06 outubro 2010

A prova propriamente dita

Os treinos cronometrados foram dominados por P. Soares que na derradeira 5ª volta fez 1:28.674, batendo P. Lamas que foi o único a conseguir rodar no mesmo segundo com 1:28.968. Na 3ª posição saiu P. Sousa que viu Nuno S. partir ao seu lado saindo no 4.º posto, ambos a cerca de 1 segundo dos homens da 1ª linha. Com isto, P. Soares arrecadou na última prova a sua 1ª Pole-position da temporada.

A 1ª Manga foi recheada de equilíbrio e na luta pelo 1.º lugar alternaram várias vezes P. Lamas e P. Soares numa acessa disputa pelos primeiros 25 pontos da tarde. Entretanto, mais atrás Pérola que seguia em 6.º perdeu o controlo do kart e fez pião ao subir o corrector na altura em que Gomes seguia no seu encalce. Foi aqui que Gomes iniciou uma recuperação que só parou no 2.º lugar a pouco mais de 4 segundos do vencedor P. Soares. Esta foi uma posição que foi conseguida pelo despiste de P. Lamas que liderou várias voltas e acabou por terminar na 5ª posição. P. Sousa mais uma vez foi infeliz tendo o seu kart avariado e perdeu uma volta quando muito provavelmente terminaria no último lugar do pódio. Nuno S. foi o maior beneficiado arrecadando assim o 3.º lugar da 1ª manga.
A VMR da 1ª manga foi para Gomes registando 1:25.532 bem à frente da concorrência.

A partida totalmente invertida para a 2ª manga, já que apenas alinharam 8 pilotos, permitiu ao último classificado da 1ª manga - Francisco S. - partir da Pole. Porém, uma série de despistes fizeram com que mais uma vez não terminasse na mesma volta dos demais colegas. P. Sousa saindo de 2.º e já com novo kart tinha a possibilidade de rectificar o mau resultado, bem como Pérola que saía no 3.º posto. Contudo, para Pérola a largada foi a prova de que o seu kart estava em sub-rendimento ao ser completamente engolido pelo plutão e ao chegar ao final da 1ª curva a uns bons 50 metros dos demais. Foi claramente um erro não ter trocado de kart entre mangas e assim não conseguiu melhor que um 7.º lugar. Gomes fez mais uma vez uma corrida de trás para a frente ao sair novamente de 7.º mas desta feita a conseguir chegar à vitória, mostrando que o seu kart estava em boas condições e ao bater a sua melhor volta da 1ª manga com 1:25.149. P. Lamas desta feita conseguiu aguentar a pressão de P. Soares e ficar com o 2.º lugar seguido deste último que partindo da última posição conseguiu chegar ao 3.º lugar da 2ª manga. P. Sousa ameaçou o 3.º lugar mas quedou-se pelo 4.º lugar a apenas 2 segundos do pódio. Mais atrás, quando Barandela seguia em 6.º e Pérola seguia próximo, Barandela não evita uma saída de pista e Pérola querendo evitar o embate frontal fez pião. Ainda assim, Barandela conseguiu recuperar e roubar o 5.º lugar a Nuno S. na última volta da corrida.

No somatório das 2 mangas, Gomes foi o grande vencedor somando 46 pontos em 55 possíveis sangrando-se desta forma CAMPEÃO da 1ª edição da Liga Pistão com 144 pontos.
P. Soares somou 42 pontos (2.º) e subiu para o 4.º lugar da classificação geral totalizando 94 pontos. P. Lamas foi o 3.º classificado do domingo amealhando 28 pontos e manteve o 5.º lugar da geral com os mesmos 81 pontos que o 6.º P. Sousa, mas vigorando a sua vitória em Ovar como critério de desempate.
Na classificação geral Pérola sagrou-se Vice-campeão com apenas 1 ponto a mais que o 3.º classificado Júnior que somou 107 pontos.

2 comentários:

Anónimo disse...

boas pessoal.
Entao nao se fazem trocas de karts poquê???
as regras de corrida variam de prova para prova?



Ass: Junior

Unknown disse...

Júnior,

Como fui eu q criei a Liga e as regras é óbvio q essas perguntas são dirigidas para mim.
Como decidiste colocá-las em "praça pública" em vez de me perguntares directamente, é por aqui que também te respondo.
Se tivesses chegado a horas à prova saberias a resposta, como o sabem todos os pilotos que participaram.
Acontece que dado o mau tempo o gerente achou por bem não pararmos entre mangas se não estivesse a chover para evitar os aguaceiros fortes que se fizeram sentir durante toda a tarde. Assim aconteceu. Não chovia no momento final da 1ª manga e avançamos directamente para a grelha para alinhar para a 2ª manga.
Esclarecido?

Abraço,
Pérola