27 maio 2015

Equipa (não oficial) J. Almeida/Jorge R. vence R4 naquela que foi a Prova por Equipas mais equilibrada de sempre








5 equipas marcaram presença no regresso da LPT ao IKF, indoor que nos acompanha desde o início e onde em 2011 foi o palco da estreia desta modalidade de Prova por Equipas.
Apresentaram-se 4 equipas "oficiais" e 1 alternativa constituída por Jorge R. que na ausência do seu companheiro T. Sousa teve a companhia do ex-colega de equipa J. Almeida.

Apesar de nem todos os Pistonianos mostrarem entusiasmo por esta prova específica (não constituição de equipa no início/decorrer da época, nº médio de participantes relativamente reduzido nesta prova, entre outros indicadores), como Organizador considero que este modelo de prova faz sentido em manter-se, na medida em que potencia o espírito de equipa tão evidente nas Provas de Resistência em que muitos Pistonianos vão participando ao longo do ano.
Como tal, o aumento do tempo de corrida para 1 Hora de duração foi mais um passo na consagração desta Prova por Equipas no Campeonato LPT.
O equilíbrio desta Ronda deu ainda mais alento à continuidade desta Prova nas próximas edições.

A sessão de 10 minutos de Treinos Cronometrados atribuiu a Pole-Position e os seus 5 pontos à equipa P. Sousa/A. Martins ao registar o tempo de 25.920.
Muito perto ficou a dupla J. Almeida/Jorge R. com uma volta em 25.939.
Seguiram-se as duplas E. Ribeiro/J. Pérola na 3ª posição com 26.365, N. Ribeiro/R. Bastos no 4º lugar com 26.431 e P. Barandela/Francisco S. a rodarem em 26.500 e com a correspondente 5ª posição na grelha.

As duas equipas com maior favoritismo à vitória que largaram na linha da frente mostraram tácticas distintas.
Enquanto que a dupla P. Sousa/A. Martins optou por deixar o piloto mais rápido (P. Sousa) para o turno final, a equipa J. Almeida/Jorge R. apostou em colocar o piloto mais veloz (Jorge R.) no arranque da Corrida.
As restantes equipas optaram todas por colocar os pilotos mais experientes (não necessariamente os mais rápidos) no início da Prova - J. Pérola, N. Ribeiro e P. Barandela.

Apesar da distração de J. Pérola na largada, as posições mantiveram-se durante as primeiras voltas.
A. Martins seguia na 1ª posição e tentava defender a liderança o maior número de voltas possível servindo de "tampão" o que fez com que os 5 karts seguissem colados nas primeiras voltas até Jorge R. ter consumado a ultrapassagem e "ido embora" com cerca de 2 minutos de prova.
Já J. Pérola apenas aos 8 minutos de corrida conseguiu passar A. Martins e subir a sua equipa à 2ª posição.
Neste 1º turno Jorge R. foi o mais rápido com uma volta em 25.998 seguido de J. Pérola com a VMR de 26.013.
No entanto, ficou a ideia que o kart 5 pilotado por Jorge R. não era rápido já que é sabido que Jorge R. em condições normais roda em 25 "baixo" e até 24 "alto"...

Na 1ª troca de turno a equipa que liderava foi a mais rápida (37.510 na volta com troca) e manteve uma vantagem razoável agora com J. Almeida aos comandos do K5.
Neste 2º turno a "surpresa" foi R. Bastos que com pouca experiência de indoor rodou ao fim de 12 voltas em 25.881 colocando a sua equipa na luta pela vitória.
O Campeão P. Sousa não conseguiu entrar no segundo 25 (VMR - 26.001) o que provou que o kart 14 também não era dos melhores e que A. Martins teve muito mérito no retardar das ultrapassagens no 1º turno.
J. Almeida apesar de segurar a liderança não conseguiu melhor que 26.237 e foi mesmo o mais lento deste turno.
Com isto E. Ribeiro conseguiu aproximar um pouco a sua equipa da 1ª posição (VMR - 26.058).
Francisco S. que seguia na 5ª posição mostrou que estava com bom ritmo e que o seu kart 4 era forte.

Na 2º mudança de turno e regresso dos pilotos que fizeram a partida, a equipa mais expedita foi a P. Sousa/A. Martins (37.623 na volta de troca). 
R. Bastos não imobilizou totalmente o kart na zona de entrada das boxes e a sua equipa foi penalizada com um Stop&Go de 1 minuto, cumprido por N. Ribeiro 3 voltas depois de ter entrado. 
Estas 2 voltas perdidas retiraram-lhes a possibilidade de lutar por um lugar no pódio que estava perfeitamente ao alcance.
O 3º turno confirmou o que se suspeitava.
Jorge R. não conseguia baixar dos 25.9 (VMR - 25.923) o que permitia a J. Pérola manter-se perto e a sua equipa na luta pela vitória. 
N. Ribeiro na 4ª posição recuperava tempo (VMR - 25.991) a A. Martins que seguia em 3º, e P. Barandela fazia a sua melhor volta da corrida em 26.065.

A troca para a entrada no 4º turno teve na dupla E. Ribeiro/J. Pérola a movimentação mais rápida de toda a Hora de corrida (36.317 na volta de troca).
É também neste turno que R. Bastos estabelece a VMR da prova ao registar um tempo canhão de 25.679!
P. Sousa conseguiu entrar no segundo 25 (VMR - 25.937) e E. Ribeiro e Francisco S. também, 25.988 e 25.993 respectivamente.
J. Almeida voltava a ser o mais lento do seu turno (VMR - 26.241) e via a vantagem da sua equipa a diminuir novamente.

A táctica das equipas candidatas à vitória mas com os karts em menor condição era clara: aumentar ao máximo o nº de voltas do pilotos mais rápidos - Jorge R. e P. Sousa - numa evidente gestão das janelas de trocas.
As outras 3 equipas dividiam o nº de voltas entre os seus pilotos numa gestão do esforço e cansaço.

Na entrada para o 5º turno e último dos pilotos que fizeram o arranque, a dupla P. Sousa/A. Martins foi a mais lesta (37.249 na volta de troca).
Francisco S. falhou a janela de troca e saiu já fora de tempo tendo P. Barandela que cumprir um Stop&Go de 1 minuto.
E. Ribeiro/J. Pérola foram bem mais rápidos do que J. Almeida/Jorge R. e o piloto J. Pérola entrou em pista na peugada de Jorge R..
Com a sua experiência Jorge R. consegue manter uma vantagem de cerca de 2 segundos ao longo do turno. 
Contudo, J. Pérola nunca desistiu e na parte final do turno faz a sua VMR (25.805) melhor que Jorge R. (25.820).
Porém, com receio de queimar o tempo da janela de troca, opta por sair na mesma volta que o líder e já nas boxes embate no kart da frente quando Jorge R. saía para dar lugar a J. Almeida.
Com isto, ambas as equipas perderam cerca de 13/14 segundos, o equivalente a cerca de meia volta. 

Estávamos no 6º e último turno.
Esta perda de tempo fez com que a equipa de P. Sousa/A. Martins reentrasse na disputa pela vitória com o Campeão P. Sousa a ganhar terreno sucessivo a J. Almeida e E. Ribeiro que por sua vez também não conseguia ultrapassar o regressado J. Almeida, apesar de estar mais rápido.
A recuperação da equipa P. Sousa/A. Martins também se deveu a uma troca de pilotos muito ágil (36.863 na volta de troca).
A cerca de 5 voltas do fim P. Sousa colasse aos pilotos da frente e consuma a ultrapassagem a E. Ribeiro aproveitando um ligeiro toque deste na traseira de J. Almeida. 
As 134 voltas terminam com os 3 pilotos colados e as médias são demonstrativas do equilíbrio.
1ºs (J. Almeida/Jorge R.) e 3ºs (E. Ribeiro/J. Pérola) terminam com exactamente a mesma média: 26.909!
Os 2ºs, P. Sousa/A. Martins com uma média de 26.916, a apenas 17 centésimas.
Uma palavra para R. Bastos que no seu último turno volta a entrar no segundo/décima 25.6 (VMR - 25.697), décima essa que ninguém sequer chegou perto.
Outra chamada de atenção para Francisco S. que fez a sua VMR em 25.932, sendo neste turno o 2º mais rápido à frente dos 3 homens que disputaram a vitória.

Apesar de algum desnível nos karts, não se pode tirar mérito às equipas menos cotadas que ombrearam com os melhores e mais experientes...
De facto, caso não tivessem existido os Stop&Go teríamos tido 4 equipas a lutar pela vitória (algo improvável à partida) e a equipa última classificada a apenas 1 volta dos líderes após 1 hora de corrida.

Nas contas finais, a dupla P. Sousa/A. Martins totalizou 105 pontos beneficiando do facto de a equipa alternativa vencedora não pontuar.
E. Ribeiro/J. Pérola e o seu 3º lugar, que foi 2º durante mais de 100 voltas, arrecadaram 75 pontos.
A dupla N. Ribeiro/R. Bastos conquistaram os 10 pontos da Volta Mais Rápida totalizando 65 pontos, perdendo apenas 10 pontos para os seus precedentes.
Finalmente, P. Barandela/Francisco S. somaram 40 pontos, mas mais que isso fizeram tempos muito interessantes.

Nas contas do Campeonato por Equipas, P. Sousa/A. Martins voltaram à liderança agora com mais 53 pontos que a dupla E. Ribeiro/J. Pérola que também subiram uma posição.
A equipa T. Sousa/Jorge R. ausente desta ronda desceu para a 3ª posição e têm agora apenas mais 2 pontos que N. Ribeiro/R. Bastos.
P. Couto/A. Garcia que também não estiveram presentes desceram para a 5ª posição e são agora ameaçados pela dupla P. Barandela/Francisco S..
Continuamos à espera do regresso da equipa J. Bulhões/L. Figueiredo...

Para a posteridade ficam as Voltas Mais Rápidas das Equipas:

25.679 - N. Ribeiro / R. Bastos
25.805 - E. Ribeiro / J. Pérola
25.820 - J. Almeida / Jorge R.
25.932 - P. Barandela / Francisco S.
25.937 - P. Sousa / A. Martins

O Campeonato Individual (e por Equipas) regressa a 28 de Junho para a última prova antes da paragem de Verão.
O palco será novamente o KIVIkart, mas para uma Ronda diferente onde a resistência física (e mental) dos Pistonianos vai ser posta à prova numa corrida única de 20 minutos aos comandos dos poderosos Parolin/Yamaha 250cc.

Saudações Pistonianas,
JP

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