16 março 2018

Vitória de H. Carvalhido no início da LPT2018

Pódio Geral Individual


25 de fevereiro, kartódromo do Cabo do Mundo. 
A 9ª edição da Liga Pistão teve início neste emblemático kartódromo do norte de Portugal, numa manhã solarenga de domingo, e contou com uma grelha de 15 pilotos dispostos a lutar pela vitória. 
Com muitos dos habitués de edições anteriores, destaca-se a presença (prometida para toda a época) de 2 jovens pilotos que defendem o azul PS&A: Luís Corte-Real e João Brandão. Merece também realce a reentrada em cena de Tiago Sousa, também com a promessa de ser presença assídua em 2018.

Qualificação de 5 minutos e H. Carvalhido a fazer valer a sua excelente forma, para a qual ajudou também o kart com mais andamento do pelotão. À 5ª volta da qualificação o cronómetro parou aos 52.563, fixando a pole position com pouco menos de 1 décimo de vantagem sobre P. Soares (52.624). Demonstrando a competitividade da LPT 2018, o 5º classificado (P. Sousa) ficou apenas a 0.270 da pole, e, entre 1º e 12º classificados, a diferença cifrou-se em pouco mais de 1 segundo (mais precisamente 1.141).

Aquando da formação da grelha da M1 verificou-se o “momento mau” desta ronda. Por ineficiência do pessoal de pista, L. Corte-Real que sairia de P3 com o kart 59 foi colocado em P13, posição de Francisco S (kart 69). Posições invertidas entre estes pilotos e que, de facto, carecia, pelo menos, de um pedido de desculpas por parte dos responsáveis pelo sucedido (coisa que infelizmente não se verificou…). Corrida lançada mas com pouca história na frente: H. Carvalhido dominou a manga a seu bel-prazer tendo ganho com uma vantagem confortável sobre J. Brandão (3.698) e sobre o campeão P. Sousa (4.459). P. Soares, tendo saído de P2 terminou em P4 e o grande prejudicado do dia, L. Corte-Real, encetou uma excelente recuperação de P13 para terminar em P6.

Pódio Manga 1


Uma das novidades de LPT2018 é a inversão dos 10 primeiros lugares da M1 para a grelha da M2. Com isso, R. Bastos partiu da pole com o kart 66, vencedor da M1. Ao seu lado saia C. Monteiro. Durante as 10 primeiras voltas R. Bastos encabeçou a corrida com uma vantagem relativamente confortável sobre os demais. Numa penúltima volta menos conseguida pelo piloto de Oliveira de Azeméis (próxima do segundo 54), L. Corte-Real assumiu a liderança da corrida, que manteve até à bandeirada de xadrez. Já na última volta P. Sousa subiu para P2, acabando R. Bastos em P3.

Pódio Manga 2


Contas feitas, H. Carvalhido venceu a 1ª ronda da LPT 2018 com 37 pts, muito graças aos 5 pts extra obtidos com pole e VMR da corrida. Com 36 pts, P. Sousa garantiu o 2º lugar e, com 35 pts, L. Corte-Real ficou na posição mais baixa do pódio. Por equipas, P. Sousa / L. Côrte-Real ganharam com 22 pts de vantagem sobre A. Martins / J. Brandão e 27 pts sobre P. Soares / T. Sousa.

Pódio por Equipas


Dia 25 de Março a LPT está de regresso à ação com a 1ª visita ao KIVIKart.

Saudações pistonianas,
RB

Pistonianos @ Ronda 1 LPT18

Sem comentários: