27 abril 2012

Campeão P. Soares bisa em Fafe e P. Barandela consegue o seu 1.º pódio















Afinal foi em piso seco que se disputou a 4ª ronda da LPT em Fafe, apesar da ameaça de aguaceiros até à ultima da hora.
Foram 15 os pilotos que marcaram presença no Complexo de Rilhadas para mais uma tarde emotiva de corridas.

Eis uma análise piloto a piloto por ordem de classificação final:

1.º P. Soares
- Obteve a sua 1ª Pole do ano com o tempo de 56.785. Este tempo deu-lhe confiança para a 1ª Manga que dominou de princípio a fim. Nas últimas voltas ainda se sentiu pressionado pelo líder do campeonato Jorge R., mas não vacilou e foi dele a 2ª VMR da manga - 56.538.
Na 2ª Manga largou do 8.º lugar fruto da inversão da grelha e cometeu um pequeno exagero logo na 1ª curva ao tentar ultrapassar o maior nº de adversários possível embatendo involuntariamente em P. Cunha que fez peão na sequência do mesmo. Foi conseguindo chegar-se à frente volta a volta mesmo com um kart mais lento e venceu a 2ª manga sem dificuldade.
Foi o grande vencedor do dia somando 52 pontos para o campeonato estando agora apenas a 3 pontos do líder.

2.º P. Sousa
- Não repetiu a Pole de ano passado mas conseguiu o 2.º lugar na 1ª fila da grelha de partida relembrando o duelo de ano passado com o então colega de equipa.
Na Manga 1 ainda segurou a 2ª posição algumas voltas mas cedeu perante a pressão de Jorge R. O seu 3.º lugar nunca esteve em causa e foi sua a 3ª VMR da manga ao rodar em 56.669.
Na 2ª manga saiu de 6.º e fez uma corrida bem conseguida onde conseguiu chegar ao 2.º lugar, ultrapassando de forma arriscada já perto do final J. Pérola. Foi bem mais lento nesta 2ª manga mas o importante foram os 20 pontos conseguidos.
Foi o 2ª grande vencedor do dia pois totalizou 36 pontos e aumentou a distância para o 4.º classificado no campeonato estando agora mais isolado no 3.º lugar.

3.º Jorge R.
-  Foi 3.º nos treinos e foi o mais rápido da 1ª manga registando a VMR da Ronda ao registar 56.446. A média também foi a menor mas faltou-lhe conseguir ultrapassar o actual campeão. No entanto, ultrapassou P. Sousa e foi 2.º.
Saindo de 7.º para a 2ª manga não foi feliz pois viu-se prejudicado numa saída de P. Lamas que o atrasou muitos lugares. Ironicamente, voltou a ser o mais rápido da corrida (VMR e média) mas não conseguiu melhor que a 7ª posição.
No final, somou 32 pontos dos quais 3 relativos ao Prémio VMR que tornaram a sua liderança no campeonato magra, precisamente de apenas 3 pontos sobre P. Soares.

4.º P. Barandela
- Finalmente um pódio (a contar) na LPT.
Depois de ter conseguido um 3.º lugar numa manga de apuramento (não pontuável) no KCM, o nosso único piloto totalista (34 corridas individuais) conseguiu o seu 1.º pódio com direito a pontos.
Saiu do 5.º posto da grelha e cedo mostrou que estava forte. Manteve uma luta muito interessante com T. Sousa e P. Cunha pela 4ª posição de princípio ao fim. Esteve bastante tempo em 5.º mas uma ultrapassagem no limite do seu companheiro de equipa fê-lo descer para 6.º lugar. No entanto, foi 4.º quer a nível de VMR quer a nível de média nesta manga.
A 3ª posição da grelha para a Manga 2 deu-lhe animo para a corrida e embora mais lento que na 1ª manga manteve um ritmo elevado e perto do fim ultrapassou J. Pérola e N. Ribeiro para arrecadar com todo o mérito o seu 1.º pódio.
Os 26 pontos somados fizeram-no aproximar-se perigosamente do 7.º lugar no campeonato ocupado por Tiago S., estando agora a apenas 5 pontos deste.

5.º T. Sousa
- Conseguiu o 4.º lugar na grelha e segurou-o "a ferros" durante toda a 1ª manga, muito pressionado pelos Pata a Fundo. A passagem pela bandeira de xadrez destes 3 pilotos foi praticamente lado a lado.
Na 2ª manga partiu do 5.º lugar e uma saída à 4ª volta deitou por terra o que podia ter sido uma boa classificação final. Foi apenas 10.º nesta manga mas obteve a 2ª VMR da corrida ao rodar a sua última volta em 56.946.
Contas finais somou 19 pontos que devem saber a pouco dado o facto de ter sido rápido nas 2 corridas mas no final não ganhou pontos aos seus mais directos adversários no campeonato. Desta forma, mantém a 6ª posição a 5 pontos de J. Pérola.

6.º N. Ribeiro
- Tal como T. Sousa somou 19 pontos fruto de um 10.º e um 4.º lugar em corridas.
Na 1ª manga largou muito de trás (11.º) e numa luta inicial com J. Pérola, Tiago S., Telmo R. e T. Calheiros não conseguiu melhor que a 10ª posição.
Na 2ª manga esteve a outro nível e de 10.º chegou a 4.º lugar, tendo estado inclusive momentâneamente na 3ª posição por troca com P. Barandela que muito perto do fim recuperou a posição. No entanto, foi de facto o 3.º piloto mais rápido da manga tanto relativamente à VMR (56.995) como quanto à média.
Não repetiu o 2.º lugar conseguido ano passado na 2ª Manga mas subiu ao 9.º lugar por troca com o companheiro de equipa ausente nesta Ronda e não é de descartar a sua "candidatura" à luta pelo 6.º lugar final que dá acesso à TIT.

7.º P. Cunha
- Fafe não é a pista onde se sente mais à vontade.
Ainda assim conseguiu um 6.º lugar nos treinos e lutou toda a 1ª manga pelo 4.º lugar até ao último metro da corrida onde acabou por suplantar o seu colega de equipa e ser 5.º classificado.
Essa posição deu-lhe um 4.º lugar na grelha da 2º manga onde esteve bem mais lento. Ainda assim conseguiu um 8.º lugar segurando atrás de si P. Lamas, T. Sousa e Telmo R. muito próximos.
Somou 19 pontos tal como mais outros 3 pilotos que acabou por ser um mal menor, já que embora o 3.º lugar tenha ficado mais longe mantém a vantagem de 10 pontos para J. Pérola que é 5.º na geral.

8.º J. Pérola
- Tarde de desacerto. Tal como para P. Cunha, Fafe está longe de ser um traçado de bons resultados para este Pistoniano.
O 12.º lugar na grelha podia ter servido de factor de desmotivação mas todos os pontos  são importantes no final das contas e agarrado a esse detalhe conseguiu aquele que se tornou o seu objectivo para a 1ª manga: a 8ª posição que daria a Pole para a 2ª manga. Não foi nada fácil e muito teve que lutar num 2º grupo forte onde estavam Tiago S., N. Ribeiro, Telmo R. e o rookie T. Calheiros que se mostrou muito competitivo.
Conseguido esse 1.º objectivo lançou-se para a 2ª manga consciente das dificuldades evidentes de um pelotão veloz atrás de si. A verdade é que se manteve várias voltas na liderança até ser ultrapassado por P. Soares. Pouco depois P. Sousa também o conseguiu fazer e já muito perto do final P. Barandela e N. Ribeiro bem mais rápidos conseguiram o mesmo.
No final, 19 pontos fruto de um 8.º e 5.º lugares tal como P. Cunha não foram maus para uma jornada tão desinspirada, visto que manteve o 5.º lugar na geral mantendo a mesma distancia pontual para 4.º e 6.º classificados.

9.º Tiago S.
- Depois dos dois 3.ºs lugares em ambas as corridas de ano passado em Fafe, ficou aquém do esperado.
Nos treinos fez o 8.º melhor tempo a mais de 3 décimos do 7.º P. Lamas e na 1ª Manga não conseguiu chegar ao grupo da frente tendo sido ultrapassado por J. Pérola e perdido uma posição. Os tempos entre estes 2 pilotos foram praticamente iguais quer em VMR quer em Média.
Na 2ª Manga esteve bem melhor e saído de 9.º conseguiu subir 3 posições e terminar em 6.º lugar novamente atrás de J. Pérola e pressionado por Jorge R..
No final somou 17 pontos e foi um dos perdedores da tarde já que no campeonato atrasou-se 2 pontos do 6.º lugar de T. Sousa e viu o 8.º P. Barandela aproximar-se significativamente.   

10.º P. Lamas
- Regresso em bom nível depois de uma lesão que não o tinha permitido correr ainda este ano.
O 7.º lugar nos treinos mostrou que trazia a lição estudada ao conseguir rodar em 57 "baixo" e fez uma 1ª manga tranquila onde nunca teve possibilidade nem de chegar ao grupo da frente nem de ser importunado pelos que o perseguiam. Aos constatarmos a VMR percebe-se que tinha velocidade para lutar pela 4ª posição mas acusou a falta de ritmo para manter uma boa média de volta.
Na 2ª manga saiu da 1ª fila mas cometeu um erro logo na 2ª volta o que atirou para a 9ª posição terminando em cima de P. Cunha e muito pressionado por T. Sousa. 
Os 16 pontos devem saber a pouco a quem terminou a ronda com a 7ª melhor média final a escassos centésimos da 5ª e 6ª melhores médias.

11.º T. Calheiros
- Não tendo direito a pontos por ser a sua prova de estreia, esta teria sido a sua classificação final.
10.º nos treinos, teve de resto uma disputa em ambas as mangas bem acesa com Telmo R., sendo que na 1ª manga até foi acesa demais tendo-o arrastado involuntariamente no final da recta. Ainda assim, foi mais rápido que Telmo R. e terminou numa boa 11ª posição conseguindo uma bastante promissora VMR de 57.221.
Na Manga 2 esteve mais assertivo e mais lento também. O 12.º lugar final dar-lhe-iam juntamente com o 11.º da 1ª manga 9 pontos. A próxima já conta "a sério" ;)

12.º Telmo R.
- O 9.º lugar nos treinos pareciam indiciar uma possibilidade de chegar aos 8 primeiros na 1ª manga, mas tal não sucedeu. Ainda andou momentaneamente na 8ª posição mas foi ultrapassado por pilotos mais rodados e terminou em 12.º lugar dada alguma irregularidade. 
Na 2ª manga teve muitos furos acima e o seu 10.º lugar podia até ter sido melhor já que a sua média é melhor que p.ex. do 8.º classificado P. Cunha.
Contas finais os 9 pontos transformaram-se em 10 para o campeonato onde superou Francisco S. e é agora 11.º da geral.

13.º J. Almeida
- Outro rookie que em prova de estreia não pontuou mas somaria 6 pontos graças a dois 13.ºs lugares.
Saiu da penúltima posição da grelha mas não se conteve na altura de lutar com Francisco S. por subir mais um lugar. Ganhou essa luta e no final terminou colado a Telmo R. 
A 2ª manga foi um espelho da 1ª e voltou a levar a melhor sobre Francisco S.
Avaliando as suas médias facilmente se percebe que a regularidade é um dos seus pontos fortes e que não anda nisto há 2 dias... ;)

14.º Francisco S.
- Regressado às corridas depois da sua 1ª ausência na LPT, esteve igual a si próprio.
Inconstante, capaz de voltas rápidas e voltas bastante lentas, (quase) nunca desanima e dá o máximo.
Desta vez teve a companhia de J. Almeida a quem deu luta até ao fim. Esteve bem melhor na 1ª manga onde terminou a apenas 1.6 segundos do 11.º classificado.

15.º R. Cabral
- Também regressado, R. Cabral encarna na perfeição o espírito deste grupo: convívio e gosto pelo karting.
Não são os resultados que contam mas sim a satisfação que levamos para casa depois de uma tarde de Liga PisTão.
Uma coisa ele assegura: que pode devido ao trabalho deixar de ter disponibilidade para correr aos domingos, mas no final ele estará connosco para receber o seu troféu e estará presente em mais um jantar de encerramento/início de época ;)


Daqui a 1 mês teremos um dia diferente de todos os anteriores dias de prova.
Uma viagem em comitiva à Galiza com almoço à beira-mar antes das corridas com convidados extra LPT... a não perder!
Todos os pormenores em breve. 

Saudações Pistonianas,
JP

Sem comentários: