Pódio Final Prova por Equipas |
Hugo e Diogo Carvalhido foram os nomes em destaque na “tradicional” prova por equipas que, edição após edição, continua a ser uma das marcas distintivas da Liga Pistão face aos demais campeonatos da zona Norte.
A 4ª
prova da edição 2021 da LPT foi disputada no Kartódromo Internacional de Viana
do Castelo, na Amorosa, com os já bem conhecidos SODI GT4 - GX 390cc. Mesmo
estando no mês privilegiado de férias para a maioria dos portugueses, esta ida
até terras de Viana trouxe, pela terceira vez em quatro eventos, o derrubar do
recorde de pilotos participantes numa prova da Liga Pistão. Desta feita foram
40 os pilotos presentes, tendo sido montada uma belíssima grelha de 20 karts
para os 60 minutos de corrida.
Com
uma qualificação de 10 minutos havendo a obrigatoriedade de ambos os pilotos de
cada equipa participarem na mesma, a pole position foi decidida por uma
diferença (mínima) de 0.058. Na 8ª volta, Hugo Carvalhido fez bom uso do cone
de Renato Bastos, aproveitando para marcar o tempo de 57.891, sendo que, na
volta seguinte, e utilizando a mesma “receita”, foi Renato a fixar a volta mais
rápida da sessão com 57.833. Assim, a primeira linha foi composta por Renato
Bastos/António Costa Paulo e Hugo Carvalhido/Diogo Carvalhido. Na segunda linha,
e já com tempos na casa dos 58 segundos, ficaram as duplas Filipe Ferreira/João
Almeida (+0.377) e Camaz Moreira/Manuel Fonseca (+0.527).
Ficando
ao critério de cada equipa a escolha do piloto para realizar a partida, foram
António Costa Paulo e Hugo Carvalhido a assumir os karts da dianteira. Numa
partida lançada, bem ao jeito “profissional”, as disputas pela melhor abordagem
à primeira curva foram acesas mas sem qualquer excesso aparente. Toda a grelha
de parabéns por este fantástico momento!
A
gestão da corrida começou logo que a mesma se iniciou. Sem janelas temporais
definidas para trocas, a única obrigatoriedade de cada equipa era a de realizar
3 paragens com respetiva mudança de piloto. O primeiro turno serviu logo para
cravar uma diferença razoável entre os líderes Hugo/Diogo Carvalhido e toda a
concorrência encabeçada, desde a terceira volta, por Diogo Pinto/João Pedro
Ferreira. O primeiro a parar, à 11ª volta, foi António Costa Paulo para ceder o
lugar a Renato Bastos. Na 17ª volta foi a vez de parar Hugo Carvalhido, na
seguinte Manuel Fonseca e na 19 foi a vez de Diogo Pinto. Durante o segundo
turno houve alteração na liderança. Renato Bastos foi paulatinamente recuperando
posições até alcançar Diogo Carvalhido e assumir a dianteira perto do final do
turno. Na volta 28, Diogo voltou a ceder o lugar ao seu pai e na 29 foi Renato
a entregar o kart a Costa Paulo. Dos da frente, a equipa que mais tarde trocou
foi Diogo Pinto/João Pedro Ferreira, na volta 40, assumindo assim a liderança
provisória da prova durante algumas voltas. A segunda metade da corrida teve
menos história. Hugo Carvalhido estendeu o seu turno até à volta 48, tendo
recuperado a liderança e abrindo uma margem muito confortável para as últimas
voltas do filho Diogo. Renato Bastos recuperou a posição intermédia do pódio
ultrapassando Camaz Moreira já nos últimos 10 minutos de corrida, terminando
com 4.706seg de vantagem. Diogo Pinto/João Pedro Ferreira fizeram uma corrida
muito consistente terminando em P4 a pouco mais de 10 segundos dos terceiros
colocados. A VMR da jornada foi da dupla vencedora e marcada por Hugo
Carvalhido com 57.519.
Interessante
também analisar o tempo perdido em box (volta mínima de troca de 2.00,000) e
perceber que Renato Bastos/António Costa Paulo ganharam mais de 6 segundos a
Camaz Moreira/Manuel Fonseca nas três voltas de troca, o que, na prática,
significa que o P2 foi, em parte, “ganho nas boxes”. A melhor paragem foi
realizada por Hugo/Diogo Carvalhido na passagem do segundo para o terceiro
turno, com apenas +0.323 face ao tempo mínimo de troca. Ao invés, a única
equipa a penalizar foi Luís Cunha/Carlos Moreira que fez a sua segunda paragem
em 1.56.816 e com isso a serem penalizados em 34 segundos, vendo assim
“estragada” a sua corrida quando se encontravam em disputa pelas posições de
pódio.
Sem comentários:
Enviar um comentário