17 maio 2010

Resumo da 7ª prova @ Cabo do Mundo

Finda mais uma jornada da nossa liga e já com as tabelas classificativas apuradas, falta fazer uma síntese do que se passou ontém no Kartódromo do Cabo do Mundo.
Desta vez a chuva não apareceu e foi o sol que nos brindou com um belo final de tarde.
Bateu-se o record de presenças com 15 kartistas pela 1ª vez em prova. Tal motivou a divisão em 2 grupos tal como se previa já que a organização do Kartódromo CM tinha adiantado que a frota era composta por 14 karts (em condições até só estavam 12, confidenciou-me um funcionário).
Assim, tivemos que recorrer à já famosa roleta dos chineses (literalmente) para definir os Grupos A e B, sendo que, o A alinhou com 7 pilotos e o B com 8.
No 1º grupo a ir para a pista, Cepsa voltou a demonstrar um rápida adaptação aos traçados fazendo a melhor volta dos 5' de treinos do seu grupo em 55.067. É apenas a 3ª prova em que participa este ano e é a 3ª Pole da sua série que conquista. Logo atrás ficou Soares a apenas 0.069.
No arranque para a corrida, Júnior que saira da 2ª fila da grelha saiu disparado para a frente e manteve o 1.º lugar durante as 1ªs voltas muito pressionado por Cepsa. Desenganem-se os que pensam que estas largadas se devem apenas ao seu "peso-pluma" :) Entretanto, no 3º lugar seguia Soares e Barandela em 4.º tentando não perder contacto com os da frente. A luta entre Júnior e Cepsa foi muito bem aproveitada por Soares que entretanto havia deixado Barandela a alguns metros e colou-se aos 2 da frente. Nesta fase, atacou o 2.º lugar de Cepsa tendo-o conseguido momentâneamente, lugar esse que veria a perder novamente em seguida. Até ao final da prova, Cepsa manteve-se sempre no encalce de Júnior que se defendeu muito bem e venceu o Grupo A.
No que diz respeito ao Grupo B, os treinos cronometrados mostraram um andamento um pouco mais forte deste 2.º grupo com Gomes a bater a Pole de Cepsa com 54.572 seguido de Pedro Sousa a uns meros 0.003. Desta feita, os primeiros 2 pontos desta ronda estavam entregues a Gomes (Prémio Pole-position).
No que concerne à corrida, Pérola que largou da 4ª posição na grelha subiu ao 2.º posto colocando-se logo atrás de Gomes que mantera a 1ª posição. Pedro Sousa "falhou" o arranque e desceu momentâneamente para o 4.º lugar tento o seu irmão Tiago mantido inicialmente a 3ª posição. À 6ª volta, Pérola fez a Volta Mais Rápida com um registo que não voltaria a descer de 54.225, amealhando os 3 pontos referentes a este prémio. As voltas iam passando e Pérola mantinha-se na traseira de Gomes enquanto que na luta pelo 3.º lugar Pedro Sousa levava a melhor sobre Tiago, mas nunca conseguindo uma distância totalmente confortável que desse para levantar o pé. Essa distância foi a que Gomes também não conseguiu cavar para Pérola que, no gancho para a entrada da recta da meta, consegue meter-se por dentro e agarrar a 1ª posição que nunca mais viria a largar, apesar da pressão que Gomes exerceu até ao final da prova.
Consultados todos os pilotos no final das 2 corridas, decidiu-se que a VMR seria o critério de desempate para atribuição da classificação geral final. Isto significa que o vencedor seria o que dos 1.ºs de cada grupo tivesse a VMR. Como já foi mencionado em cima, a VMR foi obtida por Pérola que sagrou-se assim o vencedor desta prova, ficando Júnior automaticamente em 2.º lugar. Entre os 2.ºs, Cepsa bateu Gomes conseguindo um lugar no pódio e no que diz respeito aos 3.ºs Pedro Sousa superou Soares ficando consequentemente em 5.º e 6.º lugares.
Nos restantes lugares pontuáveis ficaram Tiago Sousa, Barandela, Maurício e Cabral.
Uma palavra de apreço para Nunes que teve que parar devido a problemas no kart. As 4 voltas de atraso não reflectem de todo o seu andamento. Outra referência a Rosas que para 1ª vez que conduz em Kartódromo (3ª vez que conduz kart) consegue uma volta em 55.217. Notável!
Saldo final, o campeonato está mais renhido que nunca e com 90 pontos ainda em disputa existem muitos pilotos com possibilidades de chegar ao topo ;)
Saudações kartistas

1 comentário:

ladybird disse...

Excelente descrição daquilo a que se pode assistir no domingo ao final da tarde. Só ficou a faltar a referência aos "bastidores" das corridas onde se consegue juntar um grupo animado de pessoas, sobretudo meninas, que vibram com as façanhas em pista e conversas fora dela.

Tenho a agradecer estes domingos ao "Faísca McQueen" e à fantástica equipa que conseguiu reunir.

Assim sendo, e como o prometido é devido, Júnior aqui fica o registo: sou tua fã! :D Que arranque fantástico :)

Um beijinho especial ao vencedor, meu piloto favorito de todos os tempos..

Bjinhos a todos!