25 abril 2016

Bi-Campeão P. Sousa já é líder e P. Lamas comprova estatuto em Fafe e ascende ao 2º lugar do Campeonato

Pódio Ronda 3


















A primeira visita do ano a Fafe contou com a presença de 13 Pistonianos, entre eles mais um estreante: Luís Loureiro.
É de louvar o esforço de todos em trazer novos pilotos para a LPT como é prova esta 3ª Ronda consecutiva a contar com estreias.
A chuva voltou a dar tréguas e pena foi a tão aguardada nova frota ainda não ter chegado.
No entanto, os velhinhos Birel 270cc continuam a mostrar ser das frotas mais equilibradas a Norte e estiveram no geral a bom nível.

Na sessão de Treinos o Bi-Campeão voltou às Poles ao registar o tempo de 47.717. No entanto, A. Martins e o Vice-Campeão N. Ribeiro registaram tempos muito próximos, 47.886 e 47.921, respectivamente.
A mais de 1’’ saiu da 4ª posição um dos favoritos, P. Lamas.

Manga 1

Com o piso ainda bastante escorregadio, a abordagem da 1ª curva foi bastante disputada com muitos toques e uma espécie de “salve-se quem puder”…
P. Sousa conseguiu manter o 1º lugar e fugir para fazer uma corrida tranquila que venceu com cerca de 10’’ de vantagem. Não obstante, a sua VMR foi “apenas” a 3ª melhor da corrida (44.855).
M. Dias que partiu de apenas 7º conseguiu passar pelo meio de toda a gente e à 2ª curva já era 2º classificado, posição que manteve até final.
No entanto, A. Martins deu luta até ao final, ele que viu-se envolvido em toques na 1ª curva e que perdeu várias posições. Fez uma corrida de recuperação e conseguiu um lugar no pódio.
A 4ª posição foi para o até então líder LPT2016, R. Bastos que foi dos pilotos que também safou-se da confusão inicial e que de 8º da grelha já era 3º classificado à abordagem da 2ª curva. No decorrer da corrida perdeu uma posição para A. Martins.
J. Pérola fez uma má qualificação partindo da 12ª e penúltima posição. No entanto, foi dos pilotos que também passou pelo meio do aglomerado de pilotos na curva 1 e chegou à 4ª posição logo nos momentos iniciais. Tal como R. Bastos viria a perder uma posição para o seu companheiro de equipa A. Martins e segurou a 5ª posição numa luta “ombro a ombro” com P. Lamas.
Deste modo, P. Lamas foi 6º classificado sendo que também teve que recuperar posições perdidas na 1ª curva. Foi sua a 2ª Volta Mais Rápida desta Manga ao rodar em 44.751.
Francisco S. esteve a um bom nível e apesar de uma largada menos conseguida conseguiu aguentar-se bem e ascender à 5ª posição onde durante várias voltas pressionou J. Pérola que era 4º classificado.
Terminou na 7ª posição perdendo uma posição face ao lugar de partida mas garantiu uma importante presença na 1ª fila da grelha para a Manga 2.
Nessa mesma luta, E. Ribeiro levou a melhor sobre C. Monteiro e obteve a 8ª posição que lhe deu a Pole para a Manga 2. E. Ribeiro partiu da 9ª posição e foi o 4º e último piloto a rodar em 44’’.
C. Monteiro ficou na 9ª posição a cerca de 0.4 do 8º lugar que daria acesso ao 1º lugar da grelha na Manga 2. A Volta Mais Rápida desta manga é de sua autoria ao registar 44.427.
N. Ribeiro foi apenas 10º classificado queixando-se de ter sido abalroado na 1ª curva da corrida.
Seguiram-se L. Loureiro, H. Carvalhido e B. Fernandes nas restantes posições.
Note-se que H. Carvalhido levou um toque que o fez rodar sobre si mesmo quando lutava pela 3ª posição na abordagem à curva 2.

Pódio Manga 1


















Manga 2

Na partida para a Manga 2 a pista estava mais seca e os toques foram menos evidentes.
P. Lamas à 2ª volta já era líder, posição que conseguiu segurar até ao fim da corrida. A sua VMR foi a 3ª melhor da manga com um tempo na mesma casa decimal dos 2 antecessores (44.370).
P. Sousa fez uma recuperação do 8º lugar até à 2ª posição terminado a menos de 4’’ do vencedor. Foi dele a VMR da Manga (44.318).
E. Ribeiro conseguiu a última posição do pódio, ele que tudo fez para manter o Bi-Campeão atrás de si.
M. Dias foi 4º classificado fazendo uma corrida de recuperação de posições. Partiu de 7º e foi dele a 2ª VMR (44.325).
A. Martins terminou na 5ª posição seguindo o encalce de M. Dias e ultrapassando o seu colega de equipa J. Pérola já perto do fim.
Já bastante distantes os pilotos da Squadra Sprint travaram uma luta interessante entre si pela 7ª posição, que R. Bastos levou de vencida.
Não terminaram a corrida N. Ribeiro e Francisco S..

Pódio Manga 2


















No somatório das mangas, P. Sousa venceu destacado com 50 pontos, pontos esses que chegaram para a sua equipa Boavista KC também sair vencedora de Fafe.
P. Lamas foi 2º classificado com 35 pontos, pontos suficientes para dar o salto para o 2º lugar no Campeonato.
M. Dias somou 33 pontos que lhe deram a 3ª posição nesta sua 1ª participação do ano.

Por Equipas a 2ª posição recaiu sobre os Racing Dragons que somaram 48 pontos, menos 2 que os líderes do Campeonato desta categoria.
A 3ª posição foi para a BA Team com apenas menos 1 ponto que os 2ºs classificados.
Esta foi a melhor prestação desta equipa até ao momento que mantém no entanto a 5ª posição do Campeonato por Equipas.
Os Racing Dragons ascenderam à 3ª posição por troca com a Squadra Sprint e estão agora a apenas 6 pontos do 2º lugar ocupado pela Mc Safety Kleen dos irmãos Ribeiro.
Os Boavista Kart Club cimentaram a liderança, agora com uma vantagem de 18 pontos sobre os seus perseguidores.

Pódio por Equipas















A LPT2016 regressa ao KIVIkart no próximo dia 15 Maio para a Ronda 4 desta 7ª Edição.

Saudações Pistonianas,

JP 

Pistonianos

06 abril 2016

Duelo de Campeões de volta (P. Soares vs P. Sousa) e P. Couto sobe ao pódio pela 1ª vez

Pódio final R2
A Ronda 2 de 2016 teve uma participação acima daquilo que tem sido a média dos últimos anos contanto com 17 pilotos presentes.
Tal se deve ao empenho contínuo dos Pistonianos em fazer crescer este grupo no sentido de o tornar cada vez mais forte.
O regresso do Tri-Campeão P. Soares e as estreias de 4 pilotos, a saber: F. Peneda, A. P. Martins, N. Brandão e H. Carvalhido, faziam antever uma jornada muito interessante.
Para além disso, a estreia do Kartódromo de Vila Real no calendário LPT.
Excelentes infraestruturas, um traçado muito interessante ao qual a frota não faz justiça.
A chuva ameaçou mas não apareceu o que proporcionou 2 corridas bem disputadas.

Antes mesmo do início dos Treinos percebeu-se que o kart nº 18 seria um outsider. Efectivamente, o chassis do Kart não era SH como dos restantes 16 karts. Com o decorrer das corridas, constatou-se que o kart nº 15 também estava em claro sub-rendimento. 

A sessão de Treinos cronometrados ditou a surpresa da manhã: Pole-Position para P. Couto. O 1º Prémio deste piloto desde que chegou à LPT.
O tempo alcançado de 1:01.117 face aos 1:01.199 do Tri-Campeão P. Soares, anteviam aquele que viria a ser o seu 1º pódio na nossa Liga.
P. Sousa (1:01.382) muito perto e R. Bastos (1:01.659) mais longe dividiam a 2ª fila da grelha.

Manga 1

No arranque da 1º manga não se verificou alterações nas posições na 1ª volta relativamente aos 5 primeiros, mas na 2ª volta P. Sousa ultrapassou P. Soares ascendendo à 2ª posição.
Começava aqui um duelo que durou até à 14ª e última volta da corrida.
Na 3ª volta P. Couto perdeu a liderança sendo ultrapassado por P. Sousa e P. Soares na mesma volta, descendo para o 3º posto.
Na volta seguinte, P. Couto recuperou momentaneamente a 2ª posição a P. Sousa mas voltaria a perdê-la logo de seguida, tendo R. Bastos aproveitado para colocar-se por dentro no final da descida que antecede o acesso à recta da meta.
Na entrada para a 5ª volta, P. Couto recuperou a 3ª posição no final da recta fruto de um kart com excelente saída de curva e velocidade de ponta.
6ª volta: duas trocas de posições na luta pela 3ª posição entre P. Couto e R. Bastos com J. Pérola a entrar na luta.
À 7ª volta H. Carvalhido também entra na luta pelo pódio mas alguns toques entre este piloto e J. Pérola em que R. Bastos também se vê envolvido fazem com que P. Couto ganhe uma ligeira distância que conseguiu manter até ao final.
A partir de meio da corrida, esta interessante luta passou a ser pelo 4º lugar com R. Bastos a chegar à frente à entrada para a 8ª volta. H. Carvalhido também passou J. Pérola e seguiu em 5º durante algumas curvas desta volta.

Na frente, o duelo de outros tempos entre P. Sousa e P. Soares mantinha-se aceso com sucessivas trocas de liderança.
No final a vitória sorriu ao Bi-Campeão em título P. Sousa por escassos 0.451 de vantagem sobre P. Soares.
A Volta Mais Rápida também pertenceu a P. Sousa ao rodar em 1:00.398.
A 3ª posição a mais de 8 segundos foi para P. Couto que arrecadou assim o seu 1º pódio pela LPT.
Apesar do forcing final de J. Pérola a 4ª posição foi mesmo para R. Bastos a cerca de 4 segundos da 3ª posição. J. Pérola foi 5º e o estreante H. Carvalhido foi 6º classificado a menos de 0.200 da 5ª posição.
N. Ribeiro e T. Sousa fecharam o Top 8 a cerca de 7 segundos deste trio, conseguindo com isto a 1ª fila da grelha para a Manga 2. 
N. Ribeiro havia largado de 9º tendo ascendido 2 posições e T. Sousa manteve a posição em que partiu.
Quem também subiu posições foram os pilotos P. Lamas e E. Ribeiro que ascendendo um lugar cada terminaram na 9ª e 10ª posição, respectivamente.
B. Fernandes subiu 2 posiçãos terminando na 12ª posição e o estreante F. Peneda que partiu de 15º também ascendeu um lugar.
A. P. Martins em estreia desceu 4 posições terminando na 11ª posição, bem como C. Monteiro desceu um posto terminando na 13ª posição.
A. Martins foi um dos pilotos azarados tendo ficado com um kart em sub-rendimento (nº 15) e tendo ido à boxe para tentar solucionar o problema não dispôs de kart de substituição conseguindo no final salvar 1 ponto com a 15ª posição.
Francisco S. na 16ª posição e N. Bandão na 17ª foram os pilotos que terminaram fora dos pontos.
N. Brandão não teve sorte e ficou com o outsider kart nº 18 que não devia estar em pista. 

Pódio Manga 1



















Manga 2 

Com a inversão da grelha para os 8 primeiros, sabia-se que o homem da Pole T. Sousa e J. Pérola que saía da 4ª posição eram "cartas fora do baralho" dada a má condição dos seus karts como a Manga 1 provou.
Azar para a equipa Racing Dragons que viu os seus 2 pilotos partilharem o mesmo kart nº 15.
H. Carvalhido saiu que nem uma bala da 3ª posição e ascendeu à liderança no arranque, seguindo N. Ribeiro na 2ª posição.
Ao fim de 3 curvas P. Soares já era 3ª classificado (havia saído de 7º) e R. Bastos seguia na 4ª posição.
P. Sousa que partiu da 8ª posição era já 5º, seguido de P. Couto na 6ª posição, P. Lamas na 7ª e E. Ribeiro no 8º lugar.
Na entrada para a 3ª volta A. Martins seguia na 9ª posição tendo subido 6 posições seguido de C. Monteiro no 10º lugar (subiu 3 lugares).
O Kart nº 13 de N. Ribeiro dava sinais de fragilidade e o piloto ia-se afundando na tabela tendo optado por desistir a 5 voltas do fim.

Assim que ultrapassou H. Carvalhido, P. Soares foi ganhando vantagem sobre os seus perseguidores e fez uma corrida tranquila terminado com uma vantagem de mais de 11 segundos. A VMR desta manga foi dele com 1:00.539, não batendo a volta de P. Sousa da Manga 1.
A luta pela 2ª posição, essa sim foi de grande interesse, envolvendo 3 pilotos: P. Sousa, P. Lamas e E. Ribeiro.
P. Lamas beneficiou do andamento acima da média do kart nº 9 que havia dado o 1º pódio a P. Couto.
P. Sousa teve por isso que lutar até ao último metro para conseguir a 2ª posição que lhe deu a vitória na Ronda.
A muito bom nível esteve E. Ribeiro que bateu-se com este dois pilotos por um lugar no pódio, tendo sido ele juntamente com o vencedor P. Soares e P. Lamas a conseguir rodar em 1:00 nesta Manga. 
Curiosamente os 4 primeiros classificados conseguiram individualmente ascender 6 posições. 
No entanto, os maiores feitos foram para o piloto C. Monteiro que ao terminar na 5ª posição conseguiu o feito de subir 8 posições, da mesma forma que A. Martins o fez ao concluir a corrida na 7ª posição.
R. Bastos foi 6º classificado e esta sua regularidade viria a dar bons frutos na Classificação geral do Campeonato Individual.
O 8º lugar de P. Couto nesta manga permitiu-lhe juntamente com a 3ª posição da Manga 1 ascender ao pódio final desta Ronda 2.
Boa prestação para A. P. Martins que foi 9º classificado com uma média muito interessante que lhe daria teoricamente um lugar nos 5 primeiros. Algo se passou na 1ª volta que o fez perder algum tempo...
O Top 10 fechou com H. Carvalhido que depois de ter liderado as primeiras voltas quebrou ao longo da corrida.
Nos pontos terminaram ainda e por esta ordem: B. Fernandes, F. Peneda, Francisco S., J. Pérola e N. Brandão.
Não terminaram T. Sousa e N. Ribeiro.

Pódio Manga 2




















No somatório da mangas P. Sousa foi quem totalizou mais pontos ao somar 48 pontos para o Campeonato.
Esta vitória após a sua ausência da ronda inaugural atirou-o directamente para o 3º lugar do Campeonato.
P. Soares foi 2º classificado com menos 3 pontos (os da VMR) e entrou directamente para a 5ª posição da geral.
P. Couto foi 3º ao registar 26 pontos.
Muito perto na 4ª posição ficaram P. Lamas e R. Bastos ambos com 23 pontos.

Ficha de Prova -  R2














Por Equipas, os Boavista KC venceram inequivocamente e com estes 56 pontos são agora líderes do Campeonato por Equipas.
A apenas 2 pontos encontram-se os McSafety Kleen que desta feita foram 4ºs classificados.
Na 3ª posição mantêm-se os Squadra Sprint a apenas 11 pontos do 2º lugar. 
Os Racing Dragons desceram 2 posições e são agora 4ºs dada a azarada prova de Vila Real.
Na 5ª e 6ª posição seguem a BA Team e os The Project separados por apenas 1 ponto.
De salientar que na sua 1ª prestação como equipa os The Project alcançaram uma boa 3ª posição.

Pódio por Equipas




















Nas contas do Campeonato Individual, R. Bastos segue pela primeira vez líder ao somar 52 pontos.
Da mesma forma, E. Ribeiro encontra-se pela primeira vez na 2ª posição do Campeonato a apenas 3 pontos do piloto da Squadra Sprint.
Com menos 1 ponto situam-se os 2 pilotos da Boavista Kart Club.
De resto, o equilíbrio é notório constatando que a diferença entre 1º e 9º classificado é de 12 pontos.

A LPT2016 volta já no próximo dia 17 Abril no Kartódromo de Fafe.
Resta saber se será já com a nova frota...

Saudações Pistonianas,
JP