontos de vantagem sobre T. Sousa.

Da mesma forma o seu irmão e companheiro de equipa E. Ribeiro parte com meros 3 pontos de vantagem sobre Telmo R.. Em jogo está aqui um lugar no Top 10 final.

O 12.º lugar também terá direito a disputa. São 5 os pilotos com possibilidades de atingir essa posição. P. Lamas, S. Guerra, Edgar M., Francisco S. e J. Almeida podem qualquer um deles terminar entre a 12ª e 16ª posições. 

Faltam (penosos) 10 dias.
JP
  

Sem comentários: