28 março 2012

P. Cunha e P. Soares vencem corridas 4 e 5 mas é Jorge R. que volta a vencer a Ronda















O regresso ao Kartódromo de Braga foi a grande nível e só não foi perfeito pela fraca afluência de pilotos.
Resultado de uma negociação de última hora, pudemos pela primeira vez na história da LPT correr 35 minutos pelo mesmo valor acordado com mangas de 15 minutos.

Foi também a primeira vez que usamos como peso-referência para lastro os 85 quilos.
Correndo numa versão de pista longa, poderia-se pensar que as diferenças de tempos por volta entre os pilotos mais experientes para os menos rodados seriam maiores, mas tal não veio a verificar-se de forma tão significativa.

Na sessão de treinos cronometrados, o piloto J. Pérola teve que ir à boxe trocar de kart já que o seu 824 estava em claro sub-rendimento. Essa troca permitiu-lhe fazer apenas 2 voltas com o kart de substituição tendo que se contentar com o 7.º lugar da grelha.
A Pole-Position foi pela 3ª vez consecutiva conseguida por Jorge R. ao rodar a sua VMR em 1:15.208.
Desta vez ao seu lado saiu o vice-campeão P. Sousa a mais de 4 décimas. P. Cunha e P. Soares dividiram a 2ª linha da grelha e T. Sousa saiu do 5.º lugar. De salientar que entre 2.º e 5.º a diferença das VMR's foi de menos de 2 décimos.
















O arranque para a 1ª Manga foi atribulado. Ficaram dúvidas entre vários pilotos se a partida seria dada com semáforos ou bandeira verde.
Mas a maior dúvida foi mesmo o sistema dos semáforos o que não deixa de ser estranho porque tal não é novo para ninguém. Ao apagar dos vermelhos é que se pode acelerar. Creio que aqui foram os nervos que falaram mais alto, nomeadamente aos pilotos que partiram da frente.
A verdade é que o "comissariado de pista" não interrompeu a corrida (embora o piloto/organizador tenha feito sinal para o fazer dentro do seu kart) e alguns pilotos sentiram-se injustiçados com toda a razão.
Na 1ª curva fechada depois do pequeno "S" do final da recta ocorreram os primeiros despistes. Telmo R. que subira a 8.º falhou a travagem e logo atrás N. Ribeiro 9.º trava a fundo entrando em despiste tal como J. Pérola e E. Ribeiro que não consegue evitar o embate no seu precedente.
Na frente, P. Cunha tomou a dianteira e aguentou até ao fim a pressão de Jorge R. que sendo 2.º arrecadou a VMR da corrida em 1:15.183.
Desta forma, P. Cunha venceu a sua 1ª corrida na LPT somando preciosos 25 pontos para o campeonato e iria experimentar o que era sair da 8º posição na 2ª Manga.
P. Soares fechou o pódio a quase 5 segundos do 1.º pressionado por P. Sousa que foi 4.º e T. Sousa terminou em 5.º a pouco mais de 1 segundo do seu companheiro de equipa, com a 3ª VMR da corrida (1:15.351) logo atrás do vencedor P. Cunha que fez 1:15.316 como a sua melhor volta.
Bem mais atrás, J. Pérola depois do peão fez uma corrida de trás para a frente onde depois de ultrapassar N. Ribeiro e P. Barandela se colou a Tiago S. que bem tentou ultrapassar mas sem sucesso, terminando o Yellow Winner na 6ª posição.
N. Ribeiro travou e venceu uma luta com P. Barandela pela 8ª posição que deu acesso á Pole para a 2ª manga e E. Ribeiro e Telmo R. também disputaram a 10ª posição entre si até o Descarenado ter saído de pista terminado assim na 11ª posição.











Os 15 minutos de corrida antecipavam uma 2ª manga com bastante tempo para os mais rápidos da Manga 1 poderem recuperar das posições secundárias da grelha em que partiram.  
Desta vez ninguém queimou a partida e J. Pérola saído de 2.º assumiu a liderança ultrapassando N. Ribeiro no 1.º gancho onde ambos se haviam despistado na 1ª corrida.
Este Descarenado foi ganhando segundos na liderança ao longo das voltas enquanto Jorge R. e P. Soares iam recuperando lugares volta a volta. Já P. Cunha e P. Sousa não o conseguiram fazer da mesma forma dado que T. Sousa e Tiago S. também estavam rápidos e queriam amialhar o maior nº de pontos possíveis.
A 2 voltas do fim, J. Pérola foi apanhado por Jorge R. no gancho fatídico e num décimo de segundo de distracção permitiu que P. Soares também o ultrapassasse no mesmo momento dado ter saído largo. Já em perda não conseguiu manter-se com os colegas e foi P. Soares que na derradeira volta ultrapassou Jorge R. para somar mais uma vitória.
P. Sousa foi 4.º classificado novamente a mais de 8 segundos do 1.º, seguido de P. Cunha, T. Sousa e Tiago S. em 7.º lugar.
Os últimos 4 classificados repetiram as mesmas posições da manga 1.
Jorge R. voltou a bater a sua VMR sendo o único a conseguir chegar ao segundo 14 (1:14.932). P. Soares fez a 2ª VMR a mais de 3 décimos e P. Cunha a 3ª VMR.











Registe-se que nesta Ronda os prémios Pole-Position e VMR foram decisivos para a atribuição do vencedor.
Jorge R. venceu esta Ronda com dois 2ºs lugares, 40 pontos que não chegariam para bater os 41 pontos dos 3.º e 1.º lugares de P. Soares. No entanto, os 2 pontos da Pole e os 3 da VMR deram-lhe 5 pontos preciosos para subir ao mais alto lugar do pódio em Braga.
O último lugar do pódio foi para P. Cunha que com um 1.º lugar e um 5.º somou 36 pontos.

Por equipas os Yellow Winner's voltaram a vencer somando 60 pontos, mais 10 que os 2ºs Pata a Fundo. Os Boavista Kart Club foram 3.ºs com 47 pontos. Os Descarenados somaram 35 pontos e foram 4.ºs à frente da MC Safety Team com 28 pontos. 

No Campeonato por Equipas tudo na mesma. Os Yellow Winner's lideram com 32 pontos de vantagem sobre os Boavista Kart Club. Os Pata a Fundo são 3.ºs a 49 pontos da liderança.
No entanto, prevêm-se mudanças neste campeonato já na próxima ronda com a entrada do rookie J. Almeida que fará equipa com o actual líder Jorge R..

Ao nível do Campeonato Individual, Jorge R. cimentou a sua vantagem sobre o Campeão P. Soares separando-os agora 23 pontos.
O vice-campeão P. Sousa vê agora a sua 3º posição ameaçada por P. Cunha que subiu para 4.º e está agora a apenas 2 pontos do 3.º lugar.
J. Pérola desceu uma posição e é agora 5.º a 10 pontos de P. Cunha.
T. Sousa está a 5 pontos de J. Pérola na última posição de acesso à TIT e Tiago S. foi quem mais desceu nesta Ronda situando-se agora em 7.º lugar mas apenas a 1 ponto de T. Sousa.
O Top 10 fecha sem alterações, sendo que N. Ribeiro recupera o atraso e cola-se ao companheiro de equipa estando  só a 1 ponto deste.
Da mesma forma, Telmo R. já faltou a uma ronda e vai recuperando posições no campeonato sendo já 12.º com os mesmos pontos do 11.º classificado Francisco S. que não participou na Ronda no KIB.

Alinhando os resultados por Melhores Voltas e Médias no conjunto das mangas, eis o panorama:

VMR

1:14.932 - Jorge R.
1:15.266 - P. Soares
1: 15.316 - P. Cunha
1:15.351 - T. Sousa
1:15.419 - P. Sousa
1:15.562 - J. Pérola
1:16.247 - Tiago S.
1:16.633 - N. Ribeiro
1:16.637 - P. Barandela
1:17.009 - Telmo R.
1:17.074 - E. Ribeiro

Média 

1:16.469 - Jorge R.
1:16.658 - P. Soares
1:16.941 - P. Cunha
1:17.035 - P. Sousa
1:17.296 - J. Pérola
1:17.306 - T. Sousa
1:17.817 - Tiago S.
1:18.247 - N. Ribeiro
1:18.314 - P. Barandela
1:19.222 - E. Ribeiro
1:22.326 - Telmo R.


Certo que estamos todos já ansiosos pela próxima ronda, despeço-me por agora.

Saudações Pistonianas,
JP

Sem comentários: