10 fevereiro 2015

Grupo Liga PisTão arrecadou o 10º lugar na 13ª Edição da TIT no KIVIkart









A 5ª participação consecutiva da Liga PisTão no evento mais importante do karting amador nacional não correu da forma esperada.
O 10º e penúltimo lugar final não vai de encontro às expectativas criadas depois de uma edição em Palmela num traçado que desconhecíamos termos conseguido um 11º lugar em 14 grupos presentes e colocado um piloto na Final A.

O dia chuvoso prometia corridas acidentadas com muitos "bicos" a saltar na pista e tal confirmou-se. Não servindo de justificação para tudo, os azares (e uma ou outra azelhice) foram-se repetindo.
Ainda assim, colocamos 2 pilotos na Final B o que não pode considerar-se uma prestação negativa da nossa parte.

O sorteio ditou que na Manga de Apuramento 1 correriam os Pistonianos LPT2/J. Pérola e LPT6/P. Lamas.
Na MA 2 LPT1/A. Garcia e LPT3/N. Ribeiro, na MA3 LPT4/E. Ribeiro e na MA4 LPT5/P. Cunha.

Manga de Apuramento 1

Muita chuva e os treinos a ditarem o 13º lugar na grelha para J. Pérola (12º devido a ajuste da cronometragem) e P. Lamas no 17º.
J. Pérola saía de posição que dava o apuramento directo para as Meias-Finais mas distraiu-se com a chamada de atenção dos seus colegas para o piloto à frente que avançava antes do sinal de largada e perdeu uma posição no arranque. Ainda na 1ª volta perdeu o bico sem qualquer culpa devido a "atravessadela" de um piloto na sua frente sem hipótese de fugir. O que se seguiu depois foi fruto do "nervosismo" de quem se viu relegado para a repescagem.
P. Lamas terminou na 14ª posição e J. Pérola na 16ª posição.
Relativamente às Melhores voltas, J. Pérola fez o 13º melhor registo com 1:01.91 e P. Lamas o 17º com 1:03.18.
Ambos teriam nova oportunidade na Repescagem.














Manga de Apuramento 2

Corrida sem chuva mas piso bastante molhado.
A. Garcia conseguiu a 4ª posição da grelha e N. Ribeiro o 11º lugar.
Ao LPT1 sucedeu o mesmo que a J. Pérola. Sem qualquer responsabilidade perdeu o bico na 1ª volta e na paragem de autocarro para colocação do mesmo perdeu muito tempo e caíu para a última posição tendo terminado a corrida na 15ª posição.
Já N. Ribeiro fez uma prova exemplar e evitou os embates tendo subido posições nas primeiras voltas e terminado num excelente 6º lugar que lhe garantia uma boa posição de partida para as Meias-Finais.
Ao nível da Melhor volta, A. Garcia fez a 2ª melhor da Manga ao rodar em 58.27, demonstrando que  o apuramento era mais que merecido. N. Ribeiro fez 59.93, o 9º melhor registo.
N. Ribeiro seguia assim para as Meias-Finais e A. Garcia era o 3º pistoniano a cair para a Repescagem.

Manga de Apuramento 3

Pista ainda mais seca e os tempos a baixarem.
E. Ribeiro saiu da cauda da grelha (16º), mas esteve durante a sessão de treinos quase sempre na 13ª posição.
Durante a corrida chegou a rodar na 14ª posição mas caiu para a 16ª posição final, sendo o 4º pistoniano a seguir para a Repescagem.
Ao nível da Melhor volta efectuou o 13º melhor tempo, rodando em 59.64.

Manga de Apuramento 4

A célebre manga com óleo na pista.
P. Cunha fez o 10º melhor tempo nos treinos.
Arrancou muito bem e atacou desde cedo, sendo que no final da 1ª volta já era 6º classificado.
Terminou a corrida na 5ª posição e devido a penalização foi 4º classificado.
Efectuou a Melhor Volta da corrida registando 1:00.31, mostrando que se os treinos tivesse corrido melhor poderia ter ganho a Manga.
Foi assim o 2º pistoniano a apurar-se diretamente para as Meias-Finais.















Repescagem

Apenas 4 voltas lançadas para definir a grelha de única Repescagem onde apenas os 6 primeiros seguiriam em frente e os restantes 12 terminariam a prestação na TIT.
A. Garcia conseguiu a 4ª posição na grelha, J. Pérola a 10ª posição, E. Ribeiro a 13ª e P. Lamas a 15ª.
A. Garcia preferiu não atacar e garantir o acesso às Meias-Finais, dado que voltava a chover e a aderência era diminuta. Deste modo fez apenas a 12ª Melhor volta (59.91) da corrida mas conseguindo o mais importante.
J. Pérola lutou muito e esteve sempre num grupo de 3 pilotos que lutavam pela 10ª posição. A meio da corrida decidiu correr riscos já que não tinha nada a perder e acabou por ter uma saída de pista no fim da recta interior que o obrigou a sair do kart para conseguir regressar à pista. Terminou assim na 15ª posição com a 11ª Melhor volta (59.84).
E. Ribeiro sentiu-se mais equilibrado e embora nunca tenha estado em posição de apuramento terminou na 10ª posição e conseguiu registar a 9ª Melhor volta da Repescagem (59.62).
P. Lamas terminou na 17ª posição e fez a 15ª Melhor volta da corrida registando 1:01.39.

O cenário era o seguinte: metade do grupo apurado para as Meias- Finais.

Meia-Final 1

P. Cunha voltou a fazer uma excelente corrida e esteve sempre nos 6 primeiros que garantiam um acesso direto à Final A. 
No entanto não teve sorte e perdeu o bico tendo descido várias posições. Contudo recuperou bem e terminou na 10ª posição que lhe garantiu o apuramento para a Final B.
1.00.02 foi a 4ª melhor volta desta Meia- Final, indicando que o LPT5 tinha andamento para se apurar para a Final A.

Meia-Final 2

À semelhança da Meia- Final anterior, a sorte não quis nada com os Pistonianos.
A. Garcia partiu da 18ª e última posição. Apesar do mau arranque, recuperou lugares atrás de lugares, e chegou aos 6 primeiros lugares que lhe dariam acesso à Final A.
No entanto, com a perda do bico e um despiste conseguiu ainda um fantástico 9º lugar (8º por penalização de um piloto que o antecedia) e apurar-se para a Final B.
Fica no entanto um claro sabor a pouco, até porque fez a 3ª melhor volta desta Meia- Final ao ter rodado em 59.32.

Meia-Final 3

N. Ribeiro arrancou de um bom 7º lugar dada a excelente manga de apuramento. Aí se manteve durante algumas voltas até ser "virado" por um piloto da NAK. Fruto desta manobra desceu para 13º lugar posição em que terminou, apenas a uma posição de acesso à Final B.
No final, apesar dos nossos protestos ninguém viu o "toque" e o piloto da NAK não assumiu a responsabilidade. Ficou um tremendo sabor de injustiça, dado que pelo menos o acesso à Final B estava muito bem encaminhado. 
Relativamente à Melhor volta fez o 18º registo com 1:00.12.

O cenário nesta fase era o seguinte: 2 pistonianos na Final B.

Final B

Mais 2 excelentes prestações de A. Garcia e P. Cunha.
A. Garcia esteve sempre na luta pela 4ª posição enquanto que P. Cunha seguia 2 posições atrás.
No final, um erro de A. Garcia atirou-o para a 7ª posição tendo P. Cunha terminado na 5ª posição final.
Com 58.60 P. Cunha obteve a 2ª Melhor volta desta Final e A. Garcia com 58.70 a 4ª Melhor.

Terminou aqui a prestação dos pistonianos na 13ª Edição da TIT.

Contas finais, 162 pontos e o 10º lugar.
Honestamente, penso que um 6º, 7º lugar era bem mais condizente com o nosso real valor mas não fomos felizes.
Fica a promessa de novo empenho na próxima edição quando rumarmos mais a sul.

A vitória sorriu como era esperado aos Ases pelos Ares que colocaram os 6 pilotos na Final A.
A Nacional Kart já o tinha feito na edição passada, e este ano ficaram pela 2ª posição, excelente prestação para desconhecedores da pista.
O último lugar do pódio ficou para o Open McKart.
















Para estares entre os melhores já sabes, tens que conseguir estar nos 6 primeiros e para isso é necessário fazer uma época consistente.

Começa já este domingo ;)

Saudações Pistonianas,
JP

Sem comentários: