31 março 2018

No “centenário” de Francisco S. a vitória foi de Diogo C.

Pódio Individual final


25 de março, KIVI (Viana do Castelo). Fui um pelotão mais curto do que o habitual aquele que se apresentou na 2ª ronda da LPT 2018. Ainda sem contar com a presença do organizador J. Pérola e do mais que habitué N. Ribeiro, também o vencedor da M2 no Cabo do Mundo – L. Corte-Real – não conseguiu marcar presença no KIVI. De realçar ainda a estreia de Francisco Costeira enquanto “pistoniano” e o alcançar de uma marca digna de registo: na M2 Francisco S. cumpriu a sua centésima corrida na Liga Pistão, tornando-se assim o terceiro elemento do clube dos centenários, depois de P. Sousa e J. Pérola.

Com as trajetórias a secar, foi com normalidade que os melhores tempos foram registados na última volta da sessão de qualificação. 
Foi uma sessão disputadíssima entre os pilotos da frente: a pole position foi para J. Brandão (42,88s) com apenas 0,02s de vantagem sobre H. Carvalhido e 0,05s sobre P. Sousa. Até ao 6º classificado, A. Martins, a diferença cifrou-se em apenas 0,39s. Único ponto negativo desta ronda foi para o facto do kart de Francisco S. ter ido para a pista com um transponder não funcional o que fez que este piloto não marcasse tempo. Na sua já habitual postura, Francisco S. proactivamente frisou não haver qualquer problema com a situação, tendo largado de último lugar para a M1.
Fazendo uso da pole conquistada, J. Brandão segurou o primeiro lugar até à bandeirada de xadrez da M1. Atrás de si, um primeiro pelotão a rodar num ritmo muito similar: entre 2º e 6º a diferença foi pouco superior a 3s. Diogo C. teve uma reentrada triunfal na LPT agarrando com unhas e dentes o 2º lugar, tendo o 3º lugar ficado para o múltiplo campeão P. Sousa. H. Carvalhido rodou nas primeiras voltas colado a J. Brandão, mas, num movimento de ultrapassagem de P. Sousa, perdeu a posição tanto para este piloto como para Diogo C; na tentativa de recuperar lugar de pódio perdeu o frontal e, tendo invariavelmente caído na classificação, geriu o final da sua manga para garantir um melhor lugar na grelha da M2.

Pódio Manga 1


Com o 10º lugar na M1, Ricardo F. liderava a grelha para a M2. Talvez sentindo o “peso” do momento, a partida não foi a ideal, tendo rapidamente perdido posição para H. Carvalhido e R. Bastos. H. Carvalhido dominou a corrida a seu bel-prazer, tendo terminado a prova com uma vantagem superior a 12s face a Diogo C. que, na penúltima curva, roubou o 2º segundo a R. Bastos. Embora com um ritmo inferior aos demais pilotos que completaram o top8 da M2, a verdade é que R. Bastos aproveitou os infortúnios dos outros pilotos (entre frontais perdidos e tempo perdido em trocas de posição) para garantir o segundo pódio nesta edição da LPT. Nesta manga A. Martins marcou a VMR da ronda com 42,418s.

Pódio Manga 2


Contas feitas, Diogo C, mercê da sua regularidade, venceu a 2ª ronda da LPT 2018 com 40 pts. Com 35 pts, J. Brandão garantiu o 2º lugar e, com 32 pts, H. Carvalhido ficou na posição mais baixa do pódio. 
Por equipas, A. Martins / J. Brandão ganharam com 10 pts de vantagem sobre P. Soares / T. Sousa; no lugar mais baixo do pódio ficaram R. Bastos e Ricardo F.

Pódio Geral por Equipas


Em abril a LPT faz uma “mini-pausa” de primavera, estando de regresso à ação no dia 6 de maio no sempre interessante Kartódromo de Baltar.

Saudações pistonianas,
RB

Pistonianos

Sem comentários: