06 abril 2016

Duelo de Campeões de volta (P. Soares vs P. Sousa) e P. Couto sobe ao pódio pela 1ª vez

Pódio final R2
A Ronda 2 de 2016 teve uma participação acima daquilo que tem sido a média dos últimos anos contanto com 17 pilotos presentes.
Tal se deve ao empenho contínuo dos Pistonianos em fazer crescer este grupo no sentido de o tornar cada vez mais forte.
O regresso do Tri-Campeão P. Soares e as estreias de 4 pilotos, a saber: F. Peneda, A. P. Martins, N. Brandão e H. Carvalhido, faziam antever uma jornada muito interessante.
Para além disso, a estreia do Kartódromo de Vila Real no calendário LPT.
Excelentes infraestruturas, um traçado muito interessante ao qual a frota não faz justiça.
A chuva ameaçou mas não apareceu o que proporcionou 2 corridas bem disputadas.

Antes mesmo do início dos Treinos percebeu-se que o kart nº 18 seria um outsider. Efectivamente, o chassis do Kart não era SH como dos restantes 16 karts. Com o decorrer das corridas, constatou-se que o kart nº 15 também estava em claro sub-rendimento. 

A sessão de Treinos cronometrados ditou a surpresa da manhã: Pole-Position para P. Couto. O 1º Prémio deste piloto desde que chegou à LPT.
O tempo alcançado de 1:01.117 face aos 1:01.199 do Tri-Campeão P. Soares, anteviam aquele que viria a ser o seu 1º pódio na nossa Liga.
P. Sousa (1:01.382) muito perto e R. Bastos (1:01.659) mais longe dividiam a 2ª fila da grelha.

Manga 1

No arranque da 1º manga não se verificou alterações nas posições na 1ª volta relativamente aos 5 primeiros, mas na 2ª volta P. Sousa ultrapassou P. Soares ascendendo à 2ª posição.
Começava aqui um duelo que durou até à 14ª e última volta da corrida.
Na 3ª volta P. Couto perdeu a liderança sendo ultrapassado por P. Sousa e P. Soares na mesma volta, descendo para o 3º posto.
Na volta seguinte, P. Couto recuperou momentaneamente a 2ª posição a P. Sousa mas voltaria a perdê-la logo de seguida, tendo R. Bastos aproveitado para colocar-se por dentro no final da descida que antecede o acesso à recta da meta.
Na entrada para a 5ª volta, P. Couto recuperou a 3ª posição no final da recta fruto de um kart com excelente saída de curva e velocidade de ponta.
6ª volta: duas trocas de posições na luta pela 3ª posição entre P. Couto e R. Bastos com J. Pérola a entrar na luta.
À 7ª volta H. Carvalhido também entra na luta pelo pódio mas alguns toques entre este piloto e J. Pérola em que R. Bastos também se vê envolvido fazem com que P. Couto ganhe uma ligeira distância que conseguiu manter até ao final.
A partir de meio da corrida, esta interessante luta passou a ser pelo 4º lugar com R. Bastos a chegar à frente à entrada para a 8ª volta. H. Carvalhido também passou J. Pérola e seguiu em 5º durante algumas curvas desta volta.

Na frente, o duelo de outros tempos entre P. Sousa e P. Soares mantinha-se aceso com sucessivas trocas de liderança.
No final a vitória sorriu ao Bi-Campeão em título P. Sousa por escassos 0.451 de vantagem sobre P. Soares.
A Volta Mais Rápida também pertenceu a P. Sousa ao rodar em 1:00.398.
A 3ª posição a mais de 8 segundos foi para P. Couto que arrecadou assim o seu 1º pódio pela LPT.
Apesar do forcing final de J. Pérola a 4ª posição foi mesmo para R. Bastos a cerca de 4 segundos da 3ª posição. J. Pérola foi 5º e o estreante H. Carvalhido foi 6º classificado a menos de 0.200 da 5ª posição.
N. Ribeiro e T. Sousa fecharam o Top 8 a cerca de 7 segundos deste trio, conseguindo com isto a 1ª fila da grelha para a Manga 2. 
N. Ribeiro havia largado de 9º tendo ascendido 2 posições e T. Sousa manteve a posição em que partiu.
Quem também subiu posições foram os pilotos P. Lamas e E. Ribeiro que ascendendo um lugar cada terminaram na 9ª e 10ª posição, respectivamente.
B. Fernandes subiu 2 posiçãos terminando na 12ª posição e o estreante F. Peneda que partiu de 15º também ascendeu um lugar.
A. P. Martins em estreia desceu 4 posições terminando na 11ª posição, bem como C. Monteiro desceu um posto terminando na 13ª posição.
A. Martins foi um dos pilotos azarados tendo ficado com um kart em sub-rendimento (nº 15) e tendo ido à boxe para tentar solucionar o problema não dispôs de kart de substituição conseguindo no final salvar 1 ponto com a 15ª posição.
Francisco S. na 16ª posição e N. Bandão na 17ª foram os pilotos que terminaram fora dos pontos.
N. Brandão não teve sorte e ficou com o outsider kart nº 18 que não devia estar em pista. 

Pódio Manga 1



















Manga 2 

Com a inversão da grelha para os 8 primeiros, sabia-se que o homem da Pole T. Sousa e J. Pérola que saía da 4ª posição eram "cartas fora do baralho" dada a má condição dos seus karts como a Manga 1 provou.
Azar para a equipa Racing Dragons que viu os seus 2 pilotos partilharem o mesmo kart nº 15.
H. Carvalhido saiu que nem uma bala da 3ª posição e ascendeu à liderança no arranque, seguindo N. Ribeiro na 2ª posição.
Ao fim de 3 curvas P. Soares já era 3ª classificado (havia saído de 7º) e R. Bastos seguia na 4ª posição.
P. Sousa que partiu da 8ª posição era já 5º, seguido de P. Couto na 6ª posição, P. Lamas na 7ª e E. Ribeiro no 8º lugar.
Na entrada para a 3ª volta A. Martins seguia na 9ª posição tendo subido 6 posições seguido de C. Monteiro no 10º lugar (subiu 3 lugares).
O Kart nº 13 de N. Ribeiro dava sinais de fragilidade e o piloto ia-se afundando na tabela tendo optado por desistir a 5 voltas do fim.

Assim que ultrapassou H. Carvalhido, P. Soares foi ganhando vantagem sobre os seus perseguidores e fez uma corrida tranquila terminado com uma vantagem de mais de 11 segundos. A VMR desta manga foi dele com 1:00.539, não batendo a volta de P. Sousa da Manga 1.
A luta pela 2ª posição, essa sim foi de grande interesse, envolvendo 3 pilotos: P. Sousa, P. Lamas e E. Ribeiro.
P. Lamas beneficiou do andamento acima da média do kart nº 9 que havia dado o 1º pódio a P. Couto.
P. Sousa teve por isso que lutar até ao último metro para conseguir a 2ª posição que lhe deu a vitória na Ronda.
A muito bom nível esteve E. Ribeiro que bateu-se com este dois pilotos por um lugar no pódio, tendo sido ele juntamente com o vencedor P. Soares e P. Lamas a conseguir rodar em 1:00 nesta Manga. 
Curiosamente os 4 primeiros classificados conseguiram individualmente ascender 6 posições. 
No entanto, os maiores feitos foram para o piloto C. Monteiro que ao terminar na 5ª posição conseguiu o feito de subir 8 posições, da mesma forma que A. Martins o fez ao concluir a corrida na 7ª posição.
R. Bastos foi 6º classificado e esta sua regularidade viria a dar bons frutos na Classificação geral do Campeonato Individual.
O 8º lugar de P. Couto nesta manga permitiu-lhe juntamente com a 3ª posição da Manga 1 ascender ao pódio final desta Ronda 2.
Boa prestação para A. P. Martins que foi 9º classificado com uma média muito interessante que lhe daria teoricamente um lugar nos 5 primeiros. Algo se passou na 1ª volta que o fez perder algum tempo...
O Top 10 fechou com H. Carvalhido que depois de ter liderado as primeiras voltas quebrou ao longo da corrida.
Nos pontos terminaram ainda e por esta ordem: B. Fernandes, F. Peneda, Francisco S., J. Pérola e N. Brandão.
Não terminaram T. Sousa e N. Ribeiro.

Pódio Manga 2




















No somatório da mangas P. Sousa foi quem totalizou mais pontos ao somar 48 pontos para o Campeonato.
Esta vitória após a sua ausência da ronda inaugural atirou-o directamente para o 3º lugar do Campeonato.
P. Soares foi 2º classificado com menos 3 pontos (os da VMR) e entrou directamente para a 5ª posição da geral.
P. Couto foi 3º ao registar 26 pontos.
Muito perto na 4ª posição ficaram P. Lamas e R. Bastos ambos com 23 pontos.

Ficha de Prova -  R2














Por Equipas, os Boavista KC venceram inequivocamente e com estes 56 pontos são agora líderes do Campeonato por Equipas.
A apenas 2 pontos encontram-se os McSafety Kleen que desta feita foram 4ºs classificados.
Na 3ª posição mantêm-se os Squadra Sprint a apenas 11 pontos do 2º lugar. 
Os Racing Dragons desceram 2 posições e são agora 4ºs dada a azarada prova de Vila Real.
Na 5ª e 6ª posição seguem a BA Team e os The Project separados por apenas 1 ponto.
De salientar que na sua 1ª prestação como equipa os The Project alcançaram uma boa 3ª posição.

Pódio por Equipas




















Nas contas do Campeonato Individual, R. Bastos segue pela primeira vez líder ao somar 52 pontos.
Da mesma forma, E. Ribeiro encontra-se pela primeira vez na 2ª posição do Campeonato a apenas 3 pontos do piloto da Squadra Sprint.
Com menos 1 ponto situam-se os 2 pilotos da Boavista Kart Club.
De resto, o equilíbrio é notório constatando que a diferença entre 1º e 9º classificado é de 12 pontos.

A LPT2016 volta já no próximo dia 17 Abril no Kartódromo de Fafe.
Resta saber se será já com a nova frota...

Saudações Pistonianas,
JP

Sem comentários: