28 dezembro 2021

“Invasão” ao Cabo do Mundo com Hugo Carvalhido a lançar-se para a revalidação do título

Pódio Individual Final
 

Depois da edição 2021 da Liga Pistão ter sido iniciada, em Maio, no Cabo do Mundo com uma participação recorde de 38 pilotos, neste regresso passado meio ano, essa mesma marca foi pulverizada. Foram 44 (QUARENTA E QUATRO!!) os bravos Pistonianos que preencheram a totalidade das vagas disponíveis. Uma prova de vitalidade e do crescimento sustentado que esta nossa Liga tem vindo a demonstrar!

Utilizando, como tem sido habitual, o formato ABCD (4 grupos de 11 pilotos formando grelhas de 22 karts), os dois primeiros candidatos ao título a entrar em pista foram Hugo Carvalhido e Renato Bastos. Sem possibilidade de colocar mais resultados fora, decorrente das ausências no KIVI e em Braga, Hugo Carvalhido via-se pressionado pela necessidade de não falhar e de evitar azares. E assim aconteceu... ainda que a pole position tenha ficado na mão do sempre competitivo Carlos Moreira (46.222s). Numa corrida disputada taco a taco entre ambos, Carvalhido superiorizou-se a Moreira (+0.414s), com Renato Bastos a fechar, já longe (+4.054s), no lugar mais baixo do pódio depois de ultrapassar o muito jovem Lourenço Leite já no terço final da corrida AB. Na segunda corrida (CD) entraram em ação os candidatos Mário Silva Jr. e Hugo Brandão. Os dois ocuparam a primeira linha na qualificação e na bandeirada de xadrez, embora com uma grande diferença no final. Fez pole (46.122s, e melhor marca da manhã em qualificações) e ganhou Hugo Brandão, Mário Silva Jr. terminou em P2 (+5.176s) e Nuno Gonçalves, na busca por pontos para a qualificação para a TIT, terminou em P3 (+8.766s). De seguida, a pole para a manga AC ficou nas mãos de Renato Bastos (46.352s), com a companhia do experiente Jorge Meireles na primeira linha. De todas as corridas esta foi a mais apertada para a disputa das posições de pódio: Meireles avançou cedo para a liderança fechando todas as portas e janelas a Miguel Bento (+0.156s, depois de sair de P4), ficando Renato Bastos no lugar de bronze (+0.504s). Nas contas do título Mário Silva Jr. terminou na quarta posição. Fechou a manhã a corrida BD. Nesta qualificação repetiu-se o panorama da AB só que com as posições trocadas: desta feita Hugo Carvalhido garantiu a pole (46.281s) à frente de Carlos Moreira. E não foi só na qualificação mas também assim ficou na corrida, com uma diferença de +2.515s entre ambos. Duarte Dias selou o P3 com uma exibição de luxo a demonstrar que é mais um jovem a levar em muito boa conta!

Contas feitas, Hugo Carvalhido deu uma “sapatada” que lhe dá algum conforto para enfrentar a última ronda: 50 pontos recolhidos e vitória nesta visita ao Cabo do Mundo, seguido por Carlos Moreira (43) e Hugo Brandão (36); no campeonato retomou o lugar que já tinha ocupado durante vários meses, liderando agora com 186 pontos, +17 que Renato Bastos (169) e +21 face a Mário Silva Jr e Hugo Brandão (165).

Por equipas, a vitória (segunda da temporada) ficou para a família Carvalhido (55 pontos), com Miguel Bento/Lourenço Leite (54) e Hugo Brandão/Ricardo Fernandes (45) nos lugares consecutivos. Na geral, Hugo e Diogo Carvalhido mantêm a liderança, agora com 308 pontos, +6 que Mário Silva Jr./Tiago Monteiro (302) e +24 que Renato Bastos/António Costa Paulo (284).

Pódio por Equipas


Tudo em aberto, tudo em disputa em ambos os campeonatos … e também na qualificação para a sempre desejada Taça Inter Troféus. E são muitos aqueles que almejam a essa posição, sendo António Garcia, Carlos Moreira, Jorge Meireles, Camilo Silva, Miguel Bento, Manuel Fonseca e Tiago Monteiro os maiores candidatos às três vagas ainda disponíveis. Tudo ficará resolvido no dia 18/dezembro em Viana do Castelo no Kartódromo da Amorosa. Até lá!!


Sem comentários: