Ao contrário do que se
previa a chuva apareceu e com intensidade durante todo o dia no Kartódromo da
Batalha, tal como tinha acontecido há 2 anos no KIVIkart.
Os nossos pilotos viam deste modo as suas dificuldades acrescidas.
Para além do desconhecimento do traçado por parte de 4 Pistonianos
(apenas A. Martins e H. Carvalhido tinham lá corrido) a pouca experiência em
piso molhado não jogava a nosso favor.
Apuramento 1
O sorteio ditou que fosse o LPT2 João Pérola mais uma vez a ser o
1º a entrar em acção.
De facto, cabe-lhe muitas vezes esta missão de estrear karts e
pista.
A sessão de Treinos comprovou o que já se adivinhava. Condições
dificílimas com o piso da Batalha a mostrar-se particularmente escorregadio.
O 20º lugar na grelha não era animador mas também não era
inesperado.
Arrancou bem e na 1ª volta chegou a estar momentaneamente na 12ª
posição, a tal que dava apuramento directo para as Meias-Finais.
À 1ª passagem na recta da
meta era 14º classificado.
Era 13º classificado quando
na 2ª volta fez um 180º com saída de pista que o atirou para a ultima posição.
Até ao final recuperou
apenas uma posição terminando na mesma posição em que partiu somando apenas 3
pontos.
A sua VMR foi a 22ª da
Manga.
LPT2 / João Pérola |
Apuramento 2
Era a vez do nosso LPT3 Nuno
Ribeiro entrar em prova.
Tal como João Pérola não é
adepto da chuva e partia sem grandes expectativas.
Nos Treinos fez o 17º melhor
tempo e na corrida manteve-se na luta pelo apuramento durante as primeiras
voltas.
Foi perdendo lugares tendo
terminado na 18ª posição e a sua VMR foi a 20ª deste grupo. 5 pontos foram os
amealhados para a LPT.
LPT3 / Nuno Ribeiro |
Apuramento 3
O estreante Renato Bastos (LPT4)
entrava em pista e obtinha o 17º lugar nos Treinos.
Foi nessa mesma posição que
terminou e a sua VMR foi a 21ª da manga. 6 pontos para a equipa.
Até ao momento o cenário não
era favorável…
LPT4 / Renato Bastos |
Apuramento 4
A entrada do LPT5 Eduardo
Ribeiro em cena trouxe a primeira esperança do dia à nossa equipa.
Fã assumido das pistas
molhadas, fez um surpreendente 9º lugar na Qualificação.
Partindo 3 lugares acima da
zona de apuramento tinha a tarefa de se manter nesses lugares para conseguir o
apuramento directo.
Durante os 15 minutos de
corrida esteve sempre nos 12 primeiros com trocas sucessivas de posição.
Perto do fim caiu para a 13ª
posição tendo ficado a pouco mais de 4 segundos do Apuramento.
Sentimento agridoce pois a
boa prestação merecia ter sido coroada com o primeiro apuramento do dia.
Curiosamente a sua VMR foi
também a 13ª mais rápida da corrida.
Do mal o menos, somou 10
pontos para a equipa.
LPT5 / Eduardo Ribeiro |
Apuramento 5
Na partida para a derradeira
Manga de Apuramento não tínhamos qualquer piloto apurado.
As expectativas recaíam
sobre os 2 pilotos conhecedores do traçado que curiosamente iriam correr juntos
na mesma Manga.
Nos Treinos o panorama não
era o melhor.
André Martins (LPT1) a
partir da 13ª posição e Hugo Carvalhido (LPT6) a sair de 17º.
A corrida correu de forma
distinta para ambos, com o LPT1 a sofrer vários toques e a perder várias
posições sucessivas. André Martins teve de facto uma manga atribulada à qual
juntou alguns erros fruto de alguém que tem que recuperar posições e perde o autocontrolo.
Terminou na 15ª posição com
a sua VMR a ser a 9ª da Manga o que demonstra a classificação que poderia ter
alcançado.
Hugo Carvalhido (LPT6) fez
uma corrida de grande nível onde subiu posições colocando-se num grupo que
lutava pelo apuramento.
Numa manga atribulada e com
vários toques o nosso piloto conseguiu terminar na 11ª posição que o apurava directamente
mas foi penalizado com 10 segundos e foi atirado para a 14ª posição.
A sua VMR foi também a 11ª da Manga.
A título de curiosidade, o
Campeão LPT Pedro Sousa a competir pelo Troféu PS&A terminou fora da zona
de apuramento e beneficiando das penalizações alheias acabou da 12ª posição que
o apurou directamente para as Meias-Finais.
Foi com grande sentimento de
injustiça que terminamos as Mangas de Apuramento sem nenhum Pistoniano apurado
e portanto com 6 pilotos para disputar as 2 Repescagens.
Repescagem 1
Para as Repescagens os
Pistonianos ficaram distribuídos em 3 pilotos em cada uma.
Era a ultima oportunidade
para se apurarem para as Meias-Finais já que os 14 primeiros seguiam em frente
e os restantes 10 terminavam a sua participação na TIT.
Renato Bastos fez uma
excelente sessão de treinos obtendo o 6º lugar.
Eduardo Ribeiro partiu da
19ª posição e João Pérola da 23ª e ultima posição dado que optou por trocar de
kart que considerou inguiável.
Bom arranque de João Pérola
que lá de trás saltou para os lugares de apuramento como havia feito no
Apuramento.
Renato Bastos caiu algumas
posições ficando no grupo de João Pérola. Estes 2 Pistonianos foram alvo de
vários toques, alguns que os fizeram mesmo rodar sobre si mesmos, nomeadamente
João Pérola.
Eduardo Ribeiro por sua vez
não partiu bem e não fez a corrida ao nível da Manga de Apuramento onde esteve
tão perto de passar.
João Pérola esteve durante
algum tempo em zona de apuramento tendo inclusive ultrapassado Renato Bastos,
mas fruto de toques e depois de erros de condução caiu várias posições.
Renato Bastos manteve-se
sereno e terminou na 14ª posição que lhe dava o ultimo lugar de apuramento às
Meias-Finais.
O seu fair-play fê-lo
assumir em pista um toque e sofreu uma penalização de 10 segundos que o retirou
da TIT relegando-o para a 15ª posição.
João Pérola acaba
ultrapassado pelo seu colega Eduardo Ribeiro devido a um 180º em plena recta
fruto do desespero e terminam nas 20ª e 21ª, respectivamente.
Relativamente às VMR, João
Pérola fez a 8ª melhor da corrida, Renato Bastos a 12ª, e Eduardo Ribeiro a
15ª.
Os 3 Pistonianos terminavam
aqui a sua participação na TIT.
Repescagem 2
Os Treinos da Repescagem 2
prometiam outros resultados para a nossa equipa com os 3 Pistonianos em zona de
apuramento.
André Martins partia de 4º,
Hugo Carvalhido de 7º e Nuno Ribeiro de 12º.
Hugo Carvalhido e André
Martins fizeram uma corrida exemplar e estiveram sempre no grupo da frente que
mantinha um ritmo elevado.
Nuno Ribeiro perdeu posições
nas primeiras voltas e queixou-se de mais um toque.
Hugo Carvalhido fez um
excelente 3º lugar com a 2ª VMR da manga e André Martins foi 5º classificado
com a 4ª VMR o que é indicador do ritmo elevado que estes 2 Pistonianos
conseguiram impor.
Nuno Ribeiro terminou na 20ª
posição com a 17ª VMR do grupo.
Chegou tarde mas a LPT
apurou 2 Pilotos para as Meias-Finais.
No entanto, e infelizmente
para a equipa, a pontuação que conta é a do Apuramento e não a da Repescagem.
Meia-Final 3
Pela 3ª vez no dia os
pilotos André Martins e Hugo Carvalhido voltariam a correr juntos dado que o
sorteio os colocou na mesma Meia-Final entre 4 possíveis.
Nesta fase já sem treinos e
fruto dos resultados anteriores, H. Carvalhido partia da 17ª posição logo
seguido de A. Martins na 18ª.
Nas Meias-Finais o nível
competitivo aumenta ainda mais e Hugo Carvalhido bem lutou para se manter nos
lugares de acesso à Final B.
Porém, uma série de toques
em que se viu envolvido viriam a prejudicá-lo tendo terminado na 21ª posição e
com uma penalização de 10 segundos.
O LPT6 fez a 9ª VMR da
Meia-Final.
Esta posição não retirou em
nada a fantástica 1ª participação na TIT deste estreante cuja dedicação ao
karting começa já a dar frutos.
André Martins mostrou que a
Repescagem tinha sido apenas um contratempo e rodou a um nível elevado.
Fez um corrida cheia de
garra e terminou num meritório 6º lugar que lhe deu o apuramento directo à
Final A.
Beneficiou ainda de uma
penalização alheia e ascendeu a 5º.
Foram 20 minutos a lutar com
um grupo de cerca de 6 pilotos que não se contentavam com o acesso à Final B.
No final, foi o Pistoniano
que levou a melhor numa corrida isenta de erros e plena de consistência dado
que a sua VMR foi “apenas” a 15ª da manga.
Final A
O André Martins chegou à Final
principal, algo que apenas o Pistoniano Pedro Sousa havia conseguido em Palmela
pela 12ª Edição.
Nessa altura o Campeão LPT
em título havia alcançado a 16ª posição.
André Martins partiu
novamente da 18ª posição, mas agora a corrida era outra.
Estavam presentes os 24
melhores pilotos do Karting amador nacional.
O LPT1 conseguiu andar no
meio da corrida nas voltas iniciais, mas o nível elevadíssimo e talvez também
já o cansaço acumulado (4ª corrida do dia) deu lugar a um honroso 21º lugar
final.
A sua VMR foi a 22ª da
Final.
Contas finais, e porque a
TIT é uma Prova de Equipas, quedamo-nos pela 18ª e última posição.
Esta posição inglória já nos
tinha acontecido em Oiã pela 11ª Edição, mas na altura com apenas 10 Troféus
presentes.
Faltou mais uma vez uma
pontinha de sorte que acompanha os Campeões, pois seria justo termos o Eduardo
Ribeiro e o Renato Bastos nas Meias-Finais.
O João Pérola e o Nuno
Ribeiro podiam/deviam também ter contribuído com mais pontos nas corridas em
que participaram.
Até o André Martins e o Hugo
Carvalhido tiveram o azar de começar mal e amealhar poucos pontos para a equipa
na Manga de Apuramento.
Ainda assim totalizamos 194
pontos, a nossa 3ª melhor pontuação em 7 participações.
Se por um lado 5 troféus não
colocaram qualquer piloto na Final A, por outro lado, um deles (UMK) ficou na
11ª posição com mais 81 pontos que a LPT.
Da mesma forma, um Troféu
que não colocou qualquer piloto em qualquer final (TPC), terminou com mais 15
pontos que a nossa equipa.
Conclusão, a TIT é mesmo uma
competição do colectivo.
No resumo, a TIT, a LPT, o
Karting em geral, trata-se de 90% treino e 10% de talento.
Esta foi mais uma jornada em
que isso se comprovou.
A participação é contudo o
que mais importa e a camaradagem que essa mesma traz consigo é o de mais
importante que guardamos no final do dia.
A aprendizagem, essa
continua…
Saudações Pistonianas,
JP
Pistonianos |
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