17 abril 2014

6 corridas, 5 vencedores distintos: Jorge R. e J. Pérola foram os 4º e 5º, respectivamente

Pódio final  R3















A 2ª visita de 2014 ao KIVIkart deu-se desta vez com céu limpo e portanto asfalto totalmente seco.
Para além do regresso pontual de Jorge R. que tudo indica não deverá participar em mais nenhuma Ronda esta temporada, tivemos a estreia de Domingos Moreira, um amigo de Pedro Couto sem experiência de karting.
E que estreia logo aos comandos dos nossos já tão apreciados Parolin/Yamaha 250cc.

Com um grupo de 15 pilotos, número há muito não atingido, a sessão de "warm up" teve a adesão de muitos pilotos.
Apenas A. Garcia, J. Pérola, N. Ribeiro, P. Lamas e Francisco S. não aqueceram antes da sessão de treinos cronometrados.

Na Qualificação Jorge R. foi o mais rápido conseguindo a Pole-Position com um tempo canhão de 42.03.
P. Soares (42.47) superou o tempo de P. Sousa (42.50) por apenas 3 centésimos e saiu na fila da frente.
Entre a 4ª posição e a 7ª os tempos foram muito próximos com uma diferença entre 4 posições a cifrar-se em 9 centésimos. P. Cunha foi o mais rápido com 42.71, seguido de A. Garcia com 42.75, J. Pérola com 42.79 e T. Sousa 42.80.

Pódio Manga 1













A Manga 1, 5ª corrida de 2014, não teve muitas ultrapassagens.
Jorge R. liderou de início ao fim tendo sido apenas pressionado por P. Soares nas primeiras voltas. De facto, foi o único que conseguiu entrar no segundo 41 fazendo a Volta Mais Rápida da Ronda nesta manga ao rodar em 41.793.
Por sua vez, o Tri-Campeão P. Soares também não chegou a ser verdadeiramente pressionado por P. Sousa, o actual líder do campeonato.
P. Cunha também não teve andamento para P. Sousa e controlou a 4ª posição nas duas últimas voltas permitindo a aproximação controlada de J. Pérola.
J. Pérola fez uma boa partida e ultrapassou A. Garcia que não conseguiu recuperar a posição e terminou confortavel no 6º lugar.
O até então 3º classificado do campeonato, T. Sousa não conseguiu aguentar a 7ª posição e perdeu dois lugares para os seus seguidores E. Ribeiro e P. Lamas. Com a 7ª e 8ª posição estes seriam os pilotos a sair da frente na Manga 2.
R. Bastos conseguiu segurar N. Ribeiro e fechar o Top 10 e o último ponto disponível. Recorde-se que R. Bastos saiu de 12º e N. Ribeiro de 13º lugar.
P. Barandela fez a sua VMR melhor que os 3 precedentes mas terminou a 10 segundos da última posição pontuável.
Seguiram-se Francisco S., P. Couto e o estreante D. Moreira.

A Manga 2 foi como habitualmente mais emotiva que a primeira.
P. Lamas na Pole, E. Ribeiro ao seu lado e J. Pérola do 4º lugar, tinham aspirações legítimas para tentar o 1º pódio do ano.
A. Garcia no 3º posto via uma boa possibilidade de encurtar a distância para o 1º classificado do campeonato.
P. Cunha, P. Sousa, P. Soares e Jorge R. tinham a tarefa árdua de chegar à frente conseguindo ultrapassagens num traçado muito veloz. 
Mais atrás a luta pelos pontos também seria acesa dado que só os 10 primeiros pontuam.

Pódio Manga 2
Na partida J. Pérola saiu muito bem tendo tal como na Manga 1 passado A. Garcia em arranque e E. Ribeiro que seguia na sua frente pelo lado de fora na primeira curva. Logo na 2ª curva colocou-se por dentro de P. Lamas tendo em velocidade ultrapassado nessa recta antes do "S" assumindo a 1ª posição.
P. Lamas e E. Ribeiro não aguentaram a pressão muito tempo e A. Garcia ascendeu à 2ª posição seguido por P. Cunha.
As 14 voltas da manga viram A. Garcia aproximar-se de J. Pérola, trazendo P. Cunha no seu encalce, mas J. Pérola aguentou a pressão e venceu a 6ª corrida da edição.
P. Sousa foi 4º classificado e fez a VMR da Manga rodando em 42.047.
Jorge R. foi 5º classificado a pouco mais de 4 segundos do vencedor e T. Sousa subiu 3 posições conseguindo a 6ª posição.
P. Lamas conseguiu segurar P. Soares e foi 7º, tendo o Tri-Campeão sido apenas 8º obtendo mais uma vez um resultado abaixo do esperado. Mais uma vez, queixou-se do kart que não virava para um dos lados e também de T. Sousa não ter pedido a troca do mesmo na 1ª Manga :)
P. Barandela subiu 3 posições e terminou em 9º somando 2 pontos.
R. Bastos voltou a ser 10º e N. Ribeiro novamente 11º e fora dos pontos. A corrida de N. Ribeiro ficou comprometida ao perder a asa frontal do kart na 2ª volta o que culminou numa Ronda sem somar qualquer ponto.
P. Couto foi 12º apesar de também ter ido às boxes para recuperar a asa dianteira.
Francisco S. repetiu a 13ª posição da 1ª manga, terminado em cima de P. Couto.
E. Ribeiro que saiu da 2ª posição foi apenas 14º pois à 7ª volta perdeu a asa frontal do seu kart. Refira-se que 2º o próprio a asa foi-lhe "arrancada" por um piloto que ao ultrapassá-lo bloqueou-o embatendo com a traseira na sua frente não dando hipóteses de qualquer desvio.
Esta situação torna-se particularmente amarga ao constatarmos que E. Ribeiro obteve a 2ª VMR da manga ao registar 42.166, muito próxima da de P. Sousa e bem à frente das demais. De qualquer das formas ficou provado que o 1º pódio de E. Ribeiro na LPT está para breve...
D. Moreira foi 15º desta feita com apenas uma volta perdida para os da frente. Boa prova para alguém que andou de kart pela 2ª vez.

No somatório das mangas Jorge R. e J. Pérola conseguiram ambos um 1º e um 5º lugar, porém Jorge R. saiu vitorioso graças aos pontos dos prémios Pole e VMR.
P. Sousa e P. Cunha seguiram-se ambos com um 3º e um 4º lugares, tendo P. Sousa subido ao pódio fruto do desempate obtido pela melhor volta conseguida.

Por equipas, a Invictos GP saiu vencedora somando 57 pontos, mais 4 sobre a dupla A. Garcia/P. Cunha.
P. Sousa/E. Ribeiro foram os 3ºs classificados com 33 pontos.
Nas contas do Campeonato por Equipas, a Invictos GP sobe da 4º posição para a liderança.
São apenas 3 pontos de vantagem sobre a equipa de A. Garcia/P. Cunha que ascenderam de 3ºs para a 2º posição.
Na 3ª posição está agora a equipa de P. Sousa/E. Ribeiro a 10 pontos dos líderes, e T. Sousa/N. Ribeiro seguem agora na 4ª posição com 104 pontos.

O Campeonato Individual LPT 2014 está ao rubro.
Nesta Ronda subiram 6 pilotos diferentes ao pódio.
Jorge R. foi o 4º pistoniano a vencer e J. Pérola o 5º. Apenas P. Sousa já repetiu esse feito.
Nas 2 posições da frente tudo está na mesma. P. Sousa continua líder tendo nesta ronda acrescentado mais um ponto à vantagem sobre o 2º, A. Garcia.
J. Pérola subiu uma posição e é agora 3º apenas a 7 pontos do 2º classificado.
O Tri-Campeão apesar de mais uma jornada em não foi feliz ascendeu à 4ª posição. P. Soares está no entanto a 37 pontos da liderança.
T. Sousa saiu do pódio e está agora na 5ª posição a 2 pontos da 4ª posição.
P. Cunha ascendeu à 6ª posição após a sua ausência na Ronda 2 e repete curiosamente os resultados da Ronda 1 também no KIVIkart (3º e 4º).
N. Ribeiro desce 2 posições para 7º numa Ronda para esquecer onde não somou qualquer ponto.
Jorge R. com apenas uma Ronda em prova entrou directamente para a 8º posição.
E. Ribeiro desce assim uma posição para 9º e R. Bastos encerra o Top 10.
De destacar a subida de P. Lamas para a 12ª posição fruto de uma boa Ronda 3 onde foi 8º com os mesmos 10 pontos do 7º classificado.

A Ronda 4 da LPT 2014 marca o regresso ao Kart Center Matosinhos depois de um ano de ausência deste recinto para a Prova por Equipas.
O Campeonato Individual faz assim a sua habitual pausa para medirmos forças numa corrida de duplas com 2 turnos para cada piloto.
Esta promete ser uma prova muito disputada dada a proximidade entre as equipas na classificação.
Para alguns será a primeira vez por isso motivos de interesse não vão faltar...

Saudações Pistonianas,
JP 

Sem comentários: