28 maio 2010

Abertura de inscrições a pilotos convidados

Venho por este meio comunicar-vos que abre-se aqui uma oportunidade de trazerem mais amigos para este convívio-competição.
Tal situação deve-se ao facto das frotas dos kartódromos que se seguem serem mais extensas e permitirem um maior número de pilotos simultâneamente em circuito.
Desta forma, este poderá ser um (ou mais) teste(s) para esses novos pilotos se colocarem em "fila de espera" a uma possível abertura de vagas na participação na próxima edição da Liga Pistão (se gostarem da experiência, naturalmente).
Posto isto, é praticamente certa a presença de todos os que se vierem a inscrever nas 3 próximas provas já que os kartódromos de Braga e Viana detêm frotas de cerca de 25 karts e Fafe de 20 karts com chassis Birel. Já no kartódromo de Baltar (última prova desta edição) são 17 os karts disponíveis, o que tudo indica não possibilitar a presença de pilotos convidados.
A ordenação dos pilotos inscritos será obviamente feita por ordem de chegada das inscrições. Nesse sentido, enviem o 1.º e último nome do(s) vosso(s) amigos para o meu e-mail para que eu possa aqui postar essa lista brevemente.

Cumprimentos,
JP

23 maio 2010

Alterações ao calendário Outdoor 2010

A pensar já na próxima temporada 2010/11, a organização pretende equalizar o nº de provas indoor e outdoor passando 5 das 10 provas por época a ser disputadas nos circuitos fechados e outras 5 em circuitos ao ar livre.
O objectivo é que esta liga de karting de lazer capte cada vez mais a génese do karting que reside, como é sabido, nos kartódromos.

Para tal, foram ponderados itens como as deslocações (kms), os preços das modalidades de cada pista, as frotas, assim como os meses do ano mais propícios a chuva...
Nesse sentido, foi feito muito networking para que se conseguissem os melhores preços já que as deslocações aos kartódromos são mais dispendiosas do que as visitas aos circuitos indoor. Neste campo, tivemos sucesso e alguns descontos bem significativos que espero irem ao encontro de todos os participantes.
Concluindo, no sentido de se fazer o ajustamento para a próxima edição, a organização decidiu introduzir excepcionalmente este ano mais uma prova em circuito outdoor, prolongando o campeonato até meados de Outubro. A nova edição iniciar-se-á em Novembro com 5 provas em indoor e em Maio passará aos kartódromos com outras 5 provas, terminando em Outubro. Sintetizando, a edição 2009/10 da Liga Pistão contará este ano a título excepcional com 11 provas.
Segue-se o quadro final (espero) do resto da temporada:

"Resistance"

17 maio 2010

Fotografias @ Cabo do Mundo - 16 Mai 10

Resumo da 7ª prova @ Cabo do Mundo

Finda mais uma jornada da nossa liga e já com as tabelas classificativas apuradas, falta fazer uma síntese do que se passou ontém no Kartódromo do Cabo do Mundo.
Desta vez a chuva não apareceu e foi o sol que nos brindou com um belo final de tarde.
Bateu-se o record de presenças com 15 kartistas pela 1ª vez em prova. Tal motivou a divisão em 2 grupos tal como se previa já que a organização do Kartódromo CM tinha adiantado que a frota era composta por 14 karts (em condições até só estavam 12, confidenciou-me um funcionário).
Assim, tivemos que recorrer à já famosa roleta dos chineses (literalmente) para definir os Grupos A e B, sendo que, o A alinhou com 7 pilotos e o B com 8.
No 1º grupo a ir para a pista, Cepsa voltou a demonstrar um rápida adaptação aos traçados fazendo a melhor volta dos 5' de treinos do seu grupo em 55.067. É apenas a 3ª prova em que participa este ano e é a 3ª Pole da sua série que conquista. Logo atrás ficou Soares a apenas 0.069.
No arranque para a corrida, Júnior que saira da 2ª fila da grelha saiu disparado para a frente e manteve o 1.º lugar durante as 1ªs voltas muito pressionado por Cepsa. Desenganem-se os que pensam que estas largadas se devem apenas ao seu "peso-pluma" :) Entretanto, no 3º lugar seguia Soares e Barandela em 4.º tentando não perder contacto com os da frente. A luta entre Júnior e Cepsa foi muito bem aproveitada por Soares que entretanto havia deixado Barandela a alguns metros e colou-se aos 2 da frente. Nesta fase, atacou o 2.º lugar de Cepsa tendo-o conseguido momentâneamente, lugar esse que veria a perder novamente em seguida. Até ao final da prova, Cepsa manteve-se sempre no encalce de Júnior que se defendeu muito bem e venceu o Grupo A.
No que diz respeito ao Grupo B, os treinos cronometrados mostraram um andamento um pouco mais forte deste 2.º grupo com Gomes a bater a Pole de Cepsa com 54.572 seguido de Pedro Sousa a uns meros 0.003. Desta feita, os primeiros 2 pontos desta ronda estavam entregues a Gomes (Prémio Pole-position).
No que concerne à corrida, Pérola que largou da 4ª posição na grelha subiu ao 2.º posto colocando-se logo atrás de Gomes que mantera a 1ª posição. Pedro Sousa "falhou" o arranque e desceu momentâneamente para o 4.º lugar tento o seu irmão Tiago mantido inicialmente a 3ª posição. À 6ª volta, Pérola fez a Volta Mais Rápida com um registo que não voltaria a descer de 54.225, amealhando os 3 pontos referentes a este prémio. As voltas iam passando e Pérola mantinha-se na traseira de Gomes enquanto que na luta pelo 3.º lugar Pedro Sousa levava a melhor sobre Tiago, mas nunca conseguindo uma distância totalmente confortável que desse para levantar o pé. Essa distância foi a que Gomes também não conseguiu cavar para Pérola que, no gancho para a entrada da recta da meta, consegue meter-se por dentro e agarrar a 1ª posição que nunca mais viria a largar, apesar da pressão que Gomes exerceu até ao final da prova.
Consultados todos os pilotos no final das 2 corridas, decidiu-se que a VMR seria o critério de desempate para atribuição da classificação geral final. Isto significa que o vencedor seria o que dos 1.ºs de cada grupo tivesse a VMR. Como já foi mencionado em cima, a VMR foi obtida por Pérola que sagrou-se assim o vencedor desta prova, ficando Júnior automaticamente em 2.º lugar. Entre os 2.ºs, Cepsa bateu Gomes conseguindo um lugar no pódio e no que diz respeito aos 3.ºs Pedro Sousa superou Soares ficando consequentemente em 5.º e 6.º lugares.
Nos restantes lugares pontuáveis ficaram Tiago Sousa, Barandela, Maurício e Cabral.
Uma palavra de apreço para Nunes que teve que parar devido a problemas no kart. As 4 voltas de atraso não reflectem de todo o seu andamento. Outra referência a Rosas que para 1ª vez que conduz em Kartódromo (3ª vez que conduz kart) consegue uma volta em 55.217. Notável!
Saldo final, o campeonato está mais renhido que nunca e com 90 pontos ainda em disputa existem muitos pilotos com possibilidades de chegar ao topo ;)
Saudações kartistas

Classificação

Corrida

Treinos cronometrados

13 maio 2010

"Drive"



Sometimes, I feel the fear of uncertainty stinging clear
And I can't help but ask myself how much I let the fear
Take the wheel and steer
It's driven me before
And it seems to have a vague, haunting mass appeal
But lately I'm beginning to find that I
Should be the one behind the wheel

Whatever tomorrow brings, I'll be there
With open arms and open eyes yeah

Whatever tomorrow brings, I'll be there
I'll be there

So if I decide to waiver my chance to be one of the hive
Will I choose water over wine and hold my own and drive?
It's driven me before
And it seems to be the way that everyone else gets around
But lately I'm beginning to find that
When I drive myself my light is found

Whatever tomorrow brings, I'll be there
With open arms and open eyes yeah

Whatever tomorrow brings, I'll be there
I'll be there

Would you choose water over wine
Hold the wheel and drive

Whatever tomorrow brings, I'll be there
With open arms and open eyes yeah

Whatever tomorrow brings, I'll be there
I'll be there

Imagens das nossas equipas nas 4h IKF - 1 Mai 10