12 dezembro 2016

A. Martins vence Ronda final mas com vantagem insuficiente sobre P. Sousa que arrecada o Tri-Campeonato Individual LPT

1ª fila da grelha / Manga 1











Na 4ª e última visita do ano ao KIVI tivemos uma boa afluência de pilotos num total de 15, com mais uma estreia: P. Alves.
A chuva deu tréguas e a pista apresentava-se húmida mas sem água acumulada.

A Pole foi arrecadada mais uma vez por P. Sousa, a 4ª da edição. As outras 5 Poles da época recaíram sempre sobre pilotos diferentes.
Ao seu lado saía A. Martins que teria que arriscar tudo para ganhar pontos ao seu direto adversário logo na 1ª Manga.
Surpreendente 3º melhor tempo para Francisco S., seguido de J. Pérola a largar da 4ª posição.

No arranque para a Manga 1, J. Pérola saltou 2 posições colocando-se na traseira do líder P. Sousa. Um erro logo na primeira passagem pela "dupla chicane" que o fez fazer um 180º atirou-o para a última posição.
A corrida foi bastante atribulada com vários pilotos a perderem o frontal ou a fazerem despiste.
Com "performances clean" estiveram os concorrentes ao título de Campeão, P. Sousa e A. Martins. A. Martins fez de tudo para recuperar do mau arranque mas não conseguiu chegar-se o suficiente a P. Sousa para encetar uma ultrapassagem tendo terminado na 2ª posição a quase 2 segundos de distância.
Por esta altura, a juntar a Pole à vitória, P. Sousa aumentava a vantagem em 7 pontos sobre A. Martins e o "Tri" estava muito perto.
Excelente desempenho o de H. Carvalhido que alcançou o seu 1º pódio pela LPT, tendo terminado a 0.40 do 2º classificado, ele que havia partido do 7º posto.
Chegou à 2ª posição na 2ª volta tendo ultrapassado A. Martins, porém logo na volta seguinte cometeu exactamente o mesmo erro de J. Pérola no mesmo local e perdeu algumas posições. Ainda assim voltou à corrida e a incomodar A. Martins nas voltas finais, sendo dele a VMR da manga com 55.508.
Em destaque também a corrida de Francisco S. que com o 4º lugar obteve o melhor registo da época. Sem voltas rápidas mas muito certinho fez uma corrida sem erros.
J. Pérola depois de ter caído para a 15ª posição logo na 1ª volta, recuperou 10 lugares e terminou na 5ª posição à frente de R. Bastos e N. Ribeiro. 
A importante 8ª posição recaíu sobre E. Ribeiro que assim saía da Pole na Manga 2.
P. Lamas ao terminar em 9º lugar via a sua vida complicada na luta com J. Pérola pelo lugar no pódio do Campeonato.
Perdia 4 pontos na Manga 1 e partia de 9º para a Manga 2. J. Pérola largava de 4º e precisava de mais 4 pontos de vantagem nessa 2ª Manga.
Jorge R. desta vez não teve um kart à altura e depois de várias paragens foi apenas 12º classificado.
Ainda assim, foi dele a 2ª Volta Mais Rápida com 55.544. Ainda no segundo 55 rodaram A. Martins (55.597) e P. Sousa (55.807).

Pódio Manga 1

















Na Manga 2 o piso apresentou-se menos húmido e a prova disso é que os tempos baixaram, mas os erros de pilotagem mantiveram-se em grande número.
A McSafety Kleen estava na linha da frente, com R. Bastos e J. Pérola (novamente a sair do 4º lugar) na 2ª fila.
Na partida, os 3 primeiros mantêm posição e H. Carvalhido sobe de 6º para o 4º lugar.
J. Pérola sofre um toque que o leva à relva e o faz perder o frontal e desce para 13º e P. Sousa também arranca mal e desce para a 12ª posição.
Na 1ª volta E. Ribeiro e P. Sousa fazem um 180º e perdem posições.
Na 2ª volta Pedro S., Jaime S. e Francisco S. também se despistam sendo que este último abandona a corrida. 
Nesta mesma 2ª volta, P. Sousa volta a perder o controlo do kart e A. Martins não fazia ideia que o seu rival estava na cauda da corrida...
Nesta Manga final apenas os 3 primeiros não cometeram erros.
N. Ribeiro com um kart muito equilibrado conseguiu a 1ª vitória da época com uma vantagem confortável de quase 10 segundos sobre o novamente 2º classificado A. Martins.
O 3º lugar foi novamente para H. Carvalhido que repetiu a boa prestação e voltou a pressionar A. Martins pela 2ª posição tendo terminado a menos de 1 segundo de diferença.
Boa prestação para R. Bastos que foi 4º classificado, à frente de Jorge R. que fez uma boa corrida dado que partiu da 12ª posição. Ainda assim cometeu um erro na penúltima volta...
P. Sousa conseguiu recuperar posições e chegar à 6ª posição, o suficiente para lhe valer o título de Tri-Campeão.
E. Ribeiro terminou na 7ª posição à frente de P. Couto, J. Pérola e P. Lamas que fecharam o Top 10.
J. Pérola voltou a não ter a sorte do seu lado e ver o seu frontal levado pela traseira de E. Ribeiro numa tentativa de ultrapassagem que deu em 180º, já perto do fim da corrida.
P. Couto e P. Lamas também se viram envolvidos num toque na derradeira volta da corrida tendo ambos que parar para troca do frontal.
A Volta Mais Rápida da Manga (e ronda) teve o mesmo registo para Jorge R. e P. Sousa (54.231). O desempate para atribuição dos 3 pontos incidiu sobre a 2ª melhor volta entre estes pilotos que coube a Jorge R. com o registo de 54.87 (a de P. Sousa foi de 54.92).
Também o vencedor N. Ribeiro rodou ao mesmo nível com o tempo de 54.252. 
Todos os restantes estiveram bastante longe não entrando no segundo 54.

Pódio Manga 2
















No final, A. Martins venceu a ronda com a soma de 40 pontos fruto de dois 2ºs lugares.
A margem foi de apenas 3 pontos sobre o 2º classificado P. Sousa que sagrou-se Campeão LPT 2016 com 9 pontos de vantagem.
A 3ª posição foi para N. Ribeiro que passou da melhor forma o título de Vice-Campeão para as mãos de A. Martins.
H. Carvalhido fez uma ronda de alto nível (4º lugar) com os seus primeiros pódios ao serviço de LPT e deu um salto na classificação para o 8º lugar final da Geral Individual.
R. Bastos foi 5º classificado e alcançou o 6º lugar final superiorizando-se a E. Ribeiro que ficou com o 7º lugar final.
P. Lamas e J. Pérola que lutaram pelo 3º lugar final da LPT não estiveram em bom plano e os 5 pontos de vantagem conseguidos por J. Pérola nesta ronda não foram suficientes ficando o lugar do pódio final para P. Lamas com 3 pontos de vantagem.
Esta foi a melhor classificação de sempre de P. Lamas em Campeonatos LPT.

Por Equipas, mais uma vitória (a 6ª consecutiva) para os Racing Dragons que assim se sagraram Campeões por Equipas LPT2016 antes da última ronda a disputar com a Prova por Equipas.
A McSafety Kleen ficou na 2ª posição com 51 pontos, menos 7 que os vencedores e, a S&C Associados alcançou o 3º lugar com 39 pontos, mais 2 que a Boavista KC.

Pódio por Equipas














Saudações Pistonianas,
JP  

Pistonianos

Sem comentários: