03 março 2013

Lawyers 2 beat You entram a ganhar

Pódio final da R1













Faz hoje 2 semanas que arrancou a 4ª edição da LPT.
12 Pistonianos estiveram presentes num dia chuvoso que não permitiu conciliar os traçados indoor e outdoor do KIVIkart.
No entanto, estreamos uma nova versão outdoor que apesar da pausa da chuva estava bastante molhada.
A verdade é que o tipo de condução revelou-se muito semelhante ao de seco talvez devido à pouca borracha existente no asfalto dado o traçado ser ainda recente.

A sessão de treinos cronometrados ditou a Pole Position para o piloto P. Sousa que registou a melhor volta em 54.72. Os primeiros pontos da época estavam assim atribuídos ao 3º classificado de 2012.
O bi-campeão P. Soares ficou-se pelo 2º melhor tempo com um registo de 54.77.
T. Sousa e Jorge R. partilharam a 2ª fila e saliente-se um surpreendente 6º lugar na grelha para Francisco S. que dividiu a 3ª fila com J. Pérola.
S. Guerra teve problemas como o kart nº 1 e teve que o substituir pelo nº 8 quedando-se pelo 11º lugar da grelha.

Manga 1

P. Soares superiorizou-se a todos os adversários e liderou de princípio a fim. Foi o único que rodou em 52' (52.792) e oposição só a teve nas voltas iniciais por parte do Pole-man P. Sousa.
Entretanto, P. Sousa teve que lutar pelo 2º posto dada a pressão de Jorge R. que terminou em 3º a cerca de 1/2', muito embora tenha feito volta mais rápida que o seu agora companheiro de equipa.
A luta pela 4ª posição também foi animada e ganha por S. Guerra que recorde-se partiu   do penúltimo lugar da grelha. T. Sousa ainda se manteve algumas voltas na sua frente mas sucumbiu perto do fim. 
J. Pérola fez uma corrida solitária e terminou em 6º, bem à frente de P. Cunha e N. Ribeiro que também travaram uma luta interessante pela 7ª posição. Esta posição pertenceu a N. Ribeiro durante grande parte da corrida mas P. Cunha conseguiu adiantar-se, atribuíndo automaticamente a Pole da 2ª manga ao homem da "Man in Black".
Francisco S. terminou num bom 9º lugar destacado de P. Barandela, Telmo R. e E. Ribeiro.
E. Ribeiro despistou-se à saída da recta da meta e teve que trocar de kart tendo perdido várias voltas.
Tendo em conta as médias onde se retiraram as melhor e pior voltas de cada piloto, verifica-se que Jorge R. foi mais rápido que P. Sousa, faltando conseguir a ultrapassagem. O mesmo sucedeu a Telmo R. relativamente a P. Barandela.

Manga 2 

A inversão da grelha para os 8 primeiros colocou N. Ribeiro e P. Cunha na 1ª fila e, J. Pérola e T. Sousa na 2ª fila.
No arranque S. Guerra que saiu de 5º entrou algo agressivo e ultrapassou T. Sousa na 3ª curva e J. Pérola na seguinte. Na curva à direita de acesso à recta interior fechou um pouco quando J. Pérola estava por dentro chocando-se as laterais dos karts. Com isto beneficiaram P. Sousa e T. Sousa que ganharam posição a ambos.
Entretanto N. Ribeiro e P. Cunha tinham ganho alguns metros de avanço, mas num espaço de uma volta foi anulada pelos seus perseguidores.
T. Sousa na 2ª volta ultrapassou P. Sousa e ascendeu à 3ª posição. Na recta ao entrar para a 3ª volta S. Guerra fez o mesmo e subiu ao 4º lugar. Logo na curva seguinte T. Sousa ultrapassou P. Cunha e subiu mais uma posição (2ª).
S. Guerra na chicane seguinte à recta interior ganhou posição a P. Cunha e ascendeu ao 3º lugar.
Nesta 3ª volta T. Sousa tentou a ultrapassagem a N. Ribeiro mas sai largo no "S" que antecede a recta da meta e N. Ribeiro fez a "tesoura" retomando a liderança. S. Guerra pressionava T. Sousa na recta mas estava por fora e na 1ª curva da 4ª volta foi surpreendido por P. Soares que entretanto havia recuperado 4 posições, assumindo agora a 3ª posição.
J. Pérola não desistia apesar do kart "acelerado" que lhe causava problemas nas zonas lentas, com abruptos solavancos após toque no travão. P. Soares foi o primeiro a queixar-se de toque na traseira. No mesmo local onde S. Guerra havia passado J. Pérola foi ultrapassado pelo mesmo, mas a condução tornava difícil de manter as linhas ideais e cedeu novamente lugar. 
Foi logo a seguir no final da recta interior que J. Pérola não conseguiu evitar um toque na traseira de S. Guerra que o atirou para fora de pista. Ciente do erro olhou para trás para ceder posição mas vários pilotos (P. Sousa, P. Cunha, Jorge R. e Francisco S.) haviam-se colocado entre eles e decidiu prosseguir. S. Guerra era agora 9º classificado quando faltavam ainda 13 voltas. O 8º lugar conseguido a Francisco S. foi ainda obtido na mesma volta.
Entretanto, T. Sousa já tinha assumido a liderança e foi ganhando distância para a vitória sem contestação.
P. Sousa ultrapassou J. Pérola no final da recta interior subindo à 4ª posição fazendo o mesmo Jorge R. a P. Cunha assumindo a 6ª posição.
Entretanto, P. Sousa e J. Pérola ganharam posição a N. Ribeiro que passava a ser 5º classificado, atrás de J. Pérola na 4ª posição. Por esta altura, P. Soares era já um confortável 2º classificado.
S. Guerra voltou a repetir a ultrapassagem a P. Cunha no mesmo local onde havia feito no início e ascendeu ao 7º lugar.
N. Ribeiro saiu largo na entrada para o "S" que antecede a recta de meta e Jorge R. aproveitou para subir à 5ª posição.
Estávamos sensivelmente a meio da corrida quando S. Guerra ultrapassou N. Ribeiro e assumiu a 6ª posição. Neste momento a distância para Jorge R. tinha-se avolumado. Mais à frente J. Pérola continuava a pressionar P. Sousa na luta pela 3ª posição.
Mais atrás seguia uma acesa luta entre P. Barandela, E. Ribeiro e Telmo R. pela 9ª posição.  Nesta luta existiram alguns toques e num deles P. Barandela saiu de pista quando seguia à frente de E. Ribeiro e Telmo R.. Segundo o próprio, Telmo R. deu um toque em E. Ribeiro que por sua vez não evitou o toque em P. Barandela que o desequilibrou e fez sair de pista. Num acto assumido de vingança P. Barandela decidiu atalhar para devolver a pancada tendo felizmente sido mal sucedido nessa atitude. E. Ribeiro terminou em 9º, Telmo R. em 10º, P. Barandela em 11º e Francisco S. em 12º lugar.
A parte final da corrida S. Guerra encetou uma excelente recuperação colando-se novamente aos pilotos da frente. 
J. Pérola na curva onde teve sempre dificuldades em controlar o kart acelerado cedeu lugar a Jorge R. e a S. Guerra a 2 voltas do fim. S. Guerra ainda ultrapassou Jorge R. e terminou a corrida em cima de P. Sousa que aguentou a 3ª posição na recta da meta.

T. Sousa arrecadou a VMR da ronda com uma volta canhão de 52.178. No mesmo segundo apenas o seu companheiro de equipa que terminou a corrida a mais de 13 segundos.

No que concerne a incidências, final da corrida E. Ribeiro apresentou queixa de conduta anti-desportiva por parte de P. Barandela.

Contas finais, P. Soares venceu a Ronda ao totalizar 45 pontos fruto de um 1º e um 2º lugar. O seu companheiro de equipa  T. Sousa somou 39 pontos resultado de um 5º lugar, uma vitória e a VMR. P. Sousa foi o 3º classificado com 38 pontos graças à Pole, a um 2º e um 3º lugares.

Por equipas, a "Lawyers 2 to beat You" fez a dobradinha e somou 84 pontos.
A dupla P. Sousa/Jorge R. ficou em 2º lugar com 65 pontos e em 3º ficou a equipa de S. Guerra/P. Cunha que totalizou 43 pontos.

As emoções da LPT seguem dentro de 2 semanas no IKF.

Saudações Pistonianas,
JP 

Sem comentários: