A Ronda 6 de 2014 contou com a presença de 11 Pistonianos no Indoor Karting Espinho levando desta forma à utilização do modelo B de prova pela 1ª vez este ano.
Com
este figurino sabia-se que apurar-se-iam para a Final A os 3 primeiros
classificados de cada manga de apuramento. Os restantes alinhariam na Final B.
Manga
de Apuramento 1
A
manga mais representativa ditou o sorteio que se constituísse pelos pilotos P.
Cunha, P. Couto, P. Lamas, J. Pérola, E. Ribeiro e P. Sousa.
Uma
manga portanto que se previa muito disputada com o líder do campeonato e com 3
ou 4 pilotos na luta pelas posições de acesso à TIT.
A
sessão de treinos cronometrados viu o regressado P. Cunha ser o mais rápido e o
único a entrar no segundo 28’’. Ao seu lado partiria E. Ribeiro, seguido de J.
Pérola e P. Sousa na 2ª fila e, P. Couto e P. Lamas na 3ª e última fila.
Note-se
que no alinhamento da grelha o piloto P. Sousa pediu para que se substituísse o
kart. O que aconteceu depois já é do conhecimento de todo o grupo…
P.
Cunha largou bem e não mais largou a 1ª posição tendo terminado com uma
vantagem de mais de 6’’ sobre P. Sousa que recuperou assim 2 posições.
J.
Pérola também ultrapassou E. Ribeiro e foi 3º classificado, tendo aguentado
ainda P. Sousa atrás de si durante algumas voltas.
E.
Ribeiro com o 4º lugar seguido de P. Lamas e P. Couto seriam destinados à Final
B.
A
VMR desta manga pertenceu a P. Sousa ao rodar em 22.743.
Manga
de Apuramento 2
N.
Ribeiro, A. Garcia, P. Barandela, P. Soares e T. Sousa foram os pistonianos a
alinhar nesta 2ª manga de qualificação.
Com
apenas 5 pilotos apenas os 2 últimos não teriam acesso à Final A.
Nos
treinos, P. Soares mostrou-se forte ao bater o tempo da Pole de P. Cunha
registando 22.765. Seguiu-se T. Sousa também no segundo 22’’ (22.922).
Na
2ª fila A. Garcia e N. Ribeiro e na 5ª posição P. Barandela que também efectuou
a troca de kart, este no decorrer na sessão.
No
arranque, A. Garcia ganhou posição a T. Sousa e ambos lutaram pela 2ª posição
até ao final, tendo A. Garcia mantendo a posição com cerca de 2’’ de vantagem.
Por
sua vez, P. Soares imprimiu um andamento muito rápido terminando a manga com
uma vantagem de 7’’ sobre o 2º classificado. O Tri-Campeão fez nesta manga a
VMR da Ronda ao rodar em 22.680. Mais surpreendente será constatar o tempo
médio por volta obtido: 22.868!
N.
Ribeiro e P. Barandela nas 4ª e 5ª posições seguiram assim para a Final B.
Final
B
As
Voltas Mais Rápidas das mangas de apuramento ditaram que a Pole-Position seria
para N. Ribeiro.
E.
Ribeiro novamente a sair do lado de fora na 2ª posição, P. Barandela do 3º
lugar, P. Couto da 4ª posição e P. Lamas do 5º e último lugar.
Na
partida N. Ribeiro não saiu bem e E. Ribeiro tentou a ultrapassagem por fora.
N. Ribeiro ao defender-se permitiu que P. Barandela muito oportuno
ultrapassasse por dentro no 1º gancho.
Entretanto,
E. Ribeiro com dificuldades em ultrapassar N. Ribeiro perdeu 2 posições para P.
Lamas e P. Couto, respectivamente.
P.
Couto consegue a ultrapassagem a P. Lamas após um toque nº 1º “S” a seguir ao
túnel e sobe ao 3º lugar. Na volta seguinte P. Couto ultrapassa N. Ribeiro e
ascende à 2ª posição. Excelente prestação para o estreante neste circuito.
Poucas
voltas depois, na luta pela 3ª posição P. Lamas embate na traseira de N.
Ribeiro em plena “parabólica” afastando-o da trajectória, atirando-o para a
última posição. Nesta manobra E. Ribeiro aproveita para ultrapassar P. Lamas.
A
Direção de Prova penalizou o piloto P. Lamas em 10’’ no tempo final de corrida
permitindo-o permanecer em pista.
Em
poucas voltas E. Ribeiro recuperou os metros perdidos para P. Couto e ascendeu
à 2ª posição. Da mesma forma o fez P. Lamas que subiu a um “virtual” 3º lugar.
P.
Barandela seguiu na frente incólume a tudo o resto, mas viu na parte final E.
Ribeiro e P. Lamas aproximarem-se por estarem com um ritmo mais elevado, tendo
vencido com uma vantagem inferior a 2’’.
P.
Lamas com os 10’’ de penalização desceu para a 5ª e última posição tendo P.
Couto ascendido ao 3º posto e N. Ribeiro ao 4º.
No
entanto, P. Lamas foi quem obteve a VMR de ambas as finais ao ter rodado em
23.094.
De
facto, e ao contrário do que seria de esperar, a Final B foi efectivamente mais
rápida que a Final A.
P.
Barandela terminou as 26 voltas em 10:17.864 e registou a melhor média das
finais estabelecida em 23.686.
Final
A
A
grande final teve P. Soares mais uma vez na Pole partilhando desta feita a fila
com P. Cunha. Na 2ª fila estavam os melhores 2ºs classificados das mangas de
apuramento, P. Sousa (3º) e A. Garcia (4º). Na 3ª e última fila os 3ºs
classificados, T. Sousa e J. Pérola, respectivamente 5º e 6º.
P.
Soares liderou as primeiras voltas mas depressa se apercebeu o que já se temia:
que o kart nº 6 não estava nas melhores condições.
De
facto, P. Lamas, P. Barandela (que inclusive substituiu o kart) e N. Ribeiro já
tinham sentido nas mãos a má condição do mesmo.
Com
isto, o ainda Tri-Campeão adoptou uma postura defensiva no sentido de adiar ao
máximo a ultrapassagem do(s) que o perseguiam.
Entretanto
P. Cunha cometeu um pequeno erro que o atirou para a 6ª e última posição.
J.
Pérola subia também uma posição ao ultrapassar T. Sousa e ascendia ao 4º lugar.
Numa
abordagem à parabólica P. Sousa que seguia já na 2ª posição, tentou meter o seu
kart por dentro e os 2 pilotos não conseguiram evitar um despiste que culminou
numa viragem de 180º do kart de P. Soares no qual foi embater com violência o
kart de A. Garcia.
J.
Pérola evitou com muita sorte o embate em ambos.
P. Sousa acabou por ficar na 1ª posição,
seguido por J. Pérola, P. Cunha 3º, T. Sousa 4º, A. Garcia 5º e P. Soares 6º,
decorriam apenas 2:30 de corrida.
O
que se seguiu depois é sabido e provocou nova reviravolta nas classificações.
P.
Cunha passou a liderar quando minutos antes se encontrava na 6ª posição,
seguido de T. Sousa, A. Garcia 3º, P. Sousa 4º, J. Pérola 5º e P. Soares 6º com
uma volta de atraso.
P.
Sousa tentou a ultrapassagem a A. Garcia na zona da ponte sem sucesso e com um
toque e seria J. Pérola a ganhar-lhe posição numa ultrapassagem na curta recta
da meta ascendendo ao 4º lugar. Depois P. Sousa tentou recuperar a posição
sempre no gancho da ponte onde voltou a embater na lateral do kart de J. Pérola
fazendo-o perder a trajectória.
A
Direção de Prova puniu a manobra de P. Sousa com 10’’ ao seu tempo final,
penalização essa que não alteraria a sua posição final (5ª).
Entretanto
A. Garcia ultrapassou T. Sousa e ascendeu ao 2º posto.
Na
derradeira volta A. Garcia consegue ultrapassar o seu companheiro de equipa e
alcançar a vitória.
T.
Sousa também tentou no gancho da ponte (com um ligeiro toque) mas teve que se
contentar com o último lugar do pódio. Na verdade, as médias dão vantagem a T.
Sousa sobre P. Cunha.
O
piloto P. Soares foi desclassificado pela Direção de Prova e não somou qualquer
ponto, tendo inclusive perdido os Prémios Pole e VMR para os pilotos P. Cunha e
P. Sousa, respectivamente.
A
VMR desta manga foi para T. Sousa ao registar 23.096 apenas menos 0.003 que P.
Sousa e 0.002 que P. Lamas na final anterior.
Por equipas, a dupla A. Garcia/P. Cunha só não arrecadou o prémio VMR e relançaram-se nas contas do Campeonato por Equipas na busca no mínimo do 3º lugar final.
Os
“1030” apesar dos poucos pontos alcançados foram 2ºs classificados e reforçaram
a liderança neste campeonato colectivo e a dupla T. Sousa/N. Ribeiro foram 3ºs
mantendo essa mesma posição na classificação geral.
Concluindo,
e ao contrário de todas as previsões, o título de Campeão LPT 2014 está
praticamente atribuído.
P.
Sousa tem uma vantagem confortável quando restam apenas 90 pontos em disputa.
Acesa
está agora a luta pela 2ª posição e pelos restantes lugares que dão aceso à participação
na Taça Inter-Troféus (6 primeiros).
Segue-se
a “Micro-Resistência” no próximo dia 19 de Outubro no regresso ao Kartódromo de
Viana para conduzir uma frota muito recente.
Saudações Pistonianas,
Sem comentários:
Enviar um comentário