25 fevereiro 2015

J. Pérola vence ronda inaugural de 2015 muito disputada

Pódio Final R1

















A 6ª Edição da LPT arrancou mais uma vez com chuva no KIVIkart.
A estreia da junção das pistas outdoor com indoor voltou a ser adiada, mas a utilização de novas variantes do traçado outdoor constituíram motivos de interesse.
Destaque para o regresso de Mário Dias (fez uma Manga em Sanxenxo) à LPT assim como o regresso inesperado do nosso Campeão P. Sousa ainda a recuperar de operação mas já apto para acelerar.

Os treinos cronometrados ditaram a Pole-Position para Jorge R. com P. Cunha a sair a seu lado da 1ª linha.
M. Dias e P. Sousa seguiram-se na 2ª fila e N. Ribeiro e J. Pérola na 3ª.

Manga 1

M. Dias arrancou bem e ascendeu a 2º logo na abordagem à 1ª curva colocando P. Cunha na 3ª posição.
N. Ribeiro na tentativa de ultrapassagem a P. Sousa no 1º gancho trava tarde e toca na lateral de P. Cunha ao mesmo tempo que E. Ribeiro na tentativa de ultrapassagem a J. Pérola vai embater na lateral de N. Ribeiro perdendo ambos o bico do kart.
Jorge R. liderou de início ao fim com M. Dias a nunca conseguir ameaçar verdadeiramente a liderança.
P. Cunha queixou-se do kart e perdeu a 3ª posição para P. Sousa. Já perto do fim não evitou um despiste mas conseguiu manter a 4º posição apesar da proximidade de J. Pérola que foi 5º classificado.
R. Bastos terminou na 6ª posição e N. Ribeiro e E. Ribeiro ainda recuperaram a tempo de terminar nos 8 primeiros de forma a saírem da linha da frente para a Manga 2.
Seguiram-se P. Barandela, A. Martins e Francisco S. nas 9ª , 10ª e 11ª posições, respectivamente.
A Volta Mais Rápida da Manga coube a M. Dias ao registar 49.67. Seguiram-se P. Cunha com 49.78 e Jorge R. com 49.83.
Quanto às Médias Jorge R. fez a melhor (50.328) e P. Sousa a 2ª melhor (50.593), melhor que o 2º classificado M. Dias (50.732).


Pódio Manga 1
















Manga 2

Inversão da grelha e os irmãos Ribeiro na 1ª linha seguidos de R. Bastos e J. Pérola na 2ª fila.
P. Cunha e P. Sousa partilharam a 3ª fila e M. Dias e Jorge R. a 4ª fila da grelha.
E. Ribeiro mantém a liderança pressionado por N. Ribeiro e com um ligeiro toque no corrector lateral arranca o bico a N. Ribeiro que seguia colado. Azar para o #16 que teria que voltar a parar na 1ª volta tal como na Manga 1.
J. Pérola ascende à 2ª posição que veria a perder algumas voltas depois para P. Sousa que vinha a bom ritmo e depressa se colou ao líder E. Ribeiro.
Entretanto atrás, A. Martins saía em frente depois do "S" e partia o eixo da frente do kart tendo que trocar de kart o que o fez perder 4 voltas e terminar irremediavelmente fora dos pontos.
A meio da corrida P. Sousa alcançou E. Ribeiro que por sua vez começou a adoptar uma condução defensiva e consequentemente mais lenta.
P. Sousa calculou mal o espaço de ultrapassagem e perdeu o bico na traseira do líder que defendia como podia. Logo depois, já sem bico P. Sousa consegue ultrapassar na zona de entrada para o indoor mas a liderança duraria apenas 2 curvas visto que teve que parar para encaixar nova frente.
Neste momento J. Pérola ascende novamente à 2ª posição e começa a aproximar-se do seu companheiro de equipa.
Entretanto P. Cunha era 3º classificado e seguia no encalce.
J. Pérola consegue ultrapassar à 2ª tentativa no final da curta recta depois de aproveitar um ligeiro toque de E. Ribeiro no corrector lateral de abordagem à recta da meta.
Estávamos na entrada para a última volta e P. Cunha consegue ascender a 2º ultrapassando E. Ribeiro. Pressionou J. Pérola até ao fim mas o #77 manteve a liderança e assegurou os 25 pontos.
E. Ribeiro que liderou grande parte da corrida conseguiu ainda assim o pódio já pressionado por P. Sousa que mesmo depois de uma paragem recuperou até à 4ª posição.
M. Dias perdeu o bico na penúltima volta e terminou na 5ª posição.
N. Ribeiro fez uma corrida de recuperação e conseguiu a 6ª posição.
R. Bastos foi 7º e o vencedor da 1ª Manga Jorge R. foi apenas 8º classificado, posição de onde partiu, isto porque à 3ª volta também perdeu o bico do kart.
P. Barandela repetiu a 9ª posição e Francisco S. foi 10º somando o 1º ponto da época.


Pódio Manga 2





















No resumo da Manga P. Sousa foi o mais rápido quer no que refere à VMR (48.51) quer quanto à Média (49.741). Apenas a paragem para colocação do bico lhe retirou a vitória no seu regresso.
P. Cunha foi o outro piloto a conseguir entrar no segundo 48 com uma volta em 48.92. A 3ª VMR desta manga foi para Jorge R. ao registar 49.21.
Quanto às Médias as posições finais vão de encontro às mesmas, exceptuando a de P. Sousa como já referido e a de Jorge R. que apesar de 8º efectuou uma média superior ao 6º e 7º, N. Ribeiro e R. Bastos, respectivamente.

Contas finais, J. Pérola venceu a Ronda 1 com um total de 35 pontos.

Apenas a 4 pontos ficou o vencedor da Manga 1, Jorge R. com 31 pontos que incluem a Pole.
Com 30 pontos, apenas a 1 ponto do 2º lugar ficaram 2 pilotos: P. Cunha e P. Sousa.
O pódio pendeu para P. Cunha que desempatou com o melhor resultado (2º lugar da Manga 2).
Na 5ª posição e também muito perto ficou M. Dias com 28 pontos.
A 6ª posição foi para E. Ribeiro que somou 19 pontos.
De destacar a competitividade desta prova inaugural onde 6 pilotos diferentes subiram ao pódio, algo pouco habitual num grupo não muito extenso (desta feita, 11 pilotos).

Ainda com muitas equipas por formar, a vitória sorriu à dupla E. Ribeiro/J. Pérola com 54 pontos.
O 2º lugar foi para P. Sousa/A. Martins com 31 pontos e o 3º lugar para a dupla N. Ribeiro/R. Bastos com apenas menos 3 pontos.


Pistonianos
















Segue-se a 1ª visita do ano a Fafe para a Ronda 2 desta que já promete ser a Edição mais disputada da curta história da Liga PisTão.

Saudações Pistonianas,
JP

Sem comentários: