Pódio final R2 |
A Ronda 2 de 2016 teve uma participação acima daquilo que tem sido a média dos últimos anos contanto com 17 pilotos presentes.
Tal se deve ao empenho contínuo dos Pistonianos em fazer crescer este grupo no sentido de o tornar cada vez mais forte.
O regresso do Tri-Campeão P. Soares e as estreias de 4 pilotos, a saber: F. Peneda, A. P. Martins, N. Brandão e H. Carvalhido, faziam antever uma jornada muito interessante.
Para além disso, a estreia do Kartódromo de Vila Real no calendário LPT.
Excelentes infraestruturas, um traçado muito interessante ao qual a frota não faz justiça.
A chuva ameaçou mas não apareceu o que proporcionou 2 corridas bem disputadas.
Antes mesmo do início dos Treinos percebeu-se que o kart nº 18 seria um outsider. Efectivamente, o chassis do Kart não era SH como dos restantes 16 karts. Com o decorrer das corridas, constatou-se que o kart nº 15 também estava em claro sub-rendimento.
A sessão de Treinos cronometrados ditou a surpresa da manhã: Pole-Position para P. Couto. O 1º Prémio deste piloto desde que chegou à LPT.
O tempo alcançado de 1:01.117 face aos 1:01.199 do Tri-Campeão P. Soares, anteviam aquele que viria a ser o seu 1º pódio na nossa Liga.
P. Sousa (1:01.382) muito perto e R. Bastos (1:01.659) mais longe dividiam a 2ª fila da grelha.
Manga 1
No arranque da 1º manga não se verificou alterações nas posições na 1ª volta relativamente aos 5 primeiros, mas na 2ª volta P. Sousa ultrapassou P. Soares ascendendo à 2ª posição.
Começava aqui um duelo que durou até à 14ª e última volta da corrida.
Na 3ª volta P. Couto perdeu a liderança sendo ultrapassado por P. Sousa e P. Soares na mesma volta, descendo para o 3º posto.
Na volta seguinte, P. Couto recuperou momentaneamente a 2ª posição a P. Sousa mas voltaria a perdê-la logo de seguida, tendo R. Bastos aproveitado para colocar-se por dentro no final da descida que antecede o acesso à recta da meta.
Na entrada para a 5ª volta, P. Couto recuperou a 3ª posição no final da recta fruto de um kart com excelente saída de curva e velocidade de ponta.
6ª volta: duas trocas de posições na luta pela 3ª posição entre P. Couto e R. Bastos com J. Pérola a entrar na luta.
À 7ª volta H. Carvalhido também entra na luta pelo pódio mas alguns toques entre este piloto e J. Pérola em que R. Bastos também se vê envolvido fazem com que P. Couto ganhe uma ligeira distância que conseguiu manter até ao final.
A partir de meio da corrida, esta interessante luta passou a ser pelo 4º lugar com R. Bastos a chegar à frente à entrada para a 8ª volta. H. Carvalhido também passou J. Pérola e seguiu em 5º durante algumas curvas desta volta.
Na frente, o duelo de outros tempos entre P. Sousa e P. Soares mantinha-se aceso com sucessivas trocas de liderança.
No final a vitória sorriu ao Bi-Campeão em título P. Sousa por escassos 0.451 de vantagem sobre P. Soares.
A Volta Mais Rápida também pertenceu a P. Sousa ao rodar em 1:00.398.
A 3ª posição a mais de 8 segundos foi para P. Couto que arrecadou assim o seu 1º pódio pela LPT.
Apesar do forcing final de J. Pérola a 4ª posição foi mesmo para R. Bastos a cerca de 4 segundos da 3ª posição. J. Pérola foi 5º e o estreante H. Carvalhido foi 6º classificado a menos de 0.200 da 5ª posição.
N. Ribeiro e T. Sousa fecharam o Top 8 a cerca de 7 segundos deste trio, conseguindo com isto a 1ª fila da grelha para a Manga 2.
N. Ribeiro havia largado de 9º tendo ascendido 2 posições e T. Sousa manteve a posição em que partiu.
Quem também subiu posições foram os pilotos P. Lamas e E. Ribeiro que ascendendo um lugar cada terminaram na 9ª e 10ª posição, respectivamente.
B. Fernandes subiu 2 posiçãos terminando na 12ª posição e o estreante F. Peneda que partiu de 15º também ascendeu um lugar.
A. P. Martins em estreia desceu 4 posições terminando na 11ª posição, bem como C. Monteiro desceu um posto terminando na 13ª posição.
A. Martins foi um dos pilotos azarados tendo ficado com um kart em sub-rendimento (nº 15) e tendo ido à boxe para tentar solucionar o problema não dispôs de kart de substituição conseguindo no final salvar 1 ponto com a 15ª posição.
Francisco S. na 16ª posição e N. Bandão na 17ª foram os pilotos que terminaram fora dos pontos.
N. Brandão não teve sorte e ficou com o outsider kart nº 18 que não devia estar em pista.
Pódio Manga 1 |
Manga 2
Com a inversão da grelha para os 8 primeiros, sabia-se que o homem da Pole T. Sousa e J. Pérola que saía da 4ª posição eram "cartas fora do baralho" dada a má condição dos seus karts como a Manga 1 provou.
Azar para a equipa Racing Dragons que viu os seus 2 pilotos partilharem o mesmo kart nº 15.
H. Carvalhido saiu que nem uma bala da 3ª posição e ascendeu à liderança no arranque, seguindo N. Ribeiro na 2ª posição.
Ao fim de 3 curvas P. Soares já era 3ª classificado (havia saído de 7º) e R. Bastos seguia na 4ª posição.
P. Sousa que partiu da 8ª posição era já 5º, seguido de P. Couto na 6ª posição, P. Lamas na 7ª e E. Ribeiro no 8º lugar.
Na entrada para a 3ª volta A. Martins seguia na 9ª posição tendo subido 6 posições seguido de C. Monteiro no 10º lugar (subiu 3 lugares).
O Kart nº 13 de N. Ribeiro dava sinais de fragilidade e o piloto ia-se afundando na tabela tendo optado por desistir a 5 voltas do fim.
Assim que ultrapassou H. Carvalhido, P. Soares foi ganhando vantagem sobre os seus perseguidores e fez uma corrida tranquila terminado com uma vantagem de mais de 11 segundos. A VMR desta manga foi dele com 1:00.539, não batendo a volta de P. Sousa da Manga 1.
A luta pela 2ª posição, essa sim foi de grande interesse, envolvendo 3 pilotos: P. Sousa, P. Lamas e E. Ribeiro.
P. Lamas beneficiou do andamento acima da média do kart nº 9 que havia dado o 1º pódio a P. Couto.
P. Sousa teve por isso que lutar até ao último metro para conseguir a 2ª posição que lhe deu a vitória na Ronda.
A muito bom nível esteve E. Ribeiro que bateu-se com este dois pilotos por um lugar no pódio, tendo sido ele juntamente com o vencedor P. Soares e P. Lamas a conseguir rodar em 1:00 nesta Manga.
Curiosamente os 4 primeiros classificados conseguiram individualmente ascender 6 posições.
No entanto, os maiores feitos foram para o piloto C. Monteiro que ao terminar na 5ª posição conseguiu o feito de subir 8 posições, da mesma forma que A. Martins o fez ao concluir a corrida na 7ª posição.
R. Bastos foi 6º classificado e esta sua regularidade viria a dar bons frutos na Classificação geral do Campeonato Individual.
O 8º lugar de P. Couto nesta manga permitiu-lhe juntamente com a 3ª posição da Manga 1 ascender ao pódio final desta Ronda 2.
Boa prestação para A. P. Martins que foi 9º classificado com uma média muito interessante que lhe daria teoricamente um lugar nos 5 primeiros. Algo se passou na 1ª volta que o fez perder algum tempo...
O Top 10 fechou com H. Carvalhido que depois de ter liderado as primeiras voltas quebrou ao longo da corrida.
Nos pontos terminaram ainda e por esta ordem: B. Fernandes, F. Peneda, Francisco S., J. Pérola e N. Brandão.
Não terminaram T. Sousa e N. Ribeiro.
Pódio Manga 2 |
No somatório da mangas P. Sousa foi quem totalizou mais pontos ao somar 48 pontos para o Campeonato.
Esta vitória após a sua ausência da ronda inaugural atirou-o directamente para o 3º lugar do Campeonato.
P. Soares foi 2º classificado com menos 3 pontos (os da VMR) e entrou directamente para a 5ª posição da geral.
P. Couto foi 3º ao registar 26 pontos.
Muito perto na 4ª posição ficaram P. Lamas e R. Bastos ambos com 23 pontos.
Por Equipas, os Boavista KC venceram inequivocamente e com estes 56 pontos são agora líderes do Campeonato por Equipas.
A apenas 2 pontos encontram-se os McSafety Kleen que desta feita foram 4ºs classificados.
Na 3ª posição mantêm-se os Squadra Sprint a apenas 11 pontos do 2º lugar.
Os Racing Dragons desceram 2 posições e são agora 4ºs dada a azarada prova de Vila Real.
Na 5ª e 6ª posição seguem a BA Team e os The Project separados por apenas 1 ponto.
De salientar que na sua 1ª prestação como equipa os The Project alcançaram uma boa 3ª posição.
Pódio por Equipas |
Nas contas do Campeonato Individual, R. Bastos segue pela primeira vez líder ao somar 52 pontos.
Da mesma forma, E. Ribeiro encontra-se pela primeira vez na 2ª posição do Campeonato a apenas 3 pontos do piloto da Squadra Sprint.
Com menos 1 ponto situam-se os 2 pilotos da Boavista Kart Club.
De resto, o equilíbrio é notório constatando que a diferença entre 1º e 9º classificado é de 12 pontos.
A LPT2016 volta já no próximo dia 17 Abril no Kartódromo de Fafe.
Resta saber se será já com a nova frota...
Saudações Pistonianas,
JP
Sem comentários:
Enviar um comentário