05 fevereiro 2016

LPT alcança a 13ª posição na 14ª Edição da TIT

6 representantes da LPT
Parece começar a ser um "lugar comum" escrever na crónica da TIT que não correu da forma esperada.
A verdade é que mais uma vez o grupo LPT levava aspirações acima daquilo que foi alcançado nesta sua 6ª participação na Taça Inter-Troféus.
O 13º lugar em 15 Troféus presentes não reflecte o real valor destes 6 Pistonianos, ainda que metade do grupo desconhecesse o traçado.

O dia esteve frio e enublado sempre a ameaçar chuva que acabou por não aparecer.

No sorteio o nome da Liga PisTão foi o 1º a sair indicando que seríamos a letra A da matriz das mangas de apuramento.
Tal ditou que o piloto LPT1 - N. Ribeiro e LPT6 - P. Lamas correriam juntos no Apuramento 1.
Nas Mangas de Apuramento seguintes o nº da Manga de Apuramento corresponderia ao nº de piloto LPT.











Apuramento 1

Dois estreantes no KIRO entraram "de rajada" na TIT.
N. Ribeiro conseguiu o 14º melhor tempo e P. Lamas a 18ª e última posição da grelha.
Para N. Ribeiro bastava manter a posição para passar directamente às Meias-Finais. Para P. Lamas era preciso subir pelo menos 4 posições.
N. Ribeiro levou um toque que foi considerado ilegal e que o atirou para a 15ª posição, lugar em que terminou a corrida. No entanto, a penalização de 10' ao infrator devolveu a 14ª posição ao nosso nº1 e a merecida qualificação para as Meias-Finais.
Quanto a P. Lamas não teve vida fácil. Andar sozinho na cauda da corrida é sempre complicado. Caiu para a Repescagem.



















Apuramento 2

Entrava em acção o nosso único "truta" - M. Dias.
Nos Treinos arrecadou a 13ª posição, apenas uma acima da zona de apuramento.
Melhorou na corrida, onde ao seu estilo "discreto" foi subindo posições terminando na 9ª posição.
Não era a posição ideal para as grelhas das Meias-Finais, mas o principal estava conseguido.

















Apuramento 3

Foi a vez do Chefe de Equipa, J. Pérola (LPT3) entrar em pista.
Mais um estreante no traçado do KIRO e os treinos a não darem melhor que a 17ª e penúltima posição.
Na 1ª volta já era 15º quando foi alvo de calçadeira por parte do piloto IHS2 que o arrastou a ele e o nº 1 dos Ases pelos Ares.
Apesar da penalização de 10' mais que justa para o piloto em questão, o nosso nº 3 perdeu 2 posições voltando para a 17ª posição.
Entretanto voltou a ultrapassar o piloto IHS2 e ascendeu a 16º e recebeu indicação dos colegas que estaria a apenas uma posição do apuramento, ou seja, alguém deveria ter abandonado.
Recuperou terreno mas não o suficiente para alcançar o grupo de 3 pilotos que o precediam.
Era o 2º Pistoniano a cair para a Repescagem.



















Apuramento 4

Grande esperança no nosso "Rookie" A. Martins (LPT4) que se preparou muito bem para esta prova.
Fez uma boa sessão de treinos ao conseguir a 12ª posição.
Numa Manga forte e consequentemente rápida, esteve sempre concentrado e manteve-se sempre no encalce de P. Soares, o nº 3 da PSA. 
Subiu uma posição e foi 11º classificado com a melhor Volta Mais Rápida Pistoniana do dia: 1:02.987.
Metade da equipa já estava nas Meias-Finais.



















Apuramento 5

T. Sousa foi o último Pistoniano a entrar em prova.
Entrou muito bem e fez um excelente 10º tempo na sessão de treinos, o melhor dos 6 Pistonianos.
Na corrida esteve igualmente bem e fez uma manga tranquila mantendo a 10ª posição em que partiu.
Com esta prestação foi o 4º Pistoniano a ser apurado para as Meias-Finais.

















Repescagem

J. Pérola e P. Lamas seguiam para a Repescagem onde a 1ª metade seria apurada para as Meias-Finais e a outra metade terminaria aqui a sua participação na TIT.
Na sessão de treinos J. Pérola conseguiu a 8ª posição e P. Lamas a 16ª.
Na partida J. Pérola ganha uma posição mas logo na descida à esquerda fica momentaneamente atravessado devido a toque subtil e perde várias posições.
Passa para a 12ª posição e ainda na 1ª volta sobe uma posição para 11º.
Na volta seguinte perde uma posição para N. Lopes (RED6) quando tentava descobrir como ultrapassar o piloto UMK5...
J. Pérola apenas consegue ultrapassar N. Lopes na recta da meta aproveitando a dobragem de um piloto atrasado, mas seria a 15ª e última volta e o apuramento ficava assim, mais uma vez, a uma posição.
P. Lamas esteve bem melhor dado que também esteve envolvido com outros pilotos na luta de posições.
A 16ª posição final passou a 15º devido a penalização do piloto UMK6 por toque.
A TIT terminava aqui para estes 2 Pistonianos.



















Numa fase intermédia, apesar do sabor amargo da não qualificação de J. Pérola para as Meias-Finais quando esteve 2 vezes tão perto, não se poderia considerar que estava a correr mal a prestação na TIT com 4 pilotos apurados para as Meias-Finais.

Meia-Final 2

M. Dias a sair da 13ª posição com A. Martins imediatamente atrás na 14ª.
Os 5 primeiros lugares dariam acesso à Final A e entre a 6ª e 10ª posição à Final B.
Sabíamos que M. Dias tinha qualidade para chegar à Final A mas ultrapassar 8 pilotos na TIT é algo quase impossível...Por isso, a Final B para ambos os pilotos era o novo objectivo.
No entanto, foi nesta Meia-Final em que as coisas começaram a correr mal.
M. Dias correu com o kart nº 9 que estava dificílimo de guiar. Perdeu muitas posições e ainda viu ser-lhe aplicada uma penalização de 10' por ocorrência em pista. Quando já seguia nas últimas posições optou por deixar de lutar com o kart e abandonar.
1ª verdadeira contrariedade a acontecer.
M. Dias como grande esperança a figurar na Final A, nem para a Final B viria a apurar-se.

Mas os azares não ficaram por aqui.
A. Martins que da 14ª posição da partida consegue ascender ao 10º lugar que lhe daria presença na Final B, viu também ser-lhe atribuída a mesma penalização de 10' também por situação de comportamento em pista.
2 penalizações que os 2 pilotos não assumem e que junto do DP não foram esclarecidas.
Com isto, o LPT4 desceu para a 13ª posição perdendo o apuramento que tanto lutou para alcançar e que merecia inteiramente.


















Meia Final 3

T. Sousa saiu da 12ª posição e precisava "apenas" de subir 2 posições para alcançar a Final B.
Só que teve que trocar de kart durante a sessão de treinos dado que este era um kart que já trazia muitos problemas.
Com um kart frio, sem sessão de treinos, partiu para a Corrida ciente das dificuldades que lhe esperavam.
Com o início de corrida logo se percebeu que iriam ser 20 minutos penosos para o LPT5, que foi perdendo posições até chegar à última posição. 
Acabou por subir um lugar devido a um abandono.
O Kart nº 14 não deu para fazer melhor que 1:03.918. Desta forma, voltou para a garagem na Meia-Final seguinte.



















Meia-Final 4

O nosso nº 1 foi o 1º a entrar em prova (juntamente com P. Lamas) e seria o último a representar a LPT em pista, infelizmente para nós numa fase ainda precoce da Taça. 
Com o 17º lugar na grelha sabíamos que o apuramento era praticamente impossível.
Restava fazer o melhor possível para amealhar o maior número de pontos possíveis para a pontuação final.
Mais uma vez, saiu-nos um kart desastrado (nº 15) e a corrida foi para esquecer.
Última posição e uma VMR de 1:04.930, mais 1.6 do que tinha feito no apuramento!
Ascendeu 2 posições devido a um abandono e 1 kart que não alinhou. 


















Terminava assim a nossa presença na TIT.
Depois de estar tudo a correr dentro do expectável, as Meias-Finais não poderiam ter corrido da pior forma.

O 13º lugar alcançado fruto dos 155 pontos totais obtidos, poderia sem dificuldade ter sido um lugar no Top 10, se as coisas tivessem corrido dentro da "normalidade".
Em termos comparativos, a nossa melhor pontuação de 240 pontos que ocorreu em Palmela à 2 edições atrás, daria este ano para a 6ª posição!
Depois de 3 edições seguidas a colocar 2 Pistonianos em Finais (Oiã, Palmela e KIVIkart), não podemos deixar de ficar desiludidos com a nossa prestação.
No entanto, para o ano lá estaremos na 15ª edição da TIT, mais perto de casa, focados em fazer melhor e voltar a colocar a Liga PisTão no panorama do Karting Amador Nacional.










Saudações Pistonianas,
JP


Sem comentários: