21 setembro 2015

P. Cunha faz a "dobradinha" e salta para o 2º lugar



A Liga PisTão nunca antes havia corrido em piso de tal forma "alagado" como aconteceu no passado Domingo de manhã no KIVI. 
A chuva não deu tréguas e praticamente não parou entre todo o período de treinos e duas mangas, superando a mítica última Ronda da 1ª Edição no Kartódromo de Baltar.
A intempérie fez com que Jorge R. não alinhasse e que Francisco S. desistisse no final da sessão de treinos.

Dos 9 Pistonianos que alinharam em condições extremas, P. Cunha foi o que se superou vencendo as duas mangas da Ronda, algo que não acontecia desde a jornada inaugural de ano passado, precisamente com as ultimas vitórias do actual Campeão P. Sousa no KIVI.
Tendo conseguido o 3º melhor tempo na sessão de treinos, manteve-se nessa posição na perseguição a P. Sousa e T. Sousa durante as primeiras voltas da Manga 1.
Perante o pião do líder T. Sousa em que ficou preso juntamente com P. Sousa, foi o primeiro a conseguir libertar-se e o único a não perder a frente.
Caiu para o 5º lugar mas havia muita corrida pela frente e foi ganhando posições paulatinamente e sem cometer erros conseguiu chegar à liderança, arrecadando a Volta Mais Rápida da corrida.
Na Manga 2 saiu de 8º (posição atribuída pela inversão da grelha) e no final da 1ª volta era já 4º classificado. Manteve uma luta interessante com T. Sousa durante algumas voltas e conseguiu uma boa ultrapassagem por fora que o fez alcançar a "dobradinha" nesta Ronda 6.
Os 50 pontos alcançados nesta Ronda fizeram com que P. Cunha tenha dado o salto da 8ª posição da geral para a vice-liderança. 

P. Sousa mais uma vez não esteve ao seu melhor nível. 
Apesar da Pole e da Volta Mais Rápida da Ronda, alguns despistes em momentos cruciais parecem indiciar que começa a acusar a pressão de voltar a vencer (no KIVI)...
A verdade é que teve azar ao ficar preso na traseira de T. Sousa onde perdeu a frente, quando pressionava a liderança da Manga 1, que o fez perder muito tempo e não conseguir melhor que a 4ª posição.
Na Manga 2 foi 3º terminando a pressionar J. Pérola, 2º classificado. Apesar de ter feito pião à 3ª volta quando seguia na 3ª posição conseguiu recuperar posições e alcançar mais um pódio.
Não tendo alcançado a vitória como de certo desejaria, obteve a 2ª posição final com 32 pontos e deu um passo muito importante na revalidação do título de Campeão.
São 46 os pontos que agora o separam do 2º classificado e é possível sagrar-se Bi-Campeão já na próxima ronda em Fafe onde costuma ser forte.

J. Pérola mantém a 3ª posição no Campeonato fruto da 4ª posição obtida nesta Ronda 6.
Apesar de uma 1ª Manga desastrada com cerca de 3 piões (manga que chegou a liderar na fase inicial mas que terminou apenas na 7ª posição), partindo da 2ª posição da grelha para a Manga 2 tentou repetir a fórmula das últimas Rondas no KIVI onde ataca forte no início e depois gere a liderança. Contudo, voltou a fazer um pião quando seguia em 1º lugar e desceu para 3º tendo perto do final subido à 2ª posição devido a erro de T. Sousa.
Juntamente com P. Sousa e P. Cunha foram os únicos a entrar no segundo 56. 
Os 24 pontos arrecadados permitem-lhe estar na luta pelo 2º lugar do Campeonato já que se encontra a apenas 5 pontos de P. Cunha, precisamente a mesma distância que o separa do 4º classificado Jorge R..

N. Ribeiro foi dos pilotos a quem correu bem a Ronda 6.
Já há algum tempo que justificava um pódio no KIVI e conseguiu-o logo na Manga 1 ao obter a 2ª posição, apenas ultrapassado por P. Cunha.
Tal se deveu ao facto de não ter cometido nenhum erro ao longo da corrida, feito difícil de concretizar numa pista encharcada...
Na Manga 2 largando de trás (7º) já não correu tão bem mas a 6ª posição permitiu-lhe somar 26 pontos que lhe garantiram o 3º lugar final.
Ao nível do Campeonato subiu de 7º para a 5º classificado ultrapassando T. Sousa e estando agora em posição de acesso a presença na TIT.
São agora apenas 6 os pontos que o distanciam da 4ª posição ocupada agora por Jorge R. e o lugar final no pódio não se encontra descartado.


T. Sousa não foi feliz desta feita no KIVI.
Depois de chegar a liderar ambas as mangas não conseguiu melhor que um 6º lugar final com 20 pontos (os mesmos que o 7º - R. Bastos).
Começou muito bem com um lugar na 1ª fila da grelha e com um excelente arranque que o lançou para a liderança nas primeiras voltas até fazer um pião na zona lenta e perder a frente que o fez perder muito tempo e terminar na 6ª posição.
Na Manga 2 largou de 3º e esteve na liderança até bem perto do fim, tendo sido ultrapassado por P. Cunha e na última volta por J. Pérola e P. Sousa devido a pião, terminando na 4ª posição.
Nas contas do Campeonato manteve a 6ª posição mas foi ultrapassado por N. Ribeiro, seu concorrente directo, que se encontra agora a 4 pontos de distância.

Não se pode dizer que a Ronda tenha corrido mal a E. Ribeiro.
Alcançar um pódio na 1ª Manga não é tarefa fácil e o Ribeiro mais novo conseguiu-o tendo para isso contribuído o facto de ter evitado piões durante as 10 voltas.
Foi a 2ª vez que subiu à última posição do pódio este ano. 
Na Manga 2 partiu da 6ª posição e alguns piões fizeram-no terminar na 7ª posição.
Ainda assim foi 5º na geral totalizando 21 pontos e na Classificação geral Individual alcançou P. Lamas somando ambos 54 pontos, com vantagem no desempate para P. Lamas que já venceu nesta Edição. São estes 2 Pistonianos que fecham o Top 10 actual.

R. Bastos esteve igual a si próprio e manteve um andamento muito sólido que lhe garantiu duas 5ªs posições e 20 pontos finais correspondentes a um 7º lugar final.
Ainda não foi desta que alcançou o pódio no KIVI mas está cada vez mais perto...
No Campeonato subiu à 11ª posição mas recorde-se que não corria desde a 1ª Ronda.

P. Lamas voltou a demonstrar que o KIVI não é sinónimo de bons resultados.
9º lugar na 1ª Manga e 8º na 2ª Manga deram para arrecadar apenas 6 pontos e perder terreno no Campeonato na luta pela 9ª posição tendo sido alcançado por E. Ribeiro.

A. Martins está cada vez mais rápido mas a pouca experiência em terreno molhado não deu para fazer melhor que 8ª e 9ª posição nas Mangas. Com a inversão na grelha para a Manga 2 largou da Pole e sentiu a pressão de liderar uma corrida... Somou os mesmos 6 pontos que P. Lamas e desceu uma posição no Campeonato para 12º.

Por Equipas a vitória sorriu (tangencialmente) à dupla N. Ribeiro/R. Bastos ao totalizarem 46 pontos, mais 1 que a equipa de E. Ribeiro/J. Pérola.
Foi a 1ª vitória para esta equipa de "levezinhos"... :)
O 3º posto foi para a equipa que ainda lidera o Campeonato por Equipas, P. Sousa/A. Martins, apenas com menos 8 pontos que os vencedores.
T. Sousa que não teve a companhia de Jorge R. e os seus 20 pontos atribuíram a 4ª posição final.
No Campeonato por Equipas, a dupla 2ª classificada E. Ribeiro/J. Pérola apenas reduziu a desvantagem para os líderes em 7 pontos. 
Posto isto, são agora 52 os pontos que P. Sousa/A. Martins levam de vantagem para gerir nas 2 ultimas rondas que faltam para terminar esta 6ª Edição.
Com a vitória (e ausência de Jorge R.), a equipa N. Ribeiro/R. Bastos são agora 3ºs classificados com mais 14 pontos que a dupla T. Sousa/Jorge R..

A Ronda 7 marca o regresso a Fafe onde o Campeão P. Sousa já venceu nesta edição e onde de certo procurará decidir o título antes da última ronda tal como o fez na edição passada.
Mas a concorrência vai ser grande, com os candidatos do costume e outros não tão "acostumados", como o caso de P. Lamas que venceu a 2ª Manga e foi 2º classificado final na Ronda 2...

Saudações Pistonianas,
JP
Pódio Final R6
Pódio Manga 1
























Pódio Manga 2
Ficha de Prova - R6
Pódio por Equipas

Pistonianos

Sem comentários: