30 janeiro 2012

Liga PisTão repete na 10ª edição da TIT o 12.º lugar alcançado em 2011



A equipa LPT apresentou-se em Poiares com apenas 5 pilotos para disputar a 10ª Edição da Taça Inter Troféus.
Numa competição onde estão representados os melhores pilotos de karting amador a nível nacional e onde algumas equipas possuem 10 edições de experiência, os Pistonianos partiam cientes da dificuldade em fugir ao último lugar entre as 14 equipas presentes.
Recordo que esta foi apenas a nossa 2ª participação e pilotos repetentes apenas J. Pérola, P. Barandela e P. Soares.
Os irmãos Sousa levavam a experiência da Resistência de 2 Horas juntamente com P. Soares e não iam para a pista "às escuras".

Prontamente o Pistoniano P. Soares tratou de fazer uma volta a pé de reconhecimento do traçado explicando aos desconhecedores do traçado J. Pérola e P. Barandela dos pontos críticos da pista, começando aqui um espírito de grupo que foi crescendo ao longo do dia.

O sorteio ditou que seria o 3.º piloto LPT na pessoa de J. Pérola o 1.º a correr.
Juntamente nesta 1ª manga de apuramento corria o nosso Pistoniano "emprestado" ao IKE, P. Cunha, também já conhecedor da pista.
Na sessão de treinos cronometrados e com 18 pilotos em pista, J. Pérola conseguiu fugir às últimas filas e largou de 14.º, ao passo que P. Cunha conseguiu o 8.º melhor tempo.
Sabiamos que só os 10 primeiros se apuravam directamente para as Meias-Finais e que nada estaria perdido pois teríamos sempre as Mangas de Repescagem.
No entanto, dotado de um kart equilibrado J. Pérola arrancou bem e subiu uma posição. Em mangas de 15 minutos tem que se arriscar mas as 1ªs voltas são sempre complicadas com muitos pilotos a tentar subir posições. O nosso piloto foi mantendo-se na luta e a dada altura estabilizou-se no 12.º posto. Nessa altura começou a ver metros à frente o colega P. Cunha que sabia tinha partido bem à frente e sem saber que posição ocupava começou a acreditar no apuramento. Conseguiu colar-se ao grupo onde seguiam à frente de P. Cunha o 10.º e 9.º classificados muito próximos. Na derradeira volta, na zona F "SS de Senna" que antece a entrada para a recta da meta, P. Cunha ultrapassou os 2 pilotos e logo a seguir um deles fez "calçadeira" do seu kart atirando-o para fora da pista. Nessa embrulhada J. Pérola conseguiu esgueirar-se e terminar na 9ª posição que lhe deu o apuramento directo para a Meia-Final.
P. Cunha foi prejudicado pois embora o piloto que lhe embateu tenha tido uma penalização de 10 segundos e não se tenha apurado o 13.º lugar de P. Cunha não lhe deu o apuramento.
J. Pérola conseguiu fazer a sua VMR em 57.6..., e as coisas pareciam estar a começar bem para as nossas cores.

Na Manga de Apuramento 2 entrou o nosso 4.º piloto, T.  Sousa.
Com uma sessão de treinos de alto nível conseguiu um excelente 5.º lugar na grelha de partida. 
Foi nessa posição que conseguiu manter-se uma série de voltas mas ao longo da corrida não conseguiu aguentar o ritmo e perdeu 3 posições terminando num excelente 8.º lugar que dava o 2.º apuramento directo para as Meias-Finais para a nossa equipa.
A sua VMR foi de 57.8... e 2.º o Prof. Domingos Machado da equipa MC Kart podia ter sido melhor não fosse o "exagero" com que saía da recta da meta para a 1ª curva.

Manga 3 de apuramento, entrava em cena o nosso 5.º piloto, P. Barandela.
Os treinos foram o 1.º contacto com a pista e não evitou um peão na difícil curva Prost. Ainda assim não foi o último na grelha.
Durante a corrida percebeu-se que o kart não era dos mais eficientes mas ainda assim chegou a rodar várias voltas em 16.º à frente do conceituado João Brites (sénior) com alguma vantagem. Apesar de ter voltado a fazer um peão desta feita na abordagem da curva F, uma série de pilotos também se envolveram em toques e consequentes saídas de pista, tendo o nosso piloto terminado na 15ª posição, registando a sua VMR em 58.4...

O Campeão LPT entrou em pista para correr na 4ª manga de apuramento.
Numa manga recheada de pilotos conceituados não teve vida fácil e conseguiu um 12.º lugar na grelha, aquém do esperado.
No entanto, todos conhecemos a competitividade de P. Soares e mesmo com um kart sem grande "ponta" nunca baixou os braços e lutou até à última volta pelo desejado apuramento directo. No entanto, esteve sempre envolvido num grupo de vários pilotos e terminou a manga na 14ª posição. A sua VMR foi rodada em 57.9...

A 5ª e última Manga de apuramento foi representada pelo nosso nº 2, P. Sousa.
Os treinos também cedo mostraram as dificuldades que o jovem piloto iria ter na corrida onde não conseguindo melhor que um 12.º lugar.
Ciente que poderia perfeitamente alcançar o 10.º lugar para a Meia-Final, o mais novo dos Sousas não conseguiu impor o ritmo a que já nos habituou e alvo de alguns toques subtis foi perdendo a hipótese do apuramento directo em que todos acreditavamos. Apesar de um VMR em 57.6... não foi além do 12.º lugar.

Na 1ª Manga de repescagem assistimos a uma fantástica prova do nosso amigo P. Cunha. Saído da 7ª posição da grelha depois de nova sessão de treinos, o Pistoniano a correr pela IKE cedo mostrou que estava na luta pelas 5 primeiras posições que davam a repescagem para as Meias-Finais.
Depois de ter subido uma posição, rodou muitas voltas em 6.º sempre colado no 5.º lugar onde seguia um piloto MC Kart. Finalmente viu o seu esforço compensado e ultrapassou-o conseguindo o lugar de acesso às Meias-Finais.

A 2ª Manga de Repescagem viu entrar os 3 Pistonianos que jogavam aí a última oportunidade de continuar na fase seguinte.
Os treinos mostraram as reais hipóteses dos nossos pilotos onde P. Sousa perdeu a Pole-Position na derradeira volta ficando na 2ª posição.
P. Soares conseguiu o 7.º posto e P. Barandela saía da 16.ª posição.
Esta fase coloca já pilotos com andamentos muito próximos, logo a tarefa não se avizinhava fácil.
A verdade é que P. Sousa não saiu bem e apertado por 2 pilotos desceu posições para fora das de apuramento. P. Soares arrancou bem como já nos habituou e chegou ao 6.º lugar, tendo inclusive ultrapassado P. Sousa. O grupo de pilotos que aspiravam o tão desejado 5.º lugar era denso e registavam-se alguns toques.
P. Sousa levou mesmo um que o colocou fora de pista, toque esse que foi alvo de penalização ao piloto António Bompastor da MC Kart. Registe-se que este piloto teve 5 penalizações nesta mesma corrida, algo só mesmo concebível num Comissariado de Pista inventado à última da hora representado por pilotos e organizadores em 5 pontos da pista. Obviamente que com um Comissariado experiente este piloto teria sido excluído a meio da prova, não estragando a corrida a 5 colegas.
Desta forma, P. Sousa foi atirado para as últimas posições onde esteve atrás de P. Barandela, que num gesto de incentivo abriu para P. Sousa retomar a luta.
Nesta  fase, P. Soares ia rodando no grupo que lutava pelo 5.º lugar tendo passado pela 6ª e 7ª posição.
Incrivelmente e com a ajuda de um kart veloz, P. Sousa conseguiu retomar o grupo onde P. Soares mantinha-se com grande esforço e onde viria a perder o contacto furto também de um toque menos correcto por parte de um piloto que o nosso Campeão tratou de retribuir...!
As últimas voltas foram de grande disputa onde o piloto Paulo Sampaio que seguiu sempre em 4.º foi alcançado e mais lento fez tudo para se defender, até que na última volta foi abalroado pelo piloto que fez assim a 5ª penalização.
Com isto, P. Sousa terminou na 4ª posição, uma clara recompensa à corrida de trás para a frente que encetou.
P. Soares muito lutou mas não teve kart e levou penalização de 10 segundos pela "retribuição" e P. Barandela foi último.
Quando já festejavamos o apuramento de P. Sousa eis que parece a seu penalização de 10 segundos! Reclamamos, pois ninguém viu esse suposto toque mas não tivemos a mesma "sorte" de outras equipas que viram as suas penalizações serem retiradas.
Num clima de sentimento de injustiça, restava-nos em prova J. Pérola e T. Sousa que correriam juntos na 3ª Meia-Final.

Na 1ª Meia-Final esteve P. Cunha que saído da 20ª e última posição (fase em que já não existem treinos) conseguiu ainda assim somar pontos para a IKE pela sua 17ª posição numa corrida onde esteve como sempre muito "certinho".

Chegada a 3ª Meia-Final já de noite e com pouca iluminação, T. Sousa e J. Pérola saíam juntos das 13ª e 14ª posições, respectivamente.
Um lugar histórico na Final B estava demasiado perto para não acreditar.
O 12.º lugar dava o último lugar de acesso a essa final e foi com esse objectivo que no início do dia parecia tão remoto com que os Pistonianos se lançaram à corrida.
J. Pérola saindo de fora largou melhor e colocou-se na frente de T. Sousa. Durante as 1ªs voltas o mais velho dos Sousa ainda se manteve na luta, mas mais à frente foi perdendo "a corda"...
J. Pérola mantinha-se a uma posição do apuramento e incentivado pelos seus colegas que estavam de fora percebia que podia chegar lá. A sensivelmente a meio da corrida subiu ao 12.º posto que lhe dava acesso à dita Final. Colado ao 11.º classificado, P. Vidinha da UM Karting, nunca conseguiu a ultrapassagem dado a uma condução defensiva exímia. Na derradeira volta, o nosso Pistoniano viu-se ultrapassado por um piloto ORMEI e perdeu assim aquilo que nunca chegou a ganhar...
Ainda esperou-se as penalizações de outros pilotos mas mais uma vez no campo das penalizações nada nos favoreceu, bem pelo contrário.
T. Sousa terminou com 3 pilotos atrás de si e a VMR foi tal como a de J. Pérola de 58.3...

Contas finais, creio que este 12.º lugar final é melhor que o de ano passado.
Com um piloto a menos, alguns "azares" pelo meio, e uma Final B a uma recta de distância, considero, como Organizador da LPT e não como piloto, que tivemos uma prestação positiva.
Ficar à frente de 2 grupos com bem mais experiência que a nossa é algo que nos deve deixar ansiosos pelas próximas edições.

Tenho que destacar o espírito de grupo que criamos e que não vi extensível a outras equipas.
Depois prevejo uma 11ª Edição onde estarão de facto os 6 melhores pilotos LPT da época que agora começou.

Desta forma, despeço-me traçando desde já os objectivos para a 11ª Edição da TIT:
- Lugar final no Top 10, pelo menos 4 pilotos nas Meias-finais e 2 pilotos na Final B.

Para a história fica,

http://www.intertrofeus.com/forum/forum_posts.asp?TID=594

Saudações Pistonianas,
JP

26 janeiro 2012

Equipa LPT validada para a TIT












Com algum atraso e ainda sem regulamento a 10ª Edição da Taça Inter Troféus lá se vai realizar. Quando alguns julgavam já ser difícil tal acontecer a Comissão Organizadora da TIT foi contrariando as previsões dos mais cépticos e é já depois de amanhã que em V.N. de Poiares as cores da LPT serão defendidas com determinação.
O Organizador da LPT fez atempadamente o que lhe competia como se pode verificar no site da TIT em http://www.intertrofeus.com/forum/forum_posts.asp?TID=585

Grupos inscritos na 10ª Edição da Taça Inter Troféus
(ordenados por data de inscrição)

RedLine Cup
Grupo Desportivo Santander Totta
Liga PisTão

Ordem dos Engenheiros
Kartkup Margem Challenge
Troféu Kapa - Karting para Amigos
UM Karting
ORMEI
In Hoc Signo Vinces
Open MC Kart
Cavaleiros do Asfalto
Norte Karting Open / Kartbraga
Funkart
Troféu IKE
Clube Millennium BCP

Infelizmente, e tal como ano passado, a LPT não vai estar representada pelos 6 primeiros classificados da 2ª Edição.

O 3.º classificado Tiago S. por questões familiares não vai poder estar presente.

Recorrendo aos suplentes, o 7.º classificado Edgar M. também alegou motivos profissionais para a ausência, o 8.º P. Lamas continua lesionado e o 9.º C. Gomes também não se mostrou interessado.

Resta-nos o 10.º classificado - Francisco S. - que embora não conste da lista de inscritos (a ficha de inscrição só permite a inscrição de 3 suplentes) acreditamos irá ser autorizado a participar, aliás tal como o foi no ano passado.

Neste clima de incerteza, não vamos porém desmoralizados mas sim convictos que iremos mostrar a nossa evolução individual (e consequentemente colectiva) no último ano, fruto da competitividade crescente da nossa liga para a qual contribuem todos que correm nela.

Tal está patente na presença do Pistoniano P. Cunha na TIT representando a equipa Troféu IKE fruto do seu 7.º lugar conquistado nesse troféu de 6 corridas organizado pelo Indoor Karting Espinho.

Depois, os Pistonianos P. Soares, P. Sousa e T. Sousa (P. Cunha também) já demonstraram no sábado passado no Kartódromo de V.N. Poiares aquando a Resistência de 2 Horas que estão "on fire" para a TIT.

Desta forma, e segundo as normas da TIT estão escalonados os seguintes pilotos com a devida denominação na matriz da prova:

LPT1 - Pedro Soares
LPT2 - Pedro Sousa
LPT3 - João Pérola
LPT4 - T(iago) Sousa
LPT5 - Paulo Barandela
LPT6 - Francisco Santos
(?)

Vem apoiar a tua equipa.
Quem sabe no próximo ano estás tu a representá-la...

Saudações Pistonianas,
JP

15 janeiro 2012

Jorge R. estreia-se na LPT com uma vitória














O arranque da 3ª edição da LPT deu-se no IKF com a presença de apenas 12 pilotos ao contrário dos 15 esperados.
Às ausências esperadas de P. Lamas e Telmo R. juntaram-se as de Edgar M., Sílvio A. e P. Azevedo. 
Desta forma, Jorge R. foi a única cara nova nesta liga embora já conhecido de alguns pilotos de outras competições. 
Conhecedor exímio do traçado de Ribeirão precisou apenas de 10 voltas para obter a Pole-Position nos 6 minutos de treinos cronometrados ao rodar em 25.128.
P. Sousa foi o 2.º melhor nos treinos ao registar 25.761, quase o mesmo tempo que o 3.º melhor tempo de P. Soares - 25.765.

Dado o nº de pilotos abaixo do esperado foi aplicado o Modelo A de prova do regulamento de 2 mangas pontuáveis com inversão dos 8 primeiros na grelha da Manga 2.

Na Manga 1 Jorge R. não deu hipótese e foi vencedor destacado tendo sido na 28ª e última volta que obteve a VMR com 25.188. 
P. Sousa manteve o 2.º lugar do qual partiu tendo feito uma corrida tranquila e uma média final de 25.968 não tão distante quanto isso da de Jorge R. (25.626).
Duelo interessante foi o pela 3ª posição entre P. Soares e J. Pérola.
J. Pérola saído do 5.º lugar da grelha fez uma óptima partida e passou de imediato T. Sousa, colando-se à traseira de P. Soares onde esteve durante os 12 minutos da manga.
De facto, P. Soares não cometeu um único erro e dessa forma J. Pérola embora com um kart teoricamente mais forte não conseguiu em nenhum momento ultrapassar o campeão em título. As médias de ambos os pilotos são reveladoras do equilíbrio registado: 26.161 de P. Soares para 26.173 de J. Pérola.
Renhida foi também a disputa pela 5ª posição entre os Tiagos, ex-companheiros de equipa. T. Sousa levou a melhor atirando o adoentado Tiago S. para a 6ª posição. Também entre estes 2 pilotos as diferenças foram mínimas: 26.217 foi a média de T. Sousa para 26.227 de Tiago S..
P. Cunha que largou da 8ª posição foi 7.º classificado à frente do seu companheiro de equipa P. Barandela trocando dessa forma as posições obtidas na grelha de partida.
Eduardo R. estreante absoluto no IKF foi 9.º classificado à frente de Francisco S. 10.º classificado. O 11.º lugar foi para N. Ribeiro que embora também estreante neste traçado queixou-se da má condição do kart nº 3. A 12ª posição foi para R. Cabral.

A 2ª Manga prometia a competitividade habitual que a inversão da grelha para os 8 primeiros classificados gera, acrescida da dificuldade de ultrapassagem em traçado indoor principalmente quando se juntam vários pilotos.
Jorge R. saindo de 8.º, P. Sousa de 7.º e P. Soares de 6.º tinham 12 minutos para tentar chegar à frente. J. Pérola, T. Sousa e Tiago S. eram adversários com uma palavra a dizer e os Pata a Fundo que saíam da linha da frente podiam jogar em equipa.
Porém, a nova atribuição de karts alterou algumas previsões que a 1ª manga havia  ditado.
P. Barandela saído da Pole não teve kart para aguentar nas posições da frente e foi o seu companheiro P. Cunha que aguentou algumas voltas a liderança. 
P. Soares foi conseguindo subir posições tal como Jorge R., da mesma forma não o conseguiu P. Sousa. 
O campeão chegou ao 1.º lugar e aguentou essa posição nas voltas finais perante a pressão de Jorge R. que foi 2.º classificado. 
P. Cunha conseguiu o último lugar do pódio graças a uma corrida consistente dentro daquilo que tinha feito na 1º manga mas longe dos grupos que se formaram atrás.
Foram 6 os pilotos que estiveram envolvidos pela 4ª posição. T. Sousa foi quem conseguiu arrecadar esta posição depois de na tentativa de ultrapassagem de J. Pérola no gancho anterior à recta da meta ter conseguido manter-se por dentro no "S" e tendo Tiago S. aproveitado para ultrapassar J. Pérola. 
N. Ribeiro fez uma excelente recuperação saíndo da 11ª posição tendo-se adaptado rapidamente ao kart 9 envolvendo-se nessa luta juntamente com o seu companheiro de equipa E. Ribeiro e P. Sousa que estava claramente mais lento nesta manga. 
Uma nota especial para os irmãos Ribeiro (Eduardo e Nuno) que nunca tinham corrido no IKF e que conseguem ambos fazer uma volta no segundo 25.
Com a inevitabilidade dos toques, a corrida decorreu sem incidentes e com fair-play de todos os pilotos, inclusive daqueles que foram dobrados e demonstraram total atenção e facilitismo das manobras.
P. Barandela saído da Pole rodou cerca de 1,2 segundos mais lento que na Manga 1 e teve que se esforçar para não ser último conseguindo ficar à frente de Francisco S. (11.º) e R. Cabral (12.º). Nesta 2ª manga, R. Cabral apesar do último lugar foi mais rápido que Francisco S. e no auge do seu peso consegue a proeza de rodar em 26.749.
Destaque-se nesta manga que a diferença entre as médias do 3.º classificado P. Cunha e do 9.º P. Sousa foi de meros 0.213 segundos.













No somatório das mangas, a pontuação ficou distribuída da seguinte forma e é com esta classificação que os pilotos partem para a 2ª ronda: 

1.º Jorge R. 50 pontos
2.º P. Soares 41 
3.º P. Sousa 27
4.º P. Cunha 25
5.º J. Pérola 24
6.º T. Sousa 24
7.º Tiago S. 19
8.º N. Ribeiro 15
9.º E. Ribeiro 15
10.º P. Barandela 14
11.º Francisco S. 11
12.º R. Cabral 8

Relativamente ao Campeonato por Equipas, os Yellow Winner's sairam vencedores ao totalizar 60 pontos. Com apenas menos 9 segue o Boavista Kart Club com 51 e em 3.º os Pata a Fundo com 39 pontos. 
Antes da 2ª Ronda teremos os 6 melhores Pistonianos de 2010/11 a representar a LPT na prestigiada Taça Inter-Troféus (TIT) que já vai na sua 10ª edição.
Esta será apenas a 2ª participação da nossa liga que procurará em V. N. Poiares melhorar o honroso 12.º lugar de estreia conseguido ano passado em Braga.

Saudações Pistonianas,
JP

12 janeiro 2012

"5ª-feira"


A LPT apoia a (nova) música portuguesa

Quadros estatísticos após Ronda 1 @ IKF

Estatísticas acumuladas (3 edições)
Estatísticas 3ª Edição

Relação Karts/Pilotos @ IKF

Tabelas de Treinos e Corridas após Ronda 1 @ IKF















Nota: A média de cada corrida é obtida retirando a melhor e a pior volta.

Classificações após Ronda 1 @ IKF



04 janeiro 2012

3ª edição da LPT arranca no IKF


Estamos de regresso às emoções das corridas num ano de 2012 que promete maior competitividade na luta por todas as posições.
De facto, a chegada de novos pilotos foi fundamental para "apimentar" um campeonato já de si renhido e a formação obrigatória de novas parcerias é também um tónico crucial para um Campeonato por Equipas mais disputado.
Com um plantel de 17 pilotos residentes, deixando espaço para ex-pilotos que deixaram de correr com tanta assiduidade correrem quando assim lhes aprazir, estão reunidos os ingredientes para mais uma época de sucesso.

A LPT começa agora a ganhar reconhecimento exterior e alguns pilotos de outros campeonatos começam a mostrar interesse em participar na nossa liga. Não querendo recusar a entrada a ninguém, a prioridade continuará a ser "amigos que trazem amigos" pois sempre foi essa a génese desta competição. Todos os pistonianos começaram aqui (praticamente todos do zero) e estas raízes fazem-nos "vestir a camisola".
É também nosso intento aumentar as participações pistonianas em provas de resistência como forma de demonstrar o valor dos nossos pilotos, mas acima de tudo, promover um maior convívio entre nós. 
Como tal, teremos uma deslocação inédita à Galiza que certamente pela comitiva será a prova de como este grupo está a criar laços no meio da competição.

As principais novidades para este ano são a implementação do sistema de penalizações e o aumento do peso-referência para 85 quilos, sempre que possível.
Com estas duas medidas prevê-se que as diferenças sejam atenuadas e que tal se note volta a volta, colocando maior justiça tendo em conta o peso médio dos pilotos.
Por outro lado, as câmaras de vídeo serão certamente factores inibidores para manobras inconsequentes. Estou certo que a maturidade e respeito dos nossos pilotos serão os factores preponderantes para que os incidentes não aconteçam.

Como habitualmente a época inicia-se em traçado indoor.
Depois de na sua 1ª edição ter arrancado em Espinho e na 2ª em Viana do Castelo, esta 3ª edição terá início em Famalicão, no traçado de asfalto do IKF onde em 2011 a LPT estreou a Prova por Equipas.
Desta vez, é a título individual que cada um vai lutar pela melhor classificação possível não esquecendo de torcer pelo seu (novo) companheiro de equipa.

Realço as entradas de última hora de 3 caras novas na LPT: Os inexperientes P(aulo) Azevedo e Sílvio A(ugusto) e o calejadíssimo Jorge R(ibeiro) com quem de certo todos iremos aprender um pouco.

Ficam os dados essenciais para a 1ª ronda:

Local: Indoor Karting Famalicão
Dia: 8 Janeiro
Hora de encontro: 16h
Frota: Sodikart RX7/Honda 270cc
Modelo de prova:
 Grupo A - 6' Treinos + 12' Manga de apuramento
Grupo B: 6' Treinos + 12' Manga
(Intervalo 10')
Final Últimos - 12'
Final Primeiros - 12'

Lastro disponível: Placas de chumbo de 1 kg e 2,5 kgs.
Peso-referência: 80-85 Kgs 
Preço: 25€

Records
Nossos:
* 25.740, Peter's Power (3Abr11)
Outros:
* 24.748, Jorge Ribeiro (16Mar10)

Como Organizador e piloto da LPT fruto de experiências anteriores, aconselho aos pilotos que nunca correram neste traçado que aproveitem as promoções do IKF e façam pelo menos um "treino livre" de 10, 20 ou 30 minutos para não irem às escuras no domingo. Na verdade, 5 minutos de treinos é muito escasso para apanhar as trajectórias ideais da pista. 
Apelo também aos pilotos para que compareçam sem atrasos para procedermos aos sorteios dos grupos e pesagem dos pilotos atempadamente.

Até já,
JP