18 fevereiro 2012

Pódio inaugural repete-se no KCM














Pela 1ª vez esta época utilizou-se o Modelo B da LPT dividindo-se 2 grupos para se formar 2 mangas de apuramento que definem os pilotos para as 2 finais.
Perante 13 pilotos, o Grupo 1 iria formar-se com 7 pilotos e o Grupo 2 com 6 pilotos tal como indica o Regulamento.
À partida para a sessão de treinos sabia-se que os 3 primeiros tinham acesso à Final dos 1ºs e o 7.º lugar e último lugar na grelha da final mais desejada pertenceria ao melhor 4.º classificado a definir pela VMR.

Grupo 1

P. Sousa foi o mais rápido na sessão de treinos registando a volta da Pole em 29.781. Ao seu lado partia Tiago S. registando um tempo cerca de 3 décimos inferior. A 2ª linha da grelha foi constituída pelos Pata a Fundo, largando P. Barandela de 3.º e P. Cunha de 4.º lugar. J. Pérola, E. Ribeiro e Francisco S. ocuparam as posições seguintes por esta ordem.













No arranque para a corrida, as posições mantiveram-se como é habitual no KCM dada a distância entre karts na grelha de partida.
De facto, se há circuito onde é feita "justiça" aos treinos, é este.
No entanto, P. Cunha teve imensa dificuldade em fazer sair o Kart 21 e defendeu-se logo pela direita de J. Pérola, que viria a ultrapassá-lo pouco depois.
P. Sousa e Tiago S. cedo foram ganhando alguns metros a P. Barandela, que entretanto conseguiu também uma boa distância sobre o seu companheiro de equipa e J. Pérola.
J. Pérola acabou por conseguir ultrapassar P. Cunha logo nas 1ªs voltas subindo ao 4.º lugar e a corrida não teve grande história. 
Tiago S. embora muito próximo nunca ameaçou verdadeiramente a liderança do vice-campeão, P. Cunha 5.º, E. Ribeiro 6.º e Francisco S. 7.º foram aumentando distâncias ao longo da corrida, e foi J. Pérola que a meio da corrida começou a aproximar-se de P. Barandela, tendo feito as últimas voltas colado na sua traseira mas não conseguindo a ultrapassagem graças a uma boa corrida deste Pata a Fundo. P. Cunha nas últimas voltas também recuperou algum terreno e médias finais são reveladoras de um equilíbrio que em pista não foi tão visível.

Grupo 2

Na 2ª sessão de treinos da tarde, Jorge R. e P. Soares demonstraram todo o seu conhecimento do traçado e arrecadaram as melhores voltas, sendo que os 2 pontos da Pole foram para Jorge R. ao rodar em 29.343.
T. Sousa foi o 3.º mais rápido e Edgar M. obteve um tempo muito próximo do elemento mais velho do Boavista Kart Club. A última fila foi ocupada por Sílvio A. e Telmo R., respectivamente.













A corrida foi dominada por Jorge R. seguido de P. Soares de muito perto. A luta pela 3ª posição foi acesa e disputada inicialmente a 3, entre T. Sousa, Edgar M. e Sílvio A. 
No decorrer da prova Edgar M. ultrapassou T. Sousa e não mais largou a 3º posição que o apurou para a grande Final. T. Sousa viria a ser também ultrapassado por Sílvio A. que foi dessa forma o 4.º classificado mais rápido garantindo presença na Final dos 1ºs na sua 1ª corrida pela LPT. Telmo R. foi 6.º classificado tendo acusado o facto de já não correr no KCM há cerca de 15 anos!
De realçar que esta Manga de apuramento foi mais veloz que a 1ª. Atente-se no facto de o 5.º T. Sousa ter feito uma média de 30.245 superior à do 3.º classificado do Grupo 1, P. Barandela, de 30.387.  
Para as finais Jorge R. avançava com mais 3 pontos provisórios graças à VMR em 29.219.

Final B 

A 1ª final da tarde decorreu com os pilotos não apurados para a final mais desejada mas ainda com muitos pontos para atribuir. 
Da Pole saiu J. Pérola tendo ao seu lado T. Sousa. P. Cunha saía da 3ª posição com E. Ribeiro ao seu lado, e Telmo R. e Francisco S. dividiam a última fila.
Esta foi uma final sem grandes disputas. J. Pérola arrancou bem e manteve um avanço sobre T. Sousa que foi mantendo ao longo da corrida. Da mesma forma, P. Cunha não conseguiu chegar-se a T. Sousa para tentar somar mais um ponto. A única disputa registou-se entre E. Ribeiro e Telmo R. pelo 4.º lugar e consequente 11.º lugar final. Embora o Descarenado tenha sido o mais rápido quer em média quer em VMR, foi E. Ribeiro que segurou a 4ª posição durante as 23 voltas. Francisco S. dobrado já perto do final foi o 6.º classificado, 13.º final.
Com uma melhoria muito significativa da manga de apuramento para a final, fruto de um kart mais equilibrado, J. Pérola bateu a VMR de Jorge R. em 1 milésimo, roubando momentaneamente os 3 pontos desse prémio ao registar na sua última volta 29.218.

Final A

A Final do Primeiros colocou Jorge R. novamente na Pole e P. Sousa ao seu lado.
P. Soares partia desta vez da 3ª posição com o seu companheiro de equipa Tiago S. ao seu lado. Edgar M., P. Barandela e Sílvio A. completavam a grelha.
No arranque para a grande Final Jorge R. assumiu a dianteira e nunca mais a perdeu. De facto, à 8ª volta "retirou" o prémio VMR a J. Pérola rodando em 29.187 e à 19ª baixou mesmo a fasquia do segundo 29' ao registar 28.984.
As primeiras voltas tiveram um equilíbrio enorme entre P. Sousa, P. Soares e Tiago S. que aceleraram juntos algumas voltas.
O Campeão 2010/11 conseguiu ultrapassar o Vice-Campeão e nunca mais largou a 2ª posição, tendo passado o motivo de interesse para a luta pela 3º posição final entre P. Sousa e Tiago S. As diferenças entre estes pilotos foram mínimas e P. Sousa acabou por conseguir segurar outro 3.º lugar. 
Sílvio A. que saiu da última posição mostrou-se mais forte na final e subiu 2 posições terminando num bom 5.º lugar final.
Edgar M. foi 6.º com P. Barandela muito próximo e mais rápido nas voltas finais terminando em 7.º lugar.













Contas finais, Jorge R. somou pontuação máxima possível deste Modelo com 30 pontos, P. Soares 20 e P. Sousa 16, repetindo-se o pódio da prova inaugural no IKF.

Na ordenação do campeonato individual, Jorge R. aumenta a distância para o 2º classificado P. Soares em 19 pontos.
Da mesma forma, o campeão em título aumenta a vantagem sobre P. Sousa para 19 pontos. 
Muito renhida está a luta pela 4ª posição com 4 pilotos envolvidos e separados por apenas 1 ponto: J. Pérola e Tiago S. com 32 e P. Cunha e T. Sousa com 31 pontos.

Por equipas, os Yellow Winner's aumentam a liderança somando agora 93 pontos, mais 19 que os Boavista Kart Club. Os Pata a Fundo mantêm a 3ª posição a 20 pontos dos 2.ºs e com 18 de vantagem sobre os Descarenados que ascenderam à 4ª posição com mais 1 ponto que os MC Safety Team.
A dupla em estreia Edgar/Sílvio com 21 pontos entram directos para a 6ª posição com mais 7 pontos que a BA Team.

Ordenando os tempos por Médias e Voltas Mais Rápidas, eis os resultados:

Média

29.545 - Jorge R.
29.655 - P. Soares
29.832 - P. Sousa
29.860 - Tiago S.
29.986 - Sílvio A.
30.048 - J. Pérola
30.107 - Edgar M.
30.116 - T. Sousa
30.230 - P. Cunha
30.323 - P. Barandela
30.604 - E. Ribeiro
30.776 - Telmo R.
31.036 - Francisco S.

VMR

28.984 - Jorge R.
29.156 - P. Sousa
29.156 - Tiago S.
29.157 - P. Soares
29.218 - J. Pérola
29.500 - Sílvio A.
29.516 - T. Sousa
29.547 - Edgar M.
29.797 - P. Barandela
29.828 - P. Cunha
29.984 - Telmo R.
30.140 - E. Ribeiro
30.328 - Francisco S.


Termino com 2 referências que a todos nos devem deixar orgulhosos:

1.ª O fair-play que este início de temporada está a demonstrar. 
Mais 4 corridas sem incidentes é mais uma prova de que estamos todos a crescer a níveis inter-relacionais quer dentro quer fora de pista.

2ª O nível competitivo dos nossos pilotos.
Terminar o dia e constatar que 5 Pistonianos têm o seu nome no Top 10 do quadro "Melhores do Ano" do KCM é algo impensável há não muito tempo atrás... ;)


Saudações Pistonianas,
JP

Sem comentários: