Grelha Manga 1 |
A estreia da LPT no Kartódromo de Vila Nova de Paiva teve a presença de 13 Pistonianos.
Raul Monteiro foi o estreante e os Campeões Pedro Soares e Jorge Ribeiro (Vice-Campeão) marcaram presença como anunciado, assim como H. Carvalhido está de regresso para a ponta final desta 7ª Edição.
De referir que apenas P. Soares detinha experiência competitiva no traçado de VN Paiva.
A sessão de Treinos cronometrados marcou a estreia de Pedro S. na Pole. Apenas na sua 4ª corrida pela LPT o recém-chegado Pedro S. conseguiu alcançar o melhor tempo numa sessão de treinos.
55.288 foi o tempo obtido, logo seguido de P. Sousa com apenas 0.059 de diferença.
Na 2ª fila e com tempos também muito próximos partiram Jorge R. (55.403) e J. Pérola (55.438). Boa performance para A.P. Martins que arrecadou a 5ª posição da grelha à frente dos pilotos A. Martins, P. Soares e N. Ribeiro que fecharam o Top 8.
De destacar que os 9 primeiros ficaram separados por menos de 1 segundo. O piloto que partiu da posição 9 foi o regressado H. Carvalhido com o tempo de 56.148.
Manga 1
Na partida para a Manga 1 P. Sousa ascendeu ao 1º lugar em pleno arranque enquanto da mesma forma J. Pérola suplantou Jorge R. e chegou à 1ª curva na 3ª posição.
Logo de seguida aproveitou a travagem "queimada" de Pedro S. no 1º gancho (que seguia na 2ª posição) para se colocar no encalce do Bi-Campeão.
Na curva seguinte J. Pérola colocou-se por dentro e ultrapassou P. Sousa colocando-se na liderança para não mais a largar.
Dotado de um kart muito competente J. Pérola foi aumentando a vantagem paulatinamente terminando as 17 voltas com 8 segundos de vantagem.
#77 J. Pérola - Vencedor Manga 1 |
Entretanto P. Sousa iria parar para trocar de kart e terminar na 13ª e última posição amealhando apenas 3 pontos nesta Manga 1. Ainda assim conseguiu a 3ª melhor volta com o tempo de 55.000.
A luta pela 2ª posição foi bastante acesa e liderada por A.P. Martins até bem perto do fim.
No entanto as forças viriam a falhar na parte final da corrida terminando ainda assim numa honrosa 5ª posição.
O 2º lugar pertenceu a A. Martins sacando assim a "dobradinha" para a Racing Dragons.
A. Martins impôs-se a Jorge R. e foi mesmo o único juntamente com J. Pérola a rodar no segundo 54.
Jorge R. teve que se contentar com o último lugar do pódio a 1.3 segundos de A. Martins.
A 4ª posição foi para P. Soares que teve que se debater com um kart algo "desequilibrado".
H. Carvalhido e N. Ribeiro seguiram-se nas 6ª e 7ª posições ficando a 8ª posição para Pedro S. depois de "arruinar" qualquer hipótese de obter o seu 1º pódio na 1ª volta, terminou na 8ª posição.
Ironicamente essa posição voltou a colocá-lo na Pole para a Manga 2.
Manga 2
A grelha para a Manga 2 fazia prever uma corrida muita disputada com 8 candidatos a discutir as posições do pódio e com a expectativa de saber que recuperação o Bi-Campeão partindo da 13ª posição poderia encetar.
O Vice-Campeão N. Ribeiro que partiu da 2ª posição ascendeu à 1ª posição e por lá andou durante várias voltas.
Entretanto Jorge R. e P. Soares chegavam-se à frente, com Jorge R. a mostrar-se mais forte e a vencer a corrida com quase 5 segundos de vantagem, ele que havia partido da 6ª posição.
Jorge R. arrecadou a Volta Mais Rápida da Ronda ao rodar em 54.324.
Note-se que o Kart nº 8 foi o vencedor de ambas as mangas.
P. Soares terminou na 2ª posição com o 2º melhor registo de 54.440.
#66 Jorge R. / Vencedor Manga 2 |
N. Ribeiro não ficou longe, cerca de 2,5 seg. do 2º classificado e com uma vantagem de mais de 12 segundos sobre o 4º classificado.
A luta pela 4ª posição foi bastante disputada entre Pedro S. e J. Pérola durante algumas voltas.
Enquanto Pedro S. ía perdendo terreno na altura em que era 4º classificado isolado, J. Pérola teve que se "desembaraçar" de uma luta "musculada" pela 5ª posição entre os pilotos P. Sousa, A. Martins e H. Carvalhido.
O "Racing Dragon" alcançou Pedro S. que tentou defender a 4ª posição cedendo a dada altura e caíndo para 5º. Pouco depois viria cometer o mesmo erro da Manga 1 e terminou na 7ª posição logo à frente do seu companheiro de equipa H. Carvalhido.
O Bi-Campeão conseguiu recuperar 8 posições terminando na 5ª posição à frente do seu rival directo na luta pela liderança do Campeonato A. Martins.
Desta feita, A.P. Martins não esteve tão forte e foi suplantado por Francisco S. que foi 9º classificado.
No somatório das mangas, Jorge R. saiu vencedor com o total de 44 pontos fruto de uma vitória, um 3º lugar e do prémio VMR.
Na 2ª posição ficou J. Pérola com menos 6 pontos resultado de uma vitória e de um 4º lugar.
No 3º posto terminou P. Soares que somou um 2º lugar e um 4º lugar.
#09 P. Soares |
Por Equipas, a vitória inequívoca foi para os "Racing Dragons" que segundo as palavras do seu piloto A. Martins estão "a caminho do título". :)
68 pontos foram os somados pela equipa que lidera o Campeonato (por Equipas), mais 31 pontos que os "S&C Associados" que foram os 2ºs classificados nesta Ronda.
A dupla Pedro S./H. Carvalhido obteve o seu primeiro pódio por equipas apenas na sua 3ª participação.
A "McSafety Kleen" foi 3ª classificada com 25 pontos do único representante N. Ribeiro.
Nas contas dos Campeonatos quer Individual quer por Equipas, foi efectuado o acerto com a retirada das duas piores pontuações dando origem ao total oficial.
Logicamente, apenas aos 5 pilotos totalistas são retirados pontos (excepto ao piloto Francisco S. que, apesar de totalista, não pontuou em 2 corridas).
Na luta pelo título A. Martins diminuiu a distância para o favorito P. Sousa que não foi feliz em VN Paiva.
São 14 pontos que os separam agora a duas rondas do fim e com 110 pontos possíveis.
#08 P. Sousa vs #23 A. Martins |
J. Pérola ascendeu à 3ª posição e está agora na luta por um lugar no pódio com P. Lamas que se encontra apenas a 6 pontos de distância.
N. Ribeiro ascendeu à 5ª posição com R. Bastos e E. Ribeiro muito perto a 3 e 4 pontos de distância, respectivamente.
Qualquer um destes pilotos tem ainda aspirações a chegar a um lugar no pódio.
#16 N. Ribeiro |
No Campeonato por Equipas, os "Racing Dragons" deram um importante passo na conquista do título.
A boa prestação dos seus pilotos aliada à prestação infeliz de P. Sousa e a mais uma ausência do seu companheiro T. Sousa tornou a vida mais complicada para a "Boavista KC".
A "McSafety Kleen" ascendeu ao 3º lugar mesmo com a ausência de E. Ribeiro.
A verdade é que na "BA Team", P. Lamas também não correu e a "Squadra Sprint" não teve qualquer piloto em competição.
Como já é sabido, C. Monteiro não correrá mais até final da edição e R. Bastos encontra-se já à procura de um substituto para fazer dupla já na próxima ronda.
Posto isto, a luta pela última posição do pódio parece estar confinada a estas 3 equipas até à derradeira Prova por Equipas onde tudo indica, tudo se decidirá.
Interessante também está a ser a luta pela 5ª posição com outras 3 equipas em disputa, a saber: "The Project", "LGE Team" e "S&C Associados".
Estatisticamente, Jorge R. foi o 8º piloto a vencer nesta edição que conta com 13 corridas, e o 6º a conseguir uma VMR.
Por sua vez, Pedro S. foi o 5º piloto a conseguir uma Pole-Position.
J. Pérola alcançou a 2ª vitória este ano igualando A. Martins e P. Lamas que também têm ambos 2 vitórias. Com mais, apenas P. Sousa com 3.
N. Ribeiro e P. Soares obtiveram ambos o 3º pódio nesta edição.
No Ranking de assinalar que J. Pérola ultrapassou a fasquia dos 1000 pontos na mesma ronda em que somou a 10ª vitória em corridas na Liga PisTão.
Segue-se a penúltima Ronda do Campeonato Individual com a 3ª e última visita a Fafe.
Saudações Pistonianas,
JP
Pistonianos |
Sem comentários:
Enviar um comentário