Foram 5 os pilotos residentes da LPT que subiram ao pódio este fim-de-semana em provas de Resistência.
Os primeiros foram os pistonianos Pedro Soares e Tiago Sousa (T. Sousa) ao vencer as 6 Horas de Resistência de Natal SKC em Braga. A equipa foi constituída por mais 2 pilotos consagrados - Domingos Machado e Luís Vaz - que em muito contribuíram com a sua experiência para levar a equipa PS&A Karting Racing Team a subir ao mais alto lugar do pódio depois de o já terem conseguido fazer este ano nas 24 Horas SKC no mesmo Kartódromo Internacional de Braga.
Sem o lesionado pistoniano Pedro Sousa, esta equipa liderou as primeiras 2 horas de corrida. Um dos favoritos, a equipa Rádio Nova Era, teve problemas mecânicos e cedo se viu arredada da hipótese de lutar pelos lugares da frente.
Numa das mudanças de turno, o piloto Pedro Soares "falhou" a saída na volta estipulada e queimou a janela de tempo para a troca tendo a sua equipa sido penalizada com um Stop&Go de 1 minuto.
Com isto, a liderança passou para a equipa "Indoor Karting Famalicão" liderada por Mário Dias, seguida de perto pela NKOK e SKC. A PS&A desceu para o 4.º lugar, mas não baixou os braços. De facto, a experiência em resistência ensina que as penalizações e avarias são factores decisivos neste tipo de competição.
Depressa ascenderam ao 3.º posto sensivelmente a meio da prova e iam ganhando tempo à equipa de Famalicão que entretanto perdera a liderança para os NKOK. Já na 2ª metade da prova a equipa NKOK cometeu o mesmo erro não efectuando a troca na janela de tempo e desceram para lugares fora do pódio.
Com um bom trabalho nas boxes e rápido andamento em pista a equipa PS&A mostrou-se mais forte na parte final que a do IKF e somaram mais uma vitória no seu currículo.
Por volta das 3 horas da manhã, no KCM deu-se a estreia da equipa Liga PisTão Endurance, totalmente constituída por pistonianos. Foram eles: J. Pérola, P. Barandela e P. Cunha.
Esta prova de 2 horas foi constituída por turnos de 10 minutos e teve a lotação máxima de 11 equipas.
A corrida começou mal para os pistonianos pois os treinos mostraram um kart em má condição não permitindo rodar abaixo do segundo 31. Sabia-se que tal não correspondia ao valor dos pilotos e foi pedida a substituição do kart. Com as habituais demoras que esse processo implica, os 10 minutos de treinos depressa passaram e os pilotos foram para a corrida sem sequer experimentar o kart.
Foi o piloto P. Barandela que não teve chance de fazer sequer 2 voltas nos treinos que partiu na grelha do 10.º e penúltimo lugar. Coube-lhe a difícil missão de ultrapassar pilotos com ritmo mais lento sem sofrer toques passíveis de perder tempo. Essa missão foi bem sucedida e no final do seu turno a LPT Endurace já era 7ª classificada. Com a entrada do piloto J. Pérola em poucas voltas a equipa subiu para o 4.º posto colocando-se atrás de equipas recheadas de pilotos consagrados como a KCM de Roberto Costa, K3PG de Luís Fernandes, Carlitos e Brites, e, IKE de Jorge Ribeiro, Paulo Sampaio e David Gomes.
O praticamente estreante neste circuito P. Cunha, "mostrou as unhas" e depressa se colocou a rodar nos tempos dos seus companheiros de equipa. Contas finais foi mesmo dele a VMR da LPT Endurance ao rodar em 29.016. Registe-se que a melhor volta foi fixada em 28.453 pela KCM, novo record do ano do traçado de Perafita.
Com a certeza que a troca de kart foi decisiva, os pistonianos foram superando-se volta a volta e ascenderam ao 3.º lugar relegando a equipa IKE para fora do pódio. Chegaram mesmo a estar no 2.º posto devido a troca de kart da equipa K3PG que recuperaram mais tarde a posição.
Fica a sensação que sem os problemas de kart nos treinos saindo de lugares mais cimeiros da grelha (4.º p.ex.) e não tendo perdido tanto tempo a ultrapassar outras equipas o resultado poderia ter sido ainda melhor.
Este 3.º lugar a 2 voltas dos segundos e com uma vantagem de 3 voltas sobre os 4.ºs teve mesmo sabor de vitória. De facto, ao fim de 2 horas esta equipa ficou a apenas 4 voltas (cerca de 2 minutos) dos vencedores.
Parabéns a TODOS os Pistonianos que com o seu nível competitivo dentro da Liga fazem com que alguns de nós corram em outras provas a um nível capaz de ganhar troféus ;)
Acompanhem-nos em http://www.facebook.com/profile.php?id=100002274238678#!/profile.php?id=100002274238678
Saudações Pistonianas,
JP
PS - Lamentavelmente, o Barandela não tem fotos porque o fotógrafo de serviço era também piloto e coincidiu com os turnos do nosso companheiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário