28 maio 2021

À conquista do Alentejo: a melhor TIT da história LPT!


Fora da sua data habitual, foi no segundo sábado de Maio que decorreu a 19ª edição da Taça Inter-Troféus, no Kartódromo de Évora. Num ano diferente, foi estreado um novo formato competitivo para aquela que é a “grande festa do karting amador”. Com 72 pilotos em representação de 12 campeonatos, o figurino da prova baseou-se em 10 mangas classificativas e uma única final para a qual se apuravam os 22 pilotos que mais pontos amealhassem ao longo das mangas. Com grelhas de 22 pilotos, cada manga contou com a participação de 2 pilotos/campeonato, sendo que em cada uma das corridas folgava um campeonato. Desta forma, cada piloto tinha garantida a participação em 3 mangas (e respetivas sessões de qualificação).

lineup da Liga Pistão foi formada por Jorge Meireles (LPT1 / 3º classificado campeonato 2020), Renato Bastos (LPT2 / 5º classificado), Camilo Silva (LPT3 / 6º classificado), Pedro Valente (LPT4 / 7º classificado), Hugo Brandão (LPT5 / 9º classificado e estreante em TITs) e Nuno Ribeiro (LPT6 / 10º classificado).

Com a romaria a Sul a ocorrer pela manhãzinha de sexta feira, véspera da prova, a hora de almoço e o início da tarde revelaram-se fundamentais para explorar uma pista que era completamente desconhecida para quase todos os pilotos LPT. Apenas Nuno Ribeiro e Camilo Silva haviam competido em Évora e em tempos já bastante idos.



O sábado de corrida foi seguindo em crescendo no que respeita aos resultados. As duas primeiras mangas trouxeram-nos as pontuações mais “magras” do dia. Na terceira manga Renato Bastos conseguiu o primeiro top10 (terminou em P9 depois de ter partido em P6) e para a quarta manga ficou reservado o grande momento. Camilo Silva, ao volante do kart 7, fechou a sua 2ª corrida em P3. Fazendo excelente uso de um dos melhores karts da frota SODI 270cc, com este resultado deu um grande embalo moral aos colegas de equipas para continuarem a lutar pelos lugares de topo. Na segunda metade do dia, as mangas 5, 6, 7 e 9 trouxeram resultados dentro da média, sendo que na 8ª manga Pedro Valente, com o seu P6 e após um dia sempre a subir de rendimento, encaixou a segunda melhor pontuação para a LPT.

Sem qualquer piloto dentro dos 22 mais pontuados e que conseguiram assegurar a sua vaga na final, foi com 1 pódio, 4 top10 e 7 top15 que a LPT somou um total de 159 pontos, traduzidos num 9º lugar à geral… e a melhor classificação da história LPT em 11 participações na TIT. O campeonato vencedor da 19ª edição foi a Redline (com o pistoniano João Brites a ganhar a final), repetindo a façanha da edição anterior e fazendo com que o ceptro fique mais uma temporada na posse de um campeonato nortenho!

Desportivamente foi um desempenho muito meritório dos pistonianos, apenas com um pequeno travo amargo por não ter sido possível alcançar um 8º lugar que estava perfeitamente ao alcance deste grupo de pilotos. “Socialmente”, e mesmo considerando as limitações causadas pelo atual contexto pandémico, foi uma vitória a toda escala. Partilha, convívio, comida e bebida qb e um espírito positivo a toda a prova que foi, é e será o espelho daquilo que todos queremos para a Liga Pistão!!

Seguimos juntos para mais uma edição da LPT, tendo já em linha de vista a nossa participação na 20ª edição da TIT.



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