24 novembro 2015

P. Sousa (con)vence e N. Ribeiro conquista o Vice-Campeonato

Pódio final LPT2015
O Campeonato LPT2015 terminou a sua 6ª Edição no passado dia 15 Novembro no KIVIkart, naquela que foi a 5ª passagem da época nesse complexo.
Com 12 Pistonianos a marcar presença e com uma desistência de última hora de um candidato ao Vice-Campeonato (P. Cunha), a luta por esse título "reduzia-se" a 3 pilotos: N. Ribeiro, J. Pérola e M. Dias.
Por outro lado, as posições de acesso a representação na TIT abriam aspirações a outros candidatos.

Na sessão de treinos, o já Vice-Campeão mostrou o seu momento de forma arrancando a Pole Position sem sequer vir "quente" da prova do dia anterior do Troféu Ases pelos Ares, dado que não participou. Recorde-se que o 4º lugar estava assegurado nesse prestigiado Campeonato.
Nessa prova, participaram A. Martins e R. Bastos com resultados no meio da tabela e em que foi utilizada uma versão de traçado muito semelhante à usada nesta Ronda 8 da LPT2015.

Nesse sentido, os já Campeões por Equipas P. Sousa e A. Martins dividiram a 1ª fila da grelha com tempos bem acima dos restantes.
E. Ribeiro voltou a mostrar apetência para boas voltas nos treinos e conseguiu a 3ª posição à frente do seu companheiro de equipa J. Pérola que saiu de 4º, separados por meros 0.020 segundos.
A 3ª fila foi ocupada por R. Bastos e M. Dias. 
N. Ribeiro saía apenas da 7ª posição.

Manga 1

J. Pérola aproveitou a não reação ao semáforo dos pilotos A. Martins e E. Ribeiro colocando-se logo atrás de P. Sousa.
O líder depressa foi ganhando margem para uma vitória confortável, a tal no KIVI que lhe escapava há já algum tempo.
J. Pérola segurou sempre a 2ª posição ao longo das 13 voltas embora tenha sido sempre seguido de muito perto por A. Martins que foi 3º classificado, alcançado o seu 3º pódio consecutivo (três 3ºs lugares).
Na 4ª posição terminou N. Ribeiro a cerca de 8 segundos do 3º classificado.
Este travou uma luta interessante com E. Ribeiro e R. Bastos que terminaram nas posições seguintes com diferenças muito reduzidas.
P. Barandela conseguiu um interessante 7º lugar que lhe dava lugar na 1ª fila da 2ª Manga e M. Dias foi apenas 8º com a perda de "bico" duas vezes durante a Manga.
A recuperação à tangente até à 8ª posição foi crucial para conseguir o lugar da Pole para a Manga 2.
P. Couto que foi 9º terminou a menos de 1 segundo.
Seguiram-se Francisco S., P. Lamas e P. André nas posições restantes.
Note-se que P. Lamas também perdeu o "bico" a meio da corrida, muito embora a média aponte para que dificilmente conseguisse melhor que um 10º lugar.
Também P. André este parado muito tempo na 1ª volta devido a incidente.

De notar que apenas P. Sousa rodou no segundo 47 (47.528), sendo as restantes melhores voltas para A. Martins com 48.117 e J. Pérola com 48.280.
Analisando as médias individuais, percebe-se que R. Bastos começou mal e esse terá sido factor determinante para terminar atrás dos irmãos Ribeiro, dado que a sua média é ligeiramente melhor que a destes. No mesmo sentido, a média de E. Ribeiro é mais baixa que a do seu irmão.
M. Dias não estando rápido nesta manga ainda assim obteve melhor média que P. Barandela que terminou na sua frente.
A média de P. André dá a entender que se não tivesse sido a paragem inicial poderia ter terminado à frente de Francisco S..

A meio da Ronda a luta pelo "Vice" tinha o seguinte panorama:

2º J. Pérola 124 pontos
3º N. Ribeiro 119 
4º M. Dias 104

Pódio Manga 1












Manga 2

No arranque para a 2ª Manga R. Bastos ganhou posição a P. Barandela e ascendeu a 2º.
N. Ribeiro também do lado de dentro ultrapassou E. Ribeiro a subiu à 4ª posição, a tal que lhe dava os 12 pontos suficientes para ficar na frente de M. Dias (caso este vencesse).
A. Martins partiu muito bem e do lado de fora colocou-se na dianteira de E. Ribeiro, no entanto, E. Ribeiro aguentou a posição e fechou na 1ª curva à esquerda.
N. Ribeiro colocou-se por dentro no 1º gancho à direita tendo depois "fechado a porta" a P. Barandela subindo à 3ª posição.
J. Pérola também ganha momentâneamente posição a A. Martins e coloca-se no lado de fora a par com E. Ribeiro.
Este consegue sair melhor que J. Pérola e A. Martins para a recta interior. No entanto, A. Martins coloca-se ao lado de E. Ribeiro para chegar por dentro à zona dos Ss lentos, mas queima a travagem bloqueando o kart.
E. Ribeiro passa, P. Sousa que vinha de 8º também, mas J. Pérola embate na lateral e perde o "bico".
Na mesma volta P. Couto também perde o "bico" e cai para a última posição.
M. Dias faz uma corrida tranquila e vence a Manga seguido de R. Bastos que não terminou longe, a menos de 2 segundos.
R. Bastos alcançou desta forma o 1º pódio da época depois de já ter vencido no IKE há 2 edições atrás.
P. Sousa fez (mais uma) recuperação fantástica obtendo a VMR da Ronda à 3ª volta ao registar 47.331. Depois os tempos foram baixando dado que o "bico" estava mal posicionado devido a pequeno toque. Ainda assim chegou à 3ª arrecadando mais um pódio para o Palmarés.
N. Ribeiro foi ultrapassado por P. Sousa mas aguentou A. Martins atrás de si assegurando mais um 4º lugar (o quarto 4º lugar consecutivo) que lhe deu os pontos necessários para se sagrar Vice-Campeão LPT2015.
A. Martins foi 5º classificado a menos de 1 segundo do 3º P. Sousa e foi juntamente com o único a entrar no segundo 47 (47.984). Estes 10 pontos juntamente com os 15 da 1ª Manga fizeram com que desse um salto na classificação terminando a edição na 7ª posição.
Um prémio justo para um piloto em ano de estreia que se tem dedicado à modalidade de forma a evoluir e que, como se vê, já está a dar frutos.
E. Ribeiro não esteve ao nível de outras corridas no KIVI e foi 6º classificado a mais de 16 segundos do vencedor.
P. Lamas depois de uma boa disputa com P. Barandela terminou na 7ª posição, ele que tinha partido de 11º.
J. Pérola apenas conseguiu chegar à 8ª posição depois de paragem para colocação do "bico". Ficou a uma posição (pouco mais de 1 segundo de P. Lamas) do pódio final e a 2 posições (cerca de 3 segundos de E. Ribeiro) do Vice-Campeonato.
P. André fechou o Top 10 com mais 1 ponto para o motivar para a sua evolução, seguindo-se P. Couto e Francisco S..

Pódio Manga 2












Em condições normais é bem provável que P. Sousa tivesse incomodado M. Dias na luta pela vitória da Manga, dada a diferença entre as Voltas Mais Rápidas.
As Médias revelam muito equilíbrio entre os 4 pilotos mais consistentes a nível de andamento: 47.707 M. Dias, 47.740 R. Bastos, 47.777 A. Martins e 47.797 J. Pérola.
P. Lamas também registou melhor média que o seu antecessor E. Ribeiro, da mesma forma que P. Couto caso não tivesse perdido o "bico" deveria ter terminado na 9ª posição à frente de P. Barandela.

Pódio Final R8












Por Equipas, os já Campeões mostraram que o são com toda a justiça e independentemente do maior número de presenças relativamente às equipas adversárias.
Totalizaram 70 pontos, mais 20 que a dupla N. Ribeiro/R. Bastos que apesar do 2º lugar não conseguiram recuperar pontos suficientes à equipa E. Ribeiro/J. Pérola que com 40 pontos sagraram-se Vice-Campeões por Equipas.
A dupla P. Barandela/Francisco S. somou 9 pontos e a 4ª posição nesta ronda, à frente da equipa P. Couto/A .Garcia que mais uma vez contou apenas com a presença de P. Couto que somou 3 pontos.

Pódio por Equipas R8








Pódio por Equipas final LPT2015








Parabéns a todos os Pistonianos que participaram em mais uma Edição da nossa Liga.
Obrigado pelo vosso contributo para que tudo tenha corrida da melhor forma ;)

Para breve, um resumo da temporada e uma antevisão da participação na 14ª Edição da Taça Inter-Troféus.

Saudações Pistonianas,
JP

Ficha de prova R8
Pistonianos

Sem comentários: