26 março 2017

Domínio Azul

Pódio Ronda 2


















Na primeira visita do ano ao KIVI voltou-se a verificar uma boa afluência de pilotos, mantendo-se o número de 16 presenças registado em Baltar. Não fosse a “deserção” de última hora de 2 pilotos espanhóis, que confeririam um carácter ibérico a esta edição 2017 da LPT, e a ausência do sempre-presente organizador J. Pérola, teríamos um pelotão ainda melhor composto. Entre os 16 kartistas em pista é de realçar a estreia de dois novos pistonianos: Nuno Sousa e Pedro Pedrosa. O primeiro a iniciar-se nas lides do karting amador e o segundo já com alguns anos de experiência, somados sobretudos na Redline Cup.


Sem ser um dia soalheiro mas com a pista completamente seca, P. Sousa somou a sua primeira pole do ano, repetindo o resultado obtido no qualy da penúltima ronda da LPT 2016, também no KIVI mas em condições meteorológicas completamente distintas. Ao seu lado saiu P. Soares (+0.40 seg) e em terceiro A. Martins (+0.46 seg) que, com o tempo da última volta galgou várias posições na grelha. Até ao 6º lugar, obtido por E. Ribeiro, os pilotos ficaram a menos de 1 segundo da pole.


Manga 1

As 15 voltas da primeira manga tiveram pouca história, sendo que os 8 primeiros da qualificação posicionaram-se exatamente pela mesma ordem no final desta manga. Com uma corrida muito “limpa” na metade superior da grelha, P. Couto, que finalizou esta manga na 10ª posição, foi o melhor classificado de entre aqueles que perderam o frontal ou tiveram algum percalço de condução que originou perdas de tempo significativas. Com ritmos muitíssimo similares e de uma constância a toda a prova, é de realçar que as VMR dos pilotos do pódio ficaram separadas por uns estratosféricos 0.02 seg (sim, 2 centésimos de segundo!): 42.73 para P. Sousa (1º classificado), 42.74 para A. Martins (3º classificado) e 42.75 para P. Soares (2º classificado).
Destaque também para o 4º lugar de P. Lamas que se mostrava, volta após volta, cada vez mais confortável com o seu kart e também com o traçado do KIVI escolhido para esta manga. Os 2 estreantes, N. Sousa e P. Pedrosa fecharam esta manga nos dois últimos lugares da classificação, sendo que P. Pedrosa foi o único dos 16 pilotos em pista que não terminou esta manga.

Pódio Manga 1


















Manga 2

Terminando em 8º lugar a primeira manga, R. Bastos partiu para a segunda manga na pole. Nuno Ribeiro completou a linha da frente da grelha, tendo E. Ribeiro e H. Carvalhido saído da segunda linha. Antevia-se uma manga animada, com trocas de posição mais constantes e, consequentemente, com mais atividade para os comissários na reposição das asas frontais dos Parolin/Yamaha.
Garantido a primeira posição no final das 2 primeiras direitas do circuito, R. Bastos, mesmo mantendo um ritmo por volta no segundo 43 alto, manteve a primeira posição até à 7ª volta (das 15) quando, num momento de desconcentração falhou o ponto de travagem antes de entrar para as retas paralelas à meta, embatendo violentamente na proteção. Kart sem condições de prosseguir e prova irremediavelmente perdida após tempo gasto para substituição do mesmo. Tendo ainda conseguido terminar a mesma, a 13ª posição terá certamente deixado um sabor amargo.
Aproveitando o acidente de R. Bastos, e nesse momento ainda com um pelotão bastante compacto, A. Martins tomou a liderança da corrida. Volta após volta, a “onda azul” voltava a tomar a comando das operações e a disputar, entre si, os lugares do pódio. P. Lamas voltou a demonstrar a sua boa forma em corrida, fazendo a mesma sempre próximo da discussão pelo pódio. A última volta foi nefasta para ex-campeão P. Soares que, na penúltima curva e quando se encontrava em disputa direta de posição, cometeu um erro que o deixou na relva, tendo caído para a 12ª posição, somando assim somente 4 pontos para a luta da geral individual. Ainda assim, marcou na sua antepenúltima volta a VMR desta R2 da LPT 2017 com 42.66.
Com esta situação, quem esfregou as mãos foi P. Lamas que subiu a 3º e fez o seu primeiro pódio da época. Destaque também para C. Monteiro que, com uma prova “limpa” fez uma recuperação memorável de 12º à partida para 4º lugar final. Bem ao invés do sucedido na primeira manga, apenas os pilotos do top 4 conseguiram levar a prova até à bandeirada de xadrez sem qualquer incidente. H. Carvalhido, que repetiu o 5º lugar da primeira manga, foi o melhor de entre os que tiveram que passar pelas boxes.


Pódio Manga 2



















No resumo da Ronda, o atual tricampeão P. Sousa saiu vitorioso, totalizando 47 pontos, mais 6 que o 2º classificado A. Martins (41). A 3ª posição ficou para um cada vez mais competitivo P. Lamas com 29 pontos, apenas mais 2 pontos que P. Soares (27). H. Carvalhido fechou o Top 5 com 22 pontos. Na sua estreia em competição N. Sousa somou 2 pontos e P. Pedrosa terá que esperar pela próxima ronda para somar os seus primeiros pontos na LPT.

Pódio por Equipas
















Por Equipas, a dupla P. Sousa/N. Ribeiro repetiu o lugar mais alto do pódio obtido em Baltar, tendo somado 66 pontos, somente mais 3 (63) que os 2ºs classificados A. Martins/H. Carvalhido. A última posição do pódio, que assim se repetiu a 100% face à R1 em Baltar, foi para P. Soares/P. Lamas com 56 pontos.

Pistonianos














Saudações Pistonianas,
RB

Ficha de Prova / Ronda 2 LPT17

Sem comentários: