24 novembro 2012

Boavista Kart Club vencem a Prova por Equipas 2012














Foram 7 as equipas que estiveram presentes na Prova por Equipas da presente edição.
 
Destas apenas 4 pontuaram para o campeonato já que com algumas ausências alguns pilotos tiveram que formar equipa com novos colegas a fim de poderem participar nesta Ronda característica.
 
Assim, para além das equipas oficiais Yellow Winner's, Boavista Kart Club, Descarenados e BA Team, formaram-se as equipas "Dupla Ribeiro" com E. Ribeiro e Jorge R. a juntarem-se, "Cissé" com Sílvio A. e S. Guerra e "Os Cunhas" de P. Cunha e J. Cunha, o estreante na LPT.
 
Na sessão de treinos cronometrados de 10 minutos, os Boavista Kart Club mostraram que estavam com um andamento acima da média muito por força de um kart com um chassis em nada similar aos restantes, arrecadando a Pole-Position com uma marca de 45,42, menos cerca de 2 segundos que os 2ºs, a Dupla Ribeiro a fazer 47,34. Muito próximos ficaram Os Cunhas com 47,42 na 3ª posição da grelha.

No arranque dos 50 minutos de corrida, cedo o Boavisteiro P. Sousa fugiu para a lideraça isolada e sem contestação e a confusão instalou-se na luta pela 2ª posição logo na 2ª curva, 1º gancho à esquerda com vários pilotos a levarem toques e ficarem presos junto às protecções da pista, entre eles o Ribeiro Jorge que seguia em 2.º e o Cunha Pedro em 3.º lugar.
Com isto subiram de posição o Descarenado J. Pérola que assumiu provisoriamente a 2ª posição e o Yellow Winner Tiago S. que ascendeu à 3ª posição.
Neste 1.º turno de condução, o Cunha Pedro recuperou a 2ª posição e o Cissé Sílvio subiu ao 3.º lugar, tendo J. Pérola terminado o turno em 4.º lugar à frente de Tiago S. 5.º, Jorge R. 6.º e o BA Francisco S. em 7.º lugar.
 
Na 1ª troca de pilotos o Cunha José enganou-se na entrada em pista o que lhes fez perder a 2ª posição para equipa Cissé agora comandada por S. Guerra. Na luta pela 4ª posição seguiam agora o Yellow Winner P. Soares e o Descarenado Telmo R., seguido do Ribeiro Eduardo e o regressado BA P. Lamas.
T. Sousa foi aumentando a liderança dos Boavista KC e dobrando pilotos ao longo do seu turno.
 
Na entrada para o 3.º turno, reentraram os pilotos que haviam iniciado a prova e a única luta que se avizinhava era pela 4ª posição, entre os Yellow Winner's e os Descarenados. Apesar de uma boa condução defensiva de Tiago S. fruto de um kart com menos ponta, J. Pérola foi tentando a ultrapassagem até conseguir fazê-lo na parte exterior da pista, recuperando a 4ª posição para os Descarendados que não mais a largaram.

 
No 4.º e último turno P. Soares bem tentou a colagem a Telmo R. mas este manteve o 4.º lugar. Nas restantes posições tudo estava decidido pois as distâncias eram significativas e irrecuperáveis.
 
A volta Mais Rápida foi arrecadada perto do fim pelo mais velho dos Boavisteiros, T. Sousa, com 44,619, registo muito próximo do seu irmão P. Sousa - 44,64. O facto de ser o piloto mais pesado em pista com 94,3 kls, 17,6 kls a mais que o seu companheiro de equipa P. Sousa (76,7 kls), reforça a ideia de que o peso em indoor (pelo menos no KIVIkart) não é penalizador. 
 
Com isto os Boavista Kart Club somaram a pontuação máxima possível somente possível nesta prova com um total de 115 pontos para o campeonato.
 
A classificação e as pontuações ficaram então assim ordenadas:
 
1.º Boavista Kart Club - 115 pontos
2.º Cissé - 0
3.º Os Cunhas - 0
4.º Descarenados - 75
5.º Yellow Winner's - 55
6.º Dupla Ribeiro - 0
7.º BA Team - 40


Ao nível do Campeonato por Equipas os Yellow Winner's já eram os virtuais campeões. Após esta ronda os Boavista KC conquistaram a 2ª posição no Campeonato por Equipas e para a 3ª posição final estão agora 3 equipas com reais aspirações: Pata a Fundo, Xanxos Team e Descarenados.
 
Destacando as performances por equipa no que concerne a VMR e Média (retira-se a melhor e a pior volta de cada piloto):

VMR
 
Boavista KC - 44,619 (T. Sousa)
Cissé - 45,393 (S. Guerra)
Os Cunhas - 45,950 (P. Cunha)
Dupla Ribeiro - 46,109 (Jorge R.)
Descarenados - 46,785 (Telmo R.)
Yellow Winner's - 47,14 (Tiago S.)
BA Team - 47,437 (P. Lamas)
 
Média
 
Boavista KC - 45,45 (P. Sousa)
Cissé - 46,06 (S. Guerra)
Os Cunhas - 46,78 (J. Cunha)
Dupla Ribeiro - 47,16 (Jorge R.)
Descarenados - 47,57 (J. Pérola)
Yellow Winner's - 47,71 (P. Soares)
BA Team - 48,02 (P. Lamas)


Uma palavra de destaque para 3 pilotos que primaram pela "regularidade" de andamento. Apurando a diferença entre a sua VMR e a Média, Sílvio A. destacou-se com uma diferença de 0,47 entre estas marcas. Da mesma forma o fizeram P. Soares e J. Pérola com 0,54 e 0,55 respectivamente.
 
Estamos agora a menos de 30 dias da consagração final.
A Ronda 10 será a última desta renhida 3ª edição e terá lugar em kartódromo indoor ao contrário de ano passado (Oiã), voltando a LPT às suas origens.
Contamos com todos os pilotos e acompanhantes da LPT para fazermos a festa no dia 23 de Dezembro.

Saudações Pistonianas,
JP

12 novembro 2012

Ronda 9: Prova por equipas no KIVIkart - indoor

Chegamos à penúltima Ronda de 2012 que junta pela 1ª vez este ano os companheiros de equipa ao volante do mesmo kart.

Esta prova de duplas terá lugar desta vez no Kart Indoor de Viana do Castelo (KIVIkart) no seu traçado indoor. 

Os Yellow Winner's têm o título praticamente garantido e a luta está ao rubro pelo 2.º lugar entre 3 equipas. Entre estas para já é a Boavista Kart Club que leva vantagem, mas os irmãos Sousa apenas levam 18 pontos de vantagem sobre os Pata a Fundo e 23 sobre a Xanxos Team.
Os Xanxos Jorge R. e J. Almeida são destas equipas a única que não teve a totalidade de presenças dos seus 2 pilotos em todas as corridas individuais, tendo em conta que J. Almeida não participou em 4 rondas e não pontuou na sua prova de estreia.
A disputa do 5.º lugar está dividida entre os Descarenados e a MC Safety Kleen. A equipa dos irmãos Ribeiro está apenas a 22 pontos da equipa de J. Pérola e Telmo R..
O 7.º lugar ficará para as equipas que poucas presenças tiveram nesta edição, sendo elas a BA Team e a equipa de Edgar M. e Sílvio A..

Para esta prova contamos também ter a presença de 2 formações convidadas sendo uma delas formada pelo rookie S. Guerra a fazer dupla com um piloto ainda por confirmar.
São 115 pontos os possíveis para a equipa que conseguir vencer a corrida, arrecadar a Pole Position e a Volta Mais Rápida. 

O Regulamento relativamente a esta prova diz o seguinte:

"12. PROVA DE DUPLAS

a) Ocorrerá apenas 1 prova por equipas e será em Kartódromo indoor.
b) A sessão de treinos cronometrados terá 10 minutos de duração e terá que ter a participação obrigatória dos 2 pilotos da equipa.
c) O piloto que termina a sessão de treinos não tem que ser o que inicia a corrida.
d) A corrida terá a duração de 40 minutos com turnos de 10 minutos sendo a troca de pilotos obrigatória. O piloto que fizer o 1.º turno fará o 3.º e o que fizer o 2.º fará o 4.º e último turno.
e) A utilização de lastro será feita consoante a média de peso da equipa no sentido de evitar o retirar/colocar de lastro entre turnos de condução.
f) Pontuação da prova:
* Classificação: 1.º - 100 pontos, 2.º - 75 pontos, 3.º - 55 pontos, 4.º - 40 pontos, 5.º - 30 pontos, 6.º - 25 pontos, 7.º - 20 pontos, 8.º - 15 pontos, 9.º - 10 pontos, 10.º - 5 pontos, 11.º - 0 pontos.
* Prémio “Pole-position” – Equipa com volta mais rápida na sessão de treinos cronometrados – 5 pontos.
* Prémio “VMR” – Equipa com volta mais rápida na corrida – 10 pontos."

Para maior usufruto dos pilotos sem que tal seja penalizador em termos de custos, o Organizador decidiu estender a corrida em 10 minutos sendo que a corrida será então de 50 minutos e não 40 como estipulado.
As janelas de troca de pilotos abrir-se-ão entre os seguintes 3 intervalos: 10'-15', 23'-28' e 35'-40'. 

Segue-se a informação detalhada sobre esta Ronda 9:

Local: Kartódromo Indoor de Viana do Castelo (KIVIkart)
Dia: 18 Nov. 2012
Versão do traçado: Indoor
Hora: 16 horas
Modelo de prova: PROVA POR EQUIPAS
Tipologia: 10' treinos + 50' corrida
Frota: Honda 270cc
Lastro disponível: Sim
Peso-referência: 85 kls
Preço: 25€


Comecem as sessões de treinos livres :)

Saudações Pistonianas,
JP

01 novembro 2012

P. Soares vence Ronda 8 marcada por toques e desistências

Pódio final provisório da R8 - KIVIkart outdoor





O traçado outdoor do KIVIkart afinal foi alvo de estreia para poucos pistonianos.

P. Soares conseguiu a Pole-position por meros 0.032 à frente de Jorge R.
Tiago S. e P. Sousa seguiram-se com tempos muito próximos, assim como P. Cunha, S. Guerra e o estreante na pista N. Ribeiro com um bom 7.º lugar na grelha.

A Manga 1 não foi uma corrida particularmente emotiva.
P. Soares liderou durante as 17 voltas, inicialmente com alguma pressão do opositor directo no Campeonato Jorge R., mas à medida que os minutos passaram conseguiu ganhar uma vantagem que no final sagrou-se nuns confortáveis 6 segundos.
Tiago S. largou bem e manteve o 3.º posto mas à 2ª volta o kart cedeu e teve que entrar nas boxes para fazer a substituição atirando-o irremediavelmente para a última posição.
Com isto beneficiou P. Cunha que ultrapassou logo de início o seu directo adversário na luta pelo 3.º lugar do campeonato - P. Sousa - assumindo na corrida essa posição que conseguiu manter até ao fim, sempre bem vigiado por P. Sousa que ficou na 4ª posição a pouco mais de 1 segundo.
A 5ª posição pertenceu a S. Guerra durante grande parte da corrida. T. Sousa que saiu de 7.º, ultrapassou N. Ribeiro à 3ª volta e partiu na perseguição do 5.º posto. 
Nessa mesma volta também P. Barandela passou N. Ribeiro e subiu à 7ª posição temporariamente.
Entretanto J. Pérola que saiu do 12.º e último lugar era 9.º classificado, seguindo-se J. Almeida e Telmo R..
Sensivelmente a meio da corrida N. Ribeiro conseguiu ultrapassar P. Barandela e recuperar o 7.º lugar e terminou a prova em crescendo aproximando-se de S. Guerra que foi 6.º classificado, ultrapassado por T. Sousa que a 4 voltas do fim conseguiu alcançar a 5ª posição.
P. Soares fez a Volta Mais Rápida com 43.215, seguido por Jorge R. com 43.597 e 4 pilotos no mesmo décimo de segundo: P. Sousa (43.772), P. Cunha (43.794), N. Ribeiro (43.798) e T. Sousa (43.799).
De referir que por lapso da organização da SKC esta manga teve a duração de apenas 12 minutos e não 15 como acordado, tendo portanto 17 voltas ao invés das 20 voltas da manga 2.

A 2ª Manga colocou P. Barandela na Pole e N. Ribeiro a seu lado.
S. Guerra e T. Sousa partilharam a 2ª fila da grelha e tinham a difícil tarefa de aguentar atrás de si os 4 mais rápidos da 1ª manga.
Logo no 1.º gancho à direita S. Guerra ultrapassa T. Sousa com um ligeiro toque que coloca este piloto fora da trajectória ideal. Com um kart "difícil" (o de J. Pérola da 1ª manga) T. Sousa desceu de 4.º para 7.º na 1ª volta. Entretanto, P. Cunha era 4.º, Jorge R. 5.º e P. Sousa 6.º classificados. J. Pérola tinha passado P. Soares e subia a 8.º e Tiago S. seguia em 10.º ultrapassando Telmo R. e J. Almeida que também haviam trocado de posição entre si.
Na volta seguinte Jorge R. ultrapassou P. Cunha e ascendeu a 4.º ao mesmo tempo que P. Soares também ultrapassou J. Pérola e T. Sousa colocando-se na 7ª posição logo atrás de P. Sousa.
Foi nesta volta que ocorreu o 1.º incidente com J. Pérola à saída da 1ª curva a tocar forte no kart de T. Sousa tendo este piloto saído de pista e abandonado de seguida.
Na volta seguinte N. Ribeiro chega à liderança ultrapassando P. Barandela na mesma altura em que Jorge R. sobe ao 3.º lugar por troca com S. Guerra.
P. Barandela perde 2 posições na mesma curva para Jorge R. e S. Guerra e da mesma forma que N. Ribeiro perde a liderança e 2 posições para estes mesmos 2 pilotos na abordagem ao 1.º gancho, decorriam ainda apenas 3' de prova.
Decorrido 1/3 da corrida as posições era as seguintes:
1.º Jorge R., 2.º S. Guerra, 3.º P. Cunha, 4.º P. Soares, 5.º P. Sousa, 6.º N. Ribeiro, 7.º J. Pérola, 8.º Tiago S., 9.º P. Barandela, 10.º J. Almeida e 11.º Telmo R..
Ao minuto 6' P. Soares ultrapassa P. Cunha e ascende à 3ª posição. Na volta seguinte J. Pérola ultrapassa N. Ribeiro e sobe para 6.º lugar.
Sensivelmente a meio da corrida P. Soares na abordagem ao "S" ultrapassa S. Guerra mas falha a travagem e vai embater forte em Jorge R. que liderava. Decidiu ceder novamente a posição a Jorge R. mas P. Cunha que seguia em 4.º ultrapassou S. Guerra na mesma altura assim como P. Soares, ascendendo à 2ª posição.
Com isto as posições do grupo da frente ficaram ordenadas desta forma: Jorge R., P. Cunha, S. Guerra, P. Soares e P. Sousa.
Mais atrás Tiago S. subiu para 6.º, N. Ribeiro era 7.º e J. Pérola descia para o 8.º lugar.
Perto dos 2/3 de corrida P. Cunha assumiu a liderança da 2ª manga para não mais a largar através de uma manobra bem estudada na abordagem à recta que antecede o "S" dos 3 ganchos ultrapassando Jorge R. na chegada ao 1.º desses ganchos.
J. Pérola recupera o 7.º lugar ultrapassando N. Ribeiro novamente enquanto que numa corrida de trás para a frente (partiu de 12.º) Tiago S. aproximava-se do quinteto da frente. 
P. Soares consegue ultrapassar S. Guerra na curva de entrada para a recta interior e assume o 3.º lugar e logo de seguida na chegada ao 1.º gancho do "S" P. Sousa tenta a ultrapassagem a S. Guerra embatendo na lateral do seu kart. Querendo ceder novamente a passagem, S. Guerra fez sinal para este continuar na sua frente e Tiago S. aproveitou para ultrapassar S. Guerra também e seguir colado a P. Sousa que ascendia à 4ª posição.
À 16ª volta P. Soares volta a ultrapassar Jorge R. no mesmo gancho onde embateram da 1ª vez e os karts voltaram a colidir na lateral com menor impacto desta vez, queixando-se ambos do sucedido. P. Soares ganhou posição e voltou a cedê-la a Jorge R., mas na saída da recta e chegada ao 1.º gancho da pista à direita à 17ª volta, P. Soares mete por dentro e ultrapassa sendo que Jorge R. gesticula o seu desagrado e abandona a corrida.
Na mesma volta S. Guerra decide abandonar também a corrida e a 2ª manga termina com a vitória de P. Cunha, seguido de P. Soares e P. Sousa.
Note-se que esta manga foi mais lenta e apenas os 4 primeiros classificados rodaram no segundo 43.

No final da corrida foram feitas 2 reclamações de incidentes ao Organizador, a saber:
- Jorge R. sobre P. Soares;
- T. Sousa sobre J. Pérola. 

A classificação final é portanto provisória e ficou ordenada da seguinte forma:

1.º P. Soares 50 pontos
2.º P. Cunha 41 
3.º P. Sousa 29
4.º Jorge R. 20
5.º N. Ribeiro 19
6.º J. Pérola 18
7.º Tiago S. 17
8.º P. Barandela 17
9.º J. Almeida 14
10.º Telmo R. 12
11.º T. Sousa 11
12.º S. Guerra 10

Por equipas venceu a Yellow Winner's com 67 pontos consolidando a liderança deste campeonato.
Os Pata a Fundo foram 2.ºs com 58 pontos e o Boavista Kart Club ficaram em 3.º lugar com 40 pontos.
Seguiram-se a Xanxos Team com 34 pontos, os Descarenados com 30 e a MC Safety Kleen desta vez desfalcada somando 19 pontos.

Na classificação geral individual P. Soares é agora o líder com 23 pontos de vantagem sobre Jorge R.
Na luta pela último lugar do pódio P. Sousa leva 12 pontos de vantagem sobre P. Cunha para a última ronda e Tiago S. 17 sobre J. Pérola na luta pelo 5.º lugar final.
O 7.º lugar está em disputa entre os pilotos N. Ribeiro, T. Sousa e P. Barandela e o 10.º lugar que pertence a E. Ribeiro ainda pode ser alcançado por Telmo R..
A 12ª posição está ao alcance de 5 pilotos com uma percentagem reduzida de participações, ou por terem entrado a meio da época ou por não participações, são eles: Edgar M., P. Lamas, S. Guerra, Francisco S. e J. Almeida.
Volto a relembrar que no final será retirada a pior classificação em corrida/manga.

A Ronda 9 será a Prova por Equipas.
Esta será a 3ª prova deste género depois de ano passado termos realizado excepcionalmente 2 provas, uma no IKF e outra no IKE.
Os Yellow Winner´s têm o título nas mãos mas vão certamente procurar demonstrar a sua supremacia nesta prova particular.
Disputado está o 2.º lugar que cairá no final para uma das seguintes equipas: Pata a Fundo, Boavista Kart Club ou Xanxos Team.
O 5.º lugar final por equipas também será disputado entre os Descarenados e a MC Safety Kleen.
O mais certo é que as decisões fiquem mesmo para a Ronda final, a nº 10.
Recorde-se que nesta prova podem participar equipas "fictícias" que não somarão pontos para o campeonato.

Saudações Pistonianas,
JP