24 julho 2019

H. Carvalhido vence em VN Paiva com apenas 1 ponto de vantagem sobre R. Bastos

Pódio Final Individual
O regresso ao centro do País teve a presença de 15 Pistonianos, entre eles mais 3 estreias: Paulo Ferreira, Carlos Sousa e Paulo ACM Ferreira.
De notar que a LPT conta este ano já com a presença de 37 pilotos, um número nunca antes atingido, que demonstra a vontade em trazer gente nova às lides pistonianas.

A Sessão de Treinos revelou-se equilibrada com H. Carvalhido a arrecadar a Pole por meros 0.038 de vantagem sobre R. Bastos.
Seguiram-se P. Ferreira, J. Pérola e N. Ribeiro nada distantes a 0.184, 0.249 e 0.386 do Vice-Campeão.

Lamentavelmente, C. Monteiro teve problemas duas vezes com os transponders dos seus karts e não teve qualquer volta contabilizada, o que o fez partir (injustamente) da última posição.

A 1ª Manga foi dominada pelo Vice-Campeão H. Carvalhido que venceu com mais de 8 segundos de vantagem.
Já a luta pela 2ª posição foi animada, inicialmente entre R. Bastos e P. Ferreira, sendo que o piloto de Oliveira de Azeméis aguentou sempre os ataques do piloto da Régua. 
J. Pérola juntou-se à luta pelo pódio nas últimas voltas tendo feito uma corrida em recuperação já que arrancou mal e perdeu a (4ª) posição para o seu companheiro de equipa N. Ribeiro.
Aproveitou um dos ataques de P. Ferreira a R. Bastos para ascender à 3ª posição e ainda tentou a 2ª posição mas sem sucesso.
H. Carvalhido "sacou" a VMR da ronda nesta Manga sendo o único a rodar em 57 baixo (57.494).

Pódio Manga 1

Na 2ª Manga D. Augusto e Francisco S. partiram da 1ª fila da grelha e os Fernandes, Bruno e Ricardo, da 2ª fila.
N. Ribeiro (6º na grelha) e R. Bastos (9º) partiram muito bem e rapidamente se colocaram na frente, sendo que R. Bastos assumiu a liderança e venceu a corrida com 1.479 de vantagem sobre N. Ribeiro.
Nesta Manga, R. Bastos foi o único a rodar em 57 (57.872) e deste modo venceu a sua 2ª corrida em participações Liga PisTão.
H. Carvalhido que partiu da 10ª posição não conseguiu ganhar muitas posições nas primeiras 2 voltas (tal como J. Pérola) e isso fez com que, apesar de 16 voltas (sprint mais longo do ano) e o bom andamento dos 2 homens da frente, se tenha quedado pela 3ª posição a 2 segundos do vencedor.

De destacar a notável prestação de C. Monteiro que partindo da 15ª e última posição terminou no 7º posto.

Pódio Manga 2

Na pontuação final, H. Carvalhido venceu com apenas 1 ponto a mais que R. Bastos, sendo que os pontos dos prémios Pole e VMR fizeram a diferença.
A 3ª posição foi para N. Ribeiro com 31 pontos, fruto de um 5º e um 2º lugar, mais 2 pontos que o 4º classificado J. Pérola (3º e 4º lugares).

Nas contas do Campeonato Individual, a ausência do líder G. Gonçalves não o fez perder a liderança.
No entanto, o Vice-Campeão está agora a 15 pontos de distância quando faltam disputar 6 mangas, ou seja, estão ainda por distribuir 165 pontos.
R. Bastos deu um "salto" classificativo e ascendeu à 3ª posição tendo agora os mesmos pontos que J. Pérola.
N. Ribeiro também subiu uma posição e fecha o Top 5 a 11 pontos do pódio.

Por Equipas, equilíbrio total com as duas equipas que lideram o Campeonato a somar 60 pontos cada.
O desempate definiu-se pela melhor classificação individual a recair sobre a vitória de R. Bastos na Manga 2.
No Campeonato são 17 pontos a vantagem da dupla Pérola/Ribeiro. 
A 3ª posição pertenceu à família Carvalhido que subiu à 3ª posição da Geral por Equipas. 

Pódio por Equipas

Segue-se a pausa para férias de Verão.
A LPT regressa a 15 de Setembro com a segunda visita do ano ao KIVIkart e aos Parolin/Yamaha.

Saudações Pistonianas,
JP

Pistonianos


Tabelas Estatísticas LPT19 e Ranking após Ronda 6 | LPT19




Tabelas das Classificações Gerais após a Ronda 6 | LPT19


Ficha de Prova e Relação Karts/Pilotos @ VN Paiva | Ronda 6 | LPT19



07 julho 2019

G. Gonçalves assume a liderança do campeonato depois de serenata à chuva

Pódio Individual final
Um domingo de manhã de chuva copiosa não foi o suficiente para fazer arredar pé os 18 bravos pistonianos que se apresentaram em Baltar para disputar a Ronda 5 do campeonato.

Com o seu grande adversário, H. Carvalhido, a competir noutras paragens, G. Gonçalves aproveitou esse facto da melhor forma para saltar para a liderança no campeonato. Com uma vitória na Manga 1, o 3º lugar na Manga 2, aos quais adicionou os pontos da pole-position e da VMR, G. Gonçalves fechou a sua exibição em Baltar com 46 pontos, passando a liderar (143 pts) a geral individual com 40 pontos de vantagem sobre H. Carvalhido (103 pts).

M. Moreira não deixou os seus créditos por mãos alheias e transformou em pontos o seu profundo conhecimento do traçado de Baltar. Com um 3º lugar na Manga 1 e um 2º na Manga 2, M. Moreira passou a ocupar o 3º lugar do campeonato (89 pts), retirando dessa posição o ausente J. Pérola.

Destaque ainda para a excelente prestação de R. Borges, vencedor em 2018 do Campeonato de Portugal de Karting na categoria X30 Sénior, que consumou a primeira incursão no nosso campeonato com uma vitória e um 2º lugar.

No campeonato por equipas, a liderança mantém-se na dupla de históricos J. Pérola / N. Ribeiro (147 pts).
Os manos Gonçalves - Gustavo e Nuno -, apenas na sua segunda prova a pontuar, aproveitaram a vitória nesta Ronda para se aproximar do topo da tabela classificativa, estando agora em 3º lugar, a 26 pontos da liderança (121 pts). B. Fernandes / R. Bastos estão em 2º lugar da geral por equipas com 130 pts. 

Pódio por Equipas
A próxima ronda marcará o regresso da LPT ao centro do país, mais concretamente a Vila Nova de Paiva, após 2 épocas de interregno de visita a este kartódromo.

Saudações pistonianas,
RB

Pistonianos

Quadros Estatísticas LPT19 e Ranking após Ronda 5