1. APRESENTAÇÃO
a) A Liga PisTão (LPT) trata-se de um campeonato amador de Karting que se desenrola em kartódromos outdoor na zona Norte e Centro do país, recorrendo às frotas de aluguer dos kartódromos visitados ou entidades com frota própria para o efeito.
b) Os pilotos participantes na LPT serão designados como “Pistonianos”
2. ORGANIZAÇÃO
a) A Organização da LPT é constituída por dois membros: João Pérola e Renato Bastos, cujas decisões são soberanas. A Organização deverá, sempre que tal seja pertinente, levar situações a voto dos Pistonianos, cuja decisão final será tomada por maioria simples. Em caso de empate, o voto da Organização valerá por 2.
b) Todos os pilotos terão poder de voto sobre qualquer assunto que a Organização entenda levar a discussão.
c) O montante da inscrição é de 15€ e visa a aquisição de troféus para premiar os pilotos e equipas no final da época, bem como despesas gerais de organização. O pagamento da inscrição terá que ser efetuado na 1ª participação do piloto, independentemente da prova em questão. No caso de ser a estreia do piloto, o pagamento da inscrição apenas será feito na sua 2ª participação, servindo a 1ª prova de experiência e teste à intenção de continuidade. Desta forma, a 1ª participação não se assume como qualquer compromisso futuro. Esta medida tem como objetivo que cada vez mais Pistonianos tragam amigos para experimentar esta modalidade. Em caso de abandono do piloto no decurso da época, com ou sem justificação, esta não dará direito a reembolso da inscrição.
d) O NIB de destino das transferências bancárias, para quem preferir pagar através deste meio, é: 0036 0101 99100066311 80 (Banco Montepio).
e) Os pagamentos no dia da prova apenas serão aceites em numerário.
3. CATEGORIAS DE PILOTOS
a) A idade mínima de participação na LPT é de 14 anos, sem limite de idade máxima.
b) O piloto é responsável por pagar, em cada prova, o valor relativo ao aluguer da frota. A esse valor poderá ser acrescido um valor referente à organização do evento e toda a sua gestão inerente, nunca superior a 5€.
c) Todos os pilotos pontuam para o campeonato individual (inclusive na prova de estreia).
d) A participação de pilotos não inscritos está sujeita à disponibilidade da frota do kartódromo a visitar e desde que tal não altere a fórmula de prova prevista.
4. CALENDÁRIO
a) A época decorrerá por ano civil, em intervalos médios de 4 a 5 semanas (salvo acertos por alguma indisponibilidade previamente anunciada), iniciando-se em maio e terminando em dezembro.
b) O calendário de provas será apresentado pela Organização no início de época, onde constará os dias, locais e o tipo de prova a realizar.
c) O calendário constituir-se-á por provas em kartódromos outdoor e cada piloto correrá em cada prova um tempo médio de 30 minutos, divididos em sessão/sessões de treinos cronometrados para atribuição das posições na grelha de partida e mangas de corrida.
d) Para o campeonato individual contam 7 provas, ficando uma
prova reservada para o campeonato por equipas, totalizando 8 provas.
5. MODELOS DE PROVA
a) Modelo A – Duas mangas
1 - Este formato aplica-se quando o número de pilotos inscritos for, no máximo, igual ao número de karts disponíveis.
2 - Sempre que permitido pelo complexo visitado a corrida será dividida em 2 mangas de 10, 12 ou 15 minutos (ou equiparado, p.ex. 11 voltas).
3 - A grelha de partida da 2ª manga será alinhada pela ordem de classificação dos treinos cronometrados, invertida até ao 10.º lugar.
4 - Ambas as mangas são pontuáveis.
b) Modelo B – Três mangas em formato ABC
1 – Este formato aplica-se quando o número de pilotos inscritos for superior ao número de karts disponíveis permitindo, concomitantemente, a realização de competição num formato de “todos contra todos”.
2 - Os pilotos serão divididos em três grupos - A, B e C.
3 - A distribuição dos pilotos pelos grupos será feita de acordo com o seguinte esquema.
Colocação |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
... |
Grupo |
A |
B |
C |
C |
B |
A |
A |
B |
C |
C |
B |
A |
... |
4 – Para a primeira prova do campeonato será considerada a
posição de cada piloto no Ranking Histórico LPT para ordenação e alocação. Para
os pilotos estreantes (sem presença no Ranking) a posição será subsequente aos
primeiros, sendo considerado o momento da inscrição na prova para ordenação e
alocação ao respetivo grupo.
5 – Para pilotos estreantes nas demais provas (isto é, que não se encontrem classificados no campeonato individual da presente edição) será considerado o momento da inscrição na prova para ordenação e alocação. Assim, entre os estreantes aquele que seja o primeiro a confirmar a participação será alocado ao respetivo grupo após o último dos pilotos participantes que se encontre classificado no campeonato individual.
6 - Serão realizadas três mangas - corrida AB, corrida BC e corrida AC - por esta ordem. Assim, cada grupo fará duas mangas de corrida, sendo que cada uma das mangas incluirá os pilotos de dois dos grupos constituídos – manga 1 composta pelos pilotos dos grupos A e B; manga 2 composta pelos pilotos dos grupos B e C; manga 3 composta pelos pilotos dos grupos A e C.
7 – Cada manga será antecedida por uma sessão de treinos cronometrados, que alinhará a respetiva grelha de partida. A grelha de partida da corrida é formada a partir da melhor volta efetuada na série de treinos cronometrados correspondente.
8 - Todas as mangas são pontuáveis.
c) Modelo C – Quatro mangas em formato ABCD
1 – Este formato aplica-se quando o número de pilotos inscritos for superior ao número de karts disponíveis e não permitir a realização de competição num formato de “todos contra todos” (modelo B).
2 - Os pilotos serão divididos em quatro grupos - A, B, C e D.
3 - A distribuição dos pilotos pelos grupos será feita de acordo com o seguinte esquema.
Colocação |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
... |
Grupo |
A |
B |
C |
D |
D |
C |
B |
A |
A |
B |
C |
D |
... |
4 – Para a primeira prova do campeonato será considerada a
posição de cada piloto no Ranking Histórico LPT para ordenação e alocação. Para
os pilotos estreantes (sem presença no Ranking) a posição será subsequente aos
primeiros, sendo considerado o momento da inscrição na prova para ordenação e
alocação ao respetivo grupo.
5 – Para pilotos estreantes nas demais provas (isto é, que não se encontrem classificados no campeonato individual da presente edição) será considerado o momento da inscrição na prova para ordenação e alocação. Assim, entre os estreantes aquele que seja o primeiro a confirmar a participação será alocado ao respetivo grupo após o último dos pilotos participantes que se encontre classificado no campeonato individual.
6 - Serão realizadas quatro mangas - corrida AB, corrida CD, corrida AC e corrida BD - por esta ordem. Assim, cada grupo fará duas mangas de corrida, sendo que cada uma das mangas incluirá os pilotos de dois dos grupos constituídos – manga 1 composta pelos pilotos dos grupos A e B; manga 2 composta pelos pilotos dos grupos C e D; manga 3 composta pelos pilotos dos grupos A e C; manga 4 composta pelos pilotos dos grupos B e D.
7 – Cada manga será antecedida por uma sessão de treinos cronometrados, que alinhará a respetiva grelha de partida. A grelha de partida da corrida é formada a partir da melhor volta efetuada na série de treinos cronometrados correspondente.
8 - Todas as mangas são pontuáveis
6. LASTROS
a) A utilização de lastro é obrigatória para pilotos que, com todo o equipamento (capacete, fato, colete, cinta, botas, etc.), não atinjam os 82 quilos de peso-referência. Tal é aplicável nos kartódromos em que o tipo de lastro existente consista na utilização de pesos com lugar próprio no kart para a sua colocação.
b) No caso dos kartódromos em que o tipo de lastro consista em placas de chumbo colocadas na baquet, o peso-referência passa a ser de 78 quilos por motivo de (des)conforto para os pilotos mais leves.
c) A responsabilidade pelo atingir do peso mínimo de referência (78 quilos) é do piloto, no caso dos kartódromos que não disponham de qualquer sistema de lastragem.
d) A pesagem dos pilotos, no início de todas as provas, é da responsabilidade da Organização da LPT, utilizando balança eletrónica para o efeito.
e) Todos os pilotos serão pesados antes da sessão de treinos cronometrados. Aqueles que acusarem um "peso" menor que o peso-referência, serão lastrados até que esse valor seja atingido.
f) Cabe aos pilotos responsabilizarem-se pela verificação do seu peso e por darem uma margem suficiente a eventuais perdas de peso por desidratação.
g) A Organização pode, e deve, fiscalizar por amostragem ou
reclamação, o peso de qualquer piloto, em qualquer altura da prova, aplicando a
respetiva penalização no caso de suspeita de alguma irregularidade.
7. FORMAÇÃO DAS GRELHAS
a) Modelo A – Duas mangas
1 - Manga 1: grelha definida pelo melhor tempo de volta obtido por cada piloto na sessão de treinos cronometrados;
2 - Manga 2: grelha definida pelo melhor tempo de volta obtido por cada piloto na sessão de treinos cronometrados, invertida para os 10 melhores tempos.
b) Modelo B – Três mangas em formato ABC
Em cada manga, a grelha é definida pelo melhor tempo de volta obtido por cada piloto na respetiva sessão de treinos cronometrados
b) Modelo C – Quatro mangas em formato ABCD
Em cada manga, a grelha é definida pelo melhor tempo de volta obtido por cada piloto na respetiva sessão de treinos cronometrados.
8. ATRIBUIÇÃO DOS KARTS
A Organização da LPT pedirá ao responsável do kartódromo os nºs dos karts disponíveis e/ou necessários e em melhor estado, apontando os mesmos, por ordem numérica.
a) Modelo A – Duas mangas
1 - Manga 1: sorteio sem condicionalismos, havendo distribuição aleatório de um kart por cada piloto, antes da realização dos treinos cronometrados.
2 - Manga 2: o kart desta manga será aquele com numeração imediatamente posterior ao número do kart sorteado para a manga 1. (Por exemplo, o piloto que na manga 1 foi sorteado com o kart nº 7 sairá na manga 2 com o kart nº 8.) No caso dos kartódromos em que os karts não seguem uma numeração consecutiva, será considerada a ordem numérica dessa frota.
3 - Todos os pilotos terão que utilizar na manga 2 um kart diferente daquele que lhe é sorteado para a manga 1.
b) Modelo B – Três mangas em formato ABC
1 – Para cada uma das mangas, existe um sorteio individual para atribuição do kart.
2 - Os karts são distribuídos aleatoriamente antes das sessões de treinos cronometrados.
3 - Nenhum piloto poderá utilizar o mesmo kart nas duas mangas em que participe.
c) Modelo C – Quatro mangas em formato ABCD
1 – Para cada uma das mangas, existe um sorteio individual para atribuição do kart.
2 - Os karts são distribuídos aleatoriamente antes das sessões de treinos cronometrados.
3 - Nenhum piloto poderá utilizar o mesmo kart nas duas mangas
em que participe.
9. PONTUAÇÃO
a) Classificação de cada manga: 1º - 25 pontos, 2º - 20 pontos, 3º - 16 pontos, 4º - 13 pontos, 5º - 11 pontos, 6º - 10 pontos, 7º - 9 pontos, 8º - 8 pontos, 9º - 7 pontos, 10º - 6 pontos, 11º - 5 pontos, 12º - 4 pontos, 13º - 3 pontos, 14º - 2 pontos, e, 15º - 1 ponto.
b) Prémio “Pole-Position” – Piloto com volta mais rápida na sessão (se modelo de prova A) ou conjunto de sessões (se modelo de prova B ou C) de treinos cronometrados – 2 pontos.
c) Prémio “VMR” – Piloto com volta mais rápida no conjunto das mangas – 3 pontos.
d) Para a classificação final do campeonato individual, contam apenas as 12 mangas com melhor pontuação obtida. Ou seja, no final das 16 mangas serão retiradas as 4 piores pontuações, independentemente de terem sido obtidas (ou não) em provas diferentes.
e) As Não Participações são contabilizadas para efeitos da alínea anterior.
f) O critério de desempate em situação de igualdade pontual no final de uma prova será pelo melhor resultado obtido nas mangas. Em situação de igualdade neste ponto, o 2º critério de desempate será pela Volta Mais Rápida conseguida no conjunto das mangas.
g) O critério de desempate em situação de igualdade pontual no final (e durante) o campeonato será pelo melhor resultado obtido. Em situação de igualdade neste ponto o 2.º critério de desempate será o de maior número de vezes que esse lugar foi obtido e assim sucessivamente. O critério último de desempate será pela menor % de participação.
10. TAÇA INTER-TROFÉUS (TIT)
a) Os 6 primeiros classificados no final do campeonato individual serão os representantes da LPT na Taça Inter-Troféus (TIT) a decorrer no último sábado de janeiro do ano civil seguinte. No caso de algum piloto abdicar da sua presença o substituto será o 7.º classificado, e assim sucessivamente.
b) Esta competição tem um custo médio de 80€, a suportar pelo próprio piloto.
c) A participação na TIT exige uma percentagem mínima de 60% de assiduidade ao longo do Campeonato. Em casos excecionais, poderá a organização da TIT autorizar a participação de apenas 1 piloto com, pelo menos, 50% de assiduidade.
11. CAMPEONATO POR EQUIPAS
a) Cada piloto escolherá um colega de equipa com o qual irá somar pontos para este campeonato. Esta escolha deverá ser assumida na prova inaugural do campeonato.
b) A cada nova edição será obrigatória a troca de colega e formação de nova equipa. A dupla poderá repetir-se após uma edição de interregno.
c) Caso um piloto abandone a LPT a dada altura da época, o piloto desfalcado poderá substituí-lo por outro.
d) Para a classificação final do campeonato por equipas, contam apenas as 12 mangas com melhor pontuação obtida por cada um dos pilotos da equipa. Ou seja, no final das 16 mangas serão retiradas as 4 piores pontuações, independentemente de terem sido obtidas (ou não) em provas diferentes.
e) As Não Participações são contabilizadas para efeitos da alínea anterior.
f) A Prova por Equipas não conta para efeitos da alínea d) deste
nº 10 do Regulamento.
12. PROVA POR EQUIPAS
a) Ocorrerá apenas 1 prova por equipas por edição.
b) A sessão de treinos cronometrados terá 10 minutos de duração e terá que ter a participação obrigatória dos 2 pilotos da equipa.
c) O piloto que termina a sessão de treinos não tem que ser o que inicia a corrida.
d) A corrida terá uma duração de 60 minuto com 3 paragens obrigatórias. A troca de pilotos é obrigatória em cada paragem. Assim, o piloto que fizer o 1.º turno fará o 3º e o piloto que fizer o 2º fará o 4º (e último) turno.
e) A utilização de lastro será feita consoante a média de peso da equipa no sentido de evitar o retirar/colocar de lastro entre turnos de condução e o peso-referência será os 82 quilos.
f) Pontuação da prova:
- Classificação: 1.º - 100 pontos, 2.º - 75 pontos, 3.º - 55 pontos, 4.º - 40 pontos, 5.º - 30 pontos, 6.º - 25 pontos, 7.º - 20 pontos, 8.º - 15 pontos, 9.º - 10 pontos, 10.º - 5 pontos.
- Prémio “Pole-Position” – Equipa com volta mais rápida na sessão de treinos cronometrados – 5 pontos.
- Prémio “VMR” – Equipa com volta mais rápida na corrida – 10
pontos.
13. PENALIZAÇÕES
a) Sempre que ocorra uma incidência em corrida a Organização deverá, se assim se justificar, reunir um colégio de comissários.
b) O colégio de comissários será composto, obrigatoriamente, por 3 elementos, a saber: 3 pilotos (não podendo nenhum deles ser o reclamante nem envolvido no acidente) a serem sorteados no início da prova seguinte.
c) O colégio de comissários será constituído pela ordem de pilotos que a roleta (ou outro sistema utilizado) ditar para atribuição dos karts na prova posterior ao incidente.
d) Os pilotos têm a obrigação de obedecer a quaisquer orientações e bandeiras dos fiscais de pista. O desrespeito a essas orientações poderá causar advertências e/ou punições por parte da Organização.
e) Para manter total independência, todos os incidentes em pista são da responsabilidade dos fiscais de pista (designados pelo kartódromo) que comunicam a decisão da penalização à Organização.
f) O piloto que quiser protestar por comportamento antidesportivo por parte de outro, durante as provas, terá que o fazer apontando o piloto e a manobra, para que o colégio de comissários visione em tempo oportuno as filmagens da prova, decidindo se há provimento para penalização.
g) A decisão da penalização é tomada em reunião do colégio de comissários que deverá ocorrer com a maior celeridade possível e de onde resulte sempre que possível um consenso final. Só em última instância é que se deverá dar o “voto de vencido”, situação em que 1 elemento não tem o mesmo entendimento e não cede face a visão dos outros. Na comunicação da decisão aos pilotos terá que constar o tipo de infração e grau de gravidade com a respetiva sanção.
h) Circunstâncias passíveis de penalização:
- Condução imprudente nas boxes = STOP&GO 5’
- “Atalhanços” = STOP&GO 5’
- Falsas partidas = STOP&GO 5’
- Lastro inferior ao devido =
* Treinos: 0,1’ por cada kg em falta. Exemplo 1: 100g a menos =
0,1’; Exemplo 2: 1 kg a menos = 0,1’; Exemplo 3: 1,1kg a menos, 0,2’
* Corrida: Acrescenta ao tempo total de corrida, 0,1’ por cada kg em falta vezes o n.º de voltas efetuadas pelo piloto. Exemplo 1: 100g a menos em 15 voltas => penalização de 1,5’; Exemplo 2: 1,1kg a menos em 15 voltas => penalização de 3’ no tempo total de corrida.
- Incidente de corrida =
* Infração menor – Grau 0
1. O piloto vê acrescido no seu tempo final de corrida o número de segundos equivalentes ao número de minutos da corrida (ex. 1: Corrida com duração de 10 minutos = 10 segundos de penalização; ex. 2: Corrida com duração de 12 minutos = 12 segundos de penalização), reajustando-se as posições finais.
* Infração média - Grau 1
1. Caso o piloto penalizado tenha pontuado na manga em questão, perderá o direito aos pontos alcançados não se reajustando a pontuação dos subsequentes;
2. No caso de não ter pontuado, o piloto a ser penalizado partirá do último lugar da grelha de partida da primeira manga da prova seguinte (em que entrar);
* Infração grave – Grau 2
1. O piloto será penalizado não só com a perda dos pontos ganhos na referida manga (caso tenha pontuado), quer na impossibilidade de pontuar na primeira manga da prova seguinte (em que entrar);
2. À terceira penalização por incidente em corrida independentemente do grau, o piloto será penalizado não podendo pontuar na prova seguinte (em que entrar).
i) A decisão do colégio de comissários será tomada por maioria simples e será, sempre, soberana, não podendo haver recurso por qualquer das partes.
j) Para as decisões do colégio de comissários, serão utilizadas as filmagens obtidas durante a prova. Serão utilizados sempre o maior número possível de filmagens em cada prova, sendo estas da responsabilidade dos pilotos com câmaras “on-board”. Para tal, todos os pilotos com câmara “on-board” devem comprometer-se em filmar todas as mangas em que participem bem como em divulgar os vídeos para que todos os pilotos tenham acesso aos mesmos;
k) O piloto que envolvido num incidente queira assumir-se como culpado deverá fazê-lo assim que tome essa consciência. A penalização a aplicar ficará ao critério do colégio de comissários;
l) A confissão descrita na alínea anterior só é considerada caso exista uma queixa por parte de piloto envolvido;
m) No caso em que a penalização decorra de uma situação em que o piloto assumiu a responsabilidade, as posições restantes dos pilotos da manga em questão não são reajustadas
n) No caso em que a penalização decorre resultado de análises vídeo por parte do colégio de comissários, as posições restantes são reajustadas;
o) Sempre que algum piloto visualize um incidente deverá comunicar à Organização no final da manga constituindo-se como testemunha não envolvida no incidente. O seu testemunho deverá ser comunicado a todos os pilotos e tido em conta em reunião de análise do colégio de comissários.
14. ESCLARECIMENTOS GERAIS
a) Aconselha-se aos pilotos o uso de equipamento apropriado, nomeadamente: capacete fechado, fato (ou roupa justa), colete, sapatilha tipo bota com proteção de tornozelos, luvas, protetor de pescoço.
b) A prova terá lugar mesmo em condições atmosféricas adversas (chuva, aguaceiros, etc.), salvo proibição do kartódromo por razões de segurança.
c) O piloto que segue atrás é que tem de ter cuidado e tem a responsabilidade de evitar toques.
d) Sempre que o piloto que segue atrás (desde que posicionado do lado de dentro de uma curva ou trajetória) colocar a frente do seu kart ao nível do corpo (ombros) do piloto que segue à frente (ou seja, fica no seu campo de visão), passa a ter a prioridade e, neste caso, é da responsabilidade do piloto da frente evitar toques (mesmo que para tal tenha de travar ou desacelerar).
e) Incidente significa qualquer ocorrência ou série de ocorrências, envolvendo um ou mais pilotos, ou qualquer ação por parte de um piloto, que seja reportada à Organização pelos intervenientes (pilotos, fiscais de pista, diretor de prova).
f) Constituem incidentes as seguintes ações praticadas por um condutor:
- Falsa partida
- Posicionamento incorreto na grelha de partida
- Não respeitar as indicações/ penalizações atribuídas
- Não respeito pela bandeira azul
– Ultrapassagem com a bandeira amarela
- Entrada em pista sem o respeito pelas normas de segurança
- “Calçadeira” (manobra anti-desportiva em situação de curva
recorrer à trajetória interior para ultrapassar embatendo na lateral do kart
adversário para abrandar ao mesmo tempo que afasta o adversário)
- Fechar/ Forçar trajetória
- Forçar outro Condutor a sair da pista
- Toque lateral (curva/ travagem)
- Toque traseiro (curva/ travagem)
- Toques repetidos a outro concorrente
- Toque deliberado a outro concorrente
- Utilização das bermas/atalhar para ultrapassar
- Mudanças bruscas de direção para evitar ultrapassagem (depois de defender, pode ir buscar a trajetória de novo - uma vez - não pode é andar aos S’s)
g) As penalizações que podem ser atribuídas são as seguintes:
- Aviso (bandeira)
- Penalização em tempo (STOP&GO 5’) durante a corrida
- Penalização em tempo após a corrida
- Exclusão da corrida
- Retirada de pontos alcançados / última posição da grelha de
partida na corrida seguinte
- Exclusão da corrida seguinte
- Exclusão do Campeonato
h) As penalizações ficam sempre ao critério do diretor de prova, ficando a sua utilização de acordo com a avaliação que este faça da situação (avaliando eventuais atenuantes, por exemplo as condições da pista ou a “devolução” do lugar por parte do piloto responsável pelo incidente, ou eventuais agravantes, por exemplo claras “vinganças” ou situações muito “forçadas ou propositadas”)
i) Em princípio, toque involuntário ou a devolução do lugar pelo piloto, sem grandes consequências, não dará aviso mas será sempre registado (pois se continuar a ser efetuado pelo mesmo piloto, então terá mais tarde de ser penalizado por reincidência).
j) Os incidentes começam a ser contabilizados a partir dos treinos e acumulam na corrida.
k) Após um aviso de penalização em tempo, o piloto a caminho da box para cumprir a penalização continua a estar em prova e por isso tem de continuar a respeitar as regras e a sujeitar-se à avaliação por parte dos fiscais de pista.
l) As situações e penalizações serão tidas em conta em futuras análises e ponderação de atenuantes ou agravantes.
m) A Organização pode alterar as classificações finais das
corridas em função de circunstâncias muito especiais, nomeadamente devido a
testemunhos de situações não detetadas em corrida, mas consideradas merecedoras
de uma intervenção e correção especial. Exemplo: Erro de transponders.
n) Desrespeito grave à Organização, colega ou outro interveniente poderá dar origem imediata à exclusão da prova ou seguinte.
o) Incidentes considerados muito graves pela Organização podem implicar a exclusão imediata da prova, prova seguinte ou inclusive campeonato.
p) A Organização pode fazer-se substituir em qualquer prova, mantendo,
no entanto, a responsabilidade pela atuação do seu substituto e pelo resultado
da sua ação.
12.05.2021
João Pérola
Renato Bastos
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