01 novembro 2012

P. Soares vence Ronda 8 marcada por toques e desistências

Pódio final provisório da R8 - KIVIkart outdoor





O traçado outdoor do KIVIkart afinal foi alvo de estreia para poucos pistonianos.

P. Soares conseguiu a Pole-position por meros 0.032 à frente de Jorge R.
Tiago S. e P. Sousa seguiram-se com tempos muito próximos, assim como P. Cunha, S. Guerra e o estreante na pista N. Ribeiro com um bom 7.º lugar na grelha.

A Manga 1 não foi uma corrida particularmente emotiva.
P. Soares liderou durante as 17 voltas, inicialmente com alguma pressão do opositor directo no Campeonato Jorge R., mas à medida que os minutos passaram conseguiu ganhar uma vantagem que no final sagrou-se nuns confortáveis 6 segundos.
Tiago S. largou bem e manteve o 3.º posto mas à 2ª volta o kart cedeu e teve que entrar nas boxes para fazer a substituição atirando-o irremediavelmente para a última posição.
Com isto beneficiou P. Cunha que ultrapassou logo de início o seu directo adversário na luta pelo 3.º lugar do campeonato - P. Sousa - assumindo na corrida essa posição que conseguiu manter até ao fim, sempre bem vigiado por P. Sousa que ficou na 4ª posição a pouco mais de 1 segundo.
A 5ª posição pertenceu a S. Guerra durante grande parte da corrida. T. Sousa que saiu de 7.º, ultrapassou N. Ribeiro à 3ª volta e partiu na perseguição do 5.º posto. 
Nessa mesma volta também P. Barandela passou N. Ribeiro e subiu à 7ª posição temporariamente.
Entretanto J. Pérola que saiu do 12.º e último lugar era 9.º classificado, seguindo-se J. Almeida e Telmo R..
Sensivelmente a meio da corrida N. Ribeiro conseguiu ultrapassar P. Barandela e recuperar o 7.º lugar e terminou a prova em crescendo aproximando-se de S. Guerra que foi 6.º classificado, ultrapassado por T. Sousa que a 4 voltas do fim conseguiu alcançar a 5ª posição.
P. Soares fez a Volta Mais Rápida com 43.215, seguido por Jorge R. com 43.597 e 4 pilotos no mesmo décimo de segundo: P. Sousa (43.772), P. Cunha (43.794), N. Ribeiro (43.798) e T. Sousa (43.799).
De referir que por lapso da organização da SKC esta manga teve a duração de apenas 12 minutos e não 15 como acordado, tendo portanto 17 voltas ao invés das 20 voltas da manga 2.

A 2ª Manga colocou P. Barandela na Pole e N. Ribeiro a seu lado.
S. Guerra e T. Sousa partilharam a 2ª fila da grelha e tinham a difícil tarefa de aguentar atrás de si os 4 mais rápidos da 1ª manga.
Logo no 1.º gancho à direita S. Guerra ultrapassa T. Sousa com um ligeiro toque que coloca este piloto fora da trajectória ideal. Com um kart "difícil" (o de J. Pérola da 1ª manga) T. Sousa desceu de 4.º para 7.º na 1ª volta. Entretanto, P. Cunha era 4.º, Jorge R. 5.º e P. Sousa 6.º classificados. J. Pérola tinha passado P. Soares e subia a 8.º e Tiago S. seguia em 10.º ultrapassando Telmo R. e J. Almeida que também haviam trocado de posição entre si.
Na volta seguinte Jorge R. ultrapassou P. Cunha e ascendeu a 4.º ao mesmo tempo que P. Soares também ultrapassou J. Pérola e T. Sousa colocando-se na 7ª posição logo atrás de P. Sousa.
Foi nesta volta que ocorreu o 1.º incidente com J. Pérola à saída da 1ª curva a tocar forte no kart de T. Sousa tendo este piloto saído de pista e abandonado de seguida.
Na volta seguinte N. Ribeiro chega à liderança ultrapassando P. Barandela na mesma altura em que Jorge R. sobe ao 3.º lugar por troca com S. Guerra.
P. Barandela perde 2 posições na mesma curva para Jorge R. e S. Guerra e da mesma forma que N. Ribeiro perde a liderança e 2 posições para estes mesmos 2 pilotos na abordagem ao 1.º gancho, decorriam ainda apenas 3' de prova.
Decorrido 1/3 da corrida as posições era as seguintes:
1.º Jorge R., 2.º S. Guerra, 3.º P. Cunha, 4.º P. Soares, 5.º P. Sousa, 6.º N. Ribeiro, 7.º J. Pérola, 8.º Tiago S., 9.º P. Barandela, 10.º J. Almeida e 11.º Telmo R..
Ao minuto 6' P. Soares ultrapassa P. Cunha e ascende à 3ª posição. Na volta seguinte J. Pérola ultrapassa N. Ribeiro e sobe para 6.º lugar.
Sensivelmente a meio da corrida P. Soares na abordagem ao "S" ultrapassa S. Guerra mas falha a travagem e vai embater forte em Jorge R. que liderava. Decidiu ceder novamente a posição a Jorge R. mas P. Cunha que seguia em 4.º ultrapassou S. Guerra na mesma altura assim como P. Soares, ascendendo à 2ª posição.
Com isto as posições do grupo da frente ficaram ordenadas desta forma: Jorge R., P. Cunha, S. Guerra, P. Soares e P. Sousa.
Mais atrás Tiago S. subiu para 6.º, N. Ribeiro era 7.º e J. Pérola descia para o 8.º lugar.
Perto dos 2/3 de corrida P. Cunha assumiu a liderança da 2ª manga para não mais a largar através de uma manobra bem estudada na abordagem à recta que antecede o "S" dos 3 ganchos ultrapassando Jorge R. na chegada ao 1.º desses ganchos.
J. Pérola recupera o 7.º lugar ultrapassando N. Ribeiro novamente enquanto que numa corrida de trás para a frente (partiu de 12.º) Tiago S. aproximava-se do quinteto da frente. 
P. Soares consegue ultrapassar S. Guerra na curva de entrada para a recta interior e assume o 3.º lugar e logo de seguida na chegada ao 1.º gancho do "S" P. Sousa tenta a ultrapassagem a S. Guerra embatendo na lateral do seu kart. Querendo ceder novamente a passagem, S. Guerra fez sinal para este continuar na sua frente e Tiago S. aproveitou para ultrapassar S. Guerra também e seguir colado a P. Sousa que ascendia à 4ª posição.
À 16ª volta P. Soares volta a ultrapassar Jorge R. no mesmo gancho onde embateram da 1ª vez e os karts voltaram a colidir na lateral com menor impacto desta vez, queixando-se ambos do sucedido. P. Soares ganhou posição e voltou a cedê-la a Jorge R., mas na saída da recta e chegada ao 1.º gancho da pista à direita à 17ª volta, P. Soares mete por dentro e ultrapassa sendo que Jorge R. gesticula o seu desagrado e abandona a corrida.
Na mesma volta S. Guerra decide abandonar também a corrida e a 2ª manga termina com a vitória de P. Cunha, seguido de P. Soares e P. Sousa.
Note-se que esta manga foi mais lenta e apenas os 4 primeiros classificados rodaram no segundo 43.

No final da corrida foram feitas 2 reclamações de incidentes ao Organizador, a saber:
- Jorge R. sobre P. Soares;
- T. Sousa sobre J. Pérola. 

A classificação final é portanto provisória e ficou ordenada da seguinte forma:

1.º P. Soares 50 pontos
2.º P. Cunha 41 
3.º P. Sousa 29
4.º Jorge R. 20
5.º N. Ribeiro 19
6.º J. Pérola 18
7.º Tiago S. 17
8.º P. Barandela 17
9.º J. Almeida 14
10.º Telmo R. 12
11.º T. Sousa 11
12.º S. Guerra 10

Por equipas venceu a Yellow Winner's com 67 pontos consolidando a liderança deste campeonato.
Os Pata a Fundo foram 2.ºs com 58 pontos e o Boavista Kart Club ficaram em 3.º lugar com 40 pontos.
Seguiram-se a Xanxos Team com 34 pontos, os Descarenados com 30 e a MC Safety Kleen desta vez desfalcada somando 19 pontos.

Na classificação geral individual P. Soares é agora o líder com 23 pontos de vantagem sobre Jorge R.
Na luta pela último lugar do pódio P. Sousa leva 12 pontos de vantagem sobre P. Cunha para a última ronda e Tiago S. 17 sobre J. Pérola na luta pelo 5.º lugar final.
O 7.º lugar está em disputa entre os pilotos N. Ribeiro, T. Sousa e P. Barandela e o 10.º lugar que pertence a E. Ribeiro ainda pode ser alcançado por Telmo R..
A 12ª posição está ao alcance de 5 pilotos com uma percentagem reduzida de participações, ou por terem entrado a meio da época ou por não participações, são eles: Edgar M., P. Lamas, S. Guerra, Francisco S. e J. Almeida.
Volto a relembrar que no final será retirada a pior classificação em corrida/manga.

A Ronda 9 será a Prova por Equipas.
Esta será a 3ª prova deste género depois de ano passado termos realizado excepcionalmente 2 provas, uma no IKF e outra no IKE.
Os Yellow Winner´s têm o título nas mãos mas vão certamente procurar demonstrar a sua supremacia nesta prova particular.
Disputado está o 2.º lugar que cairá no final para uma das seguintes equipas: Pata a Fundo, Boavista Kart Club ou Xanxos Team.
O 5.º lugar final por equipas também será disputado entre os Descarenados e a MC Safety Kleen.
O mais certo é que as decisões fiquem mesmo para a Ronda final, a nº 10.
Recorde-se que nesta prova podem participar equipas "fictícias" que não somarão pontos para o campeonato.

Saudações Pistonianas,
JP

Sem comentários: