19 setembro 2014

On board N. Ribeiro, R6 - IKE

A dupla A. Garcia/P. Cunha recupera pontos ao terminar em 1º e 2º, respectivamente

Pódio Individual Final















A Ronda 6 de 2014 contou com a presença de 11 Pistonianos no Indoor Karting Espinho levando desta forma à utilização do modelo B de prova pela 1ª vez este ano.
Com este figurino sabia-se que apurar-se-iam para a Final A os 3 primeiros classificados de cada manga de apuramento. Os restantes alinhariam na Final B.

Manga de Apuramento 1

A manga mais representativa ditou o sorteio que se constituísse pelos pilotos P. Cunha, P. Couto, P. Lamas, J. Pérola, E. Ribeiro e P. Sousa.
Uma manga portanto que se previa muito disputada com o líder do campeonato e com 3 ou 4 pilotos na luta pelas posições de acesso à TIT.
A sessão de treinos cronometrados viu o regressado P. Cunha ser o mais rápido e o único a entrar no segundo 28’’. Ao seu lado partiria E. Ribeiro, seguido de J. Pérola e P. Sousa na 2ª fila e, P. Couto e P. Lamas na 3ª e última fila.
Note-se que no alinhamento da grelha o piloto P. Sousa pediu para que se substituísse o kart. O que aconteceu depois já é do conhecimento de todo o grupo…
P. Cunha largou bem e não mais largou a 1ª posição tendo terminado com uma vantagem de mais de 6’’ sobre P. Sousa que recuperou assim 2 posições.
J. Pérola também ultrapassou E. Ribeiro e foi 3º classificado, tendo aguentado ainda P. Sousa atrás de si durante algumas voltas.
E. Ribeiro com o 4º lugar seguido de P. Lamas e P. Couto seriam destinados à Final B.
A VMR desta manga pertenceu a P. Sousa ao rodar em 22.743.

Manga de Apuramento 2

N. Ribeiro, A. Garcia, P. Barandela, P. Soares e T. Sousa foram os pistonianos a alinhar nesta 2ª manga de qualificação.
Com apenas 5 pilotos apenas os 2 últimos não teriam acesso à Final A.
Nos treinos, P. Soares mostrou-se forte ao bater o tempo da Pole de P. Cunha registando 22.765. Seguiu-se T. Sousa também no segundo 22’’ (22.922).
Na 2ª fila A. Garcia e N. Ribeiro e na 5ª posição P. Barandela que também efectuou a troca de kart, este no decorrer na sessão.
No arranque, A. Garcia ganhou posição a T. Sousa e ambos lutaram pela 2ª posição até ao final, tendo A. Garcia mantendo a posição com cerca de 2’’ de vantagem.
Por sua vez, P. Soares imprimiu um andamento muito rápido terminando a manga com uma vantagem de 7’’ sobre o 2º classificado. O Tri-Campeão fez nesta manga a VMR da Ronda ao rodar em 22.680. Mais surpreendente será constatar o tempo médio por volta obtido: 22.868!
N. Ribeiro e P. Barandela nas 4ª e 5ª posições seguiram assim para a Final B.

Final B

As Voltas Mais Rápidas das mangas de apuramento ditaram que a Pole-Position seria para N. Ribeiro.
E. Ribeiro novamente a sair do lado de fora na 2ª posição, P. Barandela do 3º lugar, P. Couto da 4ª posição e P. Lamas do 5º e último lugar.
Na partida N. Ribeiro não saiu bem e E. Ribeiro tentou a ultrapassagem por fora. N. Ribeiro ao defender-se permitiu que P. Barandela muito oportuno ultrapassasse por dentro no 1º gancho.
Entretanto, E. Ribeiro com dificuldades em ultrapassar N. Ribeiro perdeu 2 posições para P. Lamas e P. Couto, respectivamente.
P. Couto consegue a ultrapassagem a P. Lamas após um toque nº 1º “S” a seguir ao túnel e sobe ao 3º lugar. Na volta seguinte P. Couto ultrapassa N. Ribeiro e ascende à 2ª posição. Excelente prestação para o estreante neste circuito.
Poucas voltas depois, na luta pela 3ª posição P. Lamas embate na traseira de N. Ribeiro em plena “parabólica” afastando-o da trajectória, atirando-o para a última posição. Nesta manobra E. Ribeiro aproveita para ultrapassar P. Lamas.
A Direção de Prova penalizou o piloto P. Lamas em 10’’ no tempo final de corrida permitindo-o permanecer em pista.
Em poucas voltas E. Ribeiro recuperou os metros perdidos para P. Couto e ascendeu à 2ª posição. Da mesma forma o fez P. Lamas que subiu a um “virtual” 3º lugar.
P. Barandela seguiu na frente incólume a tudo o resto, mas viu na parte final E. Ribeiro e P. Lamas aproximarem-se por estarem com um ritmo mais elevado, tendo vencido com uma vantagem inferior a 2’’.
P. Lamas com os 10’’ de penalização desceu para a 5ª e última posição tendo P. Couto ascendido ao 3º posto e N. Ribeiro ao 4º.
No entanto, P. Lamas foi quem obteve a VMR de ambas as finais ao ter rodado em 23.094.
De facto, e ao contrário do que seria de esperar, a Final B foi efectivamente mais rápida que a Final A.
P. Barandela terminou as 26 voltas em 10:17.864 e registou a melhor média das finais estabelecida em 23.686.

Final A

A grande final teve P. Soares mais uma vez na Pole partilhando desta feita a fila com P. Cunha. Na 2ª fila estavam os melhores 2ºs classificados das mangas de apuramento, P. Sousa (3º) e A. Garcia (4º). Na 3ª e última fila os 3ºs classificados, T. Sousa e J. Pérola, respectivamente 5º e 6º.
P. Soares liderou as primeiras voltas mas depressa se apercebeu o que já se temia: que o kart nº 6 não estava nas melhores condições.
De facto, P. Lamas, P. Barandela (que inclusive substituiu o kart) e N. Ribeiro já tinham sentido nas mãos a má condição do mesmo.
Com isto, o ainda Tri-Campeão adoptou uma postura defensiva no sentido de adiar ao máximo a ultrapassagem do(s) que o perseguiam.
Entretanto P. Cunha cometeu um pequeno erro que o atirou para a 6ª e última posição.
J. Pérola subia também uma posição ao ultrapassar T. Sousa e ascendia ao 4º lugar.
Numa abordagem à parabólica P. Sousa que seguia já na 2ª posição, tentou meter o seu kart por dentro e os 2 pilotos não conseguiram evitar um despiste que culminou numa viragem de 180º do kart de P. Soares no qual foi embater com violência o kart de A. Garcia.
J. Pérola evitou com muita sorte o embate em ambos.
 P. Sousa acabou por ficar na 1ª posição, seguido por J. Pérola, P. Cunha 3º, T. Sousa 4º, A. Garcia 5º e P. Soares 6º, decorriam apenas 2:30 de corrida.
O que se seguiu depois é sabido e provocou nova reviravolta nas classificações.
P. Cunha passou a liderar quando minutos antes se encontrava na 6ª posição, seguido de T. Sousa, A. Garcia 3º, P. Sousa 4º, J. Pérola 5º e P. Soares 6º com uma volta de atraso.
P. Sousa tentou a ultrapassagem a A. Garcia na zona da ponte sem sucesso e com um toque e seria J. Pérola a ganhar-lhe posição numa ultrapassagem na curta recta da meta ascendendo ao 4º lugar. Depois P. Sousa tentou recuperar a posição sempre no gancho da ponte onde voltou a embater na lateral do kart de J. Pérola fazendo-o perder a trajectória.
A Direção de Prova puniu a manobra de P. Sousa com 10’’ ao seu tempo final, penalização essa que não alteraria a sua posição final (5ª).
Entretanto A. Garcia ultrapassou T. Sousa e ascendeu ao 2º posto.
Na derradeira volta A. Garcia consegue ultrapassar o seu companheiro de equipa e alcançar a vitória.
T. Sousa também tentou no gancho da ponte (com um ligeiro toque) mas teve que se contentar com o último lugar do pódio. Na verdade, as médias dão vantagem a T. Sousa sobre P. Cunha.
O piloto P. Soares foi desclassificado pela Direção de Prova e não somou qualquer ponto, tendo inclusive perdido os Prémios Pole e VMR para os pilotos P. Cunha e P. Sousa, respectivamente.
A VMR desta manga foi para T. Sousa ao registar 23.096 apenas menos 0.003 que P. Sousa e 0.002 que P. Lamas na final anterior.

Pódio por Equipas final















Por equipas, a dupla A. Garcia/P. Cunha só não arrecadou o prémio VMR e relançaram-se nas contas do Campeonato por Equipas na busca no mínimo do 3º lugar final.
Os “1030” apesar dos poucos pontos alcançados foram 2ºs classificados e reforçaram a liderança neste campeonato colectivo e a dupla T. Sousa/N. Ribeiro foram 3ºs mantendo essa mesma posição na classificação geral.

Concluindo, e ao contrário de todas as previsões, o título de Campeão LPT 2014 está praticamente atribuído.
P. Sousa tem uma vantagem confortável quando restam apenas 90 pontos em disputa.
Acesa está agora a luta pela 2ª posição e pelos restantes lugares que dão aceso à participação na Taça Inter-Troféus (6 primeiros).
Segue-se a “Micro-Resistência” no próximo dia 19 de Outubro no regresso ao Kartódromo de Viana para conduzir uma frota muito recente.

Pistonianos















Saudações Pistonianas,
JP

Tabela Relação karts/pilotos @ R6 - IKE


09 setembro 2014

R6 no IKE marca o regresso à competição após as férias

Arquivo: Pistonianos @ R8: IKE / LPT 2013
















No próximo domingo pelas 10 horas teremos o regresso mais que aguardado da LPT para a ponta final da sua 5ª Edição.
Mais uma vez o Indoor Karting Espinho será palco de mais uma Ronda decisiva deste Campeonato.
Recorde-se que na edição passada a visita ao IKE constituiu-se como a penúltima da LPT 2013 onde P. Sousa disse praticamente adeus ao título que P. Soares viria a revalidar no prova final no Cabo do Mundo tornando-se Campeão pela 3ª vez consecutiva.
Esta Ronda ficou também marcada pela presença de apenas 7 Pistonianos em prova.
T. Sousa foi o vencedor da Ronda e assegurou com isso a 3ª posição final no Campeonato.
R. Bastos venceu a sua 1ª corrida e Francisco S. subiu ao pódio pela 1ª vez conseguindo uma 2ª posição.

Este ano a situação é inversa.
P. Sousa lidera com uma vantagem algo confortável sobre o Tri-Campeão ciftrada nos 35 pontos.
No entanto, dificilmente algo ficará decidido no final desta ronda já que ainda ficarão a faltar as rondas 7 e 8 no Kartódromo de Viana e KIVIkart, respectivamente.
J. Pérola é actualmente 3º classificado com 13 pontos de vantagem sobre A. Garcia, piloto este com conhecidas competências em circuitos indoor e sempre candidato à vitória em qualquer pista.
Os colegas de equipa N. Ribeiro e T. Sousa encontram-se empatados numa luta acesa pela 5ª posição e a 7ª posição está ao alcance de cerca de 4 pilotos.

Por Equipas também não faltam motivos de interesse já que os "1030" lideram com uma margem curta de 18 pontos sobre a Invictos GP.
Por sua vez a última posição do pódio parece destinada a uma das duplas "T. Sousa/N. Ribeiro" e "A. Garcia/P. Cunha".

Seguem-se os principais dados para a Ronda 6 da LPT 2014:

Local: Indoor Karting Espinho
Dia: 14 Setembro 2014
Hora: 10h
Frota: Rimo/270cc
Versão: (única existente)
Sentido: Ponteiros do relógio
Modelo de prova: B - se mais de 8 pilotos / A - se 8 pilotos ou menos 
Formato: Treinos cronometrados/5 minutos + Manga 1/10 minutos + Manga 2/10 minutos 
Lastro disponível: Sim
Tipo de lastro: placas de chumbo a colocar na bacquet
Peso-referência: 80 quilos
Montante da prova: 25€ (28€ para não inscritos)

Saudações Pistonianas,
JP