22 outubro 2014

P. Sousa vence Mini-Resistência e sagra-se pela 1ª vez Campeão LPT

Campeão LPT 2014
A penúltima ronda contou com a presença de 10 Pistonianos, entre eles o estreante Miguel Azevedo e o regressado (temporariamente) Jorge Ribeiro.
Ausentes o desistente Pedro Soares, os lesionados Francisco Santos e João Pérola, o adoentado Pedro Couto, o ausente do país Domingos Moreira e o aniversariante Tiago Sousa.

A sessão de treinos cronometrados foi digna de uma corrida de 25 minutos na medida em que a gerência do KV ofereceu 5 minutos ao grupo perfazendo um total de 10 minutos de treino.
No entanto, cedo começaram as visitas à boxe para troca de karts.
P. Sousa, P. Cunha, A. Garcia e R. Bastos foram os pilotos que não estavam satisfeitos com os seus karts e pediram a sua substituição.
No entanto apenas P. Sousa viria a ser feliz nessa troca conseguindo ainda assim a 4ª posição na grelha de partida.
A. Garcia, R. Bastos e P. Cunha quedaram-se pelas 3 últimas posições distantes dos restantes.
P. Lamas depressa se percebeu que tinha um kart bastante veloz e deteve a Pole provisória até à derradeira volta da sessão com Jorge R. a arrecadar a melhor volta por meros 0.173 ao rodar em 58.651.
N. Ribeiro conseguiu o 3º melhor tempo, E. Ribeiro o 5º, P. Barandela a 6ª posição e Miguel Azevedo o 7º posto da grelha.
De salientar o pormenor da diferença de velocidade máxima atingida pelo piloto da Pole Jorge R. e  P. Cunha com o 10º registo: 68.561 para o 1º e 66.049 para o 10º, ou seja, cerca de 2.5 kms/h de diferença de velocidade de ponta! 

Pódio Individual Mini-Resistência
A partida para os 25 minutos de corrida decorreu sem incidentes apenas com toques circunstanciais e depressa se destacaram na frente 3 pilotos: Jorge R., P. Lamas e P. Sousa.
Esta foi uma disputa intensa que durou as 26 voltas ao traçado e com trocas de lugares constantes que terminou com a vitória de P. Sousa com meros 0.092 de vantagem sobre P. Lamas. Jorge R. foi 3º a 0.257 da vitória.
N. Ribeiro e P. Barandela também travaram uma luta interessante na 1ª metade da corrida mas N. Ribeiro conseguiu distanciar-se e chegar na 4ª posição a mais de 15 segundos dos trio da frente. 
P. Barandela perdeu fogo na parte final e terminou na 5ª posição isolado.
A luta pela 6ª posição fez-se a 4, muito embora E. Ribeiro tenha rodado tranquilamente nessa posição grande parte da corrida.
Cedeu na parte final perante A. Garcia e M. Azevedo que terminaram lado a lado a corrida com vantagem para A. Garcia de insignificantes 0.071.
R. Bastos pressionou E. Ribeiro mas não conseguiu melhor que a 9ª posição.
P. Cunha abandonou a corrida à 11ª volta quando era último e sempre a perder terreno fruto de um kart completamente descompensado, ele que era um favorito à vitória dado o seu conhecimento da pista resultante da experiência adquirida no Troféu "Tigers".

Com esta 4ª vitória na época P. Sousa sagrou-se Campeão LPT 2014 quando ainda falta disputar a ronda final.
Os 63 pontos que o separam do 2º classificado A. Garcia são suficientes para não precisar de qualquer ponto nas 2 mangas que faltam disputar no KIVIkart.
Com 7 pódios, 1 Pole e 1 VMR em 10 corridas é o vencedor incontestável desta 5ª Edição.

A luta pelo Vice-campeonato Individual vai incidir em A. Garcia e J. Pérola dado o abandono do Tri-Campeão P. Soares.
São apenas 8 pontos de vantagem de A. Garcia sobre J. Pérola, perfeitamente anuláveis numa ronda final com 55 pontos em disputa.

Ao rubro estão os restantes 3 lugares de acesso à Taça Inter-Troféus, com T. Sousa, N. Ribeiro e P. Cunha a serem os pilotos melhor posicionados à partida para a última ronda.
No entanto, poderão ainda ocorrer surpresas pois matematicamente nada está ainda decidido.

Destaque para o salto na classificação geral de P. Lamas que ascendeu à 8ª posição, ele que para além do 2º pódio desta temporada averbou o seu 1º prémio na LPT ao conseguir a VMR do evento ao rodar em 58.105.

P. Barandela repetiu a sua melhor classificação da época (5º lugar na M2 no IKF) e ascendeu ao 11º lugar da geral por troca com o seu companheiro de equipa R. Bastos.

Último destaque para a entrada directa de M. Azevedo para a 14ª posição da geral.

Pódio por Equipas

Por Equipas, os "1030" voltaram a vencer ao somar 29 pontos, mais 8 que a dupla P. Lamas/Francisco S. que obtiveram a 2ª posição sem Francisco S. em prova.
O 3º lugar foi para a dupla T. Sousa/N. Ribeiro com 12 pontos, os mesmos da dupla P. Barandela/R. Bastos. Note-se que T. Sousa também não alinhou.
A 5ª posição foi para a dupla A. Garcia/P. Cunha com apenas 9 pontos e muito azar à mistura.
"1030"

Nas contas finais deste Campeonato por Equipas, os "1030" podem começar já a fazer a festa do título, muito embora ainda seja matematicamente possível à "Invictos GP" arrecadar o título caso o seu único piloto em prova J. Pérola vença ambas as mangas finais e obtenha os prémios Pole e VMR, ao mesmo tempo, que P. Sousa e E. Ribeiro não somem qualquer ponto em ambas as mangas.
Cenário altamente improvável mas não impossível.
O último lugar do pódio parece que irá disputar-se entre as duplas T. Sousa/N. Ribeiro e A. Garcia/P. Cunha com 30 pontos a separarem estas equipas.

As Voltas Mais Rápidas da Ronda 7 ficaram assim ordenadas:

58.105 P. Lamas
58.256 Jorge R.
58.265 P. Sousa
58.887 N. Ribeiro
58.951 P. Barandela
58.953 E. Ribeiro
58.984 R. Bastos
59.011 M. Azevedo
59.160 A. Garcia
59.943 P. Cunha

Top Speed: 69.206 P. Lamas

Pistonianos

Faltam cerca de 30 dias para o desfecho da 5ª Edição da LPT.
As Taças estão encomendadas. 
Não faltes à festa de comemoração de mais uma época bem sucedida.

Saudações Pistonianas,
JP

Sem comentários: