21 setembro 2015

P. Cunha faz a "dobradinha" e salta para o 2º lugar



A Liga PisTão nunca antes havia corrido em piso de tal forma "alagado" como aconteceu no passado Domingo de manhã no KIVI. 
A chuva não deu tréguas e praticamente não parou entre todo o período de treinos e duas mangas, superando a mítica última Ronda da 1ª Edição no Kartódromo de Baltar.
A intempérie fez com que Jorge R. não alinhasse e que Francisco S. desistisse no final da sessão de treinos.

Dos 9 Pistonianos que alinharam em condições extremas, P. Cunha foi o que se superou vencendo as duas mangas da Ronda, algo que não acontecia desde a jornada inaugural de ano passado, precisamente com as ultimas vitórias do actual Campeão P. Sousa no KIVI.
Tendo conseguido o 3º melhor tempo na sessão de treinos, manteve-se nessa posição na perseguição a P. Sousa e T. Sousa durante as primeiras voltas da Manga 1.
Perante o pião do líder T. Sousa em que ficou preso juntamente com P. Sousa, foi o primeiro a conseguir libertar-se e o único a não perder a frente.
Caiu para o 5º lugar mas havia muita corrida pela frente e foi ganhando posições paulatinamente e sem cometer erros conseguiu chegar à liderança, arrecadando a Volta Mais Rápida da corrida.
Na Manga 2 saiu de 8º (posição atribuída pela inversão da grelha) e no final da 1ª volta era já 4º classificado. Manteve uma luta interessante com T. Sousa durante algumas voltas e conseguiu uma boa ultrapassagem por fora que o fez alcançar a "dobradinha" nesta Ronda 6.
Os 50 pontos alcançados nesta Ronda fizeram com que P. Cunha tenha dado o salto da 8ª posição da geral para a vice-liderança. 

P. Sousa mais uma vez não esteve ao seu melhor nível. 
Apesar da Pole e da Volta Mais Rápida da Ronda, alguns despistes em momentos cruciais parecem indiciar que começa a acusar a pressão de voltar a vencer (no KIVI)...
A verdade é que teve azar ao ficar preso na traseira de T. Sousa onde perdeu a frente, quando pressionava a liderança da Manga 1, que o fez perder muito tempo e não conseguir melhor que a 4ª posição.
Na Manga 2 foi 3º terminando a pressionar J. Pérola, 2º classificado. Apesar de ter feito pião à 3ª volta quando seguia na 3ª posição conseguiu recuperar posições e alcançar mais um pódio.
Não tendo alcançado a vitória como de certo desejaria, obteve a 2ª posição final com 32 pontos e deu um passo muito importante na revalidação do título de Campeão.
São 46 os pontos que agora o separam do 2º classificado e é possível sagrar-se Bi-Campeão já na próxima ronda em Fafe onde costuma ser forte.

J. Pérola mantém a 3ª posição no Campeonato fruto da 4ª posição obtida nesta Ronda 6.
Apesar de uma 1ª Manga desastrada com cerca de 3 piões (manga que chegou a liderar na fase inicial mas que terminou apenas na 7ª posição), partindo da 2ª posição da grelha para a Manga 2 tentou repetir a fórmula das últimas Rondas no KIVI onde ataca forte no início e depois gere a liderança. Contudo, voltou a fazer um pião quando seguia em 1º lugar e desceu para 3º tendo perto do final subido à 2ª posição devido a erro de T. Sousa.
Juntamente com P. Sousa e P. Cunha foram os únicos a entrar no segundo 56. 
Os 24 pontos arrecadados permitem-lhe estar na luta pelo 2º lugar do Campeonato já que se encontra a apenas 5 pontos de P. Cunha, precisamente a mesma distância que o separa do 4º classificado Jorge R..

N. Ribeiro foi dos pilotos a quem correu bem a Ronda 6.
Já há algum tempo que justificava um pódio no KIVI e conseguiu-o logo na Manga 1 ao obter a 2ª posição, apenas ultrapassado por P. Cunha.
Tal se deveu ao facto de não ter cometido nenhum erro ao longo da corrida, feito difícil de concretizar numa pista encharcada...
Na Manga 2 largando de trás (7º) já não correu tão bem mas a 6ª posição permitiu-lhe somar 26 pontos que lhe garantiram o 3º lugar final.
Ao nível do Campeonato subiu de 7º para a 5º classificado ultrapassando T. Sousa e estando agora em posição de acesso a presença na TIT.
São agora apenas 6 os pontos que o distanciam da 4ª posição ocupada agora por Jorge R. e o lugar final no pódio não se encontra descartado.


T. Sousa não foi feliz desta feita no KIVI.
Depois de chegar a liderar ambas as mangas não conseguiu melhor que um 6º lugar final com 20 pontos (os mesmos que o 7º - R. Bastos).
Começou muito bem com um lugar na 1ª fila da grelha e com um excelente arranque que o lançou para a liderança nas primeiras voltas até fazer um pião na zona lenta e perder a frente que o fez perder muito tempo e terminar na 6ª posição.
Na Manga 2 largou de 3º e esteve na liderança até bem perto do fim, tendo sido ultrapassado por P. Cunha e na última volta por J. Pérola e P. Sousa devido a pião, terminando na 4ª posição.
Nas contas do Campeonato manteve a 6ª posição mas foi ultrapassado por N. Ribeiro, seu concorrente directo, que se encontra agora a 4 pontos de distância.

Não se pode dizer que a Ronda tenha corrido mal a E. Ribeiro.
Alcançar um pódio na 1ª Manga não é tarefa fácil e o Ribeiro mais novo conseguiu-o tendo para isso contribuído o facto de ter evitado piões durante as 10 voltas.
Foi a 2ª vez que subiu à última posição do pódio este ano. 
Na Manga 2 partiu da 6ª posição e alguns piões fizeram-no terminar na 7ª posição.
Ainda assim foi 5º na geral totalizando 21 pontos e na Classificação geral Individual alcançou P. Lamas somando ambos 54 pontos, com vantagem no desempate para P. Lamas que já venceu nesta Edição. São estes 2 Pistonianos que fecham o Top 10 actual.

R. Bastos esteve igual a si próprio e manteve um andamento muito sólido que lhe garantiu duas 5ªs posições e 20 pontos finais correspondentes a um 7º lugar final.
Ainda não foi desta que alcançou o pódio no KIVI mas está cada vez mais perto...
No Campeonato subiu à 11ª posição mas recorde-se que não corria desde a 1ª Ronda.

P. Lamas voltou a demonstrar que o KIVI não é sinónimo de bons resultados.
9º lugar na 1ª Manga e 8º na 2ª Manga deram para arrecadar apenas 6 pontos e perder terreno no Campeonato na luta pela 9ª posição tendo sido alcançado por E. Ribeiro.

A. Martins está cada vez mais rápido mas a pouca experiência em terreno molhado não deu para fazer melhor que 8ª e 9ª posição nas Mangas. Com a inversão na grelha para a Manga 2 largou da Pole e sentiu a pressão de liderar uma corrida... Somou os mesmos 6 pontos que P. Lamas e desceu uma posição no Campeonato para 12º.

Por Equipas a vitória sorriu (tangencialmente) à dupla N. Ribeiro/R. Bastos ao totalizarem 46 pontos, mais 1 que a equipa de E. Ribeiro/J. Pérola.
Foi a 1ª vitória para esta equipa de "levezinhos"... :)
O 3º posto foi para a equipa que ainda lidera o Campeonato por Equipas, P. Sousa/A. Martins, apenas com menos 8 pontos que os vencedores.
T. Sousa que não teve a companhia de Jorge R. e os seus 20 pontos atribuíram a 4ª posição final.
No Campeonato por Equipas, a dupla 2ª classificada E. Ribeiro/J. Pérola apenas reduziu a desvantagem para os líderes em 7 pontos. 
Posto isto, são agora 52 os pontos que P. Sousa/A. Martins levam de vantagem para gerir nas 2 ultimas rondas que faltam para terminar esta 6ª Edição.
Com a vitória (e ausência de Jorge R.), a equipa N. Ribeiro/R. Bastos são agora 3ºs classificados com mais 14 pontos que a dupla T. Sousa/Jorge R..

A Ronda 7 marca o regresso a Fafe onde o Campeão P. Sousa já venceu nesta edição e onde de certo procurará decidir o título antes da última ronda tal como o fez na edição passada.
Mas a concorrência vai ser grande, com os candidatos do costume e outros não tão "acostumados", como o caso de P. Lamas que venceu a 2ª Manga e foi 2º classificado final na Ronda 2...

Saudações Pistonianas,
JP
Pódio Final R6
Pódio Manga 1
























Pódio Manga 2
Ficha de Prova - R6
Pódio por Equipas

Pistonianos

08 setembro 2015

Ronda 6 / Corridas nº 8 e 9 de 2015 - KIVIkart 4

Traçado Ronda 4 LPT 2015














O Verão está próximo do fim e isso significa regresso às pistas por parte dos Pistonianos.
No próximo Domingo, dia 13, regressamos ao palco que nos tem proporcionado bons momentos de lazer ao comando dos Parolin/Yamaha 250cc - o KIVIkart.
Trata-se da 4ª e penúltima parte desta edição de 2015 onde as contas finais vão começando a fazer-se mas onde ainda tudo está em aberto.
Com 6 corridas ainda por disputar (portanto, 165 pontos máximos possíveis), os Campeonatos Individual e por Equipas encontram-se com vários candidatos a várias posições de destaque.

A nível Individual, a luta pelo título de Campeão LPT 2015 parece estar restrita ao Campeão em título e actual líder P. Sousa, e, ao Vice-Campeão de 2012, Jorge R..
Neste capítulo, Jorge R. encontra-se a 24 pontos de distância da liderança e terá que forçosamente começar a ganhar pontos já nesta ronda para continuar a manter "viva a chama".
Por sua vez, P. Sousa continua à procura de uma vitória no KIVIkart que lhe foge já há algum tempo...

Por seu lado, a luta pela última posição do pódio promete.
São 5 os pilotos que parecem ter condições para lá chegar. 
J. Pérola leva uma vantagem curta de 9 pontos sobre os experientes M. Dias e A. Garcia.
Não fossem as ausências em corridas estes seriam 2 candidatos ao título, seguramente.

T. Sousa e N. Ribeiro também não estão longe e alimentam a esperança de chegar ao pódio, ou, pelo menos, de alcançar um lugar nos 6 primeiros que garante presença na TIT.
De certo que T. Sousa virá motivado depois da vitória na Corrida Única da passada Ronda.

P. Cunha e P. Lamas estão a meros 10 e 11 pontos, respectivamente, desse lugar de acesso à Competição Raínha do Kart Amador Nacional.
Recorde-se que a ronda seguinte será em Fafe onde P. Lamas costuma dar cartas...

Já E. Ribeiro, actual 10º classificado, precisa urgentemente de um lugar no pódio para ainda tentar um lugar naquela que seria a sua 3ª presença consecutiva na TIT ao serviço da Liga PisTão.

R. Bastos e A. Martins são 2 pilotos que não fizeram férias de karting e que são frequentadores de provas externas, nomeadamente no KIVIkart.
No próximo Sábado lá estarão para mais uma Prova do Campeonato Ases pelos Ares.
Desta forma, um lugar no pódio está de certo para breve para qualquer de um deles.
Saliente-se que o nosso Campeão P. Sousa também estará presente em mais uma prova dos Ases pelos Ares, ele que ocupa um excelente 4º lugar na geral de um Campeonato onde militam os melhores pilotos da zona Norte do país.

Por Equipas, a dupla P. Sousa/A. Martins lidera destacada.
No entanto, existem 4 equipas que ainda têm aspirações a vencerem este Campeonato.
E. Ribeiro/J. Pérola são actualmente 2ºs com a dupla T. Sousa/Jorge R. a apenas 30 pontos.
Na 4ª posição encontra-se a equipa N. Ribeiro/R. Bastos em recuperação e a apenas 12 pontos do pódio.

Motivos de interesse não faltam para esta Ronda 6 de 2015.

Local: Kartódromo Indoor de Viana (KIVIkart)
Data: 13 Setembro 2015
Hora: 9:30
Frota: Parolin/Yamaha 250cc/4 Tp/30 cv
Versão: (imagem supra)
Sentido: Ponteiros do relógio
Modelo de prova: A
Formato: Treinos cronometrados/5 minutos + Manga 1/10 minutos + Manga 2/10 minutos 
Lastro disponível: Sim
Tipo de lastro: pesos integrados no kart
Peso-referência: 85 quilos
Montante da prova: 45€ (55€ se 1ª participação do ano)

Saudações Pistonianas,
JP